A Vampira de Sussex

A Vampira de Sussex Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - A Vampira De Sussex E Outras Aventuras

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Yuri410 14/01/2017

Livros de casos avulsos de Sherlock Holmes escritos pelo seu fiel companheiro e ajudante Dr. Watson. Venho falar de um conto em especial que chamou-me à atenção, que foi o que leva o título do livro: A vampira de Sussex. Nele, uma mulher chilena é acusada de praticar atos de vampirismo no próprio bebê (isso mesmo, ela morde seu pescoço afim de sugar o sangue da criança), afligindo a todos dentro da mansão onde mora com o marido e com o enteado, que tanto maltrata e com quem não mantém uma relação lá muito amigável. O marido, desesperado com as atitudes imprevisíveis e instáveis da mulher, procura a ajuda do famoso detetive, e todos sabem que, quando essa analítica mente trabalha, nada é o que parece ser e a verdade inevitavelmente vem à tona. O desfecho é perfeitamente elaborado, diria até que surpreendente. Tal caso já entrou de cara na minha lista de casos preferidos escritos por Conan Doyle. Percebi que, com toda a atmosfera impregnada de misogínia característica da época, o quanto a mulher já era, de prontidão, pré-concebida como a "louca diabólica e perigosa". E quando é casada com algum pai viúvo é ainda pior, pois o que vem a calhar é a carapuça de "má"drasta, tão nocivamente estereotipada pelos desenhos Disney.
Caio 10/01/2019minha estante
AMei sua resenha. Realmente é isso mesmo. Mulher sempre sofreu e sofre com esses estereótipos imbecis que muitas empresas se aproveitam para ganhar dinheiro.

Nat 16/12/2016

Sherlock Holmes ainda hoje é um dos mais atraentes personagens dos romances policiais. Desvendar crimes que pareciam insolúveis até mesmo para a Scotland Yard, a famosa polícia inglesa, fez do seu nome um sinônimo de detetive . As fascinantes aventuras de Sherlock Holmes, escritas ao longo de quase quarenta anos, são agora apresentadas integralmente em nova tradução para o português, realizada por Antonio Carlos Vilela, autor de diversos livros juvenis de muito sucesso. (Fonte: Skoob)

Quando se trata de Sherlock Holmes, é bem difícil dizer coisas como “esse é um dos melhores livros sobre o detetive que eu já li”. Eu lembro que adorei O cão dos Baskervilles na época que li e apesar de não ser uma leitora assídua dos casos de Holmes, cada vez que pego um, a leitura não decepciona. Essa coleção inteira de Sherlock Holmes da Melhoramentos tem uma capa meio infantil, mas acredito que a versão dos contos mantém o tom de uma edição mais “adulta”. Esse livro contém 6 contos, cada um mais envolvente que o outro. Não vou falar de cada um porque eles são curtos, acabaria dando spoiler. Óbvio que recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/12/a-vampira-de-sussex-e-outras-aventuras_12.html

Jaciane.Jackes 23/09/2016

São mistérios descifrados ao longo de casa conto que mantém um suspense bem gostoso esse livro apesar de ser de bolso faz juis a obra clássica.

Universo de utopia 01/08/2016

PERFEITO!
Este livro apesar de pequenino traz uma coletânea de casos extraordinários do tão astuto, cômico e genioso Sherlock Holmes. Como decifrar o drama de uma mãe afetuosa que bate no enteado e foi vista inclinada no pescoço do próprio filho com os lábios sujos de sangue? Ou ainda o porquê de um renomado cientista ter uma mudança repentina de personalidade, começar a rastejar, escalar paredes e pirraçar seu cão adorado? Qual o interesse de alguém querer comprar uma casa com tudo dentro, até pertences pessoais por um valor absurdo? Quem é louco a ponto de deixar uma herança desejosa para homens que nem conhece, apenas por terem seu mesmo sobrenome? E como desvendar a morte misteriosa da esposa de um milionário sem culpar a pobre da empregada?

Nesta obra narrada pelo Dr. Watson, melhor amigo, confidente e companheiro de aventuras de Holmes, descobrimos todas as pistas para desvendar esses mistérios infindáveis. Infelizmente as histórias são bem resumidas por ser uma edição pocket, mas não deixa de ser altamente impressionante nem assustador, virei a noite para terminá-lo.

Outro ponto desfavorável destas narrativas é que o detetive resolve muito rapidamente os casos, não deixa pistas soltas para que o leitor possa desvendar o mistério juntamente, mas a sua resolução é muito inteligente. Um dos casos mais importantes que dá nome ao livro é "A Vampira Sussex", que traz elementos góticos para uma solução nada sobrenatural.

Quando se trata de desvendar mistérios, não importa quem seja o detetive: Holmes, Strike ou qualquer outro, sempre desperta meu interesse, mas confesso que a narrativa do Arthur Conan Doyle é uma das minhas preferidas e ele nunca decepciona!

Bela 12/04/2016

Sherlock Holmes e A Vampira de Sussex. Autor: Sir Arthur Conan Doyle. Editora: Melhoramentos. Páginas: 240.

"Esses sujeitos inteligentes têm sempre um quê de loucos."

Nesse livro, acompanhamos não apenas uma, mas seis histórias desvendadas pelo detetive e seu ajudante, Watson. No primeiro caso, "A Pedra Mazarino", Holmes precisará descobrir quem foi o autor do roubo do diamante da Coroa e qual a localização da pedra. No segundo, "A Ponte de Thor", uma jovem governanta foi acusada de assassinar sua patroa numa ponte da grande propriedade onde moravam para pode ficar com o seu patrão, um homem com muitos atrativos. Mas, o patrão acredita que a donzela não seria capaz de cometer um crime tão bárbaro e contrata Holmes para livrar a moça e fazer justiça.

"[...] Quando alguém tenta se pôr acima da Natureza, inevitavelmente cairá sob ela. O tipo mais elevado de homem pode se tornar um animal se abandonar o caminho reto do destino.[...]"

Já em "O Homem Que rastejava", a família de um professor universitário busca o detetive para descobrir o que tem causado uma série de mudanças de humor e comportamento em seu familiar, que parece ter se tornado outra pessoa desde de que retornou de uma viagem à Praga. Em "A Vampira de Sussex", história que dá nome ao livro, uma mulher é surpreendida sugando o sangue de seu filho recém nascido e mais uma vez recorrem a Holmes. No quinto mistério, Os Três Garridebs, Holmes é chamado porque um ricaço chamado Garrideb havia falecido. Mas, antes disso, ele havia se encontrado com uma pessoa que possuía esse mesmo sobrenome e ficou tão impressionado com a coincidência, que lhe prometeu incluí-lo em seu testamento caso ele encontrasse mais dois homens com o sobrenome. Mas ele só havia conseguido encontrar mais uma pessoa. Faltava a terceira.

"Todo homem tem suas limitações, Sr. Holmes, mas pelo menos isso nos cura da fraqueza do orgulho."

No último caso, As Três Empenas, uma senhora busca o conselho de Holmes após receber uma proposta um tanto quanto inusitada de uma imobiliária, que quer comprar a sua casa com tudo dentro, até seus pertences pessoais precisariam ser examinados antes dela poder retirá-los da casa. Ela, obviamente, não concorda e começa a suspeitar de que algo de valor possa estar escondido na casa ou sob ela. Logo depois, sua casa é invadida.

"Alguns de vocês, milionários, precisam aprender que não podem subornar todo o mundo para se safar com seus ultrajes."

As histórias são curtas, rápidas de ler e até que são bastante inteligentes, bem elaboradas e tudo o mais. Mas confesso que fiquei um pouco frustrada porque o Sherlock resolvia os casos muito rapidamente. Ele não ia nos dando pistas ou resolvendo o caso junto conosco, mas, simplesmente guardava tudo pra si até já ter tudo solucionado. O primeiro caso, por exemplo, já estava resolvido desde o início, o que foi contado no livro, na verdade, foi como o detetive encurralou o bandido. Gosto mais de tentar descobrir quem é o assassino, quando o autor vai destrinchando as pistas no decorrer do livro e nos faz acompanhar o desenrolar do caso, mesmo que alguma surpresa seja preservada pro final. Resumindo: esperava mais do livro e do detetive. Também não me senti muito afeiçoada a nenhum dos personagens, talvez apenas um pouco com o Watson, que parecia tão perdido quanto eu na maior parte nos casos...

site: http://www.sigolendo.com.br/
Francisco 13/10/2016minha estante
Dê mais uma chance ao Sherlock. Lendo o Cão dos Baskerville é Um Estudo Em Vermelho. Os pontos fortes são justamente oque você sentiu falta nesta coletânea de contos.

Debb Cabral 22/01/2016

O Gato leu: A vampira de Sussex
Nessa edição encontramos seis dos doze contos publicados originalmente em The Case-Book of Sherlock Holmes, de 1927. As aventuras são: “A Pedra Mazarino”, “A Ponte de Thor”, “O Homem Que Rastejava”, “A Vampira de Sussex”, “Os Três Garridebs” e “As Três Empenas”.

São histórias sobre o ilustre detetive que haviam ficado guardadas por muito tempo. Cada narrativa é um misto de suspense e mistérios intrigantes, que só o grande Sherlock seria capaz de desvendar. Eu gosto muito mais de ler os contos do que as novelas de Sherlock, pois tenho preferência por esses pequenos drops de suspense.

site: Leia mais em: http://gatoqueflutua.com.br/2015/08/16/o-gato-leu-a-vampira-de-sussex/

José 19/09/2014

Vale a leitura
Não é o melhor livro de Arthur C. Doyle, mas as histórias são bem interessantes, embora sejam curtas.

Stephanie 06/01/2014

Acabou que comecei a ler sobre as aventuras de Sherlock Holmes no décimo terceiro livro da série e o bom é que não me senti perdida nas histórias por serem aleatórias. Pelo o que li neste livro eu gostei do Holmes, um homem inteligente e que se dedica 100% ao trabalho. Sem falar das histórias que são interessantes e que o livro é breve, consegui lê-lo em um dia...

Pâmela 11/10/2013

A vampira de sussex, retrata algumas das menos conhecidas histórias de Sherlock Holmes, entre elas estão A Ponte de Thor, A Vampira de Sussex, A Pedra Mazarino, etc. Uma narrativa cativante com histórias de grande mistério e suspense que só Sherlock seria capaz de desvendar.

Fogui 05/09/2013

Sherlock Holmes
O Vampiro de Sussex e outras histórias
L&PM Pocket

Sou fanática por esse detetive sabichão, segue os meu ponto de vista sobre cada conto deste livro:

O Cliente Ilustre - Como sempre Holmes foi muito sábio. Às vezes penso que ele abusa da tolerância e da boa vontade do Dr. Watson. Mas o Doutor também, tem que estar sempre tão disposto, a entrar em toda ou qualquer loucura que Sherlock planeja?

O Rosto Lívido - muito interessante!!! É o primeiro conto que leio, que o próprio Holmes colocas suas perspectivas dos fatos. É perceptível a diferença e ao mesmo tempo, Sherlock tenta escrever como faz Dr. Watson. Como ele mesmo diz, é uma tentativa de agradar o leitor. Sinceramente, Holmes é danado de esperto.

A Pedra Mezarino - fico fascinada com esses métodos nada ortodoxos de Mr. Holmes. Não há duvida do porque ele é o maior detetive da literatura universal. Ele é um doido, mas inteligentíssimo!!!

As Três Empenas - devo admitir que concordo plenamente com Holmes. A melhor forma de solucionar o caso, foi fazer a vilã pagar em espécie. E mostrar assim para a mesma, que ninguém sai ileso, todos, seja quem for, tem que pagar por seus pecados.

O Vampiro de Sussex - era tão obvio e eu não percebi, nossa, fico com raiva de mim mesma, quando percebo que tudo era tão evidente. Holmes como sempre já havia percebido, e com certeza deixou claro aos envolvidos, a melhor forma de proceder neste caso. Muito bom, adorei!!!

Os Três Garridebs - desta vez fui tão esperta quanto Holmes. Mas, também devo admitir que o caso era obvio desde o início. Na realidade o autor fez de propósito, porque ele queria chamar atenção para os sentimentos de Holmes, pois o detetive se mostra tão insensível e frio ao que se refere aos outros seres, que às vezes podemos pensar que este não tem sentimentos por nada ou ninguém. Então, o autor quis nos mostrar num pequeno trecho quais são os verdadeiros sentimentos de Sherlock Holmes.

ADORO!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!!

Sir Jenner 11/08/2013

Cada história é tão emocionante e desafiadora, somente na ultima página de cada capitulo que você descobre o criminoso, sendo inesperado e surpreendentemente. Leva o leitor a um universo contraditório. São parecidas com as de Dan Brown

Luis Gustavo 15/05/2013

Divertido
Apesar de ser um livro pequeno, que dá para ler em 3 horas, é uma leitura divertida que mexe com seu raciocínio em cada aventura de Sherlock Holmes.

Aline 13/03/2013

Como outros livros de Conan Doyle com Sherlock, esse me prendeu e me fez lê-lo em poucos dias, mas senti falta de ação e de desafio pro meu amado detetive, como vi em outros contos dele.
A leitura corre muito bem, tanto pela curiosidade que nos toma quanto pela boa qualidade da narrativa. A dupla Holmes e Watson permanece admirável e bem afinada!

1 | 2 | 3 | 4 | 5