O Ladrão de Raios: Graphic Novel

O Ladrão de Raios: Graphic Novel Rick Riordan

Resenhas - O Ladrão de Raios: Graphic Novel

Geovanna 27/01/2023

" O que pertence ao mar, sempre retornará ao mar".
"Mas você fez bem hoje. Quer que ainda faça, saiba que você é meu. Você é um verdadeiro filho do Deus do mar".

nathAlia184 31/01/2023

um livro ilustrado de o ladrao de raios nos faz ter uma ideia bem mais completa da história e deixa tudo ainda mais divertido

Isadora40 09/02/2023

Uma HQ incrível
Percy Jackson não é mistério pra ninguém, e nessa HQ, é o livro ilustrado.
Uma forma incrível de ler o livro ilustrado e bem rápido.
Claro que é cortadas várias cenas do livro para a HQ ficar menor.
Mas eu gostei bastante!!!

Ricardo de Andrade 11/02/2023

Percy em quadrinhos
Versão adaptada em quadrinhos da história do primeiro livro da saga percy jackson.

Há algumas mudancinhas na história, mas nada que atrapalhe a experiência. Pra quem gosta da saga, eu recomendo a leitura. Graphic Novels é sempre uma ótima forma de se visualizar uma história.

Ally 13/02/2023

O traço da graphic não é de todo ruim, tem seus altos, mas principalmente as expressões faciais são fracas e ruins, a maioria das cenas parece que eles estão ou bravos ou triste, só isso. A história segue bastante a do livro, tendo diversos cortes mas no geral não afeta tanto, não posso julgar muito as falas pois li em inglês, uma língua meio limitada para mim, mas consegui fazer a leitura então não é uma linguagem difícil.

Nati_19 14/02/2023

É diferente do livro
Tem mta coisa diferente do livro e olha que eu li o livro vai fazer anos (se bobear mais de 10 anos). Achei legal porque deu prq visualizar algumas coisas, lembrar alugumas cenas. Mas tem muita coisa cortada e diferente. Poderiam fazer um Grafic Novel mais fiel, nem que ficasse com mais páginas. Para nós que somos fãs detalhes importam. Mas em suma é bom e divertido de ler

daddypool 19/02/2023

Não é tão fiel assim, mas é muito bonito a HQ
Eu já imaginava que não ia ser 100% fiel ao livro, sabia que teria algumas cenas cortadas mas os desenhos são lindos e me ajudou muito a imaginar melhor como que alguns monstros são na ?realidade?, gostei bastante de ler e serve muito bem para quem não conhece a saga e quer saber mais sobre antes de ver a série quando lançar.

dudoca6 21/02/2023

Será que Percy Jackson é o caneta azul?
Esse foi o maior achado da minha vida na biblioteca do colégio e completamente inesperado. Eu adorei muito as ilustrações!!!

Apesar de ser uma Graphic Novel que só dá pra entender 100% depois de ler o livro, é muito legal e muito rápida de ler.

Queria os outros volumes porque esse me deixou com o coração bem quentinho.

Rafa Mendes 01/03/2023

Legal
Senti falta de alguns elementos do livro, mas é legal, principalmente pra quem gosta de elementos visuais, mas não substitui a leitura do livro.

joao.vitor. 01/03/2023

Um ótimo complemento para quem leu a obra original
A graphic novel de “O Ladrão de Raios”, baseada no romance literário de mesmo nome de Rick Riordan, foi lançada em 2010. Adaptada por Robert Venditti e com arte de Attila Futaki e José Villarrubia, a história em quadrinhos, que conta com 138 páginas, segue as aventuras de três jovens semideuses, Percy, Annabeth e Grover no mundo contemporâneo, sendo fortemente inspiradas nas épicas narrativas mitológicas da Grécia Antiga.

Com referência aos aspectos técnicos e literários, a “graphic novel” (ou romance gráfico), entregou um ótimo resultado, ainda que eu tenha as minhas ressalvas. Tratando-se de uma adaptação, muito provavelmente haveria certas discrepâncias entre aquela e a versão original.

Sobre a questão literária, no caso desta edição, é notória a supressão de determinadas cenas da história original que, a meu ver, far-se-ão necessárias para a compreensão da trama. A explicação de Grover à Percy sobre o principal motivo que levou Sally Jackson a morar e suportar um relacionamento abusivo com o padrasto do garoto, Gabe Ugliano, bem como o encontro do trio de heróis com a górgona Medusa, são exemplos de importantes micro-narrativas que foram negligenciadas.

Ademais, as ilustrações de Attila Futaki e José Villarubis entregaram um ótimo resultado final. Embora em várias cenas se mostrem evidentes uma uniformização de expressões faciais, induzindo a quem lê a imaginar quase sempre a repetição de um mesmo estado emocional dos personagens (e em momentos que pareceriam inoportunos), houve um intenso cuidado com a ênfase na caracterização dos personagens, seguindo a história em que foi baseada. Visto que já tive contato com “O Ladrão de Raios” original (2005), ao decorrer da leitura do quadrinho fui percebendo que, para mim, as ilustrações são muito fiéis às descrições oferecidas por Riordan. Ainda, com o auxílio de uma linguagem simples e bem-humorada, à semelhança da obra original, a arte oferece uma narrativa fluente, acessível e de qualidade.

A respeito da história da graphic novel, o fio condutor é o desaparecimento do raio-mestre de Zeus, principal símbolo de seu poderio e poderosíssimo instrumento de guerra. Como é proibida pelas leis divinas antigas a subtração direta de um símbolo de poder divino, e Poseidon, deus dos mares, há éons já tentara destronar o seu irmão sobredito, tal fato leva Zeus a desconfiar que outra divindade – sendo o seu irmão Poseidon o principal acusado – tomou posse de sua arma. Em meio a esse fogo cruzado, vê-se envolvido Percy Jackson, um adolescente diagnosticado com déficit de atenção e TDAH, para o qual as narrativas mitológicas gregas, apesar de interessantes, jamais passaram disto – mitos. O garoto, por ser filho de Poseidon é suspeito de ter auxiliado na subtração do raio. Para quem sequer imaginara que a mitologia grega estava mais intrínseca ao mundo moderno do que teria imaginado, como será agora a sobrevivência de Percy Jackson, que além de provar sua inocência, precisa sobreviver aos constantes perigos mortais por ser um meio-sangue?

Por fim, acredito que a leitura desta adaptação em quadrinhos seja mais recomendada para leitores que já tiveram contato com a obra original. Assim, a experiência será mais completa e imersiva quando se ler a graphic novel, cujo livro embasado faz parte de uma das melhores sagas modernas de fantasia da literatura-infantojuvenil.

@poisennanda 02/03/2023

Primeiro livro lido em inglês ?
Amei! Senti falta de algumas coisas icônicas do primeiro livro: as parcas e principalmente a medusa, mas entendo que precisa ser resumido pra ser uma graphic novel.

Deu pra matar a saudade do acampamento meio sangue e agora quero reler os livros akkakaka

Ah! E tô treinando o inglês então foi mais fácil pra mim uma leitura de algo que eu já conheço (afinal já li a saga percy Jackson sei la, umas 3x? Querendo reler pela 4ª talvez)

Lary Nunes 03/03/2023

O Ladrão de Raios - Graphic Novel
Adaptação em quadrinhos do primeiro livro de Percy Jackson e os Olimpianos. Quando vi que tinha sido lançado essa versão, eu fiquei com muita vontade de ler, porém acabei me decepcionando um pouco.

A graphic tem um estilo mais maduro, alterando também os personagens e dando a impressão de serem mais velhos e não crianças de 12 anos, e também achei pouco expressiva.

Lembrando que essa resenha é da edição em quadrinhos do livro, pois a história em si, eu amei demais. Mesmo levando em conta que é uma adaptação, achei que foi muito resumida, e acabou perdendo algumas partes da história que valia a pena ter em quadrinhos.

Então para alguém que já leu os livros, gostou, e quer relembrar alguns acontecimentos ou pegar um resumo breve do enredo, vale a pena.