O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Alice.Lima 07/06/2023

O ódio da sociedade nesse livro?
-? de toda forma sinto grandes mãos brancas se aproximando pelo ar, tentando agarrar a garganta de qualquer um que tente viver por algo além do dinheiro e sufocá-lo.?

Rebeca.Souza 04/06/2023

Odiei!
Sinceramente, não sei como terminei de ler, sofri demais.
O começo tava bem legal, com toda aquela crítica básica contra os empresários e as fábricas, mas depois se tornou uma coisa extremamente maçante de ser ler. O personagem que protagoniza o amante da Lady é um homem extremamente grosseiro e idiota e é retratado como "homem de verdade", perdão, mas o cara dá nome pro próprio "falo" dele, me poupe.
Eu achava que a Lady ia ser inteligente ou algo assim, mas só me decepcionei. Tem uma cena específica que o amante faz toda uma reflexão sobre "a vida, o universo e tudo mais" e ela, sem ao menos pensar em nada do que ele havia dito foi tirando a calça dele, porque era só isso que importava pra ela no momento. Poderia ter vivido bem sem ler esse livro.

Andressa 24/05/2023

Trata assuntos como a desigualdade social e a sexualidade feminina, que geram boas reflexões, ainda mais se pensar na época em que foi escrito; maaas foi escrito por um homem né, então tem umas coisinhas que não me desceram, um homem falando sobre o prazer feminino só resulta em uma coisa: adoração ao falo. Nah, freudiano demais pra mim. Talvez as cenas de sexo tenham causado uma coceirinha nas mulheres e homens do século passado, à mim só causou desgosto.
No entanto, vale a leitura, recomendo ainda mais o filme de 2022, que é maravilhoso ?

Paloma 19/05/2023

O erro foi meu?
Talvez o erro de eu ter me decepcionado muito com esse livro tenha sido meu ?você é eternamente responsável pelas expectativas que coloca no livro?, comecei a ler o Amante da Lady Chatterley por causa do filme da Netflix (qual gostei e me interessei pela história, que boba rsss), mas não era isso que eu esperava?
Não amei nenhum personagem, pra mim todos tinham mais defeitos do que qualidades, não me prendi em nenhum, nem a Connie, que gerou expectativa de se tornar uma mulher livre das correntes do ?amor? e da submissão do próprio prazer, mas por diversas vezes ela voltou a implorar ao ?amor? do Mellors (o amante), ansiando pela confirmação da paixão dele e que não a largaria. Connie, de você eu esperava muito mais.
A crítica social é notável durante todo livro, misturado a história de ?amor e libertação do gozo? existe a indignação dos personagens pela transformação do mundo de emoções, arte, toque físico, natureza, em máquinas e minas de carvão, talvez isso tenha sido até mais interessante que a história de Connie com Mellors.
Terminei o livro por pura teimosia, leitura cansativa, mas as expectativas foram minhas rs.

Rildery 19/05/2023

Um hot clássico
Terminei essa leitura e me surpreendi com a liberdade que o autor teve para tratar de alguns temas ainda tabu nos dias de hoje. Consigo imaginar os puritanos da época crucificando esse romance que trata o sexo de uma maneira explícita, com palavras comuns, e sem a romantização presente nos clássicos.
A história é muito legal, mas não me pegou muito. Não consegui me apegar a nenhum personagem e não gostei do final. Mesmo assim, compreendo a importância dessa obra que trata do prazer feminino em um período onde o tema era tabu (na verdade, ainda é), além de trazer questionamentos a respeito das desigualdades entre classes.
A edição da antofágica está excelente. Cheia de notas de rodapé e com textos de apoio bem argumentados. As ilustrações são polêmicas e conversam com o texto.

Carol 14/05/2023

Terminado
Não sei bem como começar a falar desse livro...
Comecei a leitura em agosto de 2022 e li 60% do livro muito rápido. O autor tem uma escrita muito gostosa que faz com que você simplesmente não consiga parar de ler!! Infelizmente,em determinado momento da história, eu não estava mais gostando da atitude de alguns personagens e decidi abandonar a leitura. Porém,nesse ano decidi terminar o livro e devo dizer que me surprendi com os capítulos finais,o que me fez aumentar minha nota final.
Desde o começo fiquei chocada pela forma como o autor trata o sexo aqui. Fiquei com a impressão de que para ele o sexo era a coisa mais importante no mundo e não gostei da forma como ele coloca isso acima de todas as outras coisas.A Connie me irritou um pouco também. No começo me sensibilizei bastante pela situação dela,mas no decorrer da história achei ela muito carente,infantil e melosa.
Sobre o Sr.Mellors achei ele na maior parte do livro um grosseirão desbocado e me cortava o coração ver ele maltratando a filha. De toda forma,achei admirável a forma como ele não se curva perante os outros (sem trocadilho kkk) e seu humor sarcástico me arrancou diversas gargalhadas.
Gostei do final da história e fico feliz por ter terminado o livro ?

Campodeverao 12/05/2023

Livro polêmico para sua época. Muito percebido, já que trata de algo bem atual. Lawrence parece que teve várias amantes pra conseguir escrever sobre sentimentos femininos bem detalhados.

Lory fada 10/05/2023

Nem só de sexo "O amante de lady chartterley é feito".
Eu li esse livro graças ao um vídeo da Isabela Boscov falando sobre o filme, O amante de lady chartterley falando muito bem digo assim de passagem.
A adaptação do livro mais recente até o momento da publicação dessa resenha.
Isabela não precisou de muito pra me convencer. Ela falou também do autor D.H Lawrence e da importância e impacto que o livro teve no período em que o mesmo foi publicado. Ao final do vídeo fiquei encantada e decidi assistir o filme o mais rápido possível e nesse alvoroço cometi a gafe de assistir o filme antes de ler o livro. Terminei o filme já completamente obcecada, e pronta para ler O amante de lady chartterley.
Os capítulos eram longos e demorei um pouco pra me conectar e engatar na leitura mas quando peguei o ritmo o livro me surpreendeu. Positivamente é claro.
As discussões que o autor levanta aqui são extremamente atuais, o livro envelheceu bem. Da pra aproveitar tudo desse dele, o romance avassalador é importante e bem trabalhado na história mas não é tudo. Temos a guerra e a destruição que a precede, o capitalismo a todo vapor devorando as pessoas vivas, a solidão e a disparidade de classes.
Foi sem dúvidas uma das melhores leituras desse ano. Também gostei de saber um pouco sobre as polêmicas envolvendo o livro e o próprio autor. Vale muito a pena ler, eu recomendo muito.

Eduardo1304 24/04/2023

O amante de Lady Chatterley
Esse livro é de 1928, e só ganhou sua primeira edição oficial na Inglaterra em 1960, um pouco romântico ,um livro que faz você entrar na história, um bom livro para passar horas lendo .

Niih 22/04/2023

Que sabor delicioso
Sinceramente que revolucionária e apocalíptica, simplesmente chocada com as críticas já que a época era extremamente chatas para assuntos que estavam bem ali a um palmo de distância, se bem que a sociedade é assim até hoje

Tina 21/04/2023

Escândalo nas Midlands
Descobri ?O amante de Lady Chatterley? em uma de várias resenhas aqui do Skoob, que mencionavam essa obra impactante e escandalosa para a época em que foi publicada, e fui correndo ler para tirar minhas próprias conclusões. Constance, nossa Lady Chatterley, casa-se muito jovem com Clifford Chatterley, herdeiro de minas de carvão nas Midlands, interior da Inglaterra. Após ser convocado para a Guerra, Clifford retorna em uma cadeira de rodas, paraplégico, completamente deprimido e rabugento. A vida do casal é monótona, sem carinho, amor, ou toque físico, e o casal permanece quase a totalidade de seu tempo dentro de casa, jogando cartas e conversando sobre os mais variados assuntos. Constance acaba completamente isolada em seu próprio lar. Em seus passeios pelos jardins e bosques, ela conhece Oliver Mellors, o guarda-caça da propriedade, e eles se envolvem em uma trama amorosa considerada extremamente escandalosa para a época. As palavras utilizadas por Lawrence na descrição das cenas, os palavrões e principalmente o sexo explícito de uma mulher casada com um empregado chocaram a sociedade na época (1928), tanto é que o livro foi banido da Inglaterra e ganhou sua primeira edição oficial apenas 30 anos depois, em 1960. Apesar da escrita direta, não romântica, e sem papas na língua, eu gostei bastante da obra e recomendo a todos que apreciam um romance antigo.

Renata 16/04/2023

Não me cativou como esperava. Começa bem, mas depois fica arrastado. Mesmo assim vale a leitura. É sempre bom ler um clássico...

Thaci 13/04/2023

O começo me pegou muito, fiquei com aquele gostinho de "só mais um capítulo" principalmente pela personagem principal mas a medida que a história corria ela foi me decepcionando um pouco, se tornou contraditória mas ainda foi uma história muito boa e surpreendendo, achei o final meio blé, esperava mais, achei que enrolou algumas partes.

Fernanda.Felippi 11/04/2023

Incrível
Foi uma ótima leitura, fiquei com vergonha alheia na hr do sexo, mas gostei muito, tive ódio de todo mundod essa obra.

dudínea. 29/03/2023

Bom, mas...
O livro é vendido como a história sensual de lady Chatterley e seu amante, embora isso seja apenas dez por centro do livro. Os outros noventa por cento, são de reflexões sobre os danos da revolução industrial e de como lady Chatterley está infeliz com o seu casamento.
Em resumo, a história é longa demais, arrastada demais e os personagens são chatos demais.
Não foi uma leitura horrível, eu admito. Mas, embora eu tinha ficado presa na leitura em alguns momentos, na maioria, era um tédio completo.
Além disso, a edição tem vários erros (no sentido de pontuação) a partir de um determinado momento, as ilustrações não combinam com o clima do livro e a leitura dos textos de apoio no final, é um pouco maçante (isso não é uma crítica aos textos em si, e sim ao fato de terem colocado três textos complexos um atrás do outro).