O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Manu 02/11/2023

Leitura envolvente ?
Achei o conteúdo super atemporal, apesar de vários aspectos que eram considerados bem comuns na época em que foi produzido. É uma história de amor bem mais emocional que carnal, como muitos esperam, pois uma coisa não exclui outra, como a história deixa deduzir e eu também concordo.

kamylism 26/11/2023minha estante
Meu deus, que babado

Cesar Garcia 15/12/2023

Uma reflexão sobre as relações humanas
O livro fala de relações humanas, de diferenças entre as classes sociais, de amor e de sexo livre.
O livro as vezes se alonga em algumas discussões e por vezes se torna arrastado, mas os temas que ele trás, com a liberdade do sexo, apesar de ter começado de forma um pouco estranha, é interessante e bem afrente do tempo em que foi escrito.

caarolparker 15/04/2016

Ainda é polêmico?
Esse livro foi estranho. Considerei a leitura porque era um livro #polêmico quando lançado, com as suas cenas obscenas e explícitas ao público. Porém quando realmente cheguei as tais partes não considerei totalmente chocantes. Até trouxe para ler em público porque sei que ninguém iria olhar por cima do meu ombro #lendonaspalestras
O autor escreve bem, os três primeiros capítulos foram muito bem escritos e dão um impulso para o leitor para ler o resto da narrativa. Em algumas partes, por exemplo, as conversas tediosas de Clifford ou Mellors falando sobre posições políticas.

Um resuminho: Lady se casa com Clifford, mas esse volta cadeirante da guerra. Lady não se importa porque o amor é feito dos pensamentos iguais e apenas a inteligência é suficiente para o amor completo. Porém cansa dessa vida sem #sexo e o PRÓPRIO PAI sugere um amante para apimentar as coisas na vida entediante de dona de casa e cuidadora de Clifford. Então Lady encontra um autor que o marido não curte e dá uns pegas aí, não é suficiente porque ele fala depois de transar sobre assuntos desnecessários que aborrecem Lady.
De repente, Lady descobre #acabana que vai ser sua nova casa para copular, junto é claro do excitante guarda-caça que uma vez o vê nu. E Lady visita essa cabana que é perto da casa do guarda-caça, então sempre se depara com esse majestoso homem.
Um dia estão observando os pintinhos e as galinhas, e Lady fala:
-Queria tanto tocar no pinto...
E como o guarda-caça não é lá muito esperto, pensa AH MAS QUAL DELES ELA TÁ FALANDO, então recolhe um pintinho e dá nas mãos de Lady. Triste porque não era qual ela queria, o guarda-caça pede pra segui-lo até #acabana para mostrar o outro ;)

Pontos positivos: escrita francesa, Lady e Hilda são livres irmãs que copulam com quem quiser e o pai não se mete em nada.
otxjunior 01/02/2018minha estante
kkkkkkkkkk

Julio.Jose 21/03/2023

Arrastado e enfadonho
Por se tratar de um clássico que foi censurado e considerado pornográfico talvez eu tenha ido com muita sede ao pote e me frustrei.

Em determinadas passagens, mais quando o amante e sua amada estão vivendo um tórrido romance ?proibido?, o livro fica mais dinâmico e a ansiedade por um final avassalador pode ser percebida, mas o fecho igualmente me frustrou.

Enfim, não funcionou muito pra mim, mas ao ler o comentário do autor, é louvável a sua tentativa de normalizar e naturalizar o sexo e principalmente o prazer feminino.

Ps O filme da Netflix é melhor.
KassioNey 25/04/2023minha estante
Foi esperando uma Julia Queen e encontrou uma tese sobre a economia Inglêsa ??

Beatriz Machado 18/03/2023

Eu fico imaginando: e se a galerinha da década de 20 lêsse Cinquenta Tons de Cinza? Esse livro é nada comparado ao mais explícito que temos hoje em dia... maldita Era Vitoriana
Vamos de mais um clássico? Pois bem!

Em primeiro lugar, "O Amante de Lady Chatterley" causou polêmica na época em que foi lançado e foi censurado por vários anos [da década de 20 até década de 60]. Porém, por que? Simples: devido a cenas explícitas de s3x0, do prazer feminino e para além disso… traição por parte da… mulher.

A obra passou por, ao todo, três alterações por parte de seu autor, o D.H. Lawrence [obra polêmica, autor polêmico idem] para que fosse aceitável ao leitores da década de 20. Bom, eu já li a trilogia de "Cinquenta Tons de Cinzas" e eu fico imaginando este livro na década 20 no lugar de "O Amante de Lady Chatterley", já pensou?

No entanto, tudo isso foi uma herança da Era Vitoriana. Foi nessa Era que houve a implantação de valores morais de forma intensa, a chamada ‘moral vitoriana': havia a restrição sexual e um código social de conduta pública rigoroso. Como isso aconteceu dentro do Império Britânico que passou a ter um grande fortalecimento nessa Era [principalmente conquistando colônias ao redor mundo], essa moral foi espalhada para o mundo.

Dito isso, vamos à obra.

A história se inicia com o marido de Constance Chatterley [a tal Lady Chatterley], o Clifford Chatterley, voltando de uma guerra e volta com o corpo paralisado, principalmente naquela região que sabemos bem e, portanto, está impossibilitado de ter relações sexuais e não tem como ter filhos com sua esposa, a Constance.

Sendo Constance uma mulher bastante liberal [com um apetite s3xu4l beeeeem…], ela morre de tédio pelo fardo de cuidar de seu marido paralisado da cintura para baixo, além de ser destratada por este [um homem conservador e bastante tradicionalista]. Consequentemente, a Chatterley se envolve em um caso de amor com o empregado [guarda-caças] do marido, o Oliver Mellors, amante este que pertence a uma classe inferior a sua.

Muito embora sejam amantes, Constance não consegue disfarçar 100% sua relação com o guarda-caças de seu marido, o que levanta sempre suspeitas de seu marido e dos empregados da propriedade da família Chatterley. Eles sempre estão se encontrando, até em momentos até inapropriados [algo parecido com mato???] e é nestes momentos onde as descrições das relações sexuais são bem vívidas e não são todos os autores que sabem descrever bem certas cenas de s3x0.

Porém, não quero somente dizer que trata-se de um livro que é p0rn0, e aqui não estou usando o termo depreciativo, mas sim o termo técnico de “p0rn0gr4f14”, isto é: "material contendo descrição ou exibição explícita de órgãos ou atividades sexuais, com o objetivo de estimular a excitação sexual" [dicionário, ok?], mas também dizer que o livro há ampla discussão da época, por exemplo: há uma descrição de s3x0 e do nada aparece um debate anticapitalista com críticas das relações de trabalho, do nada uma discussão sobre a União Soviética [em ascensão, estamos na década de 20] e etc.

Logo, ao meu ver é um livro bem escrito, porém eu acho que os debates são bem melhores do que a descrição do s3x0 em si, hahaha. Essa edição que eu li é da Antofágica e, portanto, há ilustrações… +18. Logo, escolha uma edição para sua idade :)

site: https://www.instagram.com/readstriz/

Niih 22/04/2023

Que sabor delicioso
Sinceramente que revolucionária e apocalíptica, simplesmente chocada com as críticas já que a época era extremamente chatas para assuntos que estavam bem ali a um palmo de distância, se bem que a sociedade é assim até hoje

Renata 16/04/2023

Não me cativou como esperava. Começa bem, mas depois fica arrastado. Mesmo assim vale a leitura. É sempre bom ler um clássico...

Carlos531 01/12/2023

Esperava um pouco mais
Bom, por vezes pensei em abandonar a leitura.
É totalmente compreensível a censura na data da sua publicação, pois tais comportamento da personagem em ter um amante não é nada conservador. As cenas de sexo são levemente picantes. Os diálogos são atrativos e deixam você com vontade de participar.
Uma coisa muito interessante é o pensamento atemporal dos personagens, até mesmo os mais conservadores.
Não irei ler novamente. Vou assistir ao filme e ver se é melhor.

Leticiametal 28/07/2021

Não sei muito o que esperava quando comecei a ler. O livro traz uma crítica social que ao meu ver é muito mais chocante que o fato da lady Chatterley ter um amante, ou mesmo as cenas sexuais entre ela e o amante. Isso não é spoiler, por favor. Está no título do livro. Algumas coisas se mantém muito atuais, outras precisamos ler com a lente do momento histórico. Pode ser que tenha tido sua fama pela cama, mas o bom do livro é a ironia do seu discurso.

Luccrazy 03/04/2022

Um clássico moderno e avant garde
Surpreso com o arrojo literário, a tematica da traição e os vocábulos ?depudorados para a época.
Mesmo hoje apresenta uma literatura de vanguarda que em muito , pela temática da traição se aproxima de Flaubert em Madame Bovary. Connie é uma mulher astuta e que avança na traição sabendo onde quer chegar.

Aylane Nunes 09/11/2022

Gostei e já estou preparada para o filme !!
Clássico imperdível e que vale a pena ser lido principalmente porque a adaptação atualizada será exibida em dezembro/22.
Leitura fluida, várias notas de rodapé que auxiliam no entendimento e muitas mas muitas passagens de reflexão.
Nesta obra, o autor traz cenas de intimidade humana não só carnal mas também psicológica, no que tange a questionar posições da sociedade frente a rupturas de relacionamentos, fios de esperança e uma busca pela liberdade feminina.

vi lupielo 11/12/2022

DÊ-ME A DEMOCRACIA DO TOQUE
Eu comecei esse livro não pela história que contém nele, mas pela história que se tinha a respeito de sua publicação, mas agora que terminei eu preciso que o autor ressutive e escreva MAIS, MUITO MAIS.

A história é muito fluída e viciante, e mesmo o final não sendo completamente satisfatório pra mim ele não me desapontou.

É bem evidente pelo título do livro que é um romance, mas o autor foi extremamente perspicaz não focando só nisso, ele trouxe para o livro vários temas pertinentes que aconteciam aonde o livro foi ambientado, e para época em que ele se passava, e o que eu mais gostei foi que em nenhum momento esses temas me deixaram intedianda, o autor teve uma escrita primorosa, e soube fluir do romance, para guerra, a revolução industrial, e a (deusa-cadela), fama, de forma muito assusta, e falou muito bem sobre todos os temas que se propôs a tratar.

Por isso eu preciso de muito mais do que ele deixou, ele poderia ter escrito mais 1000 páginas que continuaria entretida.

Anna.Beatriz 20/12/2022

E se...
Eu não resisto a pensar em como seria este livro se tivesse o mesmo conceito, a mesma proposta, mas fosse escrito por uma mulher... Seria bem diferente (e melhor rs..).
Não me levem a mal, num geral, gostei da proposta, apesar de discordar profundamente em muitos momentos, não tenho como negar que este é definitivamente um livro ousado para sua época e uma ruptura em muitos sentidos, mas ainda assim... Visivelmente escrito pela mente de um homem.
Os momentos que ele ousava falar do que a mulher supostamente espera do sexo, por muitas vezes, me provocava risadas porque é uma visão muito distorcida do que supostamente nós queremos, uma visão totalmente masculina, do que eles supõem que a gente queira.
Enfim, a obra, claro, tem o seu valor, mas revolucionária?... Apenas para homens rs.