O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Adriana1090 24/12/2021

Mais um clássico pra lista
O livro tem um começo muito bom, instigante, interessante e até um pouco irreverente.
Mas confesso que depois de alguns capítulos se torna um tanto quanto entediante.
Em vários momentos eu senti total desprezo por como acabaria, se os personagens teriam "um final feliz" ou não.
Mas sem dúvida, pra época que foi publicado, esse livro é bem fora da curva.

Brina 15/02/2022

POLÊMICA!!! SQN
Apesar de ser uma história escrita por um homem sobre os desejos e anseios de uma mulher, o amante de Lady Chatterley abre a discussão sobre a sexualidade e liberdade da mulher, fala abertamente sobre o sexo que é um tabu tanto para a época, como é ate hoje. Não gostei do final, mas da obra num todo é bastante prazeroso ler.

Mariana 07/03/2024

Gostei da leitura mas achei meio cansativa em alguns momentos, demorei muito pra concluir. é um bom livro, principalmente levando em consideração a época em que foi escrito e publicado, pelos assuntos polêmicos que traz, mas pra mim foi muito devagar.

Lara 17/12/2022

o começo é maçante! não vai a lugar nenhum, é uma apresentação de personagens sem fim, mas o decorrer da história salva o romance e encanta.

Alessandra 17/12/2022

Os laços do amor são difíceis de desatar
Eu, facilmente, teria dado 5 estrelas ao livro se o autor não tivesse ofendido 415 minorias durante o texto. Mas fora isso eu adorei o livro.
Gostei de tudo sobre ele, os personagens, o desenrolar da história, as críticas aqui colocadas, o final. Eu gosto muito de ver a Lady Chatterley fazendo o que lhe convém e ver o crescimento da relação dela com o amante. Também é curioso ver como a sociedade da época do livro era diferente de um jeito ruim. A cena em que as mulheres se surpreendem com a possível existência de uma "vacina" que vai impedir que elas engravidem é muito boa. As críticas sociais que o autor impõe ao longo só livro são interessantes e ver ele falando sobre como a 1 guerra afetou as pessoas é muito bom. Em um geral, eu gosto de livro que criticam a hipocrisia da sociedade e falam mal da elite no século passado.
Lady Chatterley está no meu Top 3 de livros clássicos favoritos sem pensar duas vezes. Ele só fica atrás de O retrato de Dorian Gray e 1984.

Nernwie 18/12/2022

altos e baixos
Comecei o livro com o seguinte pensamento: era isso que eu esperava de anna karenina, mas não foi exatamente o que eu imaginava...
Eu gostei muito do início da narrativa, mas é evidente que o livro foi escrito por um homem, afinal, a forma como os pensamentos femininos sobre s*xo são retratados são bem esclarecedores. Mesmo assim, eu vi muito potencial.
Todavia, por mais que eu tenha gostado muito da premissa e da maneira como o livro é escrito, os personagens e o romance deixaram muito a desejar. Não consegui gostar do casal principal, achei forçado e concordei muito com a opinião da irmã da protagonista sobre eles, o autor fez com que a Connie fosse domada e gostasse disso (o que vai contra tudo o que foi narrado sobre ela desde o início). Além disso, o guarda-caça não me fez sentir aquela simpatia...
Mas enfim, não foi uma leitura arrastada, gostei do fluxo em si, porém a história deixou muuuuuito a desejar.

Bruna 24/12/2022

Porque esse livro foi sensurado???
Essa história foi completamente diferente de qualquer coisa que eu imaginei que seria!!
Lendo sobre as dificuldades de sua publicação esperava um livro muito mais safadinho do que realmente foi. Quase não li por isso.
Mas fico feliz de ter lido, pois queria conhecer Connie na história e não apenas no que falavam dela.
Gostei bastante do livro, da narrativa.
Não concordei com boa parte dos pensamentos do autor, dado que ele tem visões muito antiquadas (o que, na verdade, era de se esperar) sobre diversos assuntos.
Porém, gostei mais do que imaginava da história.
Vale muito a releitura.
E a edição não deixa nada a desejar. O livro é muito bonito, os textos de apoio e as vídeo aulas são de grande ajuda e enriquecem a experiência. As imagens são gráficas, mas gostei mesmo assim.

Alê 09/11/2023

Não sou uma consumidora habitual de romances (no sentido romântico da palavra) normalmente dos poucos que gosto quase todos são trágicos, mas esse aqui na verdade é bem esperançoso e mesmo assim eu gostei. Eu gostei da Connie e gostei do Mellors, são personagens cativantes e não tem pretensão nenhuma de serem mocinhos, pelo contrário são humanos, deixam aflorar seus desejos e ímpetos e a partir daí nasce tbm um sentimento mais profundo que, na minha opinião tbm não é floreado. Além de tudo faz parte do hall de textos considerados feministas já que o livro foi publicado numa época onde as mulheres não tinham absolutamente nenhum direito de serem donas dos seus corpos e desejos. Leitura recomendada pra quem gosta de romances (românticos) e pra quem não gosta tanto assim também.

Gi 31/12/2022

Não é um livro que agradará a todos
E se parar para analisar, ele é muito atual. Não criei grandes expectativas sobre essa leitura, então ele me impressionou sim, gostei bastante. É uma história incrível.

Isis159 29/11/2023

Top 5 inesperadamente
Um livro que te faz refletir sobre as peculiaridades dos relacionamentos, e como nos sentimos em relação ao outro. Me deparei com aquele clichê de que a gente precisa estar bem com a gente mesmo antes de estar bem com outra pessoa.

A Lady definitivamente não estava feliz no relacionamento - que certamente nada tinha a ver com ela. E sai em busca de alguém que a complete, e a faceta sexual sem dúvidas era algo que fazia a diferença para ela.

Realmente esse é um livro rico em conteúdo sexual, com cenas bem detalhadas e que discorre livremente sobre a forma dos corpos, o sexo em si e a forma como os personagens se sentem sobre sexo. Sem pudor nenhum, e é fácil entender o motivo de ter sido um livro proibido em sua época. Certamente essa leitura incomodaria muitas pessoas hoje, ainda.

O final me deixou nervosa kkkk porque o livro não termina exatamente com um fim. Ele deixa no ar, tal qual um bom filme francês. O fim você escolhe.
Entrou no meu top 5, e eu não estava esperando por isso. Posso facilmente encontrar semelhanças com Badame Bovary. Sem dúvidas traz militância feminista e discussões sobre o pertencimento de mulheres aos seus homens. Adorei! Fantástico! Recomendo.

dareanen 27/11/2023

Achei muito intenso, muito interessante, a escrita clássica não é a minha, eu acabo me dispersando muito nas longas descrições, mas num panorama geral eu gostei. Me apavorou muito que as questões sociais de um livro escrito em 1928 sejam tão atuais.

Paulo 13/09/2023

Os Diferentes, Vazios Também
Não sei se consigo formar uma opinião concreta desse livro...
Após ter sido fascinado por O Arco-Íris e Mulheres Apaixonadas, fui com grandes expectativas nesse. A escrita de Lawrence é muita boa, muito fluída. Você vai lendo e fica com aquela sensação de querer saber mais, de entender como os personagens vão agir e como vai ficar o desenrolar da vida deles. Mas somente isso, não segura um livro todo.
Esperava que fosse ainda mais explícito, ainda mais intenso.
Lady Chatterley e seu amante, que se diziam tão diferentes de todos, acabam, na realidade, como ao resto do mundo. Vazios e cultuando os prazeres da carne.
Há algo que me deixou muito incomodado também, esses desenhos com um traço africano e infantil o qual não concernem nem um pouco com a obra, o local e os personagens. Pequenos lembretes pelo livro avisando de sua desatualização e o quanto a editora não concorda com o apresentado. Acredito que a tradução possa ser afetada por causa disso.
Paulo 27/11/2023minha estante
Gostaria de fazer um adendo nessa resenha.
Cheguei a conclusão que mesmo Lady Chatterley sendo simples, ao se entregar à descoberta dos prazeres da carne, acabam deixando ela diferente da sociedade inserida sim.

Eduarda2103 07/10/2023

Poderia estar no AO3
Isso é literalmente uma fanfic nsfw de Anna Karienina? Tolstoi brilhou muito mais
não tive empatia pelo c0rn0 e a protagonista é uma chata.
tem fanfic muito melhor e tenho dito

vi lupielo 11/12/2022

DÊ-ME A DEMOCRACIA DO TOQUE
Eu comecei esse livro não pela história que contém nele, mas pela história que se tinha a respeito de sua publicação, mas agora que terminei eu preciso que o autor ressutive e escreva MAIS, MUITO MAIS.

A história é muito fluída e viciante, e mesmo o final não sendo completamente satisfatório pra mim ele não me desapontou.

É bem evidente pelo título do livro que é um romance, mas o autor foi extremamente perspicaz não focando só nisso, ele trouxe para o livro vários temas pertinentes que aconteciam aonde o livro foi ambientado, e para época em que ele se passava, e o que eu mais gostei foi que em nenhum momento esses temas me deixaram intedianda, o autor teve uma escrita primorosa, e soube fluir do romance, para guerra, a revolução industrial, e a (deusa-cadela), fama, de forma muito assusta, e falou muito bem sobre todos os temas que se propôs a tratar.

Por isso eu preciso de muito mais do que ele deixou, ele poderia ter escrito mais 1000 páginas que continuaria entretida.

Anna.Beatriz 20/12/2022

E se...
Eu não resisto a pensar em como seria este livro se tivesse o mesmo conceito, a mesma proposta, mas fosse escrito por uma mulher... Seria bem diferente (e melhor rs..).
Não me levem a mal, num geral, gostei da proposta, apesar de discordar profundamente em muitos momentos, não tenho como negar que este é definitivamente um livro ousado para sua época e uma ruptura em muitos sentidos, mas ainda assim... Visivelmente escrito pela mente de um homem.
Os momentos que ele ousava falar do que a mulher supostamente espera do sexo, por muitas vezes, me provocava risadas porque é uma visão muito distorcida do que supostamente nós queremos, uma visão totalmente masculina, do que eles supõem que a gente queira.
Enfim, a obra, claro, tem o seu valor, mas revolucionária?... Apenas para homens rs.