O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Larissa 20/01/2023

Primeiro o contato físico depois o amor
?Com o marido debilitado em casa, uma jovem mulher não mede consequências até concretizar seus desejos mais profundos."

Livro para maiores de 18 anos!

Após assistir a adaptação lançada pela Netflix no final de 2022, e ter me apaixonado pela história, corri comprar o livro para ler mais sobre o casal Connie e Mellors. Aliás, como o filme me conquistou, e tendo em vista que os livros são em sua grande maioria melhores que suas adaptações, não podia deixar de ler a obra original.

Pois bem. Fui surpreendida primeiramente, por descobrir que o livro foi publicado em 1928 e logo foi banido por vários anos, censurado,
diante do seu conteúdo. Só então em 1960, que foi novamente publicado e permitido sua circulação. Ou seja, esse livro na época causou um burburinho danado.

Nesse livro acompanhamos a história de Connie que casa-se com o Clifford, e se torna a Lady Chatterley, e vai morar na pacata propriedade rural do marido. No entanto, após pouco tempo de casados, Clifford vai para a guerra e ao retornar, Connie tem que enfretar um marido paralisado da cintura para baixo. Isso conequentemente acaba fazendo o casal de afastar, tanto em termos de sentimentos e quanto de contato físico.

Passado o tempo, Connie vai sentido cada vez menos realizada tanto sexualmente, quanto como mulher. Clifford que acaba encontrando outros objetivos e outras ocupações diante de sua situação, vai dando menos atenção para sua mulher.

Para Connie que já tinha uma liberdade sexual muito avançada para as mulheres de sua época, acaba que começa a se interessar por o guarda-caças que é contrato por seu marido. E é aí, que as coisas começam a sair do eixo. E o final é surpreendente!

O filme ao meu ver foi muito mais romantizado, do que o livro. Os produtores da adaptação conseguiram extrair o que existe de melhor neste livro.

Mas para quem tem interesse de ler, já aviso, não vá achando que é um livro de romance fofinho e clichê, pois é muito mais erótico e possui um contexto histórico muito mais presente e aprofundado, além de ter pontos de machismos com relação ao papel da mulher no casamento.

Eu prefiro mil vezes o filme do que o livro! Raridade isso acontecer! Mas é um livro bom! A editora Antofágia arrasou na edição do livro, nas ilustrações, tradução e capa!

edwarda 09/12/2023

Revolucionário
Connie nos mostra que devemos seguir o coração e não pensar em bens materiais e Mellors apresenta que o verdadeiro homem ama sem achar que deve bancar a mulher e sim aceitar a vida dos dois.

@letravermelha 24/06/2023

Excelente leitura!
Esse livro foi uma dessas obras tão polêmicas que gerou verdadeiro impacto e comoção em sua época devido a todo o erotismo e " palavras proibidas". Publicado em 1928, o livro foi Censurado e proibido na Inglaterra e Estados Unidos, oque não impediu a obra ser roubada e pirateada amplamente ao redor do mundo antes mesmo do seu lançamento, gerando grandes transtornos ao autor. .

Temos aqui Constance " Mulher de espírito livre, livre! À solta no vasto mundo, à solta para fazer oque quiser" casada com um homem ferido na guerra, invalido da cintura para baixo e que agora está muito diferente do homem que conheceu antes. Clifford, o marido, se tornou um homem ausente, distante e egocêntrico " Preocupava-se egocêntricamente com o futuro do seu próprio ego " lançando a mulher no mais completo vazio e solidão. Nesse interim ela conhece Oliver mellors, guarda-caça do marido, que se torna seu amante, tirando-a de uma grande doença, por indiferença do marido, e a trazendo de volta à vida, dando a ela um verdadeiro sentido para viver. .

D. H. Lawrence nessa obra quis exaltar acima de tudo o verdadeiro poder de uma vida sexualmente desinibida, liberta de privações e culpa . " A ponte para o futuro é o falo, e ponto final " Ele sustenta que o sexo é uma " Conversa física normal ". Porém sua visão não se restringe somente as reflexões sobre a coisa do sexo. .

Lawrence discorre também sobre a cobiça, sobre a busca incessante por mais dinheiro que acaba com a vitalidade e a razão do povo, que destrói sua própria alma "... O mundo dos homens está condenado, condenou-se a si mesmos por sua própria estupidez mesquinha" Criticando também a futilidade da classe alta. .

Nessa obra Lawrence destila todo o seu ódio à era industrial . "... Homens transformados em insetos trabalharadores, toda a masculinidade removida, sem qualquer vida Autêntica. Por mim, eu faria desaparecer todas as máquinas da face da terra e acabaria de uma vez por todas com a era industrial, um erro pavoroso ". Uma obra polêmica e censurada, porém amplamente reverenciada.
Elaine 24/06/2023minha estante
Está Na minha lista para esse ano. Estou ansiosa pra essa leitura ?

Lethycia Dias 09/11/2019

Chato e sem sentido
Constance é uma jovem de família moderna, filha de intelectuais e cheia de liberdades. Casada com um aristocrata que se tornou paraplégico após um ferimento de guerra, ela vive absolutamente entediada na propriedade do marido, Clifford, em uma região mineradora da Inglaterra, durante os anos 1920. O casamento parece ter perdido o sentido, já que eles não podem ter filhos.
Aconselhada pelo próprio pai a arranjar um amante, Constance tem um caso curto com um amigo de Clifford que passa uma temporada em sua casa, mas permanece entediada, até que inicia um novo relacionamento com o guarda-caça da propriedade, Mellors, um homem solitário, que, apesar de ter tido boa educação, prefere se comportar de forma grosseira.
Eu imaginei encontrar nesse livro algo semelhante a "Madame Bovary" e "Anna Kariênina", protagonizados por mulheres marcantes que também traíram seus maridos, e que nos dão o que pensar sobre sociedades repressoras ao comportamento feminino. Não sei bem o que encontrei. "O amante de Lady Chatterley" é um livro sem propósito, que não parece nem um romance e nem um livro erótico, e que, ao contrário dos outros dois, não é nada atemporal.
A narrativa lenta mergulha nos sentimentos e pensamentos de Constance, mas para mim foi impossível compreendê-la ou ter empatia por ela. É curioso como ela se apaixona por Mellors, depois de se satisfazer sexualmente. Mais curioso ainda é os dois se tornarem um casal, se desde o início a interação entre eles é fria e rude e nada muda nisso até que eles fazem sexo. Foi difícil torcer por um casal que não me convencia, e mais difícil ainda ler páginas e mais páginas sobre como Mellors é um homem maravilhoso só porque é bom na cama, se fora dela, é um sujeito insuportável.
Insuportáveis também são os diálogos entre Clifford e seus amigos, entre Lady Chatterley e a enfermeira que cuida de seu marido, entre Constance e Mellors. O livro está repleto de diálogos longos e sem sentido nenhum, que não criam tensão, não fazem os personagens tomarem decisões, não fazem sentir nada, não levam a nada.
E se não gostei do amante, tampouco gostei de Constance, que fica deslumbrada com esse homem. A consolidação de sua felicidade, que vem apenas da satisfação sexual e da ideia de ter um filho de seu amante sem se preocupar nem um pouco com as consequências disso em uma sociedade conservadora, parece vir de uma ideia muito machista e irreal do autor sobre o que uma mulher poderia sonhar e desejar. Por fim, detestei também o marido, Clifford, que se comporta o tempo inteiro como uma criança mimada.
A experiência que tive com essa leitura foi péssima. Achei um livro irritante, chato e sem sentido nenhum.

site: https://www.instagram.com/p/B4n0aJCDELa/

Tim 17/07/2023

Obra Controversa
"O Amante de Lady Chatterley" é uma obra literária controversa que vai além do estereótipo de romance erótico. Embora conhecido por suas cenas de sexo explícito, o livro concentra-se principalmente na temática da liberdade individual e nos relacionamentos amorosos em meio a uma sociedade conservadora. A narrativa instigante de D.H. Lawrence conduz os leitores a uma reflexão profunda sobre a busca pela felicidade pessoal e a luta contra as amarras sociais, tornando a obra relevante mesmo após o lançamento polêmico.

A crítica ao processo de industrialização, à aristocracia e à diferença de classes são alguns dos aspectos presentes na trama, onde o sexo é abordado como uma tentativa poética de resgatar a vontade de viver e encontrar sentido em meio às adversidades, como a guerra e o capitalismo. No entanto, o livro possui alguns momentos problemáticos, como a maneira que o prazer da mulher ou do homem pode ser baseado em violência. Em muitos momentos, parece que a protagonista não está presente no ato, mesmo que ela o busque. Isso é, no mínimo, perturbador.

No geral, "O Amante de Lady Chatterley" proporcionou uma experiência positiva de leitura, permitindo uma imersão nas perspectivas da época em que foi escrito. A abordagem ousada de D.H. Lawrence sobre temas complexos é admirável, mas é importante reconhecer e questionar as questões problemáticas que surgem ao longo da narrativa.

Babi.Abreu01 18/09/2023

Não é pra mim
Esse é o terceiro livro desse estilo/gênero (clássico "romântico), que leio, e definitivamente não é pra mim. Gosto de livros com plots, com muitas coisas acontecendo, eu gosto é do caos ?

*Para ler a resenha completa, acesse meu perfil no Instagram: @babibooks01

georgea 21/10/2023

É tão íntimo que me senti constrangida.
Constance foi um passo de partida para vários movimentos sociais que são hoje muito importantes.

Depois de assistir todas as três adaptações do cinema, eu senti uma tremenda urgência de comprar o livro. Pois estava completamente obcecada por Constance e Mellors e seu intenso romance.

Fiquei chocada, para falar a verdade. O livro é muito mais do que poderia imaginar. A intimidade deles é suprema, sem máscaras, sem atuações, sem esforço. Parece que eles são uma só pessoa caminhando em corpos diferentes.

Eram tão íntimos um com o outro que eu me senti constrangida, parecia que eu estava invadindo sua privacidade.

Apesar de haver muitas falas engraçadas e comentários cômicos, eu não sei se o intuito era parecer engraçado. Na verdade, acho que o autor procurava transparecer essa extrema intimidade por comentários estranhos, então a gente fica nessa de "será que eu rio aqui?".

Inclusive, gostaria de expressar a minha admiração pelo autor por ter tido a coragem de publicar uma obra dessa, que na época poderia ser escandalosa demais.

O livro não foi bem recebido pela sociedade, quando publicado. Tanto que foi banido internacionalmente por muitos anos. Os temas abordados nos fazem questionar a impureza dos homens, a exploração da mesma espécie.

Além de explorar a liberdade sexual da mulher, e fazer várias críticas à revolução industrial e suas leis trabalhistas. Mellors se mostra um verdadeiro socialista muitas vezes. Então você pode tirar a conclusão do porquê a obra não foi bem recebida.

Apesar de eu não concordar em julgar um clássico por suas questões sociais defasadas, aqui vai um adendo ao o que eu repreendo: há frases homofóbicas, racistas e machistas, e achei a escrita arrastada. Houve muitas partes que julguei desnecessárias para a construção da história.

No entanto, eu o considero uma ótima leitura, um clássico de qualidade. Nos faz refletir sobre vários temas complexos e nos afunda em êxtase junto com Connie e Mellors. Já estou vendo de comprar uma edição mais moderna.

Adriana1090 24/12/2021

Mais um clássico pra lista
O livro tem um começo muito bom, instigante, interessante e até um pouco irreverente.
Mas confesso que depois de alguns capítulos se torna um tanto quanto entediante.
Em vários momentos eu senti total desprezo por como acabaria, se os personagens teriam "um final feliz" ou não.
Mas sem dúvida, pra época que foi publicado, esse livro é bem fora da curva.

Brina 15/02/2022

POLÊMICA!!! SQN
Apesar de ser uma história escrita por um homem sobre os desejos e anseios de uma mulher, o amante de Lady Chatterley abre a discussão sobre a sexualidade e liberdade da mulher, fala abertamente sobre o sexo que é um tabu tanto para a época, como é ate hoje. Não gostei do final, mas da obra num todo é bastante prazeroso ler.

Isis159 29/11/2023

Top 5 inesperadamente
Um livro que te faz refletir sobre as peculiaridades dos relacionamentos, e como nos sentimos em relação ao outro. Me deparei com aquele clichê de que a gente precisa estar bem com a gente mesmo antes de estar bem com outra pessoa.

A Lady definitivamente não estava feliz no relacionamento - que certamente nada tinha a ver com ela. E sai em busca de alguém que a complete, e a faceta sexual sem dúvidas era algo que fazia a diferença para ela.

Realmente esse é um livro rico em conteúdo sexual, com cenas bem detalhadas e que discorre livremente sobre a forma dos corpos, o sexo em si e a forma como os personagens se sentem sobre sexo. Sem pudor nenhum, e é fácil entender o motivo de ter sido um livro proibido em sua época. Certamente essa leitura incomodaria muitas pessoas hoje, ainda.

O final me deixou nervosa kkkk porque o livro não termina exatamente com um fim. Ele deixa no ar, tal qual um bom filme francês. O fim você escolhe.
Entrou no meu top 5, e eu não estava esperando por isso. Posso facilmente encontrar semelhanças com Badame Bovary. Sem dúvidas traz militância feminista e discussões sobre o pertencimento de mulheres aos seus homens. Adorei! Fantástico! Recomendo.

Campodeverao 12/05/2023

Livro polêmico para sua época. Muito percebido, já que trata de algo bem atual. Lawrence parece que teve várias amantes pra conseguir escrever sobre sentimentos femininos bem detalhados.

irys. 16/01/2024

"Mas ela nunca o possuiria".
Novela escrita em 1928, compreensível o escândalo que o manuscrito causou.
Todo o enredo discute assuntos polêmicos e considerados difíceis de se conversar, como classes sociais, sexualidade e política. Lawrence discorre perfeitamente sobre esses temas, é interessante ter noção dos sentimentos não só da Connie, mas de Clifford e de Mellors, além de pautar o sentimento e a agitação do povo, mulheres que precisavam ser tocadas no âmago, pessoas famintas e a soberba dos que tinham poder sobre eles. Gosto de como não há espaço para restrições de detalhes.

"É porque os homens não são homens que as mulheres têm de ser".

Lara 17/12/2022

o começo é maçante! não vai a lugar nenhum, é uma apresentação de personagens sem fim, mas o decorrer da história salva o romance e encanta.

Alessandra 17/12/2022

Os laços do amor são difíceis de desatar
Eu, facilmente, teria dado 5 estrelas ao livro se o autor não tivesse ofendido 415 minorias durante o texto. Mas fora isso eu adorei o livro.
Gostei de tudo sobre ele, os personagens, o desenrolar da história, as críticas aqui colocadas, o final. Eu gosto muito de ver a Lady Chatterley fazendo o que lhe convém e ver o crescimento da relação dela com o amante. Também é curioso ver como a sociedade da época do livro era diferente de um jeito ruim. A cena em que as mulheres se surpreendem com a possível existência de uma "vacina" que vai impedir que elas engravidem é muito boa. As críticas sociais que o autor impõe ao longo só livro são interessantes e ver ele falando sobre como a 1 guerra afetou as pessoas é muito bom. Em um geral, eu gosto de livro que criticam a hipocrisia da sociedade e falam mal da elite no século passado.
Lady Chatterley está no meu Top 3 de livros clássicos favoritos sem pensar duas vezes. Ele só fica atrás de O retrato de Dorian Gray e 1984.

Nernwie 18/12/2022

altos e baixos
Comecei o livro com o seguinte pensamento: era isso que eu esperava de anna karenina, mas não foi exatamente o que eu imaginava...
Eu gostei muito do início da narrativa, mas é evidente que o livro foi escrito por um homem, afinal, a forma como os pensamentos femininos sobre s*xo são retratados são bem esclarecedores. Mesmo assim, eu vi muito potencial.
Todavia, por mais que eu tenha gostado muito da premissa e da maneira como o livro é escrito, os personagens e o romance deixaram muito a desejar. Não consegui gostar do casal principal, achei forçado e concordei muito com a opinião da irmã da protagonista sobre eles, o autor fez com que a Connie fosse domada e gostasse disso (o que vai contra tudo o que foi narrado sobre ela desde o início). Além disso, o guarda-caça não me fez sentir aquela simpatia...
Mas enfim, não foi uma leitura arrastada, gostei do fluxo em si, porém a história deixou muuuuuito a desejar.