Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

paulaa 01/12/2021

Se tornou um dos meus favoritos
"Os pilares da terra" é um romance histórico inigualável, q trás uma história complexa e maravilhosa, com personagens extremamente humanos e e bem construídos!!
Primeiramente, vamos falar sobre as coisas boas do livro. Oq mais me marcou na história com ctz foram os personagens. Eles são extremamente bem construídos e complexos, além de q a teia de relacionamentos entre eles é mtt interessante e bem construída. A questão é q os personagens dessa história conseguiram despertar sentimentos em mim como nenhuma outra: personagens como o Jack, Tom e a Aliena conseguiram me fazer me sentir compaixão, carinho, empatia, alegria e até um pouco de amor platônico. Eu conseguia sentir a história de amor do Jack e da Aliena e eu sofri e sorri por eles como se os conhecessem. Personagens como William, Richard e Alfred conseguiram despertar em mim o mais profundo ódio e dor. Eu sentia a dor q cada um deles causou a tds os personagens, principalmente a Aliena. O autor foi capaz de fazer o leitor amar ou odiar cada um dos seus personagens e agr eu me sinto lindamente conectada com cada um deles.
A história foi perfeitaaa, tenho poucas oposições ou comentários ruins sobre o plot. Fiquei extremamente satisfeita pq durante o livro várias e varias vezes as coisas davam certo e dps davam errado e dps davam certo dnv. E isso me deu mtt medo e aflição enquanto eu lia q me fez torcer por cada um dos meus personagens favoritos (mas foi uma aflição boa). Amei o jeito q td foi escrito e fico extremamente feliz q tds os personagens tiveram oq mereceram no final.
O único ponto negativo dessa narrativa e o único motivo q esse livro n leva 5 estrelas é a quantidade de cenas de estupro. Foram cenas extremamente detalhadas e explícitas q se repetiram pelo menos 4 vezes e me fizeram sentir enojada e com vontade de abandonar o livro, sinceramente isto me fez ver o autor e até a obra como um pouco doentia. Não tinha a mínima necessidade da maioria dessas cenas e as q mudaram alguma coisa na história n precisavam ser tão detalhadas. Para dar um exemplo: mais de uma cena mostra o personagem William sentindo prazer em espancar e dps estuprar mulheres, até sua própria mulher, td isso de forma extremamente detalhada. SIMPLESMENTE N ERA NECESSÁRIO!
No final, estou satisfeita com essa leitura por mais q algumas coisas simplesmente n foram legais. Estou extremamente apegada aos personagens e n sei como vou fazer pra parar de pensar na história e ir para outro livro!

Renata 30/11/2021

Ken Follett narra com maestria uma história cheia de intrigas, refletindo bem a cultura medieval, com Leis e pensamentos machistas e demonstração de autoridade através da violência e da religião. Claro, não pôde faltar muito romance, além de fatos históricos e arquitetura!

Um livro longo, mas que não deu aquela sensação de tempo perdido, de que se alongou demais e desnecessariamente.

Toda a história gira em torno da construção de uma catedral, dessa forma teremos vários protagonistas em diferentes fases do livro. Quem amarra tudo do início ao fim é Prior Phillip, um de meus personagens favoritos. Com sua devoção, bondade e inteligência, ele não deixa de ser auto-crítico (talvez uma crítica do autor ao falso moralismo que muitas vezes a Igreja - ou os homens de Deus - emprega).

Passei muita raiva com as ações de alguns personagens, o que me fez pensar na imaturidade / ingenuidade deles, porém a maioria se retrata admitindo que fizeram escolhas ruins - afinal somos humanos e humanos cometem erros!

Apesar de ser focado na vida religiosa dos monges, não senti como se o autor estivesse pregando uma religião, apenas a bondade, humildade e perdão. Há trechos que nos faz pensar muito sobre a natureza do ser humano: suas qualidades e defeitos e motivos que nos levam a tomar certas escolhas e a realizar certas ações, sejam boas ou ruins.

Enfim, eu poderia fazer mais uma dúzia de comentários, tão rica que essa leitura foi para mim, em vários aspectos!

Fabio.Barbosa 26/11/2021

Apesar do seu grande número de páginas, a história se desenrola muito bem do começo ao fim, sendo o último enigma resolvido nas ultimas duas páginas

Valdéa 20/11/2021

Não superou minhas espectativas, mas fui até o fim pq quis saber o que acontece com os personagens.

Junior 12/11/2021

Um livro perfeito
Esse autor nunca decepciona, além de ter uma história bastante envolvente o livro narra com detalhes como era a vida dos habitantes desse período histórico inglês.

Rafa 11/11/2021

Menos brilhante do que parece
A obra é extremamente bem escrita, disso não há dúvidas. O autor fez um excelente trabalho de pesquisa, descreve bem aspectos da época, da arquitetura, dos hábitos e costumes e a trama política é muito bem amarrada. Mas, ainda assim, há elementos que carregam demais o conteúdo do livro.

Existe um excesso de descrições de cenas e cenários, que poderiam ser muito ricas e ainda assim mais curtas. Com isso reduzido e algumas outras situações elipsadas, o livro poderia ter 600 páginas e ainda seria uma aventura épica incrível, muito mais fluída e com uma capacidade de prender muito maior, sem perder a riqueza dos detalhes.

Além disso, o que incomoda muito é o excesso de cenas que são praticamente desnecessárias e parecem ser algum tipo de fetiche ou vício do autor, como as cenas de estupro. Isso é inédito nesse tipo de literatura? Não e certamente George Martin se inspirou muito em "Os pilares da terra" para escrever "As crônicas de gelo e fogo", mas eu sinto que 90% dessas situações não trouxeram coisas novas para a trama e são banalizadas.

Não acredito que esse exagero no sexo seja de suma importância para compor uma trama "adulta" e "realista", a realidade e a vida adulta é muito vasta e, embora o sexo seja parte fundamental, existem muitos outros elementos na vida que são marcantes o suficiente para compor personalidade, desenvolver personagens e fazer desenrolar tramas.

Por outro lado, alguns personagens são abrangentes por si só. Certamente, o prior Philip é o que tem mais rica personalidade e é impossível não torcer por ele nas suas empreitadas e ficar um pouco frustrados quando ele toma uma atitude radical.

Ele também apresenta poucas personagens femininas, mas personagens muito fortes, muito inteligentes e cheias de atitude, apesar das mazelas que as afligem.

Nesse sentido, acredito que se o autor reduzisse pela metade a explicitude da cena e o excesso de descrição a nota para a obra poderia ser um 10/10. Não sendo assim, considero 8/10.

Thiago.Moreira 06/11/2021

Único arrependimento: não ter lido antes!
Minhas expectaticas já eram altas e elas foram muito superadas. Que história! A narrativa do autor é extremamente imersiva e a construção da jornada dos personagens é cativante. São tantos personagens incríveis, sentirei falta deles. Com certeza essa foi uma das minhas melhores leituras do ano. Recomendo demais!

Rafa 04/11/2021

Magnífico
A construção da história é repleta de personagens marcantes, com uma trama bem costurada e ambientação primorosa. Apesar de contar com mais de 900 páginas, em momento algum a leitura torna-se maçante, pelo contrário.
Roberta 16/11/2021minha estante
Quero ler?

Rafa 17/11/2021minha estante
Vale a pena as quase 1.000 páginas. Mto bom! ???

Rafael 28/10/2021

É um livro bom, mas não genial
É um livro bom, de escrita bem fluida e com vários acontecimentos impactantes...mas sei lá, não me fisgou. Talvez eu esperasse outro tipo de história ou algo assim.

Raphs 27/10/2021

Sublime
Esse livro tem tudo que um livro desse gênero e de mais de 900 páginas deveria ter: romance, batalhas, jogo político, traição , religião..

Por mais que o livro gire em torno da construção de uma catedral ele é muito mais que isso...a construção é um pano de fundo em alguns momentos e o principal ofensor em outro e o escritor faz isso muito bem..

Tenho dificuldades em ler livros de mais de 900 páginas da mesma forma que tenho dificuldades em dar 5 estrelas. Para esse livro eu fiz os dois muito facilmente.

Se você esta em dúvida não esteja, só comece a ler e não se arrependerá.
Morende 27/10/2021minha estante
A série é baseada nesse livro???

Raphs 28/10/2021minha estante
É baseada sim , ainda não existi mas com certeza vou conferir :)

Iury 24/10/2021

Mais um romance histórico espetacular de Ken Follet.
O livro é extenso, mas em nenhum momento cansativo. O desenvolvimento dos personagens impressiona e prende o leitor do começo ao fim.
A obra é ambientada na Inglaterra medieval e os fatos históricos são entrelaçados na trama de forma bastante plausível e cativante.
Um bônus do livro é a possiblidade para os amantes da arquitetura histórica de terem contato com a descrição detalhada da modernização das catedrais medievais.

Aleixo 18/10/2021

Muito bom mesmo!
Esse livro, sem dúvida foi o livro o qual li que mais aprofundou as personagens, sejam mocinhos ou vilões. O jogo de poder (mesmo entre os "mocinhos") é sempre carregado com intrigas e desavenças. É um livro muito orgânico, vai ascendendo as tramas com calma, mas quando o clímax de cada parte acontece, é de tirar o Fôlego!! Recomendo esta leitura a todos que gostam de um drama medieval.

Adriana.Aquino 11/10/2021

Simplesmente fantástico!
Livro ambientado no século 12, com todos os ingredientes de um bom romance, ambição, luta pelo poder, mas para mim ficou marcado a força de duas mulheres guerreiras e batalhadoras. Praticamente toda a história gira em torno dessas duas personagens femininas. Mais uma maravilhosa obra de Follet

Bianca.Vemdrame 09/10/2021

Uma das melhores leituras do ano!!
Romance épico que se passa na Idade Média, a narrativa é construída com riqueza de detalhes. Leitura que prende a cada capítulo, personagens bem construídos e com histórias de vida que se enredam apesar de ser improvavelmente diferentes. Nessa época Igreja e política andavam lado a lado, e a estrutura social era baseada nos feudos. Época que os títulos eram negociados em troca de apoio ao Rei, as mulheres tinham pouco valor e os casamentos eram uma negociação, e a Igreja exercia seu poder á base do amedrontamento. Se formos observar, o mundo não mudou tanto assim?

Leonardo Rodrigues 09/10/2021

Foge do padrão dos outros livros do autor, muito lento.
Adoro as obras de Ken Follett, contudo essa trilogia da catedral foge do padrão de escrita. O autor se prende à detalhar demais as cenas, e a trama fica lenta. Pra quem aprecia as outras obras do autor, mais dinâmicas, como eu, parece até que estamos lendo algo escrito por outra pessoa. Me lembra os livros de Bernard Cornewell, que tentei ler mas não tive paciência. Contudo se vc é fã da escrita de Cornewell vai gostar dessa trilogia da catedral de Ken Follett