Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Amy 30/09/2021

Romance histórico maravilhoso! É uma longa jornada que se passa na Inglaterra do século XII, com a forte presença da igreja. A história gira em torno da construção de uma catedral e passa por altos e baixos, a vida dos personagens é conturbada e sempre acontece alguma conspiração.
Tem gatilhos para estupro e violência.

Wania Cris 29/09/2021

Tava com tempo o Follett...
Inglaterra, meados do século XII. Em uma terra abalada por sangrentas batalhas pela sucessão ao trono de Henrique I, um homem luta contra tudo e todos para levar a cabo a minuciosa construção de uma catedral gótica, digna de tocar os céus. Ao redor da igreja e de seus personagens, forma-se um mosaico de um tempo conturbado, varrido por conspirações, intrincados jogos de poder, violência e o surgimento de uma nova ordem social e cultural.

Parece interessante e tinha tudo pra ser mesmo, mas não consegui me conectar com personagem nenhuma! Mesmo as mais promissoras se tornaram mais do mesmo, perdidas no loop infinito que é essa trama.

Se apertar muito, termino por dar 2,5 estrelas e ainda fica bem pago...
Haddie 29/09/2021minha estante
Quero ler esse! Só assisti a minissérie ?

Wania Cris 29/09/2021minha estante
É uma estória grandiosa. Não funcionou muito bem pra mim, mas desejo que seja fantástica pra ti.

MellNavarro 19/09/2021

Primeiramente deixar minha admiração por essa edição da Rocco que é linda demaaaaais
E que jornada Ken follet nos faz embarcar!
Em quase 1000 páginas somos presenteados com uma escrita absurdamente envolvente e perspicaz que não torna a leitura cansativa hora nenhuma
A história nos traz ciclos sendo abertos e encerrados, personagens tanto humanos quanto feitos de pedra e madeira, traz a maldade do ser humano que muitas vezes não atinge limites para conseguir o quer quer e a doce vingança ao final
Tão obra prima quanto a catedral!?

Dwarcy 09/09/2021

surpreendente
Que livro incrível! É uma história que sempre vai te manter preso. Quando você acha que tudo se ajeitou, ou que os resultados são previsíveis, a história muda completamente de direção e te deixa sem chão sem saber o que será do futuro dos personagens. É uma montanha russa emocional angustiante esse livro, quase uma tortura.
Inicialmente eu me questionava muito do porque e do caminho que a história tava me levando, mas quando as coisas começaram a se encaixar... não consegui mais parar de ler.

Pra quem se interessa, definitivamente um livro +18. E se você tem necessidade disso, aqui vai uma lista de ??GATILHOS?? que talvez te afaste dessa leitura: estupros, assédios, sexo com menores de idade, todas as cenas sendo bem gráficas. Fica aí o aviso.
Renato 09/09/2021minha estante
Livraço, eu to chegando na reta final, estou na parte em que o Philip diz ao Jack para informar os trabalhadores que o dinheiro ta curto e terá redução de custos.

Dwarcy 09/09/2021minha estante
se prepare colega, ainda tem muita água pra rolar. A história não da uma freada nem na reta final.

Mariana.Villa 06/09/2021

Me surpreendeu muito!
Sempre tive preconceito com esse gênero literário - romance medieval - por achar que fosse ser algo bem esteriotipado e ?infantil?. O livro não tem nada de nenhum dos dois - muito pelo contrário. Nunca imaginei que ia gostar tanto de um livro sobre a construção de uma igreja, visto que não sei nada de construções e não sou religiosa, mas a narrativa é muito muito boa! Realmente nem parece que tem 900 páginas, se passam tantos anos, o foco nos personagens muda, até os romances são improváveis, enfim, achei muito bom!
A únicaaaa coisa que eu pontuaria é que tem umas partes que ficam explicando as construções em detalhes, com termos muito técnicos. Algumas coisas eu pesquisava no google para entender, mas a maioria eu simplesmente pulava alguns parágrafos porque não conseguia entender nada para visualizar a cena na minha cabeça.

Leka 03/09/2021

Livro maravilhoso
Amei! A escrita do Ken vai te cativando e a cada capítulo era un suspiro ou uma surpresa.
Livro maravilhoso com um belo final!

Pett 01/09/2021

Que livro incrível
A forma como Ken folett faz um livro de mais de 1000 páginas passar voando é digna de nota.

A história é envolvente e os personagens são muito bem construídos, as tramas vão se entrelaçando e se desenvolvendo a medida que a cidade de kingsbrigde vai crescendo.

Quem gosta de um romance histórico não pode deixar de ler pilares da terra

Tarciso.Rodrigues 16/08/2021

Longo e detalhista
Os pilares da Terra é um romance histórico cheio de questões de poder e política, com toda a sujeira que acompanha, batalhas, guerra civil e detalhes construção. Por falar em detalhes, é daquelas narrativas bem descritivas, detalhistas ao extremo (até demais). Por vezes, a narrativa cansa, e há alguns erros fatuais, mas não desmerece essa impressionante obra de Ken Follet.

DeBem 09/08/2021

MAGNÍFICA OBRA
Os Pilares da Terra não é somente um livro grande, mas sim é um grande e belo livro.
Uma história épica que engloba os bons e os mais, com suas traições politicas, intrigas e violência, beleza, amor e o sonhos de construir uma igreja. O cenário da disputa não poderia ser melhor, Kingsdridge. É ali que Tom o construtor e Philip o Prior possuem algo em comum, uma Igreja.
Para um a oportunidade de criar a arte, para outro a realização de um ato de fé.
Ocorre no século XII, um século conturbado por guerras.

Obra magnífica que todos, tenho certeza, irão mergulhar nesse mundo incrível que Ken Follet criou.

Rodrigo Thadeu 05/08/2021

Que livro incrível!
Esse livro estava meio "esquecido" na minha estando, provavelmente pelo seu tamanho "intimidador" de pouco mais de 900 páginas...

Porém o assunto me fascinava, por se tratar de um livro de época, com muitas referencias históricas, um autor que admiro e uma capa linda...

O livro tem um início incrível. As personagens, que não são poucas, crescem muito ao longo da desenrolar da história. Por sinal, é daqueles livros que te fazem amar e odiar determinadas personagens. Isso é incrível!

Muitas reviravoltas, jogos políticos, traições por parte daqueles que lutam por poder, cargos e vantagens, sejam leigos ou religiosos...

Livro muito envolvente e com final incrível.

Ótima leitura!
GiSB 19/03/2022minha estante
Vi a série de TV sobre o livro.

Rodrigo Thadeu 19/03/2022minha estante
Não achei a série... tem o mesmo nome?

GiSB 20/03/2022minha estante
Eu creio que seja uma série homônima ao livro, produzida pela BBC, mas posso estar me confundindo com outra série, essa espanhola, chamada catedral del mar, cujo assunto é também a construção de catedrais e igrejas na alta idade média.

GiSB 20/03/2022minha estante
Uma série em 8 episódios. No elenco estão Donald Sutherland, Ian mcshane, Matthew macfadyen, entre outros. Minissérie de produção em 2010. Acho que tem em DVD. Em streaming não conheço serviço que a disponibilize.

GiSB 20/03/2022minha estante
Vi as duas, a inglesa e a espanhola. Adoro o tema idade média e história universal.

Amanda.Andrade 03/08/2021

História de tirar o fôlego.
Fala sobre ganância, intriga, jogo de poder, conspiração dentro da igreja católica, amor, amizade... Tudo em torno da construção da mais bela catedral da Inglaterra no século XII.
História contada nos mínimos detalhes, mas que em nenhum momento fica arrastada ou cansativa.
A mais bela obra prima de Ken Follet.

Calwbe 02/08/2021

Um livro épico
Com uma ambientação muito boa e descrição afiada, ken Follett leva a gente para o século 12 e é tudo muito bom. Os personagens são bem desenvolvidos e quero muito ler as sequências (apesar de que toda a trama da história abordada termina no mesmo livro). Foi uma aventura para mim ler um livro tão grande kkkkk

Gilvania4 28/07/2021

Um relato histórico
Um livro maravilhoso! Pilares da Terra começa e termina com um enforcamento, mas nenhum dos dois tem relação um com o outro.
Todo o livro conta a história da Inglaterra e a disputa pelo trono de 1123 a 1174, quando bispos, clérigos e a elite da côrte se unen para tentar colocar no trono aquele que servirá melhor a seus propósitos e você verá isso inicialmente pelo olhar de John Construtor e ao longo dos anos por Jack e Aliena.
Neste livro temos traições e romances, ódio e vingança, mas também amor e justiça.
Eu amei o livro e recomendo.

Bastos 26/07/2021

Maravilhoso
Meu Deus que história maravilhosa, é aquele tipo de livro que você não quer acabar nunca, os personagens são tão incríveis que você não quer abandonar eles, acompanhamos a bondade e o amor ao próximo do Philip, a inteligência e a criatividade do Tom e do Jack, isso sem falar na perseverança e garra da nossa querida Aliena e a bruxa Ellen (uma pena que ela não aparece muito na história).

Ken Follet consegue criar personagens que nos apaixonamos e também sabe fazer vilões que odiamos do fundo do coração e o pior de tudo é ter que ler os capítulos do desgraçado do Willian.

Mais um livro do Ken Follet que valeu cada centavo.

Maria Eduarda Martins 25/07/2021

Os Pilares da Terra
Salvo engano, essa foi uma das primeiras ficções históricas, se não a primeira, que o Ken Follet escreveu. Já tinha lido outras obras do autor, mas conhecer a origem de Kingsbridge tornou tudo mais satisfatório.

O trabalho de pesquisa realizado é fantástico e fui transportada para a Idade Média logo no começo ?

Demorei um pouquinho para ler, mas a culpa é exclusivamente minha! A história é super fluida e inteligente. As tramas do Ken não têm medo de abordar assuntos delicados, o que gosto muito, mas que me sensibilizaram bastante nessa obra (justificando minha demora).

Senti falta de mais pontos de vista, acho que alguns personagens poderiam ter suas perspectivas exploradas.

Ah! Mais uma coisa, eu nunca odiei tanto um vilão, como odiei o William. Fato que demonstra como o autor se preocupou em criar figuras complexas, mesmo que de caráter duvidoso.

Sou uma fã do Ken Follet e essa obra justifica o amor e a admiração que tenho por ele! Tudo é tão bem escrito que dá vontade de chorar haha