Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

EdiFreitas 20/03/2023

Sem dúvida um dos melhores do Follett que li até agora, um romance de 1989 a história se passa na Inglaterra no século XII , em um momento conturbado da história, em meio a traições, violência e guerras, um construtor, luta para sobreviver e escapar da fome com sua família, e tenta realizar o sonho
desconstruir a maior catedral já existente. Uma leitura
maravilhosa que nos prende desde o início.

Bruna.Palmeira 16/03/2023

Amei, mas graças Deus que terminei
Oscilei entre momentos de excitação e euforia e completo tédio. Já li outros livros de Ken Follet, os calhamaço da trilogia o século são mais fluidos e instigantes. Não pretendo ler a continuação dessa trilogia. É isso pexual.

Cacaudia 15/03/2023

Emocionante
Esse livro é simplesmente fantástico.
Uma obra rica, belíssima, que ensina muito sobre a história do mundo mas também ensina muito sobre as questões humanas.
O fundo histórico é perfeito, com descrições riquíssimas da arquitetura, vestimenta e dos hábitos da época.
Personagens muito complexos e bem desenvolvidos, que vivem questões humanas profundas
Amor, entrega, inveja, vingança, medo, violência, desejo? um livro repleto de reflexões sobre a vida
Além disso tem muitas reviravoltas, enredos muito bem construídos.
Como todas as outras obras que já li desse autor, entrega literatura de altíssima qualidade

Renato Esteves 05/03/2023

Romance histórico que nos prende do começo ao fim. A história se passa no período medieval da Inglaterra, mais precisamente no ano de 1113, durante a construção da catedral Kingsbridge - obra de arte que daria fama a cidade e simbolizaria um novo momento que estava por vir na história da Inglaterra. Durante a construção da catedral, temos personagens que são tocados por um destino misterioso, já que eles são partes da cobra que acaba formando o nosso mundo.

Através dos pensamentos e ações de cada personagem, temos a oportunidade de refletir sobre o que é o amor, a beleza, a esperança, a alegria e o perdão. Além disso, é possível observar a importância da religião e do poder político na época da construção da catedral.

A ambição dos nobres, a guerra civil que se seguiu à morte do rei Henrique, as rivalidades dentro da própria igreja, a ganância motivando as engrenagens do destino, acontecimentos do passado e do presente interligam todos os personagens de maneira profunda.

Os Pilares da Terra é um livro maravilhoso com um enredo envolvente, personagens interessantes e lições sobre o amor, a religião e o destino.

Os personagens começam de um jeito e vão sendo moldados pelas agruras do destino, pela maldade de seus conterrâneos, surpreendidos pelos exércitos e povos inimigos. Você fica realmente curioso para saber como eles agirão e como os acontecimentos os mudarão. Ah, Aliena!

Ainda que seja uma ficção histórica, o pano de fundo dos acontecimentos reais e o modo como Follet os trata, sem fazer muitos devaneios fantásticos, dá um senso terrível de realidade ao texto.

Naldoni 03/03/2023

Simplesmente incrível
O livro é incrível e te prende desde o início até o fim. A história e seus personagens são extremamente bem construídos e, por ser uma obra imensa, o leitor acaba por se familiarizar ostensivamente com a realidade da obra.

10/10

Lucas990 24/02/2023

Os Pilares da Terra é um grande novelão medieval, e eu amei.
A história tem como foco a construção da catedral de Kingsbride e todos os personagens que de alguma maneira estão ligados a essa obra, sendo a catedral em si também um personagem muito central.
É um livro longo, muito longo, e talvez por isso o desenvolvimento dos personagens e do enredo principal seja tão bem feito. Tudo tem uma causa e uma consequência, tanto a curto como a longo prazo, mas no final não há nenhuma ponta solta, tudo é devidamente explicado e acredito que é nesse ponto que está a genialidade do autor e o sucesso dessa história.
O livro merece a fama que tem. Genial em todos os sentidos. 5 estrelas que poderiam ser no mínimo 6.
Lucas 06/04/2023minha estante
Tem uma série deste livro

Daiana 21/02/2023

Os pilares da terra
Que livro minha gente.
Volto a falar, esse homem escreve bem demais. É de longe meu escritor preferido.

O livro se passa na idade média e tem início com o enforcamento de um homem, Jack, que vai reger toda a trama do livro, mas nas 900 páginas outras tramas acontecem. Guerras são travadas, traições, maldades e romances. Tudo dando aquela mistura perfeita em um livro. Você começa a amar alguns personagens e desejar muito a morte de outros, a querido William que raiva de você.
O livro narra também muita violência que acontecia de forma comum naquela época, saques, estupros, dentre outros e que muitas vezes não se faziam justiça, eu quase surtava nessas partes. Tudo isso em busca de poder.
O livro é perfeito. Um calhamaço de dar orgulho.
Leiam.

Liehima_S2 21/02/2023

Nunca tive interesse em ler livros com essa pegada, que se passavam na Idade Média (ainda mais se o livro tiver 900 páginas) mas li por recomendação do meu pai, olha só, e gostei pra caramba. É uma história muito bem feita, sem pontas soltas, cada personagem tem um papel importante na história, ela é cheia de reviravoltas e acontecimentos marcantes, vale muito a pena ler. Não é uma história parada (pelo contrário) mas não achei tão fluído a leitura, talvez porque eu não estava acostumada com a escrita do autor, não sei. Também não consegui me conectar muito com os personagens, acho que faltou carisma ou algo assim, não sei dizer, mas gosto muito da construção da história de cada personagem, acho muito bem feita. Então, no fim, eu recomendo demais a leitura!!

Maria8774 15/02/2023

Vale cada página
Facilmente um dos melhores livros que eu já li!

Demorei muito tempo pra ter coragem de encarar esse calhamaço de páginas, mas foi a melhor coisa que eu fiz.

A leitura é muito fluida, sempre te deixando na ansiedade de saber o que acontecerá a seguir.

Os personagens te envolvem, seja para amá-los (Phillip, jack, aliena), seja para odiá-los (Waleran, William, Estevão).

Entre histórias de amor, arrependimento e ação, temos uma truncada rede de jogos de poder e traição.

MARAVILHOSO!

Marli 15/02/2023

Intenso!!!
Livro muito rico, muito bem escrito!
Fala da construção de uma catedral, que precisa ser uma construção mais grandiosa na cidade de Kingsbridge!!!
Há sofrimentos, intrigas, disputa de poder entre os envolvidos.
Há também uma grande guerra que se prolonga ao longo do livro!
Uma personagem muito interessante é Aliena, que é forte, persistente e muito corajosa!!!
Leitura super recomendada!!!

@Umpouquinhodemim 08/02/2023

Perfeito
Foi meu primeiro contato com o escritor e só posso dizer que o livro é perfeito, maravilhoso e fascinante, termina sem nenhuma ponta solta, foi uma montanha russa de emoções e sentimentos, tem ação, intrigas, lealdade, traição, conspirações, esperança, tem romance, é trágico, é épico.

?As revelações que fizera foram tão devastadoras que ele quase se esquecera de que estava em julgamento. A história que ela contara, de nascimento e morte, desespero e esperança, segredos antigos
e amor duradouro, fizera a questão da castidade de
Philip parecer trivial.?

Peter.Molina 07/02/2023

A saga de uma catedral
Este livro conta a história da construção da catedral de Kingsbridge, permeada por diversos conflitos paralelos, envolvendo escândalos na igreja, corrupção política, disputas pelo poder ,além de muita violência que pode gerar alguns gatilhos,pois o livro descreve episódios de estupro aterrorizantes, além de algumas cenas bem hot. Tudo isso tendo como base a Idade Média no início do século XII. O livro é muito bem escrito, as aventuras e o desenrolar das tramas é envolvente ,mas achei que o final de alguns personagens insatisfatório bem como inverossímeis. Mas vale a leitura como uma aventura empolgante. Vamos ver agora a continuação da saga.
Gustavo195 08/02/2023minha estante
Estava esperando pra ver quantas estrelas você ia dar pra esse livro! rs Eu vou começar logo logo mas vou ler bem aos poucos pq tem muitas páginas haha mas pela sua resenha acho que o livro vale a pena sim.

Peter.Molina 09/02/2023minha estante
Sim vale a pena ler! Emendei agora nas cronicas de Arthur, praticamente estou vivendo na idade média rsrsr

Bru 03/02/2023

Sinopse
Ocorrendo no século XII, um século conturbado por guerras, política, religião e violência, Tom, o Construtor, é um típico homem à procura de emprego para sustentar sua esposa grávida e seus dois filhos. Engenhoso com obras, Tom se vê preocupado com a vinda das estações mais rigorosas, a escassez de comida e a ausência de um trabalho para prover sua família. Porém, sua vida tende a mudar quando ele conhece a cidade de Kingsbridge.
Nesta cidade, uma grandiosa catedral está para ser erguida, porém muitos conflitos estão ao seu redor. Enquanto uns tendem a atrasar a obra por interesse e perversidade, outros lutarão para que ela seja a mais magnífica e bela de toda a Inglaterra. É neste momento em que uma grande guerra política se inicia em um mundo devastado por conflitos regionais entre o clero e a realeza.

Danilo224 31/01/2023

Os pilares da terra é Ken Follett em seu ápice
Acredito que não seja exagero dizer que esse livro é definitivamente sua obra prima, a capacidade do autor em criar um história tão bem construída com personagens tão incríveis é simplesmente deslumbrante.

Os pilares da terra é basicamente uma saga inteira em um só livro, a evolução dos personagens e a evolução da própria catedral e da cidade de Kingsbridge é fascinante. Quando você percebe, você já está envolvido naquele universo.

É épico, é romântico, é trágico, é tudo isso ao mesmo tempo. Os pilares da terra é uma leitura fabulosa.