Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Carlos.Fernando 04/03/2022

No mínimo, uma linda viagem no tempo
Livro incrível. Rico em detalhes, empolgante, que te faz esquecer do mundo e nem ver o tempo passar ao voltar ao século XII, com suas estruturas feudais, crescimento religioso e vida simples contrastada pela monarquia. Uma estória apaixonante, com a presença de figuras reais em momentos importantes da história medieval, juntando o romance e a realidade de um jeito majestoso a lá Ken Follett. Interessante como você se apaixona ou odeia cada um dos personagens apresentados, esperando ver eles terem sucesso e prosperarem apesar das dificuldades, torcendo por eles. E o mais legal, tem uma história real no fundo que conecta isso com a realidade. Difícil você não se sentir no meio do livro, procurando as referências históricas na internet, visualizando a narrativa.
Recomendo muito: dos melhores livros que já li.
Valesca.Castelani 04/03/2022minha estante
Tenho esse livro a algum tempo é ainda não li, agora me deu até vontade de ler

Raisa.Severo 03/03/2022

Que saga!
Confesso que no inicio da leitura tive ímpetos de abandoná-la. Apesar da contextualização inicial ser um pouco arrastada, se faz necessaria para entender o desenrolar da história. E que história! Ken Follet nos faz viajar no tempo direto para a Idade Média com a riqueza de detalhes das informações. Muitos altos e baixos no decorrer da história, o autor nos faz torcer pelos personagens- nem todos! Recomendo a aventura!

Marcio 24/02/2022

Idade Média
Autor nos apresenta o povo, política e religião do século 12 na Inglaterra; uma história fascinante, dos meus autores favoritos.

fernandaugusta 12/02/2022

Os Pilares da Terra - @sabe.aquele.livro
Esta foi a minha primeira experiência com Ken Follett e posso dizer que gostei e cansei. Explico: a história é épica, personagens maravilhosos (ou odiosos), elemento histórico ricamente construído e costurado, muuuitos detalhes e 941 páginas. Tem partes que realmente amei, mas algumas me induziram sono profundo.

Começamos com um prólogo em que acompanhamos um enforcamento e uma maldição, sem saber que aqueles personagens sem nome seriam - para o bem e para o mal - cruciais no desenrolar dos eventos. Em seguida acompanhamos a saga de Tom, pedreiro, que subitamente se vê desempregado e começa a andarilhar com a família atrás de um novo emprego. Após a trágica morte de sua esposa no parto de um menino, e de quase morrerem de fome, a família, acrescida de Ellen, uma misteriosa mulher que os encontrou na floresta e seu filho, Jack, chega ao priorado de Kingsbridge, o centro de todos os eventos.

A catedral de Kingsbridge é destruída em um incêndio e Tom se vê diante da oportunidade de sua vida: projetar e construir uma nova. Ganhando a confiança do prior Philip, Tom então começa uma nova vida no vilarejo ascendendo à posição de mestre construtor.

A ambição dos nobres, a guerra civil que irrompeu após a morte do rei Henrique e também a política interna e as rivalidades dentro da própria igreja são entraves que se abatem sobre Kinsgsbridge e mudam a vida de todos, afinal, os acontecimentos do passado e do presente interligam todos os personagens de maneira rica e forte, em cenas e acontecimentos sempre muito marcantes.

Meus personagens favoritos foram o prior Philip, a bruxa Ellen e seu filho Jack e a fortíssima Aliena. Um dos mais odiosos núcleos de qualquer livro que eu já tenha lido está na dupla William Heimleigh e no bispo Waleran Bigod: as maldades sem limites dos dois se estendem durante as páginas com uma impunidade solene, a ser resolvida somente ao final da saga.

Não há dúvida do talento gigantesco de Ken Follett. A escrita é riquíssima e cheia de detalhes. Porém em alguns momentos, o excesso de descrições arquitetônicas, de ambientes, das batalhas e a filosofia religiosa torna a leitura cansativa. Superados estes momentos mais letárgicos, o próprio andamento da trama melhora muito a partir da metade do livro, quando os papéis de todos já estão definidos e a luta bem vs. mal vai a todo vapor. O final é o fechamento digno de todos os conflitos e a revelação do grande mistério do prólogo.

Enfim, temos em "Os Pilares da Terra" um romance histórico rico, de contexto marcante na Inglaterra medieval, que se entende por gerações de personagens inesquecíveis. Após um descanso, pretendo encarar os volumes seguintes da saga de Kingsbridge (afinal, descobri que "Os Pilares" é o começo de uma trilogia), já na expectativa de histórias tão complexas e monumentais quanto esta.

Eli 11/02/2022

Uma ficção histórica de altíssima qualidade!
Kingsbridge é uma pequena vila localizada na Inglaterra, e após um incêndio que destruiu a catedral, o prior do monastério, Philip, precisa construir uma nova catedral, mas uma série de imprevistos, inimigos cruéis, uma guerra civil pela sucessão do trono e muita ganância, farão de tudo para tentar impedir essa construção.

Este livro tem tudo o que eu mais amo em uma obra de ficção: conflitos religiosos, guerra civil, viradas de mesa, histórias de amor de fazer você chorar, mulheres fortes, destemidas e independentes dando uma virada por cima surpreendente em uma época em que as mulheres eram tão marginalizadas, maldições, mortes tristes, momentos frustrantes de fazer você arrancar os cabelos querendo saber o que vai acontecer em seguida, fazendo com que o leitor não consiga largar o livro, cenas violentas e muita coisa em jogo para te deixar com a curiosidade lá em cima.

Ambientado no período medieval com tudo o que tem direito como reis, condes, príncipes, cavaleiros, monges e padres católicos ambiciosos... "Os Pilares da Terra" é uma jornada simplesmente sensacional e impossível de ser deixada de lado.

Além de ser uma ficção histórica, que tem como pano de fundo fatos reais, o que para um apaixonado por história como eu, é um prato cheio, o autor também descreve a cultura e os costumes daquela época com maestria, fazendo com que o leitor sinta mais interesse em conhecer a época em que a obra foi ambientada, bom, pelo menos foi o que ele fez comigo.
Com certeza este livro entrou no meu top três de livros favoritos da vida, e o autor da obra (Ken Follett) se tornou um dos meus autores favoritos.

Roberta Irds 02/02/2022

Um espetáculo!!
Os Pilares da Terra traça o painel de um tempo conturbado, varrido por conspirações, jogos intrincados de poder, violência e surgimento de uma nova ordem social e cultural. No meio de tudo isso temos personagens como Aliena, a bela herdeira banida de suas terras, Jack, seu amante, Ellen a "feiticeira" que vive na floresta, Tom, o construtor, William o cavaleiro boçal, Philip, prior de Kingsbridge, um homem que luta contra tudo e todos para construir um templo grandioso a Deus e Waleran, o bispo capaz de tudo para pavimentar seu caminho até o lugar do Papa, em Roma.

Apesar de ser um calhamaço com 941 páginas eu conclui a leitura em 5 dias. Eu simplesmente não conseguia parar de ler! Em nenhum momento foi cansativo, a escrita do Ken Follett é riquíssima em detalhes e eu tive avalanches de sentimentos em cada página! Foi uma imersão total na Inglaterra do século XII.

Uma frase que resume minha experiência ao ler esse livro foi: TÃO PERTO E TÃO LONGE!
Foi frustrante em muitos momentos saber que NADA dava certo!! Quando você pensava "não é possível, ele(a) sofreu tanto, por favor Ken Follett deixa dar certo" DAVA TUDO ERRADO!!
Quando cheguei nas últimas 10 páginas eu pensei "Sério que a vida dele(a) vai ser arruinada em tão poucas páginas??" e quando chegou nas últimas 5 páginas eu já queria chorar de ÓDIO! Mas no final tudo deu certo, foi gratificante e maravilhoso!

"Depois, pensou, o mundo nunca mais seria o mesmo"

Foi um dos livros que coloquei na lista de favoritos e recomendo para fãs de fantasia que procuram uma história bem feita, personagens bem construídos e uma narração detalhista!

site: https://www.instagram.com/p/CRFKIyPA1sc/

Ligia 31/01/2022

Sensacional
Que livro FANTÁSTICO! A gente entra na história por diversos personagens, e o mais incrível é a personalidade deles na narrativa dos acontecimentos. Tem de tudo, desde sacerdotes exemplares que reconhecem suas falhas e estão à serviço de Deus e da Igreja, como deveria ser, tem os que estão somente a serviço de si próprio, tem personagens comuns, tanto homens simples e práticos (com sua própria inteligência), mulheres fortes que traçam seu próprio destino, um garoto com uma inteligência incrível, que a gente acompanha a vida inteirinha, terminando com o vilão, que faz a gente achar que a última maldade foi o limite, não tem como piorar. Mas tem. Tem reviravolta. E de novo. E mais uma vez. Egos. Guerra. História real de pano de fundo. Tudo isso pra narrar a construção de uma catedral. E é impossível parar de ler! Recomendo!!!
Nathan.Bessa 31/01/2022minha estante
Eu terminei de ler ele ontem e se tornou um dos meus favoritos da vida!

Ligia 31/01/2022minha estante
Com toda certeza se tornou um dos meus favoritos também! Ja quero ler outros livros do Ken Follett!!

Lilian.Inoue 29/01/2022

Sem freios para essa leitura!!
Aquele livro que vc não consegue parar de ler... ainda mais quando aparecem lugares que vc já esteve, e que um acontecimento importante na história ocorreu na mesma data do seu nascimento, um mix de fatos e ficção, super recomendo!!!?

Nathan.Bessa 29/01/2022

Uma obra prima!
Não é atoa que este livro foi aclamado mundialmente, é uma obra prima atemporal que exala perfeição em todas as suas páginas. A trama é cativante, os personagens são extremamente bem construído e os defechos foram amarrados de maneira magistral. Eu terminei minha leitura com a sensação de ter lido um dos melhores livros da minha vida. Adeus Philip, Jacke e Aliena, amei acompanhar essa aventura ao lado de vocês. Espero que esteja se divertindo bastante no inferno, William.

Fred Zanitti 24/01/2022

Riqueza de conhecimento histórico
O livro é extremamente detalhado, traz um conhecimento histórico impressionante. A história é intensa, cheia de reviravoltas, massacres, injustiças, miséria... é inimaginável pensar como era a vida das pessoas nessa época, onde tudo girava em torno das vontades de um rei, um condado ou um priorado. Os personagens vivem em constante necessidade de tomar decisões difíceis, envolvendo quase sempre o futuro do condado: seja econômico, social ou religioso (nessa época a religião tinha um alto status junto a sociedade e muitas das decisões eram tomadas baseadas nas premissas e ideais do monastério). As situações narradas, em sua maior parte, nos traz um sentimento de revolta e indignação. A corrupção, os feitos em benefícios próprios, as explorações, as conspirações e as traições já estavam presentes em toda sua essência e todos esses ingredientes dão a tônica do livro.
Vale cada página lida, esse foi o primeiro livro do autor que leio e já entrou para galeria dos meus favoritos!
Thales Diniz 24/01/2022minha estante
Da hora, mano. Tu terminou bem rápido. Consegue comparar com a série?

Fred Zanitti 25/01/2022minha estante
Eu ainda não vi a série, quis ler o livro antes. Quase sempre que se que existe uma série/filme de um livro que quero ler, o leio primeiro. Vou começar a assistir agora, mas geralmente os livros são muito melhores e mais detalhados do que séries/filmes. Um exemplo recente foi Novembro de 63... a série é boa, o livro é excelente.

Fernanda1156 27/01/2022minha estante
Adorei a resenha, agora é certeza que entrou para a lista, mas não aguentei e já estou vendo a série, bem lento assumo, estou sem tempo... Mas com certeza vou terminar a série antes mesmo de conseguir começar o livro... Eles são um pouco caros né ?, mas uma hora é certeza que vou ler ?

Prico 21/01/2022

Maravilhoso
Livro que nos gera muitas emoções !! Acompanhamos cerca de 35 anos da vida desses personagens, dos momentos mais sombrios, aos lampejos de esperança ! Depois dessas 941 páginas e difícil se separar de algo tão forte e especial !!!

Gustavo.Henrique 12/01/2022

Um obra prima! sem dúvida alguma esse é o melhor dos livros do Follet, os personagens que desenvolve e a trama histórica na qual são inseridos é de tirar o fôlego. Há capítulos onde você prende a respiração com tamanha tensão sobre o que vai acontecer, os personagens principais que em sua maioria são extremamente cativantes nos fazem firmar os dedos enquanto lê o desespero de lutarem pela sua vida, o perigo e o mundo ambientado são tão reais e vivos, que por vezes me esquecia de que era ficção. Um livro indispensável!