Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Joab 23/01/2023

Viagem pela idade média
Recomendo demais a leitura!! A história se passa nos anos 1100 depois de Cristo. O autor contextualiza muito bem todo o ambiente da idade média, costumes, cultura trazendo traços que nunca mudam, e que sempre estão presentes, mesmo nos tempos atuais: a disputa pelo poder. Iniciei a leitura não gostando muito do enredo, mas a história melhora muuuito depois do segundo capítulo. Este livro é uma maravilha de Ken follet, o segundo livro que leio deste autor excepcional. Lerei todos dele!!!

Vanessa 19/01/2023

Que achado maravilhoso!
O livro é ambientado nos anos 1100, e trata de uma história com vários pontos de vista. O desenvolvimento da narrativa e dos personagens é completamente surreal de tão boa, e as reviravoltas então! Arrancam suspiros e paradas pra conseguir compreender que tá acontecendo. Que livro maravilhoso e belo, se tornou meu favorito nesse segundo (e com certeza será o seu também).

16/01/2023

O livro teria metade (para menos) da quantidade de páginas se o autor não ficasse gastando palavra descrevendo atos nupiciais desnecessários. O que salvou foi o Philippe e pouca coisa do Jack

Erick.Oliveira 14/01/2023

Uma obra prima
Livro incrível do início ao fim!
Um prato cheio para quem gosta de história, se interessa pelo tema e assuntos medievais e política.
Embora o tamanho assuste, você é tão envolvido pela história que não sente passar e só quer saber o desfecho dos personagens.

Vinicius Fernandes 09/01/2023

Os Pilares da Terra
Ambientado entre os anos de 1131 até 1176, a obra prima de Ken Follett acompanha a história da construção da catedral de Kingsbridge. O interessante da narrativa é que a catedral é o protagonista do livro, e todos os personagens desenvolvidos estão de alguma forma relacionados a igreja.

Conhecemos a história do construtor Tom, seus filhos Martha e Alfred, o monge Philip, os filhos do conde Aliena e Richard, a feiticeira Ellen e seu filho Jack, o sádico William e entre outros. Todos os personagens são desenvolvidos de forma interessante, destaque para as histórias de Tom, Philip e Jack.

A narração dos fatos são detalhadas, torcemos, sofremos e odiamos cada personagem e suas condutas. Como a história se passa ao longo de quase cinquenta anos, muita coisa acontece ao longo do livro, e acompanhar a vida de cada um, da forma que é descrita, é sensacional.

O livro de Follett é uma obra prima da literatura moderna. Personagens, descrições, narrativas e diálogos são impecáveis.

Nicolas.Czuchraj 05/01/2023

Esse livro é completamente maravilhoso, o autor consegue fazer uma drama que te prende desde do início até o fim. E o melhor ainda ele usa a visão de vários personagens e consegue interligar a história isso eu não via desde das crônicas gelo e fogo kkk

Fabiana 05/01/2023

Favorito
Um dos meus livros favoritos sem dúvida, não poderia ter começado o ano com uma releitura melhor. Essa história é tão completa, mostra os escrúpulos da igreja católica no passado e o confronto do "bem com o mal". O William é sem dúvida o "melhor" vilão que já tive contato, a sua ruindade é infinita. Enfim, muito feliz de retornar essa leitura e com certeza voltarei a reler essa história.

Miry 31/12/2022

Épico demais
Nessa história vc não tem um minuto de paz! Quando tudo parece bem acontece umas intrigas, reviravoltas, traição.

Você acompanha uma família de um construtor e tooooda a saga de um monge que foi mudando de liderança religiosa.

Passei nervoso até os últimos momentos! É uma história que te prende mas que também suga o seu cérebro porque é muita informação acontecendo. É incrível!

Vini 25/12/2022

Livro muito bom. Em alguns momentos a leitura é tediosa, mas é comum em vários livros muito grandes. Porém na maior parte do tempo é uma leitura boa transportando o leitor para a época. A história é muito bem construída, os personagens são interessantes e uma coisa legal é que em diversas passagens do texto o autor retoma alguns personagens que anteriormente tiveram pouca participação, num contexto muito bem amarrado.

Neto Murracho 23/12/2022

Que livro !!!
Uma leitura que te leva a sempre querer ler mais algumas páginas, em momento algum se torna cansativa e com varias reviravoltas.
E quando você acha que a história está se encaminhando para o final, aparece mais coisas para enriquecer essa aventura.
Pedro 23/12/2022minha estante
Gostou do William Hamleigh? Kkkk

Neto Murracho 24/12/2022minha estante
Oh carinha insuportável !!!

Pedro 24/12/2022minha estante
Um dos melhores vilões que eu já vi. O cara era um desgraçado.

Erilane.Rocha 27/12/2022minha estante
Ahhh, quero ler

Pedro 27/12/2022minha estante
Se você gosta de Ken Follett, você precisa ler Pilares da Terra, Erilane. É uma verdadeira obra-prima da literatura. Eu o considero um dos melhores livros que li na minha vida.

Neto Murracho 28/12/2022minha estante
Realmente é muito bom, era para ser o meu primeiro livro do Follett, mas acabei pegando Queda de gigantes achei que era o primeiro de todos... é o primeiro de uma trilogia que tem tudo para ser ótima

Neto Murracho 28/12/2022minha estante
Como pilares da terra !!!

Erilane.Rocha 28/12/2022minha estante
Vou ler sim, com certeza.

Doug 06/01/2023minha estante
Eu também fiquei com vontade de ler agora.

Tiago 21/12/2022

Uma maravilha épica...
Ler Follett, é mergulhar de cabeça na história que tem de tudo pra ser verdadeira. A escrita dele tem como marcas próprias suas amplas pesquisas e embasamento histórico, pra dar cada vez mais realismo a suas histórias. Em Pilares da Terra, nós vemos vários personagens com uma diversidade incrível de personalidades, e nos mostram que são capazes de fazer tudo para utilizar a miséria como maneira de redimir algo. A medida que você vai lendo as páginas, ódio e amor pelos seus personagens surgem em nós e vemos o quanto podemos alcançar sem se importar em quem está por baixo, como uma roda de raios em uma estrada. Em Pilares a construção da catedral converge na história de todos que estão a sua volta, a ambição do homem em chegar perto de Deus tenta se justificar sempre e cada injustiça choramos, a cada vitória vibramos, a cada espaço de espera nos angustiamos. Mas, Follett mostra também que o final de todos chegam mais cedo ou mais tarde...

Arthur.Battisti 21/12/2022

A obra prima de Ken Follet
Sem dúvidas Ken Follet tem uma escrita magnífica, que eu mal imaginava até ler os Pilares da Terra, aonde ele começa mostrando a história de personagens nem um pouco correlacionados, mas autênticos e honestos em meio a uma sociedade repleta de corrupção e brutalidades. Esses personagens são Tom o Construtor e sua família, o prior Philip e Ellen uma mulher auto suficiente que vive com seu filho na floresta e deseja ficar distante da sociedade, já o prior teve um passado trágico e foi acolhido pela igreja dedicando a ela e para mudar a sociedade pregando o cristianismo, já Tom busca o melhor para sua família que vive na miséria, mas tem um sonho ambicioso de construir sua própria catedral. Contudo toda vez que Tom vê uma oportunidade de emprego e sucesso, algo entra no caminho, até um ponto onde no meio da construção da casa do nobre William Hamleigh, o mesmo engana o construtor e decide cancelar a obra sem pagar Tom e sua família, pois a obra seria um presente para a noiva de William, Aliena, filha do conde de Shiring, que recusou se casar com William, que sem outra opção decidem seguir a estrada em busca de emprego, até um ponto onde a esposa de Tom morre no parto de um novo filho, que Tom decide por deixá-lo para morrer, pois não teria condições de mantê-lo vivo, prosseguindo com seus dois outros filhos, até que encontra Ellen e seu filho, Tom se apaixona pela moça e ambos decidem seguir caminho e criar uma vida juntos. Neste meio tempo bebê que havia sido deixado para morrer encontrado e acolhido pelo prior Philip que deu-o o nome de Jonathan, vendo muito de si próprio na história do bebê, Philip passa a cria-lo como um filho. Ao mesmo tempo, Philip que era prior de um pequeno vilarejo descobre conspirações contra o rei cristão, provindas de seu irmão que possuí alto escalão nas funções de gestão da Inglaterra. Assim Philip vai direto falar com o arcediago Waleran, já que o bispo não estava presente, que afirma tomar conta do assunto. Assim Philip no retorno a sua casa, passa pela antiga cidade de Kingsbridge, aonde se indigna pela tamanha má gestão do local e resolve concorrer para prior do local, sendo apoiado pelo arcediago Waleran, que em troca foi apoiado por Philip para nomeação de Waleran como bispo. Enquanto isso William com seu ego atingido descobre que o conde de Shiring, o pai de Aliena conspira contra o rei e resolve invadir a cidade e domina-lá. Tom e sua família estavam no local e viram tudo acontecendo, fugindo de lá para Kingsbridge que por coincidência procurava operários para reformas do novo prior Philip. Já em Shiring o conde é preso e Aliena e seu irmão Richard permanecem no castelo, até que William retorna para reinvindica-lo e abusa de Aliena enquanto maltrata o irmão, criando um trauma para ambos, que fogem a noite e reiniciam suas vidas, com Aliena se tornando uma próspera comerciante de lã e Richard um grande combatente amigo do rei, mas sempre mantendo sua ambição de reconquistar o território do pai que faleceu na prisão. Kingsbridge se tornou próspera e iniciou a construção de sua própria igreja, mas os negócios começaram a atrapalhar os planos do ganancioso Waleran, que faz de tudo para acabar com os planos de Philip, se aliando a William Hamleigh que mantinha um ódio por Aliena e seu irmão, travando batalhas constantes que geraram muitas mortes de inocentes principalmente em Kingsbridge. Contudo o cenário nacional se mostra mais decisivo e o novo rei decide retornar as terras para os antigos donos de antes da grande guerra, tornando Richard conde, mas que devido a uma morte em legítima defesa, foi acusado injustamente e teve que fugir do país, deixando sua irmã como responsável pelo local que estava casada com o filho de Ellen, Jack, um exímio mestre construtor que finalizou a construção da igreja de Kingsbridge após a morte de Tom. Ao final vem a tona um grande segredo que Waleran guardava sua vida inteira e que põe fim a sua carreira, enquanto William ataca um arcediago junto a alisadores do rei, que acaba levando todos a morte e gerando paz ao reinado

Thaís 05/12/2022

Um best seller para chamar de meu
Ken Follett não é reconhecido como um autor fantástico atoa. Prender o leitor e fazê-lo sentir-se tão desamparado quanto as personagens é um feito e tanto. O nível de desespero é tanto que é possível acreditar num Juízo Final antecipado.

Outra coisa que me agrada é que ele dá tempo para cada personagem de desenvolver, mostrar seu papel na história. Faz com que o leitor espere por algo a cada vez que um deles entra em foco. São cerca de 50 anos de história, mas que não deixa de ser meticulosamente detalhado, explorado e resolvido. Para o bem ou para o mal.

Clara 04/12/2022

Refrescante - mesmo com quase mil páginas.
Os Pilares da Terra contam com 941 páginas, mas nenhuma delas foi desperdiçada: Ken Follet explora uma gama de personagens e acontecimentos, mas todos são relevantes para a teia de aranha que constitui a narrativa do livro. Nesse âmbito, um aspecto inovador do enredo é a sua perspectiva - geralmente, histórias medievais tais como as ilustres Crônicas de Gelo e Fogo destacam a elite enquanto foco narrativo, a qual trava batalhas por títulos e terras, de forma a desconsiderar a ótica camponesa e precarizada. Essa obra, no entanto, não faz isso.
Em The Pillars of the Earth, o leitor acompanha a experiência de ser um trabalhador no período feudal, e ficar prestes a morrer de inanição; de ser mulher numa época em que reinava a banalização do estupro; de ser apenas um monge enquanto o alto clero se envolvia em tramas políticas. De fato, Follet reverbera um retrato fiel e tocante do que seria viver no medievo, uma vez que os protagonistas não são senhores com grandes exércitos, mas pessoas comuns - vítimas de um cenário político que, mesmo distante, afeta suas vidas de forma incisiva.