Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. II

1 | 2 | 3 | 4

Guy 29/05/2016

Mil e cem razões para viver a vida
A vida como ela é, no final o correto prevalece. Muitos personagens com vida intensa e superação, a busca do poder através da injustiça e o eterno prazer sexual daqueles que se respeitam. Dinamismo Ken Follet em mais um livro que nos leva ao prazer da leitura. Mudam-se os cenários para o ano 1100 d.c. mas o ser humano é todo igual, polêmico e vence quem é honesto e tem tenacidade.

Fátima Lopes 05/05/2016

Empolgante
O pano de fundo é disputa de poder entre nobreza e clero no século XII e a narrativa mescla as dificuldades de construção de uma catedral com o cotidiano de personagens marcantes. O tamanho do livro assusta inicialmente mas a qualidade da trama me fez devorar as páginas.

Daniel.Martins 27/07/2015

Épico
Ler um calhamaço de mais de mil páginas é um desafio. Mas a cada página que se ia, senti que não havia sacrifícios, apenas prazer.
Ken Follett já havia me maravilhado com "o buraco da agulha", entretanto, Pilares é ainda melhor. Acompanhamos 3 gerações de personagens durante a construção de uma catedral.
Cada um deles parece vivo, de tão bem detalhados, nos fazendo torcer a favor ou contra, de acordo com as situações. Os vilões são odiosos e só engrandecem a trama.
Sobre a trama, é preciso citar a enorme capacidade do autor em colocar fatos, aparentemente irrelevantes pela obra, para depois transformá-los em algo enorme.
Se você pretende escrever algo, essa obra é uma grande aula, se pretende apenas se divertir, terá mais de mil páginas para isso.
Provavelmente o melhor livro que já lí.

site: http://www.amazon.com.br/dp/B011H51W3A

Mara 07/04/2015

Finalmente terminei a leitura do calhamaço chamado Pilares da Terra, e posso garantir que o livro é uma excelente leitura, conseguindo o ideal em um romance: nos transportar para dentro dele. Você se importa com os personagens, luta pelos seus ideais, sofre com suas desgraças e torce pela justiça, que muitas vezes demora a acontecer. O mais interessante é acompanhar as crescentes mudanças ocorridas na Idade Média e posso confessar que muito do meu preconceito sobre o período desapareceu (um livro teve mais efeito que inúmeras aulas de Idade Média que tive durante minha graduação).
O autor consegue tratar sobre a questão da mulher na Idade Média, sobre o embate entre política e religião, a força absurda da Igreja Católica no cotidiano das pessoas (sejam elas nobres ou do povo), a economia do período, as evoluções tecnológicas causadas pela chegada dos árabes na Europa, enfim, tudo misturado com o trama histórico que realmente ocorreu no período retratado pelo livro, e a única crítica vai aos extensos trechos sobre arquitetura de catedrais, que deram uma quebrada no ritmo do livro (claro, é uma questão de gosto, acredito que quem se interessa pelo assunto vai achar extremamente prazeroso).

Recomendo até para os que sentem medo de livros gigantescos, porque a forma que o autor guia o leitor é tão excepcional que nem sentimos as centenas de páginas passarem. "Pilares da Terra" é um romance de altíssima qualidade.

Silvio 24/04/2014

Excelente
Quem procura um bom livro, não pode deixar de ler "Os Pilares da Terra". Leitura simples, fácil e envolvente. Um livro que nos deixa triste quando acaba. E aí perguntamos ? " O que vou ler agora ?"

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Os Pilares da Terra (volume II), de Ken Follett
“Ninguém faz nada por gratidão.”
“Ao envelhecer-se os anos parecem passar mais depressa.”
“A arrogância é o pecado dos bons líderes.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/01/os-pilares-da-terra-volume-ii-ken.html

Só Sobre Livros 24/05/2013

Conheçam "Os Pilares da Terra
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/08/conheca-os-pilares-da-terra-carla.html

mila antares 01/03/2013

Meu deus! É só repetir o que escrevi no vol.1. Agora é só ir atrás de outros títulos do Ken Follett, amo muuito.

Márcia 23/01/2013

Os Pilares da Terra Vol.2
O romance foi escrito por Ken Follett em 1989 e tonou-se conhecido na década de 90. Um romance histórico que se passa entre os anos de 1123 à 1174 na Inglaterra.
O livro mostra o desenvolvimento da pequena cidade de Kingsbride , da ascenção e queda de seus moradores mais proeminentes e, principalmente, na construção da catedral da cidade.
A história começa com um enforcamento de um homem, não se sabe o motivo e nem as pessoas que estão acusando-o. Na plateia esta uma moça grávida que joga uma praga nas pessoas que estão promovendo o enforcamento.
Nessa época, o rei Henrique I da Inglaterra perde seu filho em um naufrágio e não tem herdeiros homens para passar o trono após sua morte. Sua filha, Matilde, não pode assumir como rainha.
Após a morte de Henrique I em batalha, há uma disputa entre Matilde e Estevão, seu tio, pelo trono da Inglaterra. Essa disputa é um dos pilares do livro em questão.
Os personagens principais do livro são todos fictícios e vem de diversos segmentos sociais. Há o prior Phillip, um religioso justo e determinado a melhorar a situação do priorado de Kingsbridge, Tom, um construtor que sonha em elevar aos céus uma Catedral, Jack, enteado de Tom que toma o sonho do padrasto como sua herança e Aliena e Willian, dois filhos da pequena nobreza, membros de famílias que se tornaram inimigas e que carregam seu antagonismo até o fim de sua vida.
Nos próximos capítulos acompanhamos a trajetória de Tom, o construtor, que tem como seu maior sonho construir uma catedral. No início da história, ele esta construindo uma casa para um nobre. Esse nobre, Willian, é desprezado pela noiva e acaba desistindo da casa.
Tom com sua esposa e filhos acabam migrando de cidade em cidade em busca de emprego. Passando fome e frio, já que não encontram trabalho, a mulher de Tom acaba dando a luz a uma criança na floresta e morre em seguida.
Tom desesperado, deixa o bebe na floresta e segue a diante com os outros filhos e acabam encontrando Ellen, Ellen é a moça que está no enforcamento do jovem no prologo do livro, e seu filho, Jack, no caminho.
O bebe e recolhido por um viajante e levado para um mosteiro onde o prior é Philip. Ellen informa à Tom que há um mosteiro próximo e que eles devem seguir para lá. Nesse meio tempo, Ellen se torna mulher de Tom e eles seguem viagem para o mosteiro.
Com medo que não ter trabalho para Tom no mosteiro e eles tenham que voltar para a floresta e passar fome novamente, Jack queima a antiga igreja no mosteiro.
Em outra parte do enredo, há a historia de Aliena e seu irmão, Richard. O pai de Aliena e Richard foi considerado um traidor da coroa da Inglaterra, destituído de suas posses ele acaba sendo preso e seu castelo e tomado por William, antigo pretendente de Aliena.
William se apossa do castelo e violenta Aliena, como vingança pela desistência pelo casamento. Aliena e Richard são obrigados a fugir e são acolhidos, depois de vários percalços, no mosteiro de Philip.
No mosteiro, Aliena e Richard conhecem Tom e sua família e passam a fazer parte da sociedade local. Aliena se tonou uma rica mercadora de lã e Richard um cavaleiro do rei,
Philip é um excelente gestor e administra muito bem o mosteiro possibilitando Tom começar a construção da catedral de KingsBridge.
O local é várias saqueado, queimado por William e seus cavaleiros e, em um dos seus últimos saques, Aliena tem toda sua lã queimada e perde toda sua fortuna.
Aliena é apaixonada por Jack mas, ao perder toda sua fortuna se vê obrigada a casar-se com Alfred, filho de Tom.

No segundo volume o fio condutor da narrativa passa a ser Jack Shareburg, o filho de Ellen com trovador injustamente condenado à morte na forca. Criado por Tom, Jack vê impelido a correr o mundo pela impossibilidade de se casar com Aliena, noiva de seu irmão, e pela incapacidade de se adaptar ao noviciado. Decidido a fazer o Caminho de Santiago de Compostela, ele entra em contato, no percurso, com a cultura sarracena e vai a Paris a tempo de ver construída a catedral de Saint-Denis. É ali que reencontra Aliena e o filho, e decide voltar à Inglaterra, para cumprir o que julga ser sua missão: levar as conquistas do gótico francês, a mistura de solidez e leveza, para a reconstrução da catedral de Kingsbridge.
Após o retorno de Jack e Aliena para Kingsbride, eles são impedidos de morarem juntos pois Aliena continua casada com Alfred e não consegue a anulação do casamento. Jack e Aliena, mesmos separados, eles tem um novo bebe, uma menina.
Conflitos que cercam a Inglaterra com o reinado de Estevão e a sucessão por Henrique II, safras ruins devido ao mau tempo faz com que a fome aumente e empobreça os camponeses. Devido a esses conflitos, Richard consegue reassumir o condado e, William empobrece.
William já não tem condições de pagar seus empregados , o que faz com que Alfred retorne à Kingsbride e exija que Aliene o receba em casa.
Richard acaba matando Alfred, com isso Richard é obrigado a fugir e se exilar no Oriente.
Anos se passam, Jack consegue concluir a catedral, Aliena retorna como mercadora de lã
e, eles, finalmente, conseguem se casar.
Philip se torna bispo de Kingsbride e o segredo do pai de Jack é desvendado.
As tramas paralelas, desenvolvidas por Follett no primeiro volume, ganham na segunda parte fôlego surpreendente. Movimentos camponeses, conspirações, procissões improvisadas, tudo reflete a agitação do final do século e a mudança galopante das feições da Inglaterra feudal. Os mistérios propostos no início do romance são desvendados, as peças do quebra-cabeças encaixam-se.

Mirissa 18/01/2013

Os pilares da Terra
Livro empolgante até as últimas palavras. Trata de um grupo de pessoas e suas interligações no início do século 17, e como suas vidas são afetadas e decididas por costumes hoje arcaicos, pessoas gananciosas e interesses escusos. E no final de tudo como aqueles que persistem e lutam pelo que acreditam superam seus obstáculos.

Eraldo 02/01/2013

Ótimo
A Idade Média descrita de uma forma genial. Intrigas da Monarquia e da Igreja Católica em busca do poder. Em meio a esse cenário, a saga de Tom , um construtor de catedrais, lutando pela sobrevivência.

Leila 29/12/2012

Então... cumprindo a promessa de comentar o livro que leio devo dizer que terminei de ler o volume II de Os Pilares da Terra, e gostei tanto quanto do primeiro volume. O enfoque neste 2º volume é em Jack filho de criação de Tom, o construtor, que se tornou um homem de caráter.

Como na maioria dos livros, os vilões sempre tem um final terrível, William não teve um final diferente e todos os outros que o acompanharam em tanta maldade. Os heróis como Phillip e tantos outros tiveram o final que eu esperava.

Um livro muito bom. Cheio de estórias surpreendentes. O autor conseguiu realmente, em minha humilde opinião, construir um enredo com início, meio e fim, principalmente se tratando de uma estória contada em dois volumes enormes. Todos os mistérios, foram revelados, sem deixar dúvidas, e todas as revelações fizeram certo sentido.

A parte da construção da catedral continua, neste volume, sendo contada em suas minúcias. As conspirações e guerras e maldades também. Meu Deus, como sofreram Jack e Aliena, mereceram o final que tiveram.
Não posso deixar de comentar aqui a introdução do personagem de Thomas Becket, um personagem que realmente existiu. É claro que o seu assassinato e a maneira como foi canonizado foi contada com toda a liberdade poética, mas a maneira como o autor contou ficou surpreendente.

Devo confessar que senti falta de Martha, filha de Tom, mas deve ser difícil mesmo, dar conta de tantos personagens.

Bem, acaba aqui a saga de dois livros que li, portanto, desejo realizado. Em busca de novos títulos do autor para ler, pq realmente são estórias que fazem todo o sentido. Quem tem prazer em ler uma boa estória, recomendo de olhos fechados.

Adriana 11/10/2012

Continuação
Tão bom quanto o primeiro!!!
Por mais descritivo que seja o autor vale cada pedaço, sem contar que me deu vontade de ir a Inglaterra confeir tão Catedral!!!

E o final é melhor ainda, me senti como a mãe de alma lavada, enxaguada e secada!!!!

Geraldo 27/05/2012

Uma Grande Obra!!!
Acho que esta foi uma das inúmeras obras de Ken Follett que deixa qualquer um admirando seu trabalho. Pra falar a verdade: "O CARA É INCRÍVEL"
Conheci essa obra: Pilares da Terra, fuçando aqui, no skoob sobre esse autor, queria ler algo novo, que abordasse um contexto medieval em formato de série, ou seja, vários personagens, vários dramas e inúmeras situações de cotidiano e de intrigas de poderosos se passando em uma Inglaterra feudal.
Com isso, vi que surgiu uma mini-serie e logo fui assisti-la, nossa!! eu pirei, achei tudo extraordinário , porém o que mais me surpreendeu foi o enredo e a construção da historia. Onde cada detalhe, seja um olhar, seja um objeto caindo ou cada descrição colocada na trama não passa por desapercebido.
Porém, existe uma diferença significativa entre a obra escrita e adaptação para a TV. Dai, você fica num impasse medonho: Qual é a melhor? O livro ou a Série televisiva?
É bem evidente que no livro relata as façanhas e dá um desfecho a cada personagem, e olhe que não são poucos. Ja na série esses mesmos personagens tem o final completamente modificado, mas assim....muuuuito modificado, onde fica evidente para o leitor, que o autor e os roteiristas tiveram que adaptar completamente para ser mais vendável e comercial que o livro.
Há um personagem chamado Waleram Bigod, onde é um bispo que faz de tudo para que a Catedral de Kingsbride não saia, uma personagem destestavel, que toda vez que aparece você fica com raiva das injustiças e das falcatruas que ele apronta, um verdadeiro vilão. Seu final no livro é um....mas na série de Tv é outro.
Porem, a obra toda com mais de 1000 páginas, somando dois livros, deixam o leitor impressionado com o enredo arquitetonicamente bem feito, levando os leitores a ter a maior curiosidade para saber o que vai dar.
Vale muito a pena, Ken Follett é sem duvida um mago da escrita.
Rafa 26/09/2012minha estante
Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas os comentários sempre me deixam apreensivo. E sim, tô falando desses comentários positivos. Sempre falam de personagens detestáveis e outros tão amáveis e me pego pensando: "é tudo tão preto no branco assim?". É como novela, em que ou a pessoa é totalmente santa ou totalmente má? Não existem tons de cinza nesse livro? Essas são as minhas dúvidas e gostaria de saber que estou totalmente errado, para poder comprar esse livro sem receio.

Celso 07/01/2013minha estante
Rafa, tem uma misserie muito boa e fiel só que extremamente resumida, o livro é muito mais rico, incomparável.
Você pode ver um ou dois capítulos para decidir se a história te prende ou não.
Eu vi todos os capítulos da mini série e estou lendo agora o segundo volume, o livro é realmente ótimo.

1 | 2 | 3 | 4