Os Pilares da Terra

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. II

1 | 2 | 3 | 4

Alessandra 07/04/2012

Sinopse - Os Pilares da Terra - Vol. I - Ken Follett
Emocionante, complexo, pontilhado de coloridos detalhes históricos, Os pilares da terra traça o painel de um tempo conturbado, varrido por conspirações, jogos intrincados de poder, violência e surgimento de uma nova ordem social e cultural. A figura que melhor expressa os ideais que inspiraram Ken Follett a escrever este livro é Philip, prior de Kingsbridge, um homem que luta contra tudo e todos para construir um templo grandioso a Deus. Mas a galeria de personagens que gravitam em torno da catedral inclui Aliena, a bela herdeira banida de suas terras, Jack, seu amante, Tom, o construtor, William o cavaleiro boçal, e Waleran, o bispo capaz de tudo para pavimentar seu caminho até o lugar do Papa, em Roma. Como painel de fundo, uma Inglaterra sacudida por lutas entre os sucessores prováveis ao trono que Henrique I deixou sem descendentes. Épico que consegue captar simultaneamente o que acontece nos castelos, feiras, florestas e igrejas, Os pilares da terra é a recriação magistral de uma época que nossa imaginação não quer esquecer.

Flavia 29/02/2012

Um dos melhores livros que li...e olha que já li muitos! =)
De qualquer forma,não foi surpresa of ilme ser excelente,haja vista eu considerar Ken Follett um dos melhores autores da atualidade. Outro livro excelente desse autor é "Um lugar chamado liberdade".

JCarlos 04/02/2012

Intrigas no poder e corrupção na Igreja, na Inglaterra Medieval. E a construção da catedral não pode parar...
Na segunda parte da obra, a estória se volta para o enteado de Tom Construtor. Jack e Aliena são, a bem da verdade, o grito pela verdade, justiça e paz na Inglaterra medieval.
Aqui temos mais intrigas de poder, violência, batalhas, corrupção na Santa Igreja, lutas pelo trono e uma incomparável fotografia daquela época, magistralmente abordada por Ken Follett.
A trama tem sobressaltos, mudanças e supresas, o que dificulta o leitor a imaginar o final, considerando a correta dose de suspense da obra, onde personagens são queridos e odiados. Ou não.
Esqueçam a minissérie de Ridley Scott. Aliás, não a vejam antes da leitura, pois a abordagem da película teve muita liberdade do diretor, com consideráveis diferenças do livro.

Roberta 06/01/2012

Um dos melhores livros da minha vida!
Não me refiro especificamente a este volume II, mas sim ao título. Para aqueles que gostam de romances históricos,este é um clássico!!! Narra a saga da construção da catedral de Kingsbridge por mais de 20 anos, na Idade Média. Personagens interessantíssimos e muito bem construídos em um enredo dinâmico e primoroso! Recomendo de olhos fechados!
No final do ano, tive a oportunidade de ver a série para TV, baseada no livro. Está muito correta também... E, por incrível que pareça, bastante fidedigna à obra.

San... 10/07/2011

Uma história longa como a vida. E bonita como a vida também... Me vi torcendo pelos personagens e, ao final do segundo volume, me senti realmente orfã, depois de acompanhar a saga da construção da Catedral, os percalços dos personagens, as maldades e contrariedades tão próprias dos seres humanos. O aspecto de uma guerra que se trava há anos foi muito bem delineada na história - a guerra pelo poder entre a Igreja e o Governo. A obra nos fala de corrupção, de sede pelo poder, mas fala também de determinação e do poder do amor sobre o tempo e as contrariedades. Uma excelente leitura. Agradeço à Cissa o empréstimo dessa obra tão bem escrita.
sonia 25/04/2013minha estante
Também gostei deste livro, a gente consegue viajar para a Idade Média. Peuguei no sebo estante virtual, que tem em minha cidade, por recomendação da bibliotecária de lá, e todos os livros que ela me indica eu gosto.

MVGiga 17/05/2011

A Execução da Construção.
Enfim, eis o desfecho da saga de Ken Follet. Horas e horas de leitura é preciso para terminar o livro. Dividido em 2 volumes, o romance nos conquista pelo enredo envolvente cheio de personagens inesquecíveis, pela imaginação do autor em montar um cenário medieval detalhado (parece que estamos dentro da historia) tamanha a exatidão da descrição dos objetos e dos lugares.

Continua a historia sobre a construção de uma catedral em pleno século XII. Diversos interesses e diferentes forças circulam em torno desta edificação. Existem muitos personagens a favor desse objetivo, pessoas que facilitam a conclusão da obra. Contudo, há aqueles que utilizam muitos artifícios (algumas muitas cruéis) que impedem o prosseguimento da construção. No final, o leitor acaba torcendo para que a catedral prevaleça.

Percebemos a perseverança como a principal idéia por trás das motivações dos personagens. Obstáculos que fariam muita gente desistir, a todo o momento aparece no pequeno vilarejo de Kingbridge. Porém, através dos planos contingentes essas barreiras são enfrentadas. Recomendado!

Cissa 17/03/2011

Apaixonante

Minha viagem no tempo de retorno à Idade Média, durou exatamente 1103 páginas. Desembarquei na Inglaterra Medieval no início do ano 1100 levada pelo estilo emocionante de Ken Follet escrever.

A história se desenrola numa época de muitas lutas, poucas esperanças e muitas mentiras e idéias sórdidas na esperança de conquistar prestígio, dinheiro e poder.

Ken Follet me apresentou vários personagens cujas histórias vão se entrelaçando de tal forma e com tal coerência e emoção que não consegui ficar indiferente. Me aliei aos lutadores e deserdados, aos humildes e carentes, e aos justos e aos honestos. Lutei e me impressionei com as descrições das batalhas. Chorei com as crueldades e me indignei com as ardilosas maquinações de uma parte da sociedade desumana, cruel e violenta. Vi religiosos em nome da igreja defenderem seus interesses quer pessoais quer em nome do povo ou de Deus. Vi e entendi porque a Idade Média é considerada a Idade Negra da Humanidade. O ser humano pouco evoluiu na ciência, nas artes e na religiosidade.

Impossível não tomar partido do bem e da justiça. Muitas vezes me vi desejando a morte de alguns dos personagens com a mesma crueldade e desinteresse com que se livravam das pessoas como se estas fossem velhos trapos a serem descartados.

Mas, Ken Follet me brindou com uma linda história, um excelente final e principalmente me levou por vários dias ao mundo do conhecimento e da reflexão; me mostrou como a evolução humana foi difícil e continua sendo lenta e como a bárbarie de antigamente agora é sofisticada e moderna. Somos menos cruéis? Não. Só mudaram os métodos.

História muito bem narrada e bem construida. Personagens humanos e intrigas bem armadas e verossímeis. A leitura flui com naturalidade e interesse constante e crescente. Enfim, Pilares da Terra é um dos melhores romances que já li. Difícil foi retornar ao ano de 2011, quando estive por quase dois meses na Inglaterra Medieval.

Como toda boa história é inesquecível e eterna.
Márcia Almeida 19/03/2011minha estante
Já tinha uma enorme vontade de ler, depois de ler sua resenha a vontade é de ir na livraria agora, desmarcar todos os compromissos da semana e embarcar nessa viagem. Ótima resenha....

Cissa 19/03/2011minha estante
Obrigada, Márcia, pelo seu comentário. Vá à livraria, compre e leia que valerá a pena. Tenho certeza que irá gostar muito.

Marct 24/07/2011minha estante
Se eu fosse dono de um jornal contrataria você para assinar uma coluna de crítica literária. Excelente resenha.

Cissa 24/07/2011minha estante
Nossa Marct, obrigada! Coloquei aqui o que realmente senti ao ler a obra. É excelente leitura e você é um ótimo amigo. :)

Roberta 06/01/2012minha estante
Concordo em gênero, número e grau com a sua opinião sobre o livro! E também te parabenizo pela excelente resenha! Vc leu o Mundo sem Fim??? Abs, Roberta.

João 03/01/2011

Excelente leitura, do início ao fim.

Como já havia lido o Buraco da Agulha, do mesmo autor, resolvi comprar somente o primeiro volume, e me arrependi de não ter comprado os dois juntos.

Me lembrou muito o Físico, de Noah Gordon, por se passar quase na mesma época.

Afonso74 20/12/2010

comentário sucinto : Jack
Aqui quem dá as cartas é Jack. E a maneira como ele roda o mundo atrás dos seus ideais, e como o seu passado vem ao seu encontro, é o ponto forte dessa segunda parte.

Ana Luiza Anjos 24/10/2010

Bati meu recorde e li os dois volumes em 10 dias! hehehe isso que estou cheia de trabalho e coisas pra fazer! Mas o livro é muito bom.. Diga-se de passagem que embora eu tenha detestado a idéia de dividirem o livro em duas partes - o que no original não ocorre - teve suas vantagens, como por exemplo, os volumes ficarem mais leves e cômodos para carregar. O livro apaixona pela ótima trama e pela narrativa bem cosntruída, o que me deixou fisgada logo nas primeiras páginas. Achei que não ia ter vontade de ler os dois volumes seguidos, mas ao contrário. Eu estava por demais fascinada! COm um eixo aparentemente simples, baseado na construção de uma catedral, o autor coloca todos os seus personagens de alguma forma interligados, e mantém o clima de mistério sobre fatos acontecidos no prologo até o final. é Interessante saber que o livro se passa na idade média, mas como os principais personagens são extremamente ativos e com idéias e atos inovadores para a época, o autor dá uma incrível sensação de contínua prosperidade e crescimento e inovação à idade das trevas, o que para mim, foi um paradoxo... pontua a dualidade entre o bem e o mal, e dos pecados cometidos pelos personagens.. independente de seu lugar na trama! As narrativas sobre os projetos das catedrais e sua construção são feitas de maneira leve e muito inteligente, sem se tornar chatas ou repetitivas. Finalmente, é livro sobre igrejas e padres, tem muito amor, compaixão, traição, política, batalhas, mortes, cabeças decapitadas e sexo!! Gostei tanto que até estou com "depressão pós livro!"
Credico 17/01/2011minha estante
Acho que não faz meu tipo literário, mas me deu vontade de ler só pela sua resenha hahaha

Silver Se7e 29/07/2010

PERFEITO
A história é maravilhosa, com certeza um dos melhores livros que já li, muitas intrigas, uma trama perfeita e um desfecho formidável.

São mais ou menos sessenta anos de vida de personagens cativantes, contados em 1100 páginas de muita emoção, muita tristeza e muita felicidade.

Páginas de prazer, onde o bem e o mal lutam, o primeiro pela fé e a justiça, o segundo pelo poder. E nessas batalhas estão pessoas que passamos a amar com muita força, e também estão as que passamos a odiar por terem tanta criatividade para o mal.

E por haver um equilíbrio entre a imensa inteligência dos protagonistas e antagonistas a história sai ganhando muito.

Para se ter uma idéia do que tento dizer só lendo essa grande história, que só seria melhor se tivesse mais mil páginas. (Parece que há essa continuação, O Mundo Sem Fim, que tem mil páginas e estou ansioso para começar a ler).

Philip, Jack, Tom, Ellen e Aliena, foi um prazer imenso conhecer cada um de vocês e seus parentes. Uma pena sua historia ter acabado, tudo se passou muito rápido, num segundo...mas que final heim! Sentirei muita saudade e espero matar parte dessa saudade com seus ascendentes no próximo livro.

Willian, Waleran, Regan e Remegius, apesar de odiar cada um de vocês tenho que admitir que engrandeceram muito o elenco dessa história, o final que cada um teve não poderia ser melhor e sem vocês não haveria graça nenhuma.

Leiam!

luke2109 06/03/2010

Sou suspeito para falar desse livro. Os romances históricos, particularmente os medievais, são os meus preferidos. Esse livro trás uma descrição detalhada do ambiente da época, com seus costumes e hábitos (nada românticos ou higiênicos) muito bem feita. Os personagens foram marcantes, para mim, e prenderam a minha atenção até o último momento. Não é um livro com batalhas épicas, tipo Caldwell, mas trabalha a persistência de um indivíduo em alcançar o seu objetivo. Gostei muito e recomendo para quem gosta do gênero.
Silvia 14/06/2012minha estante
Você ja leu O Mundo Sem Fim, é a continuação desse após dois séculos, na mesma cidade com os tataranetos dos personagens e é relatado a construção de uma ponte; muito bom também.

Mih Alves 04/02/2010

Espetacular !
Bem, se você se apaixonou pelo volume I não será diferente com esse. Quando você começa conhecer mais a fundo os personagens e a histórias deles se torna mais clara e mais cativante. AS traições, os amores, as relações proibidas, o ódio, a sede de vingança, a justiça e injustiça, e perseverança e dedicação.. tudo se mescla.
E todos os que tentaram prejudicar e alcançar o poder se baseando na traição e crueldade tiveram um fim ótimo, tiveram que se humilhar perante seus inimigos e alcançaram a morte. E finalmente a Catedral é construída, é incrível quantos desastres aconteces, por fim achei que não teria Catedral ! Os casais se unem, o amor prevalece e Philip alcança a honra merecida. Maravilhoso. Vale muito lê-lo !

1 | 2 | 3 | 4