A morte em Veneza & Tonio Kröger

A morte em Veneza & Tonio Kröger Thomas Mann

Resenhas - Morte em Veneza & Tonio Kröger

danriien 19/04/2024

Foi uma leitura um tanto trabalhosa, o thomas mann escreve difícil de propósito, mas vale total a pena!! ambas as novelas são interessantíssimas, cheias de simbologia e reflexões sobre a arte e o artista?
enfim, ansioso para os próximos thomas mann que lerei

MarcosQz 05/04/2024

Morte lenta e dolorosa
Morte em Veneza

Em sua viagem a Veneza, Gustav von Aschenbach nota os hóspedes do hotel em que está hospedado, observa com atenção todos eles e se detém em um jovem muito belo, que está também com suas irmãs, Tadzio. No decorrer dos dias ambos trocam olhares, e Aschenbach percebe situações suspeitas de interesse por parte de Tadzio. Aschenbach já é um homem de 50 anos, apesar de elegante e famoso sente vergonha e repulsa por sua aparência velha. Aschenbach e Tadzio passam a trocar certos olhares, há um desejo pelo jovem que ele parece querer revelar, mas tudo é velado, já ama Tadzio, a ponto de declarar para si esse amor. Aschenbach admira tudo o que é belo, talvez admire a beleza em Tadzio que já não enxerga nele mesmo.
Como pano de fundo há uma praga assolando a Europa fazendo várias vítimas, não é segredo que há mortes já que o título antecipa isso. Grandes reflexões sobre beleza, sobre a vida, sobre o amor e desejo permeiam a obra, que não é fácil de resenhar, muito menos de se ler. Por vezes pensei em desistir, mas persisti e não achei uma história tão grandiosa.

Tonio kröger
Tonio é um jovem rico de uma família poderosa, filho do cônsul Kröger, tem 14 e ama seu melhor amigo, Hans Hansen, de quem é completamente diferente. Tonio é uma criatura estranha, diferente de todos os outros de sua idade. Aos 16 Tonio já está amando Ingeborg Holm, uma moça loura que o encantou com seu jeito e voz, mas seria um amor não correspondido. Já adulto, a família de renome desfeita, quase esquecida, se torna famoso por seus poemas.
Tonio Kröger fala muito sobre a literatura e a arte, sobre o amor, mas achei extremamente enfadonho, muito mais que A Morte em Veneza. Acho que é psicológico demais para mim, começa e termina em nada.

As duas histórias abordam a beleza, os prazeres e dores da vida, o amor. Uma através de um homem mais velho, outra por um jovem apaixonado que escreve poemas e que não é bem visto. Ambas novelas prometem muito e não são exatamente tudo o que promete.
Talvez não tenha sido o momento ideal para a leitura, pois acredito que há momentos para certos livros.

Marília 16/03/2024

Eu achei o final do segundo título bem confuso e não entendi direito também o enredo do primeiro título.

Reader Za 04/03/2024

? A beleza é o caminho que conduz o homem sensível??
A morte em Veneza ?

Gustav von Aschenbach é um escritor, com alguma fama e requinte, que após um inusitado e assustador encontro com uma ?entidade? em um cemitério, resolve sair de férias. ?

Entediado com a rotina auto imposta de trabalho, e sem grandes planos para o futuro, o já idoso escritor sai para longas férias em Veneza; chegando no destino tem uma assustadora travessia de gôndola e logo em seguida descobre que a cidade está passando por um surto de alguma doença grave.

Ele resolve não ir embora pois está completamente e irreversivelmente apaixonado por Tadzio, um rapaz de uns 14 anos e de imensa beleza.

Gustav segue os passos do menino, vira seu admirador e se transforma em um homem diferente de tudo que era anteriormente. A paixão segue platônica e o final é previsível devido ao nome da novela.

?Tonio Kröger

Novela quase autobiográfica, nos conta a história do poeta Tonio, desde seu primeiro amor na infância até a decadente vida adulta.
O ápice da novela ocorre na viagem a Dinamarca onde o personagem tem um encontro com 2 personagens do seu passado e a antiga casa paterna.
Leitura menos complicada é mais lírica ?

Alice Dash 29/01/2024

Não gostei
Odiei, não gostei, horrível, desaprovei, chorei sangue, não acho bom, fiquei triste o tempo todo, queria e quero "desler", muito ruim

Ize 29/01/2024

A leitura não me cativou. Só quase na metade do livro que a história ficou minimamente interessante, ainda assim, faltou algo para a narrativa me prender.

Luiz 18/01/2024

Um breve comentário
A primeira obra, 'A morte em Veneza', traz uma linguagem rebuscada e prolixa com uma grande intertextualidade ora com textos literários, ora com textos filosóficos. A estória desta novela é simples: Um autor, ao se deparar com um bloqueio criativo, decide que é hora de viajar. Durante sua estadia em Veneza, Aschenbach avista Tadzio, um belíssimo garoto de quatorze anos, que se torna a obsessão e paixão platônica do autor.

Na segunda novela, acompanhamos um poeta desde sua adolescência até sua fase adulta, período em que ele decide viajar para espairecer. Novela com bastantes traços autobiográficos, lida, também, com a relação entre artista e arte, além das paixões platônicas que o jovem Tonio sofre.

É um livro que precisarei retornar novamente para conseguir montar uma imagem mais completa. Apesar da rebuscação do autor, que torna a leitura, principalmente na primeira novela, desafiadora, funciona como uma boa porta de entrada para quem deseja começar a ler Mann.

Kleinert 29/12/2023

Amor e Vida
"(...) porquanto o que nos eleva é a paixão, e nossa aspiração será sempre o amor."

"Pois se há algo capaz de fazer de um literato um poeta, é este meu amor burguês pelo que é humano, vivo e comum."

v de vanisse 22/12/2023

Achei meio tanto faz, sabe?
É um livro inegavelmente bem escrito? mas eu não consegui me conectar com a leitura de jeito nenhum. Acho que perdi muita coisa por conta disso. Ao mesmo tempo, eu não desejo ler mais nenhuma obra do autor pra ver se passa esse meu estranhamento? acho que só não foi pra mim meeeesmo. E tinha umas partes que eu ficava meio ?alô, polícia? mas não vou me aprofundar porque não sei nada da vida do autor, só ouvi falar? ENFIM.

Elaine Messias 18/10/2023

Duas obras curtas, mas densas, que trazem muitos aspectos psicológicos do próprio autor e, principalmente, muito em que se pensar.

Marcos606 07/09/2023

Morte em Veneza é carregada de símbolos de esteticismo e decadência, a novela mais conhecida de Mann exemplifica a consideração do autor pelos escritos de Sigmund Freud sobre o inconsciente.

Gustav von Aschenbach é um autor venerado cuja obra é conhecida pela sua disciplina e perfeição formal. Ao passar por um cemitério, ele encontra um estranho viajante e sente um desejo repentino de estar na região do Mediterrâneo. Em seu hotel veneziano, ele conhece uma família polonesa, incluindo o jovem adolescente incrivelmente bonito, Tadzio. Aschenbach fica perturbado com sua atração pelo menino e, embora observe Tadzio, não ousa falar com ele. Apesar dos avisos de uma epidemia de cólera, Aschenbach permanece em Veneza; ele sacrifica sua dignidade e bem-estar pela experiência imediata da beleza personificada por Tadzio.

Tonio Kröger, obra parcialmente autobiográfica que explora o problema do artista que, na sua devoção ao seu ofício, confronta a antítese do espírito e da vida.

Desde a mais tenra infância, Kröger está consciente da sua separação das outras pessoas, em particular dos seus dois colegas de escola Hans Hansen e Ingeborg Holm, que representam a norma burguesa, simbolizada pela sua beleza loira. Tonio deseja ser aceito em sua companhia, mas sua natureza artística não lhe permitirá ingressar plenamente em suas fileiras. À medida que envelhece, seu talento amadurece e ele se torna um escritor, mas ainda se sente um estranho e anseia por se encaixar no mundo. Ele continua preocupado com a dicotomia essencial entre a vida e a arte, entre a felicidade pessoal e a disciplina que leva a grandes realizações. Sabe-se que esses temas obcecaram Mann ao longo de sua carreira, e Tonio Kröger é quase certamente uma representação da personalidade do autor.

Fabiene.Barbosa 13/08/2023

Leitura densa mas extremamente prazerosa. De maneira detalhista e cativante, Thomas Mann nos faz sentir as angústias e as alegrias dos protagonistas. Duas novelas breves mas riquíssimas de conteúdo, dialogando com diversas obras renomadas e discutindo assuntos tão complexos e atuais como por exemplo, os conflitos entre razões e emoções que o ser humano enfrenta, a ideia de que devemos estar sempre produzindo e a paixão pelo belo. Um livro cativante e humanista.

Rafael.Montoito 10/07/2023

Duas novelas belas e sufocantes
Duas grandes novelas de Thomas Mann sobre a procura pela beleza perfeita, pelo seu lugar no mundo e pela aceitação dos próprios limites: na primeira, Gustav von Aschenbach decide tirar férias em Veneza; na segunda, Tonio Kröger, já na idade adulta, volta à sua cidade natal para revisitar a casa de seus pais. Ambas histórias têm traços comuns, como as personagens serem escritores burgueses que buscam construir uma obra perfeita e sofrem com o modo como o mundo lhes parece insosso; e, segundo dizem os estudiosos, traços autobiográficos do autor.
Enquanto Tonio ama um garoto na tenra idade e uma jovem na adolescência - e reencontra os dois quando volta à sua cidade natal -, Aschenbach ama o belo, a beleza pura e idealizada, o conceito de belo - e é essa idealização que faz "Morte em Veneza" ser uma novela diferente de qualquer outra, na qual o autor leva este amor sublime da personagem até as últimas consequências.
Em Veneza, Aschenbach apaixona-se - mais no sentido de enamorar-se, admirar-se, não de forma carnal - por Tadzio, um jovem polaco de 14 anos, cuja família está, de férias, no mesmo hotel que ele. Encantado pela beleza única do menino, Aschenbach não consegue deixar de olhá-lo: segue-o pelas ruas, observa-o nadar com os amigos no mar, delicia-se com sua presença, mesmo que distante, sem nunca sequer tocá-lo. Por este amor idealizado, Aschenbach arrisca a própria vida e se mantém em Veneza, mesmo sabendo que a cidade está sofrendo com um surto de cólera.
O leitor que pegar Mann nas mãos tem que estar disposto a imergir numa literatura de escrita clássica, com longos parágrafos que parecem "arrastados" mas que, na verdade, estão construindo suavemente toda a atmosfera, que é, ao mesmo tempo, bela e sufocante.

Felipe Augusto 26/03/2023

Duas ótimas novelas do Thomas Mann, A morte em Veneza & Tonio Kröger. Confesso que é bom ter uma carga literária maior para ler esses 2 clássicos, mas com consultas, esforço e concentração da para fazer a leitura e entender o quão profundo é essas duas obras que mergulha no fundo da nossa humanidade, reflexões de sociedade como um todo. Tem todo um contexto Artísitico e poético nas obras com muitas divagações e pensamentos.
Essas obras com certeza tem que ser lidas com muita atenção e zelo para seu entendimento.