Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

Rafael2350 13/01/2022

Murakami não sei..
...se te adoro por escrever uma história super envolvente, ou se te odeio por ela terminar do nada... Estou em um vazio literário agora...

Monique 17/01/2022

enquanto eu fazia essa leitura, mil coisas (boas) passavam pela minha cabeça pra poder citar quando eu fosse fazer essa resenha, mas agora após ter terminado o livro eu me encontro inteiramente sem palavras! meu primeiro livro de haruki murakami e eu já quero ler toda bibliografia dele. amei a história, os personagens. muitas vezes me vi tendo os mesmos questionamentos em relação ao sentimento de pertencimento e identidade. simplesmente brilhante! prevejo uma ressaca literária enorme que esse livro vai me deixar!
ps.: o final??? meu deus como ele termina o livro desse jeito. indo dormir agora com mil questionamentos

pvidal 17/01/2022

?A pessoa que está aqui, agora, não sou eu de verdade. Quatorze anos atrás, tornei-me metade da pessoa que era. Gostaria de tê-la conhecido quando era inteira.?

simplesmente apaixonada pela história, por cada personagem e pelo autor.

gabriel1994 20/01/2022

minha querida sputnik
foi um livro bem fácil de ler, a história não me pegou de primeira, mas por ser um livro do Murakami não consegui largar depois de um certo ponto. gostei do protagonista e principalmente da Sumire. mas não é meu livro favorito do autor, no final é um livro razoável, porém bom... sla sei explicar não kkkkkk

Nicole939 23/01/2022

Previsível e monótono
Não é uma resenha para falar da obra "Minha Querida Sputnik" em si, mas o porquê de abandonar. Creio que, alguém que já leu dois ou mais livros do Murakami, reconhece alguns elementos pertinentes nas suas obras. No entanto, é muito aborrecedor pegar um novo livro do autor e perceber tudo se repetindo novamente, – o personagem intelectual, o qual aprecia jazz e literatura, uma mulher excêntrica, desaparecimentos abruptos, alguma ilha grega, etc. Torno a repetir, o seu livro favorito do Haruki Murakami, vai ser o primeiro que lerá. Continuo amando Kafka à Beira Mar e Crônica do Pássaro de Corda, mas tenho absoluta certeza que minha jornada com a bibliografia do autor cessa aqui.

Sabrina.FAlix 30/01/2022

O que falar dessa obra magnífica? Esse livro em questão carrega para minha pessoa um significado emocional muito importante,não somente pela obra em si mas pela pessoa a qual me presenteou com essa viagem maluca, eu diria, e muito intensa, o autor escreve com uma maestria e sensibilidade incomparável, que me fez refletir sobre muitas questões sobre solidão, medo e que me deixou em muitos momentos sem entender absolutamente nada, uma obra que com certeza lerei mais vezes pra tentar entender todas as questões abordadas por Murakami, já estou ansiosa para reler e carregar comigo um pouco mais de ensinamento desse mestre.

Letícia 31/01/2022

Bom livro
Primeira vez lendo Murakami, gostei muito da escrita, marquei diversos trechos no livro. É cheio de metáforas e acredito que todo livro se trata disso. Os personagens são interessantes e são bem desenvolvidos. Há inúmeras referências de música clássica e o amor pelos livros são constantemente citados. Para quem está esperando um romance sáfico lamento informar que esse não é o foco do livro. Não iniciei o livro com muitas expectativas e acho que isso foi muito bom para meu aproveito da leitura. Apesar de eu ter achado confuso o final acho que também se trata de uma metáfora. Enfim recomendo a leitura :)

Sabrina 05/02/2022

Mais uma aventura com Murakami
Certo. Como começar?! Murakami menciona duas vezes do filme "Meu ódio será sua herança",de Sam Peckinpah, precisamente a frase "já viu alguém levar um tiro e não sangrar?". Pensei, algumas vezes, a respeito - e confesso que muitas vezes a música-sensação do Carnaval de 2018 (você, sim, você do outro lado da tela, lembra-se de como era antes?! fica aí o questionamento, mas voltemo-nos ao livro), "que tiro foi esse", da Jojo Toddynho insistia em reproduzir à mente. E depois outro pensamento me atravessou, que foi de uma entrevista concedida por Murakami ao NY Times em que ele dizia não sonhar. Em suas palavras, de uma tradução livre: "Mas eu não sonho, talvez uma ou duas vezes no mês - ou talvez eu sonhe e não me recordo nada do sonho. Mas eu não tenho que sonhar, porque eu posso escrever". Que bom que ele só precisava de palavras, e se é tudo que ele tinha, melhor ainda porque pôde escrever Minha Querida Sputnik.

dan 07/02/2022

passo a passo de como se perder no personagem
sempre que termino um livro tento buscar nas entrelinhas formas de interpretar a história da maneira mais significativa possível, e assim muitas vezes eu acabo me perdendo na minha própria experiência literária. foram poucos livros que me fizeram sentir a fluidez de cada capítulo sem me perder em devaneios que me levariam a uma conclusão específica da leitura e esses foram livros que me marcaram da maneira mais pura possível, aquela onde posso apenas sentir e me permitir sentir cada nuance do que li, e mesmo que sem metade do entendimento e interpretação necessária para adquirir algum conhecimento concreto eu me vi muito mais atraído e satisfeito que qualquer outra história onde me aprofundei de modo mais técnico e geral. o que eu quero dizer é que posso não ter entendido o conceito real da história, mas vale muito mais a pena sentir do meu jeito e me sentir realizado da forma que me senti fazendo a leitura desse livro. de todo o modo esse seria um livro para digerir por um longo período, o que torna a leitura infinita e sempre irei ter uma parte disso tudo em mim por um tempo significante.

Ale 07/02/2022

Resenha Minha Querida Sputnink
Uma das minhas leituras de fevereiro e esta no meu projeto pessoal 12 livros para 2022!!! Que orgulho por enquanto estou seguindo direitinho...

Minha primeira experiência com Murakami e estou achando que é um caminho sem volta, fiquei totalmente apaixonada pela escrita...

A história é narrada por um jovem professor que será identificado apena por K., ele vai contar a história de sua amiga Sumire por quem é completamente apaixonado.

Sumire e K se conheceram na faculdade e viraram melhores amigos. Não existem segredos, Sumire faz ligações de madrugada para K, isso mostra o quanto são amigos, afinal, você não liga para casa de alguém de madrugada se esse "alguém" não for muito seu amigo...

Cansada da faculdade Sumire, acaba largando os estudos e vai em busca do seu sonho, ser uma romancista!!!

Um dos pontos que me chamou atenção é o relato de Sumire em relação ao dificuldade de escrever, mesmo tendo mil ideias, essas fogem do papel...Acho que é exatamente isso que ocorre com muitos de nós, sei a história inteira do livro, mas, agora mesmo não sei o que escrever...

" Retire tudo que é fútil de uma vida imperfeita e ela perderá até mesmo, sua imperfeição." Página 8

Sua vida vai mudar completamente quando conhece Miu, uma empresária bem sucedida que irá fazer um convite para Sumire, ser sua secretária...

Seguir seu sonho ou uma carreira promissora???

A história é bem palpável até determinada parte do livro depois somos jogadas ribanceira abaixo...

Todos ali estão em busca de se conhecerem, de se encontrarem e muitos vezes é um processo dolorido e solitário... Não deveria, mas, acho que nós somos os únicos culpados...

Dizem que a solidão e a busca por esse "eu" é característico do Murakami, como foi meu primeiro livro não posso afirmar, já estou com outro em mente, vamos ver se consigo ler para março...

E você já leu algum livro do Murakami???

site: https://blogtalendo.blogspot.com

Jessica Sena 09/02/2022

Minha Querida Sputnik
Uma leitura interessante, um pouquinho massante em alguns momentos, mas desperta curiosidade sobre a trama, sobre os personagens e como será o final. Gostei do livro e o final ao meu ver ficou aberto para interpretações.

Tintin 14/02/2022

Minha querida Sputinik
Meu primeiro contato com o autor e eu amei muito, não pensei q iria gostar tanto!!

É um livro bem rápido de ler e apesar de não ter grandes reviravoltas ou plots ele me prendeu e me deixou com muita vontade de saber como ia terminar. É um livro q te faz refletir e pensar sobre cada acontecimento e cada frase, não entendi um monte de coisas mas amei isso, é uma experiência muito boa e difícil de descrever. Não para todos os gostos.

Sidney.Prando 14/02/2022

COMO UM PEQUENO SPUTNIK PERDIDO NO ESPAÇO
Não é segredo que o romancista Haruki Murakami tem uma capacidade de enlaçar sutilmente o desfecho de seus romances com a personalidade de seus personagens, fazendo suas obras unicamente distintas entre si. Logo, com “Minha querida Sputnik” não seria diferente.
Na trama, nós acompanhamos o triangulo amoroso formado pelo professor “K”, a jovem Sumire e a bela Miu. De forma breve e sucinta, “K”, um adulto prático e de poucas palavras, acaba por conhece a desleixada Sumire na faculdade. Sumire, uma fã dos romances de Jack Kerouac, não demora a largar a faculdade para se dedicar ao seu sonho, o de ser romancista. Contudo, há um pequeno problema, ela não consegue terminar os seus livros. A essa altura, “K” percebe uma estranha e forte atração física por Sumire, mas ela não corresponde, o que torna a relação deles platônica, mas não menos intima. É nesse meio tempo que Sumire conhece Miu, uma empresaria de sucesso e de traços coreanos, que vai lhe propor um trabalho como assistente em suas muitas transações e viagens. Sumire aceita e é por decorrência de uma tragédia que acontece durante uma viagem de negócios na Grécia que vai fazer com que “K” viaje ao encontro das personagens, fazendo com que seus caminhos se enlacem como um novelo de lã.

🙋‍♂️ Para mim, ler Haruki Murakami nunca é uma leitura desperdiçada.
Como dito anteriormente, o autor tem uma competência que em muito diz respeito ao modo como ele constrói as histórias em cima da personalidade de seus personagens. Além do mais, a capacidade de envolver o leitor com a versatilidade na escolha da narração é sempre singular.
No que diz respeito a essa obra, Murakami não vai só abordar o sentimento de amor platônico e a capacidade de se doar a ele como algo mais que real, mas o trauma vivido pelos personagens e como isso os molda; o sentimento de “estar à deriva no espaço como um satélite” (Sputnik) e o consentimento moral dentro das relações amorosas. Claro, tudo isso regado por um “Murakamismo” que certamente irá tornar a experiência da leitura ainda mais satisfatória.

site: https://www.instagram.com/p/CVLJiR_Litw/?utm_source=ig_web_copy_link

miu 18/02/2022

nossa, eu terminei esse livro com TANTOS questionamentos sobre o que aconteceu com cada personagem ???