Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

miu 18/02/2022

nossa, eu terminei esse livro com TANTOS questionamentos sobre o que aconteceu com cada personagem ???

Robert 20/02/2022

Excelente!
Já estou um pouco habituado ao autor sendo esse o terceiro livro dele que tenho contato. Nos dois primeiros eu fui fisgado a ler compulsivamente até o final da história e nesse não foi diferente!
A capacidade do Murakami de fazer transbordar sentimentos e sensações dos seus personagens nas páginas e que sempre são muito bem trabalhados e interessantes em conjunto com a forma que ele vai aos poucos revelando as nuances da trama sem entregar a história de mão beijada desde o início transformam a leitura em uma experiência extremamente fluida e divertida!
Com certeza não esquecerei tão cedo da Miu, da Sumire e do K que me proporcionaram uma história inesquecível e que faz qualquer um refletir bastante sobre as questões que todos os personagens carregam dentro de si, o murakami é um mestre ao falar de sentimentos e de intrigar com sua imaginação. Recomendadíssimo

Valeska 12/03/2022

Adultos e uma vida pela metade
"Aproximando-as, agarrando-me a elas.
Sabendo, o tempo todo, que a sua vida é efêmera."
Não vou dizer que entendi tudo do livro, por que ele foi complexo e denso demais, eu estou até orgulhosa de mim por ter lido algo assim. Eu entendi que sobretudo é um livro sobre perdas significativas na vida que a tornam ásperas, sem cor, cinza, não necessariamente a morte. Mas até mesmo términos. É um livro mt intelectual talvez daqui a 2 meses eu o compreenda. Talvez nunca. Mas eu recomendo a todos que queiram ser engolidos pelas palavras.

Lurdes 13/03/2022

Minha querida Sputnik foi o primeiro livro de Haruki Murakami que li.
Que grande contador de estórias ele é. Não é à toa que é considerado um dos maiores nomes da Literatura Japonesa e sempre cotado ao Prêmio Nobel.

Me encantei com a escrita dele, que flui de forma tão natural que a gente vai se deixando levar e vai embarcando nas maiores pirações que ele cria.

Nosso narrador é K., um jovem professor, melhor amigo de Sumire, por quem é perdidamente apaixonado. Infelizmente Sumire o vê apenas como melhor amigo.

Apesar de K. ser o narrador, Sumire é a principal protagonista, em torno de quem giram os principais acontecimentos.

Sumire tem 22 anos e sonha em ser escritora, tanto que abandonou a faculdade para se dedicar inteiramente à escrita. Sua rotina inclui, além de escrever compulsivamente, ligar para o amigo K., de uma cabine telefônica, durante a madrugada para conversar sobre o que der na telha, suas angústias, seus medos, pedir conselhos.
E a vida segue assim...
Até que...
... Sumire conhece Miu.

Miu é uma mulher 17 anos mais velha, casada, empresária bem sucedida, linda e sofisticada, e Sumire se vê, de repente, completamente apaixonada e fascinada por ela.
De forma surpreendente, Miu convida Sumire para trabalhar como sua assistente e, a partir dai sua vida, hábitos, rotina e guarda roupa mudam completamente.

Mas nada nos prepara para o que o autor nos apresenta.
Não seria Murakami se o componente fantástico não estivesse presente e a partir daqui não posso falar nada sem acabar dando spoiler.
Uma estória sensível, sobre amor, amizade, desejos reprimidos, solidão.
Muitos dizem que é o livro mais sensível de Murakami. Eu acrescentaria o adjetivo melancólico. Bonito demais. Uma estória de amor construida com delicadeza, usando metáforas que nos conduzem ao ponderável e ao imponderável.

Beatriz.Varela 14/03/2022

Minha querida Sputnik - Haruki Murakami
Se tornou meu Murakami preferido, cheio de mistérios e com as descrições mais incríveis. O narrador é um professor chamado K, apaixonado por sua amiga Sumire, que por sua vez está apaixonada por Miu, uma mulher casada e 17 anos mais velha. Cada personagem tem suas peculiaridades e segredos, até que todos vêm à tona durante uma viagem à Grécia, em que Miu pede a ajuda de K ao imaginar que Sumire pode estar em perigo. Gostei muito da explicação do nome do livro. Também é cheio de referências a escritores como Fitzgerald, Kerouac, Joseph Conrad e até Charlotte Brontë. Perfeito, cinco estrelas.

léxia 18/03/2022

meu primeiro contato com Murakami
e mudou meu jeito de ler. sem nenhum defeito, o livro me parece uma boa escolha pra quem quer começar a ler mais deste maratonista-autor.

skyxlord 06/04/2022

Esse livro começa de uma maneira bem sutil e vai se desenvolvendo de uma forma incrível. Como sempre os diálogos que o murakami escreve são muito bons, onde até uma conversa que em um primeiro momento se mostra banal consegue ser profunda e bem estruturada. Ademais, devo confessar que por volta da metade do livro a leitura ficou meio maçante, de maneira que, parei de ler e só retomei meses depois.

obs: pensando nesse final até agora

angelsfall 12/04/2022

tem partes do livro que vc fica meio ?? mas nossa, as metáforas, as simbologias, até que eu gostei bastante.
e socorro o final em aberto ?? vai me deixar pensando aqui

Leninha 16/04/2022

Meu querido Murakami?
Obrigada por mais uma vez me abençoar com uma experiência de leitura que poucos autores conseguem. Com ambientação, personagens e enredos que me envolvem até que eu não esteja imersa, mas me afogando na narrativa. Uma ótima opção para quem sabe apreciar uma boa obra e um ótimo começo para os livros de Murakami. Para aqueles que não gostaram, sinto muito por vocês, quando tiverem bom senso, por favor tentem novamente.

Lean.cwrv 20/04/2022

Curioso
Ok, Murakami é provavelmente um dos autores da atualidade que tenho muito interesse em acompanhar suas obras, e iniciar por essa foi uma decisão que acredito que tenha sido boa, a fluidez do texto me incomodou um pouco, as vezes precisei reler para conseguir compreender o que estava sendo dito(mas isso é de responsabilidade da editora então não tenho o que falar sobre a obra original), mas a história em si me mostrou o pq desse autor está conseguindo tanto espaço aqui no ocidente, uma obra com uma identidade própria e que deixa muitos pontos para que o próprio leitor intérprete.

BeatrizLassance 21/04/2022

Murakami escreve a história de K., Sumire e Miu de um jeito que fica sempre a vontade de ler mais uma página. Uma leitura fluida e instigante que me deixou sem fôlego até agora

Raíssa 21/04/2022

Valeu a experiência. Gosto da forma que ele descreve a solidão. Porém em alguns trechos em que ele descreve a relação do protagonista com as mulheres é desconfortável de ler, fica o aviso.

Ana Cláudia 25/04/2022

Nem sei o que dizer, tinha esse livro no Kindle há um tempo já, esperando para ler. Queria começar a ler Murakami mas sabia que podia gostar ou odiar, então decidi começar por um dos menores que vi.
Gostei, me deixou pensando bastante, tem umas viagens que eu já tinha pegue e umas novas que destravou na minha mente.

"Faltava o princípio que tornava outras escolhas possíveis. Ou era a escolha que tornava o princípio possível que estava faltando?"

"A minha vida real tinha adormecido em algum lugar, e alguém sem rosto a estava enfiando em uma mala, preparando-se para partir."

Renny. 26/04/2022

Perfeitamente melancólico.
É o primeiro livro inteiro do Murakami que eu leio, mas já estava bem familiarizada com seu estilo de escrita e suas criações. E preciso dizer: não me decepcionei, superou minhas expectativas. A primeira vista é sempre difícil descrever um livro, principalmente esse, mas com o desenrolar da história você vai entendendo: não é nada difícil de ler, embora seja extremamente filosófico, não é à toa que chamam este título assim. A melancolia e o amor se misturam muito bem, a solidão com o desejo de encontrar o outro, mas principalmente encontrar a si. Um triângulo amoroso nada convencional, muito menos correspondido. É maduro, cheio de espiritualidade e realidade, embora nada racional. É um romance curto e que uma vez envolvido, você consegue devorar ainda mais rápido. E uma vez lido, você não é mais o mesmo.