Sentimento do mundo

Sentimento do mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

sophia 13/10/2021

o que falar desse livro?
drummond é um dos maiores escritores que a língua portuguesa já viu, e sentimento do mundo escancara a genialidade dele em conjunto as temáticas da guerra, a dor e o vazio que as palavras expressam e o sentimento de união mundial que é construído em cada palavra, impecável,
tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.

Ronnayse 12/10/2021

Em Sentimento do mundo de Carlos Drummond de Andrade, nos mostra uma a melancolia e a esperança das pessoas na época (escrito em meados de 1940).

São versos que retratam o seu sentimento do mundo, mas ao mesmo tempo que é sobre EU é também sobre o outro, sobre um sentimento coletivo.

"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo"

annnnnnnnnnnnna 02/10/2021

então, meu coração também pode crescer. entre o amor e o fogo, entre a vida e o fogo, meu coração cresce dez metros e explode. ? ó vida futura! nós te criaremos.

Lara 30/09/2021

Sentimento Reais do Mundo
Os poemas mostram com clareza os sentimentos de medo, inseguranças e incertezas que o autor presenciou na época em que os escreveu, sendo interessantes sua escolha de palavras a cada estrofe.

Mesmo os que não são fãs de poesia irão gostar do livro, por ter um contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. O final do livro também ajuda a entender um pouco desse contexto e também da escrita do Carlos Drummond de Andrade.

Eu particularmente não gosto muito do gênero, mas recomendo para aqueles que realmente curtem uma boa poesia.

Nailan 27/09/2021

Muito sentimento em tempos cinzas
O contexto histórico no qual essa obra foi escrita traz toda uma compreensão por parte de quem lê. Nas palavras de Drummond era possível perceber a dor e a desesperança em um mundo dividido. Não muito longe dali estamos agora, em outra era, mas vivendo de passados.

julia.cout 27/09/2021

O livro explica o contexto histórico em que os poemas foram escritos, facilitando bastante a compreensão. Foi um dos meus favoritos desse estilo até agora.

julianvaes 28/08/2021

Incrível
Adoro drummond, um dos meus autores favoritos. Seus livros e poemas são incríveis, e esse não foi diferente. Todo o humor com que ele abrange certos assuntos me fizeram rir e pensar. Gostei muito e levarei no coração.

gioprette 22/08/2021

Sentimento do Mundo
?Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.?

Germana 18/08/2021

- Ó vida futura! nós te criaremos.
Oq falar sobre?
Uma obra que não deve ser lida em um dia!
hahahaha aproveite totalmente a leitura.

Luizaaa 15/08/2021

Novidade
A primeira obra que leio de Drummond e eu amei, sim! Tem muitas referências da época.
É incrível como ele parece escrever como se estivesse escrevendo uma mensagem no whatsapp, só que naquela época nem tinha celular!

Lethycia.Leal 04/08/2021

Eu esperava mais do livro. Porém ele é muito bom.
Não foi como eu imaginava mas a leitura é tranquila.

cath 02/08/2021

Sentimento do mundo
Em Sentimento do mundo de Carlos Drummond de Andrade, vemos que o poeta quis fornecer a amplitude de seu horizonte atual. Quis mostrar uma consciência do que se passava nos corações e nas almas das pessoas naquela época. Como o livro se passa em 1935 - 1940, sabemos que é uma época triste para o mundo inteiro, em uma ambientação pós-primeira guerra e começo da segunda. Por isso, existe muito pessimismo na obra mas não deixa de existir ESPERANÇA. "O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas."
Drummond apresenta poemas sem rimas, em um estilo modernista, vemos versos com métricas diversificadas.
Eu me apaixonei pela escrita, pela forma simples de passar os sentimentos e pela experiência coletiva de uma só época, mesmo com a temática do "eu" ainda em destaque.

Ana 29/07/2021

Adoro muitos dos poemas de Drummond, mas esse tipo em específico não me agrada taaaaanto assim, embora eu tenha gostado. Acho que preciso de um pouco mais de maturidade e estudo pra apreciar essa obra. No futuro lerei novamente.

Felipe.Camargo 20/07/2021

É Drummond, não tem o que falar...
Meu poeta brasileiro predileto, em um de seus livros mais sombrios, cujo pano de fundo é a segunda guerra Mundial e a (des)esperança crônica em relação ao amanhã... A edição possui um pósfacio maravilhoso de Murilo Marcondes de Moura.

Marcio.Miller 01/07/2021

Pessimista, melancólico, consciente e profundo