Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

luke - among the living. 14/04/2020

Não entendi a vibe, serasse sou burro
Eu não entendi muito o sentimento exposto pelo autor. Sei lá, acho que preciso entender mais de poesia... poesia não é apenas com rima, eu sei. Mais que isso envolve o sentir... que eu não senti.

Apesar disso vou ler mais livros sobre o tema. Juro.
isra 14/04/2020minha estante
Relaxa, querido. Poesia nem sempre é pra estudar, pra tentar entender.
Às vezes... Ela só é bonita, ou gostosinha.. ou representa alguma coisa.
Pq vc não tenta achar outros tipos de livros que vc entenda melhor a vibe? :^) quem sabe esse tipo de só não é a sua.

isra 14/04/2020minha estante
Mas o que vc achou do livro no geral? É bem escrito, vc recomendaria pra alguém? Absorveu o que? Fhdjh

luke - among the living. 15/04/2020minha estante
Olha eu achei ele muuuito bem escrito, mas não encontrei o tom poético que eu esperava. Encontrei significado, mas não significância.

Talvez seja isso que dá uma vida toda de prosa, haha. Por outro lado agora tô lendo outro agora, do Vinicius de Moraes, esse tem sido mais agradável :)

Daniel.Bazolli 18/04/2020

Melancólico e profundo... Como de costume, Drumond e seus maravilhosos e encantadores poemas! Super recomendado!!

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - SENTIMENTO DO MUNDO
Sentimento do Mundo foi publicado pela primeira vez em 1940. Uma obra de Carlos Drummond de Andrade, o poeta brasileiro mais lido e estudado, totalmente revolucionária e que contém alguns dos poemas mais famosos do autor.

Depois de tantas pedras no caminho, eu finalmente conheci mais da obra de Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do Mundo é um livro de poemas bem curto, mas peguei o kindle de uma edição cheia de análises e comentários engrandecedores.

Drummond trabalhou por muito tempo como editor em jornais, revistas, etc... Ou seja, ele esteve nesse meio desde sempre. Publicou muitos livros e ganhou vários prêmios literários. Dessa forma, o que esperar da qualidade da produção de seus poemas? São verdadeiras obras de arte!

Menos musicais e mais tristes e questionadores do que os poemas de Manuel Bandeira, a poesia de Carlos Drummond tem outro tom modernista. Não há padrões, a forma de fato já não importa mais, entretanto, os temas são muito mais pesados.

A vida, o ser humano enquanto corpo e alma, a mente, a morte, o cotidiano, as pequenas alegrias... Drummond os coloca em versos com maestria e uma técnica de modernista da segunda geração, a geração madura e com o estilo já consolidado. Vale a pena se aventurar por esses "sentimentos do mundo"!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/06/resenha-sentimento-do-mundo.html

Thimsilva 19/04/2020

O tempo é a minha matéria
Ainda não sei bem expressar o que essa leitura semeou em mim. Percebo que há mais do que consigo incialmente depreender... cada poesia e ao mesmo tempo todas elas nos inserem num ponto de vista de Drummond que talvez com o tempo eu seja capaz de enxergar mais claramente. Hoje sou apenas capaz de admirar a bela construção que é esse livro

mireading 26/04/2020

Sentimento do mundo
Segundo livro que leio do Drummond e segundo livro que amo do Drummond. Nunca fui de ter autor favorito ou essas coisas mas se os próximos livros do Drummond fizerem o que os primeiros livros que li do Drummond fizeram comigo, acho que terei que dizer que ele é o meu autor favorito. Enquanto não chega esse momento vou apenas dizer que "Sentimento do mundo" é um dos meus livros favoritos do ano e talvez da vida.

Paulo Niedner 25/05/2020

Não Recomendado
Poucos dos vários poemas realmente retratam a verdadeira realidade amarga do mundo.

Rafaela1002 07/03/2022

Li esse livro por causa do meu curso, ainda estou estudando esses poemas pois não entendi muita coisa. Mas grande parte deles são bons sim! ?

Gabriel841 02/10/2023

Meu primeiro contato com Drummond.
Achei o livro enquanto fofocava as estantes da biblioteca da UFF. Da metade em diante é bem melhor que o início.
Favoritos: A noite dissolve os homens, lembrança so mundo antigo e mundo grande

Nanda 14/10/2020

Esse livro de poemas é muito bom. primeira fez que li Drummond e mds, quero mais.

A poesia dele é de fácil compreensão e muito gostosa de ler!

Poema da necessidade = TUDO PRA MIM

Inocentes do Leblon mais atual impossível

LaryF 21/12/2021

É difícil falar de poemas, cada qual tem um sentimento ao lê-los, sou suspeita pra falar dos poemas do Drummond ??

Jaqueline 09/01/2024

É uma obra poética profunda que explora a complexidade das emoções humanas e reflete sobre as questões sociais da época. A habilidade do autor em expressar sentimentos universais através de sua poesia torna a leitura uma experiência rica e impactante

Abilene 24/11/2020

Poesia não é o meu forte
Tenho que pegar mais poesias para ler. Só isso.
Achei a linguagem dele uma pouco complicada, mas vou dar um desconto por ser meu primeiro contato com o autor.

juliapassos14 06/07/2022

Quase todo leitor conhece a frase "Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo", mas fazia tempo que eu não relia a obra de Carlos Drummond de Andrade. Os poemas são curtos, mas escritos de uma maneira muito bonita, que mostra o perceber do indivíduo como um ser, parte de um mundo, e seus sentimentos em relação a isso.

'Privilégio do mar', 'Inocentes do Leblon', 'Os ombros suportam o mundo', 'Mãos dadas', 'Elegia 1938', 'Mundo grande' e 'Noturno à janela do apartamento'foram alguma das minhas leituras preferidas do livro.

Larissa.Guimaraes 13/01/2021

Muito maior que o mundo
Apesar da insistência sobre a enormidade do Mundo, Drummond prova sua importância sempre e sempre maior do que imagina. O sentimento do mundo, Elegia 1938 e tantos outros importantes e impactantes poemas marcam esse livro com sua leveza e crítica concomitantes.
Ode no cinquentário do poeta brasileiro é uma das mais lindas e profundas homenagens que já vim.

Toninha 07/06/2022

Muito bom. A poesia de Carlos Drummond de Andrade é ao mesmo tempo delicada e intensa, realmente toca o leitor.