Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Rogério 04/06/2021

Que negócio é esse de dentaduras duplas?
Realmente, não foi falta de vontade; juro que li cada poema mais de duas vezes, parava, pensava , olhava pro vazio e não conseguia entender quase nada... Poesia não é um gênero literário que funciona pra mim.
Dos poucos poemas que entendi, é perceptível o tom nostálgico e melancólico do autor em relação ao passado, como em " Confidência do itabirano" e "Lembrança do mundo antigo". A apresentação do livro também ajudou a compreender algumas passagens que mencionam os acontecimentos da época, como a Segunda Guerra e o Estado Novo no Brasil, como em " Congresso Internacional do Medo". Já "Privilégio do mar" e "Inocentes do Leblon" fazem críticas sociais úteis ainda nos dias de hoje, em relação ao ostracismo que certas pessoas ricas vivem.
PORÉM há poesias que nem se eu batesse a cabeça na parede saía alguma coisa, como um que fala de dentaduras duplas !!!
Enfim, sei da importância deste livro pra nossa literatura, mas é algo que dificilmente retornarei algum dia.Talvez leia o livro seguinte do autor após este, 'A rosa do povo', parece que ele é mais direto nas críticas.

carolina.doce.1 19/06/2021

"Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo"

Esse início do livro enuncia a profundidade e a sensibilidade de Carlos Drummond de Andrade nessa obra.

Foi meu primeiro contato com o autor e gostei muito. Em seus poemas ele introduz temas importantes como preocupações de cunho político, injustiças e desigualdades sociais incluindo às vezes um tom irônico e também melancólico, mas sempre regado por muita sensibilidade, o que torna sua crítica mais carregada de significado.

julianvaes 28/08/2021

Incrível
Adoro drummond, um dos meus autores favoritos. Seus livros e poemas são incríveis, e esse não foi diferente. Todo o humor com que ele abrange certos assuntos me fizeram rir e pensar. Gostei muito e levarei no coração.

Lara 30/09/2021

Sentimento Reais do Mundo
Os poemas mostram com clareza os sentimentos de medo, inseguranças e incertezas que o autor presenciou na época em que os escreveu, sendo interessantes sua escolha de palavras a cada estrofe.

Mesmo os que não são fãs de poesia irão gostar do livro, por ter um contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. O final do livro também ajuda a entender um pouco desse contexto e também da escrita do Carlos Drummond de Andrade.

Eu particularmente não gosto muito do gênero, mas recomendo para aqueles que realmente curtem uma boa poesia.

sophia 13/10/2021

o que falar desse livro?
drummond é um dos maiores escritores que a língua portuguesa já viu, e sentimento do mundo escancara a genialidade dele em conjunto as temáticas da guerra, a dor e o vazio que as palavras expressam e o sentimento de união mundial que é construído em cada palavra, impecável,
tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.

procrastiwalter 13/11/2023

Excelente
Fantástico! Tenho pouco contato com poesia, mas algumas desse livro me pegaram muito, principalmente a dedicada a Portinari. Escrito durante a segunda guerrra, os poemas abordam temas relacionados à situação política do mundo na época. Super recomendo mas vá com cuidado.
Obrigado Lu pela indicação.

mari 03/12/2021

incrível
li por recomendação de vini. acho lindo que ele sabe falar de cada sentimento de um jeito que ninguém nunca falou, um estilo pessoal pra falar de como ele sente todo mundo

aninhadelemos 01/01/2022

Primeiro livro nesse estilo que eu leio, demorei um pouco para me acostumar mas deu tudo certo! Comecei o ano terminando os livros que estavam pela metade! Feliz 2022!

Letícia 04/01/2022

Triste e melancólico, do jeito que eu gosto!
Quanto mais triste mais bonito soa, já dizia Falamansa.
Além da melancolia, o livro traz também críticas políticas e sociais em forma de poesia. Fantástico!

igsuehtam 20/12/2023

O humano em choque com a vida
Drummond coloca aqui seus sentimentos perante a um mundo entre guerras. Não vê esperança, nem amor. Os poemas têm muitas camadas, numa leitura superficial é difícil pegar o que ele quer realmente dizer. São poemas para se aprofundar.

Nessa releitura, tive o prazer de ler com mais calma e fazer analise de cada poema. É livro importante???

Ana 03/02/2022

Nada mais que Drummond
Isso vai ser breve e simples, até porque escrever é cortar palavras, tal disse o Carlos Drummond de Andrade. O nosso grande poeta exprime nesta coletânea de poemas, todas as incertezas existenciais de se estar no mundo em um período, onde beirava aos regimes nazi-fascistas e uma possível guerra por vim. Publicado em 1940, 1 ano após o anúncio de uma segunda guerra mundial, pode-se ter claro que o livro contempla a angústia, melancolia e desesperança que beirava do poeta ao olhar para esse mundo. "Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo". É também nessa obra que encontramos o Drummond social, ele aponta em alguns poemas as diferenças entre as classes, o escasso que vive a mão trabalhadora em contraste a classe que pode estar na cobertura dos edifícios. Como também, há a presença de um olhar de si como para o mundo, creio que essa seja a grande essência do poeta nesses poemas. Logo, é uma obra de extrema importância, beleza e dor. Há palco para tudo nesse mundo de um coração tão pequeno, mas de um mundo tão grande.

Eu poeta 22/08/2023

Congresso internacional do medo
... existe apenas medo, nosso pai e nosso companheiro,[...]medo da morte e o medo de depois da morte, depois morremos de medo

YoYo 28/02/2022

Bom livro
Melancólico um tanto, o primeiro poema foi lido por uma pessoa querida minha que faleceu, todas as vezes que seguro o livro algo em mim quebra e a leitura recompõe.

carolinavfranca 19/05/2024

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas
Cada verso de Drummond parece conversar com um íntimo e resgatar algo dentro de nós, que nem se sabia existir. Ailton Krenak, no posfácio do livro, finaliza:
?Drummond caminha entre nós, com suas palavras gentis e gestos de indizível graça, como se evitasse fazer algum desnecessário ruído.?

Bia 08/09/2018

Simplesmente maravilhoso!
"Sentimento do Mundo" foi o primeiro livro de Drummond que li e fiquei extremamente encantada. É possível perceber claramente a maestria com a qual o poeta escrevia seus poemas. Neste livro, o autor usa as palavras para expressar aquilo que o mundo todo sente como os terrores da Segunda Guerra Mundial, demonstra pessimismo em versos como: "A noite anoiteceu tudo.../ O mundo não tem remédio.../ Os suicidas tem razão" e transborda tudo aquilo que sente em poemas como "Noturno à janela do apartamento". A obra de Drummond expressa um contexto social, político e econômico, mas, mais do que isso, mostra o mundo aos olhos sensíveis de um poeta.