Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Sarah 16/01/2022

Elegia 1938
?Caminhas entre mortos e com eles conversas sobre coisas do tempo futuro e negócios do espírito. A literatura estragou tuas melhores horas de amor. Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear.

Coração orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrota e adiar para outro século a felicidade coletiva. Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição porque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan.?

dassinha 22/01/2022

Passei a gostar de poesia por causa deste livro
li ele pq estava estudando ele na escola, minha professora fez de um modelo onde ela escolhia uma poesia, e nos tínhamos que meio que decifrar oque o autor queria dizer na poesia, ela já tinha trabalhado isso conosco antes mas sempre era a turma inteira e a professora para 1 poema, o trabalho poderia ser em dupla ou individual, eu juntei com uma colega, e como a professora tinha comentado que o poema favorito dela era deste livro, eu e minha amigas pegamos ele ( detalhe bem importante que valia ponto o trabalho e pegamos o poema mais difícil de decifrar e ainda por cima o favorito da professora) mas eu me encantei pelo poema, o nome é ?elegia 1983? eu fiquei extremamente entrega ao poema, foi ele era muito difícil de decifrar, eu e minha amiga acabamos pesquisando muito e demoramos muitos, a gente viu um lado de tudo isso muito bom, foi uma experiência incrível e sou grata ao Carlos Drummond por esse livro incrível e
essas poesias incríveis.

TainA 04/02/2022

A melancolia
Pode ser q eu n tenha entendido exatamente tudo oq ele quis dizer. Mas encontrei melancolia, não tem como não encontrar.

lourdinha 12/02/2022

espetacular !
não sou uma pessoa de poesia e, mesmo assim, peguei esse livro. muitos desses poemas são meus conhecidos das aulas de literatura, já os vi diversas vezes em aulas e em provas! porém lê-los pelo simples ato de ler, foi novidade e não me arrependo.

carlos drummond de andrade trata, nos seus poemas, de um mundo em mudança. as dores de uma guerra, as problemáticas cotidianas, a modernidade chegando! aqui vemos o retrato da desigualdade, do desamparo, da efemeridade! sem deixar de usar sua marca sarcástica sobre as verdades da sociedade que estão nas entrelinhas de seus poemas, é claro!

para mim, esses poemas foram uma ânsia por vida!

alguns dos poemas eu gostei bem mais, vou deixar anotado aqui para não esquecer:

> Poema da Necessidade
> Tristeza do Império
> Inocentes do Leblon
> Indecisão do Méier
> Os ombros suportam o mundo
> Elegia 1938

Gabriel.Faria 07/03/2022

Leitura espetacular!
Drummond é bastante contemporâneo em suas obras. Os problemas descritos à época - segunda guerra, nazismo - e como somos pequenos e solidários - temos apenas duas mãos e sentimentos do mundo - se mostram bastante atual diante da pandemia que vem assolando o mundo...

Como descreveria esse livro? Genial! Emocionante! Em suas obras ele se mostrava alheio à exploração na cidade. Como Itabirano, entendo o porquê o nome de Drummond deve ser celebrado em nossa cidade natal.

Aqui faço umas análises pessoais de alguns dos poemas:

1) Em confidência de um itabirano, Drummond nos fala da exploração tão comum na região de Itabira. Além disso, ele nos confidencia em forma de antítese o fato de ter colaborado da exploração da cidade - tive Ouro, tive gado...- e posteriormente o fato de servir como um funcionário público.

Ao dizer que Itabira é apenas um retrato na parede, o autor quer dizer que o fato da cidade ser explorada e de todas as boas lembraças da cidades não serem mais a mesma, doi lembrar da cidade.

2) Canção da Moça-fantasma de Belo Horizonte: Canção é uma maneira de extravasar sentimentos aprisionados que causam incômodo, desconforto e inquietude. Esse foi o recurso utilizado por Drummond para dar voz a um ser que já não faz mais parte da vida humana. É a forma de dar voz a alguém que já foi emudecido. A partir da canção, ela - a moça fantasma - encontra alívio. Seu lamento gira em torno da solidão, ter tido sua vida ceifada (cedo demais!) e não ter conseguido aproveitar os prazeres que a vida reserva.

Essa é uma obra escrita tendo como pano de fundo a segunda guerra mundial e a ascensão dos movimentos nazifascistas em grandes nações.

Drummond busca materializar em seus versos a busca pela paz, seja interior ou de um ser que já não pode ser mais ouvido, retratado neste poema como a moça-fantasma. É válido ressaltar ainda, que a obra é realizada a partir de uma lenda muito conhecida e presente na cultura popular dos cidadãos belorizontinos.

3) Tristeza do Império: Em tristeza do império Drummond demonstra que o império dava atenção às amenidades da época ao invés de assuntos essenciais à época- guerra, escravidão, etc.

Esse assunto se mostrou bastante atual a sua época (e se mostra ainda hoje!) Onde as pessoas se preocupavam com amenidades ao invés de assuntos importantes (2a guerra, nazifascismo, etc.)

4) O Operário no Mar:

- O operário caminhando representa uma classe. O operário evolui durante o poema, mostra que o operário conquistou algo.
- O negro carrega no corpo a marca da exploração durante a escravidão.
- Luta de classes - teoria marxista. O caminhar do operário represente a luta de classe onde o operário está sendo distanciado da classe burguesa. Esse distanciar reflete os ganhos dos direitos trabalhistas (direitos, etc) da classe trabalhadora.
- Anúncio de gasolina americana - capitalismo americano entrando em cena. O fato dele caminhar em direção ao mar - movimento trabalhista de outros países chegando ao Brasil.
-Todos os movimento e revoluções surgem a partir da inspiração de outros movimentos .

5) Menino chorando na noite

Esse poema retrata os diversos motivos que nos levam a entender a dor e o sofrimento. Um menino chora em sua casa em função de um remédio que tem que tomar... Entretanto, em outra cidade, em outro mundo talvez, temos crianças chorando por motivos adversos. Não existe diferença entre o sofrimento... Cada um enfrenta a sua guerra e seus lamentos.

O livro foi escrito em um momento de guerra... Logo, algumas crianças poderiam estar sofrendo por motivos relacionado a essa guerra. Um pai que foi alistado, um pai que foi morto, bombardeamentos nas ruas, fome, etc.
Sempre haverá uma mão acolhedora que representará a esperança em uma situação de caos.
Em tempos de guerra não têm muitas pessoas sorrindo... O que se ouve é um choro coletivo... O mundo fica triste em tempo de guerra.
Ainda sim existe esperança no sofrimento. Sempre haverá um remédio!

6) Morro da Babilônia

Esse poema de Drummond é incrível, pois retrata a realidade das favelas.
Em sua maioria, as favelas são dominadas pelo tráfico de drogas e são comandadas pelos traficantes.
Em muitas ocasiões, há confrontos com a polícia e muitos policiais morrem. Quarteis pegam fogo.
Quando ele fala o morro fica mais encantado, parece que drummond é contra a polícia.
Entretanto, do morro não vem só tristeza... Vem o samba, o carnaval que alegra a muitos brasileiros.
Essa cultura do morro domina as cidades e é visto pelo poeta como um presente do morro.
Drummond deixa bem claro as suas posições políticas em seus poemas.

7) Congresso Internacional do Medo

Em tempos difíceis (guerra, pandemia, etc) o medo sobressai em relação ao amor.
O medo distância, traz preocupações que outrora não existiam.
Ambiente pessimista! Não há espaço para sentimentos exagerados (amor e ódio), só ficou o medo!
O soldado, mãe, igreja, ditadores, democratas... todos tem medo!
Um tom pessimista... que diz q o medo permanecerá até depois da morte... Esse é o sentimento do mundo. Congresso INTERNACIONAL do medo.
esse poema foi escrito pelo Drummond em plena Segunda Guerra Mundial. Época em que a humanidade estava atordoada e com muito medo. As pessoas estão medrosas e não sabe como será o dia de amanhã.
Congresso é onde as pessoas se reune para discutir algo... O tema a ser discutido é o medo! A sensação de não saber o que tá acontecendo e como está acontecendo.
Provisoriamente... situação passageira.
Como poeta, drummond não falou de amor em meio a uma guerra e sim da realidade. Pq não falar do medo? Vou cantar o medo!
O medo faz eu cometer atrocidades, não o ódio!
O amarelo é uma cor associada ao medo.
No momento da segunda guerra, o sentimento de medo imperava no mundo.

let 08/03/2022

uma porta de entrada
Comecei a ler este livro por conta do vestibular e me apaixonei pela escrita do Carlos Drummond de Andrade, já conheci seus versos, mas foi sua primeira antologia que li. Me deu vontade de ler todas as outras obras. É incrível como textos de 80 anos atrás ainda refletem os dias de hoje.

Regina316 30/03/2022

Realmente incrível
Fiquei fascinada pelo Carlos Drummond estudando o Modernismo lendo alguns poemas pingados nas questões então imagina uma admiração que triplicou quando li sentindo do mundo, esse livro é genial e de uma demonstração perfeiro do período em que foi escrito, trazendo a tona o sentimento de uma guerra iminente juntamente a problemas sociais da época que faz com que o leitor sinta o que ele quer demonstrar. Além disso é impossível ler um livro de Drummond e não querer mais e mais, simplesmente quero ler tudo dele após sentimento do Mundo.

Bob 26/06/2022

Não tenho palavras pra descrever a inspiração que os poemas do Carlos Drummond me dão, é incrível!!!

Samuel.Nilo 25/07/2022

?Ele xurugou??
?João era fabulista ?
Fabuloso ?
Fábula ?
Sertão místico disparando
No exílio da linguagem comum ??
-Carlos Drummond de Andrade. Início do poema dele sobre João Guimarães Rosa.

O que dizer sobre a experiência de ler Guimarães? talvez divide os gostos, se é pão ou pães, isso é questão de ?opiniães?.
Guimarães rosa, dentro de cada conto consegue mostrar sua genialidade, uma experiência incrível que requer paciência. Não é um livro de ler vários contos em sequência, mas sim de ler e parar, reler e meditar. Não tem como ler ?Menina de lá?, ?terceira margem do rio? ?Nenhum, nenhuma? etc? e passar para o próximo. Os contos te convidam para um diálogo interno.
Diálogos estes que vão caminhando dentro de profundas questões filosóficas, como identidade, vida e morte, o além vida, o que é comum, o que é bizarro, a loucura? pode ir além. Contos que quem termina não é Guimarães Rosa, mas sim o próprio leitor. A beleza de fazer parte da história de Guimarães Rosa, é dar o sentido final, cabe apenas ao leitor essa oportunidade imperdível.
Neologismos e uma escrita que requer o cuidado e atenção do leitor.

Não perca oportunidade de ler, aprofunde dentro do universo que é Guimarães Rosa.

Clube do Farol 02/09/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoa, tudo bem? Desde que comecei um projeto de ler autores da Academia Brasileira de Letras com minhas amigas, redescubro o Brasil literário. Esse que ficou encoberto pelos traumas escolares e que, agora, se revelam uma verdadeira joia escondida bem a vista de todos.

Tenho fascínio pela poesia e não à toa, ela é atribuída pela mitologia a uma dádiva dos deuses, um presente porque, em poucas linhas, poucas palavras dizem tanto e tocam não somente o coração como também a mente, passa uma mensagem nem sempre de sentimento, às vezes de saudade, tristeza, revolta, às vezes decifra a vida.

É o tipo de texto que ao ler te faz para refletir, te toma, te enche e preenche e quando você vê já está também meio poético, meio com sentimentos a flor da pele, mesmo que te falte talento para transformar um sentimento em palavras e aí vem o elevo que é ler, especialmente ler Drummond.

Este que lindamente juntou o “ser mineiro ao ser carioca” e transformou sua arte em poesia e literatura eterna. Comecei pelo primeiro no Rio, porque Sentimento do Mundo, neste momento, te coloca não apenas no Rio, não apenas em Minas, não apenas em um lugar, te coloca em todo canto e, ao mesmo tempo, você continua onde está, te tira a noção de pertencimento e te faz ser, através dos poemas, cidadão do mundo.

Como ficar impassível frente o congresso internacional do medo, como não ler sem sentir, sem notar que o poema é atemporal e parece ter sido escrito ontem, hoje parece ser um chamado de agora que, após tanto tempo, nada mudou, tudo mudou e ainda continua igual.

E, enquanto lia, Drummond definiu como me sentia lendo, em Ode no Cinquentenário do Poeta Brasileiro. Ler poesia é exatamente assim: se encher e se esvaziar do texto. No entanto, não deixo de trazer comigo algo que estava na poesia e também era meu.

No posfácio, Ailton Krenak nos conta como se "encontrou com Drummond", ao começar a ler literatura brasileira após seus 20 anos. E como ele vê não apenas a poesia e o poeta. Como ele lhe serve de "escudo invisível" para as perguntas e acabei por me perguntar como eu o "vejo". Ah, eu o vejo naquele banco da orla, me contando suas poesias e explicando o universo que existe nas entrelinhas e que, acredito, apenas a mão que escreveu pode revelar em sua totalidade.

Na edição consta ainda a Cronologia na época do Lançamento (1937-1943), que nos apresenta não apenas Drummond (CDA), mas também o Brasil, a Literatura Nacional e o mundo há época. Não tem como não dizer ser uma preciosidade que adorna a joia que é esta edição. Um verdadeiro presente aos leitores. Conta ainda com: Bibliografia do autor, Bibliografia Seleta e Índice dos primeiros versos.

site: http://www.clubedofarol.com/2022/08/resenha-sentimento-do-mundo.html

nanda 19/09/2022

~Congresso internacional do medo
~Canção de berço
~Os ombros suportam o mundo
~Mãos dadas
~Revelação do Subúrbio
~Elegia 1938
~Mundo Grande

belyyyyyyyyyy 24/10/2022

amei
as poesias gritam melancolia. esse livro foi um bom conforto, essa foi a primeira obra que li dele e agora quero ler mais de Drummond

Elô 04/11/2022

Sentimento do Mundo
Uau! Um livro que gera conflito interno arrisco dizer que é um dos melhores, Sentimento do Mundo não é uma exceção.
Ele me fez refletir na forma na qual escrevo os MEUS poemas, que chamo de meus, mas pra quê, se tudo é apenas um padrão que poucos quebraram, então esse livro me fez pensar em como o diferente não é ruim! Que o fato de meus poemas não serem como os outros me agregam ainda mais mérito.
Obrigada, Carlos Drummond de Andrade

Giu 20/11/2022

confesso que em várias partes eu não entendi nada kkkkkk, mas alguns poemas são tão profundos que eu nem consigo descrever a genialidade desse homem, eu pretendo reler ainda, mas achei sensacional