Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Luana.Linsingen 25/03/2023

Sentimento abismal
Não é pra ser lido quando estiver triste.
Simples e profundo, não é de graça que Drummond é um dos nossos grandes.

Charleees 27/03/2023

Sentimento do mundo é um livro de poemas (e alguns poemas em prosa de Carlos Drummond) que vai marcar uma mudança na escrita do autor, onde ele deixa de ser o poeta individualista dos dois primeiros livros para como o próprio nome do livro diz olhar para o sentimento do mundo, olhar o outro como um todo.
O livro foi editado em 1940, mas alguns poemas, por exemplo, foram escritos em 1935 como é o caso do poema título do livro.
Carlos Drummond conseguiu aqui capturar o espírito de um tempo agitado pela política e pelas intensas transformações de um período histórico. Enquanto o Brasil vivia seu estado novo de Getúlio Vargas, a Europa via crescer suas idéias de Nazismo e Facismo.
Em 1940 estoura a maior catástrofe provocada pelo homem, a segunda guerra mundial e Drummond conseguiu ingerir tudo isso e regurgitar nesse livro incrível incrível.

* Resenha Outubro de 2015

Manuela239 19/05/2023

Drummond é genial
Confesso que não lí esse livro por vontade própria,já que a escola recomendou ele como um paradidático.
Não era acostumada a ler poemas.
Porém,esse livro me surpreendeu muito.
A genialidade do Carlos Drummond de Andrade é gigantesca.
A forma com que ele retrata o mundo caótico é perfeita.
Eu simplesmente amei

Jose372 15/07/2023

Poesia
Muito genial esse Carlos Drummond de Andrade é, oque é mais de interessante não é só a poesia, mas o contexto da época em um mundo que ainda estava se recuperando de uma guerra e já estava lidando com novas ameaças

ana 28/07/2023

A melancolia da poesia
Primeiro livro que leio de Drummond, adorei muitas de suas poesias e pretendo me aprofundar mais já que, muitas me pegaram de surpresa. Simplismente genial e com ótimas críticas.

Laurex 29/07/2023

Primeira leitura de Carlos Drummond de Andrade
Não sou muito dos poemas mas alguns chamaram-me atenção. Meus preferidos foram os "ombros suportam o mundo", "Elegia 1938", e "noturno a janela do apartamento".
Gostei muito também da cronologia da vida do Carlos Drummond no fim do livro.

Pedro 03/08/2023

Não costumo ler poesia, mas resolvi ler esse por indicação de um amigo e me surpreendi. Muito bom e fluido

Laura1703 05/09/2023

Bem... O livro é muito bom, mas acho que não era o que eu esperava, porém a leitura foi super tranquila e Carlos Drummond de Andrade arrasa sempre. Quero muito ler os seus outros livros que devem ser maravilhosos tbm.

Aline Penha 08/09/2023

Como já diz o nome do livro...
O livro é carregado de sentimentos e melancolias. Uma leitura fácil e direta que conversa diretamente com o leitor. Vale muito a pena ler os poemas de Drummond porque um poeta daquela época já era muito visionário sobre o nosso futuro.

Supérflua 19/09/2023

Paulo Leminski foi primeiro poeta que eu li e agora fui ler Drumond, e esses poemas são profundos!! Me emocionei muito com ( canção de berço), interprete como o amor em geral perdeu a essência, a vida perde o sentido, a decadência da vida. Em outro poema ele fala sobre a aurora ser colorida com o sangue, perfeito!!

lelocas.mi 16/10/2023

Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte
Sou a vossa namorada
que morreu de apendicite
no desastre de automóvel
ou suicidou-se na praia
e seus cabelos ficaram
longos na vossa lembrança.
Eu nunca fui deste mundo:
Se beijava, minha boca
dizia de outros planetas
em que os amantes se queimam
num fogo casto se tornam
estrelas, sem ironia.

Quel 22/11/2023

1° contato com Drummond
Esse livro está parado na minha estante a um bom tempo, mas finalmente decidi entrar em contato com a escrita do autor e com livros de poesia pela primeira vez.

Confesso que em alguns eu fiquei bem confusa kkk talvez eu precise reler, buscando me aprofundar mais no contexto, mas outros tocaram a alma e encontrei beleza na poesia.

Recomendo bastante, pois é um livro curto e fácil de ser adquirido. Vou reler com certeza!

gabspeace 04/01/2024

Sentimento do mundo | ?
"Chegou um tempo em que não adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação" (Os ombros suportam o mundo).

Meus poemas preferidos foram: "Sentimento do mundo", "Canção da moça-fantasma de Belo Horizonte", "Congresso Internacional do medo", "Os ombros suportam o mundo" e "Mundo Grande". Terminei os poemas de Drummond com um sentimento de 'quero mais'.

lucaismaia 08/01/2024

Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito
(...)
Sim, meu coração é muito pequeno.
Só agora vejo que nele não cabem os homens.
O mundo é grande.

Aislaaa 26/01/2024

?Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo (?)?

-Congresso Internacional do Medo.

Mais uma ótima leitura!