Sentimento do Mundo

?João era fabulista ?
Fabuloso ?
Fábula ?
Sertão místico disparando
No exílio da linguagem comum ??
-Carlos Drummond de Andrade. Início do poema dele sobre João Guimarães Rosa.

O que dizer sobre a experiência de ler Guimarães? talvez divide os gostos, se é pão ou pães, isso é questão de ?opiniães?.
Guimarães rosa, dentro de cada conto consegue mostrar sua genialidade, uma experiência incrível que requer paciência. Não é um livro de ler vários contos em sequência, mas sim de ler e parar, reler e meditar. Não tem como ler ?Menina de lá?, ?terceira margem do rio? ?Nenhum, nenhuma? etc? e passar para o próximo. Os contos te convidam para um diálogo interno.
Diálogos estes que vão caminhando dentro de profundas questões filosóficas, como identidade, vida e morte, o além vida, o que é comum, o que é bizarro, a loucura? pode ir além. Contos que quem termina não é Guimarães Rosa, mas sim o próprio leitor. A beleza de fazer parte da história de Guimarães Rosa, é dar o sentido final, cabe apenas ao leitor essa oportunidade imperdível.
Neologismos e uma escrita que requer o cuidado e atenção do leitor.

Não perca oportunidade de ler, aprofunde dentro do universo que é Guimarães Rosa.

Clube do Farol 02/09/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoa, tudo bem? Desde que comecei um projeto de ler autores da Academia Brasileira de Letras com minhas amigas, redescubro o Brasil literário. Esse que ficou encoberto pelos traumas escolares e que, agora, se revelam uma verdadeira joia escondida bem a vista de todos.

Tenho fascínio pela poesia e não à toa, ela é atribuída pela mitologia a uma dádiva dos deuses, um presente porque, em poucas linhas, poucas palavras dizem tanto e tocam não somente o coração como também a mente, passa uma mensagem nem sempre de sentimento, às vezes de saudade, tristeza, revolta, às vezes decifra a vida.

É o tipo de texto que ao ler te faz para refletir, te toma, te enche e preenche e quando você vê já está também meio poético, meio com sentimentos a flor da pele, mesmo que te falte talento para transformar um sentimento em palavras e aí vem o elevo que é ler, especialmente ler Drummond.

Este que lindamente juntou o “ser mineiro ao ser carioca” e transformou sua arte em poesia e literatura eterna. Comecei pelo primeiro no Rio, porque Sentimento do Mundo, neste momento, te coloca não apenas no Rio, não apenas em Minas, não apenas em um lugar, te coloca em todo canto e, ao mesmo tempo, você continua onde está, te tira a noção de pertencimento e te faz ser, através dos poemas, cidadão do mundo.

Como ficar impassível frente o congresso internacional do medo, como não ler sem sentir, sem notar que o poema é atemporal e parece ter sido escrito ontem, hoje parece ser um chamado de agora que, após tanto tempo, nada mudou, tudo mudou e ainda continua igual.

E, enquanto lia, Drummond definiu como me sentia lendo, em Ode no Cinquentenário do Poeta Brasileiro. Ler poesia é exatamente assim: se encher e se esvaziar do texto. No entanto, não deixo de trazer comigo algo que estava na poesia e também era meu.

No posfácio, Ailton Krenak nos conta como se "encontrou com Drummond", ao começar a ler literatura brasileira após seus 20 anos. E como ele vê não apenas a poesia e o poeta. Como ele lhe serve de "escudo invisível" para as perguntas e acabei por me perguntar como eu o "vejo". Ah, eu o vejo naquele banco da orla, me contando suas poesias e explicando o universo que existe nas entrelinhas e que, acredito, apenas a mão que escreveu pode revelar em sua totalidade.

Na edição consta ainda a Cronologia na época do Lançamento (1937-1943), que nos apresenta não apenas Drummond (CDA), mas também o Brasil, a Literatura Nacional e o mundo há época. Não tem como não dizer ser uma preciosidade que adorna a joia que é esta edição. Um verdadeiro presente aos leitores. Conta ainda com: Bibliografia do autor, Bibliografia Seleta e Índice dos primeiros versos.

site: http://www.clubedofarol.com/2022/08/resenha-sentimento-do-mundo.html

nanda 19/09/2022

~Congresso internacional do medo
~Canção de berço
~Os ombros suportam o mundo
~Mãos dadas
~Revelação do Subúrbio
~Elegia 1938
~Mundo Grande

belyyyyyyyyyy 24/10/2022

amei
as poesias gritam melancolia. esse livro foi um bom conforto, essa foi a primeira obra que li dele e agora quero ler mais de Drummond

Elô 04/11/2022

Sentimento do Mundo
Uau! Um livro que gera conflito interno arrisco dizer que é um dos melhores, Sentimento do Mundo não é uma exceção.
Ele me fez refletir na forma na qual escrevo os MEUS poemas, que chamo de meus, mas pra quê, se tudo é apenas um padrão que poucos quebraram, então esse livro me fez pensar em como o diferente não é ruim! Que o fato de meus poemas não serem como os outros me agregam ainda mais mérito.
Obrigada, Carlos Drummond de Andrade

Giu 20/11/2022

confesso que em várias partes eu não entendi nada kkkkkk, mas alguns poemas são tão profundos que eu nem consigo descrever a genialidade desse homem, eu pretendo reler ainda, mas achei sensacional

Manuela239 19/05/2023

Drummond é genial
Confesso que não lí esse livro por vontade própria,já que a escola recomendou ele como um paradidático.
Não era acostumada a ler poemas.
Porém,esse livro me surpreendeu muito.
A genialidade do Carlos Drummond de Andrade é gigantesca.
A forma com que ele retrata o mundo caótico é perfeita.
Eu simplesmente amei

Jose372 15/07/2023

Poesia
Muito genial esse Carlos Drummond de Andrade é, oque é mais de interessante não é só a poesia, mas o contexto da época em um mundo que ainda estava se recuperando de uma guerra e já estava lidando com novas ameaças

ana 28/07/2023

A melancolia da poesia
Primeiro livro que leio de Drummond, adorei muitas de suas poesias e pretendo me aprofundar mais já que, muitas me pegaram de surpresa. Simplismente genial e com ótimas críticas.

Laurex 29/07/2023

Primeira leitura de Carlos Drummond de Andrade
Não sou muito dos poemas mas alguns chamaram-me atenção. Meus preferidos foram os "ombros suportam o mundo", "Elegia 1938", e "noturno a janela do apartamento".
Gostei muito também da cronologia da vida do Carlos Drummond no fim do livro.

Pedro 03/08/2023

Não costumo ler poesia, mas resolvi ler esse por indicação de um amigo e me surpreendi. Muito bom e fluido

Laura1703 05/09/2023

Bem... O livro é muito bom, mas acho que não era o que eu esperava, porém a leitura foi super tranquila e Carlos Drummond de Andrade arrasa sempre. Quero muito ler os seus outros livros que devem ser maravilhosos tbm.

Aline Penha 08/09/2023

Como já diz o nome do livro...
O livro é carregado de sentimentos e melancolias. Uma leitura fácil e direta que conversa diretamente com o leitor. Vale muito a pena ler os poemas de Drummond porque um poeta daquela época já era muito visionário sobre o nosso futuro.

Supérflua 19/09/2023

Paulo Leminski foi primeiro poeta que eu li e agora fui ler Drumond, e esses poemas são profundos!! Me emocionei muito com ( canção de berço), interprete como o amor em geral perdeu a essência, a vida perde o sentido, a decadência da vida. Em outro poema ele fala sobre a aurora ser colorida com o sangue, perfeito!!