Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Lethycia Dias 02/04/2019

Vasto mundo
Além de um ou outro verso espalhado por aí, e da famosa pedra no meio do caminho, eu nunca tinha lido Drummond. Nunca tinha pegado um livro dele para ler por inteiro. Talvez essa busca tardia por um dos poetas brasileiros mais celebrados tenha contribuído para a sensação de enigma que esse livro me trouxe.
Quem, afinal, era Drummond? O que pensava? O que diziam suas letras? Essa edição reúne poemas de três diferentes coletâneas, cujos contextos desconheço: "Alguma poesia", "Brejo das almas" e "Sentimento do mundo". E mesmo depois dessas quase 200 páginas que me fizeram refletir, sorrir, gargalhar, me entristecer e questionar, Drummond ainda continua um mistério para mim.
Se em alguns dos poemas apresenta reflexões profundas, carregadas de melancolia, como naquele que dá nome ao livro, no "Poema de Sete Faces" e em vários outros, por vezes também fala com bom-humor do Brasil, das pessoas, dos hábitos, da vida cotidiana nas pequenas cidades de Minas Gerais. O mundo de Drummond é vasto!
Em versos livres, sem rima nem medidas, Drummond expõe uma simplicidade de palavras que não deixa de ser acompanhada por metáforas, comparações, sentimentos maiores do que as letras diriam por si só. Alguns dos poemas são para ler com um sorriso no rosto; outros, para pensar por vários minutos após a leitura. Parecem ser esses sentimentos maiores o tal "sentimento do mundo", a melancolia do poeta quando fica sozinho, o peso suportado sobre os ombros. Uma angústia tão grande para um coração tão pequeno.
Minha leitura tardia, porém, só me trouxe mais anseios, mais vontade de conhecer e entender. Li esse livro de forma rápida, mas experimentando cada poema, porque cada um era um conjunto de significados desconhecidos para mim. E quero ler mais Drummond para tentar desvendar esse vasto mundo.

site: https://www.instagram.com/p/Bvu3SBZgDHv/

Helena Fos 21/06/2020

Aqueles livros que com certeza leria de novo
Dificilmente gosto de ficar revisitando livros, mas esse é um dos especiais. Você capta as emoções de Drummond enquanto escrevia os versos... é um livro impactante. Alguns poemas dão aquela necessidade de reler várias vezes pra memorizar hahaha

Eloi 23/09/2020

Por isso sou triste, orgulhoso, de ferro....
Este é um livro com uma pegada mais melancólica.

Drummond o escreveu quando estava tendo uma crise existencial, e, foi neste período que nasceu duas de suas grandes poesias "Sentimento do mundo" e "Confidências de um itabirano"

juliabmelo 26/10/2020

Drummond inventou a poesia
?A soma da vida é nula
Mas a vida tem tal poder:
na escuridão absoluta,
como líquido, circula?

Não é a primeira vez que me aventuro com o poeta de Itabira. conheci como prosista e confesso que foi uma das literaturas mais enfadonhas que fiz esse ano. mas, decidi dar uma segunda chance e conhecer suas famosas poesias: tenho a plena convicção que Drummond a inventou e, de ?amostramento?, inventou junto o amor.

Bia 09/11/2020

Vira e mexe minhas resenhas se resumem a "livro antigo mas muito atual" e - adivinhem! - Sentimento do Mundo é mais um exemplo hahahaha

Escrito há mais de 80 anos, o livro aborda temas como solidão, desesperança e dualidade de sentimentos. Drummond coloca no papel as percepções de quem vê uma guerra se aproximando, a tristeza e a escuridão cada vez maiores. O momento histórico atual não é exatamente o mesmo, mas é impossível não ver como o discurso de ódio e a intolerância têm crescido na última década. O verso "Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.", do poema Mãos Dadas, me fez lembrar imediatamente do "Ninguém solta a mão de ninguém", que surgiu após as eleições de 2018.
Para mim, destacaram-se os poemas Sentimento do Mundo e Elegia 1938 (parecia que o eu lírico estava dentro da minha cabeça, expondo as insatisfações e críticas que faço ao nosso sistema).

"Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição
porque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan."

Só tirei 1 estrela pois poesia definitivamente não é o gênero literário para mim. Eu leio, acho bonito mas sempre sinto que há uma mensagem que não consegui captar. Felizmente, a edição da Companhia das Letras conta com um posfácio bastante elucidativo; não achei fácil de entender a análise, já que seu autor usa e abusa de vírgulas, inversões e apostos, mas as informações ali contidas são preciosas.

Lara 10/12/2020

Poesia para explorar.
Drummond faz com que o leitor embarque na dinâmica da linguagem. Suas poesias vão além da exatidão das palavras, não se resumindo também no desfecho da subjetividade alheia.
São poemas curtos, mas que demonstram imensidão de alguém que tem algo autêntico, sendo capaz de transfigurar-se no mundo e o mundo em si

Nailan 27/09/2021

Muito sentimento em tempos cinzas
O contexto histórico no qual essa obra foi escrita traz toda uma compreensão por parte de quem lê. Nas palavras de Drummond era possível perceber a dor e a desesperança em um mundo dividido. Não muito longe dali estamos agora, em outra era, mas vivendo de passados.

dassinha 22/01/2022

Passei a gostar de poesia por causa deste livro
li ele pq estava estudando ele na escola, minha professora fez de um modelo onde ela escolhia uma poesia, e nos tínhamos que meio que decifrar oque o autor queria dizer na poesia, ela já tinha trabalhado isso conosco antes mas sempre era a turma inteira e a professora para 1 poema, o trabalho poderia ser em dupla ou individual, eu juntei com uma colega, e como a professora tinha comentado que o poema favorito dela era deste livro, eu e minha amigas pegamos ele ( detalhe bem importante que valia ponto o trabalho e pegamos o poema mais difícil de decifrar e ainda por cima o favorito da professora) mas eu me encantei pelo poema, o nome é ?elegia 1983? eu fiquei extremamente entrega ao poema, foi ele era muito difícil de decifrar, eu e minha amiga acabamos pesquisando muito e demoramos muitos, a gente viu um lado de tudo isso muito bom, foi uma experiência incrível e sou grata ao Carlos Drummond por esse livro incrível e
essas poesias incríveis.

TainA 04/02/2022

A melancolia
Pode ser q eu n tenha entendido exatamente tudo oq ele quis dizer. Mas encontrei melancolia, não tem como não encontrar.

lourdinha 12/02/2022

espetacular !
não sou uma pessoa de poesia e, mesmo assim, peguei esse livro. muitos desses poemas são meus conhecidos das aulas de literatura, já os vi diversas vezes em aulas e em provas! porém lê-los pelo simples ato de ler, foi novidade e não me arrependo.

carlos drummond de andrade trata, nos seus poemas, de um mundo em mudança. as dores de uma guerra, as problemáticas cotidianas, a modernidade chegando! aqui vemos o retrato da desigualdade, do desamparo, da efemeridade! sem deixar de usar sua marca sarcástica sobre as verdades da sociedade que estão nas entrelinhas de seus poemas, é claro!

para mim, esses poemas foram uma ânsia por vida!

alguns dos poemas eu gostei bem mais, vou deixar anotado aqui para não esquecer:

> Poema da Necessidade
> Tristeza do Império
> Inocentes do Leblon
> Indecisão do Méier
> Os ombros suportam o mundo
> Elegia 1938

let 08/03/2022

uma porta de entrada
Comecei a ler este livro por conta do vestibular e me apaixonei pela escrita do Carlos Drummond de Andrade, já conheci seus versos, mas foi sua primeira antologia que li. Me deu vontade de ler todas as outras obras. É incrível como textos de 80 anos atrás ainda refletem os dias de hoje.

Regina316 30/03/2022

Realmente incrível
Fiquei fascinada pelo Carlos Drummond estudando o Modernismo lendo alguns poemas pingados nas questões então imagina uma admiração que triplicou quando li sentindo do mundo, esse livro é genial e de uma demonstração perfeiro do período em que foi escrito, trazendo a tona o sentimento de uma guerra iminente juntamente a problemas sociais da época que faz com que o leitor sinta o que ele quer demonstrar. Além disso é impossível ler um livro de Drummond e não querer mais e mais, simplesmente quero ler tudo dele após sentimento do Mundo.

Bob 26/06/2022

Não tenho palavras pra descrever a inspiração que os poemas do Carlos Drummond me dão, é incrível!!!