Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

vitoria 01/10/2019

Chocada
Meninaaaas muito bom eu achei uma loucura amei

Leticia_gg 29/12/2019

SE NÃO SOMOS RATOS, O QUE SOMOS?
Há algo na escrita de Gordon Reece que cativa.

Não sei se é a forma com que Shelley e a mãe falam aos leitores, não sei se é a sutileza ferina através da qual os piores detalhes são pintados. Não sei – e é essa incerteza que mais me fascina.

Ratos não foi um livro que apareceu uma ou duas vezes na minha vida. Foram várias as ocasiões em que, indo à livraria, deparei-me com um exemplar da obra de Reece nas estantes. No entanto, sempre havia algum outro livro que eu queria antes, que eu queria mais. Se eu soubesse o que me esperava para além da capa maravilhosa com que nos presenteou a Intrínseca, teria-o comprado bem antes.

Shelley e a mãe estão sofrendo. Acuadas, traumatizadas, sozinhas e fugindo, são como ratos: não querem um lar, não querem conforto. Tudo o que desejam é um lugar onde se esconder e recomeçar, longe de qualquer um dos traumas do passado – seja o divórcio humilhante pelo qual a mãe passou, seja o bullying perverso que Shelley enfrentou. Contudo, mesmo em sua nova toca tão, tão distante, os gatos não desistem de procurá-las. Quando um adentra no seu precioso esconderijo, as duas têm a última das reações previsíveis. Agora, assombradas pelos próprios atos, elas precisam descobrir o que fazer. Afinal…

Se não são mais ratos, o que são?

Mice, nome original da obra, é uma história sobre muitas coisas. Embora a sinopse passe a impressão de que o assunto principal do livro é a atitude tomada pelos ratos, na verdade, ele vai muito além disso. Além de falar sobre bullying, amizade, a falta paterna, as mazelas do matrimônio e do divórcio, o abuso no ambiente de trabalho e o amor incondicional entre mãe e filha; ainda uma história que ensina a respeito da identidade e do que acontece quando nos perdemos dela. Ensina, além disso, sobre limites e até onde uma pessoa suporta antes que ultrapassem o seu.

[...]

(Continua no site)

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-100-se-nao-somos-ratos-o-que-somos/

Taty 05/08/2022

Essas muié precisam de terapia, real
Já havia visto indicação desse livro em diversos lugares, e imaginei que a história tivesse um significado, um exemplo, uma história de superação até . E até a parte em que o ocorre o primeiro incidente, eu achei que tava tudo muito interessante, o que me fez me sentir um pouco mal, não foi elas terem feito o que fizeram com o fulano, como consumidora de assuntos sobre true crime já vi coisa muito pior, mas o que me incomodou foi a frieza e a forma calculista com que elas reagiram, pensaram, atuaram, isso não é normal, não é amadurecimento não é superação, isso é outra coisa. Sou totalmente a favor da emancipação dos ratos, mas não gostei da forma doentia com a qual o autor abordou a história.

Joy - @criativoocio 31/03/2021

A primeira parte do livro não é nada estimulante fiquei tentada a desistir várias vezes, pouca coisa acontece e eu achava a Shelley bem chata, mas quando o livro entra em seu ápice é difícil largar e a curiosidade de saber o que vai acontecer com mãe e filha é incontrolável, apesar das cenas um pouco confusas.
Para mim foi aquele tipo de livro que quando a leitura acaba, ela ainda fica na sua cabeça te fazendo pensar nas pessoas que vivem em situações semelhantes à dessas mulheres, que são menosprezadas e intimidadas
Com final surpreendente esse thriller psicológico vai te fazer pensar se você é um rato ou um gato.

Jennifer.Freitas 28/07/2021

bom, mas tem problemas (3,7)
por ser o primeiro livro do autor, achei impressionante tanto pela escrita, quando o desenvolvimento da personagem principal. mas o desenrolar da história não me agradou muito. com toda certeza o enredo tinha mais potencial, mas as partes reflexivas do livro e principalmente as metáforas sobre ratos são incríveis.

anaclasc 29/07/2021

SEM PALAVRAS!!!
Adorei muito!!! Gordon Recee conseguiu pegar um dos gêneros mais difíceis de ser escrito e transformou em uma arte literária!

Antes de falar um pouco sobre o livro não posso me esquecer do gatilho, esse livro contém MUITOS, então, se você for sensível não recomendo, mas se você não for boa leitura!

Gostei muito das personagens, Shelley sofreu muito mas não deixou que esses medos invadisse sua vida e de sua mãe, as duas juntas fizeram o que deviam fazer. Perfeitas, nunca erraram!

Muito boa essa leitura, 9,5/10! ?

Kauane 22/09/2021

Não esperava que a história se desenrolasse assim, é um bom livro apesar de achar a Shelley insuportável.

Ju 26/09/2021

Bonzinho
No começo super me sensibilizei e em algumas partes até me identifiquei com as duas personagens principais, mas depois tomei um mega ranço da menina e o final não me desceu.

Kelly 05/10/2013

Genial !!!
Primeiramente preciso falar da arte da capa que é muito bacana , realmente tem um toca de rato na capa do livro , eu achei que esse toque final deixou o livro melhor ainda.
Bom , então vamos a ele né .

Ratos conta uma estoria interessantíssima sobre o mais puro , simples e forte sentimento humano , o medo. O medo de se impor , o medo de reagir diante de uma injustiça , o medo de dizer algo improprio .
Medo.

Shelley e sua mãe tem algo em comum , além do parentesco , elas tem personalidades muito parecidas na verdade iguais . Devido a isso a vida pra elas é bem difícil .
O pai de shelley foi embora de casa com sua secretaria muitos anos mais nova que ele ,deixando sua mãe praticamente sem nada , e ainda tentou ganhar a guarda de Shelley mas como com a idade de 15 anos ela já podia escolher , ela escolheu ficar com sua mãe e como punição ele simplesmente passou a ignorar a existência de Shelley.
Ele é advogado e conheceu a mão de Shelley quando ela começou a trabalhar para a mesma firma que ele , eles se apaixonaram e se casaram e assim que Shelley nasceu a exigência de seu pai foi que ela , que estava prestes a se tornar sócia da firma , abandonasse o trabalho para cuidar de Shelley , e como rato que ela era , acatou a ordem. e passou a ser uma dona de casa exemplar e uma mãe cuidadosa .

Já Shelley por sua vez sempre foi muito estudiosa e boa filha sempre se dedicou muito a artes e a boa literatura. Na escola passou por maus bocados com suas ex amigas de infância e sofreu um bullying pesado durante meses e que acabou culminando em ataque brutal que resultou em internação e afastamento permanente da escola .

em meio a essa atmosfera de medo e desamparo as duas resolvem se mudar para um lugar bem afastado da cidade para que elas pudessem ficar isoladas e para que elas não fossem perturbadas e na verdade para que pudessem se esconder . Quando tudo começa a melhorar e elas começam a ter uma vida , mesmo como ratos, feliz e agradável , algo terrível acontece ameaça essa já muito frágil alegria.

É ai que essas duas se vêem diante de algo tão complicado que não tem como não reagir , desse momento em diante ou elas deixam de ser ratos ou deixam de existir.

A forma como a mãe de Shelley lidou com os problemas que surgiram , como lidou com a situação principalmente no final do livro , me deixou de queixo caído , com tamanha perspicácia e me fez pensar em como uma mulher tão inteligente e com uma capacidade de raciocínio tão ágil pôde ser capaz de aceitar todas essas coisas , todas essas humilhações durante tantos anos .

E até Shelley que me irritou bastante , não durante o bullyng , depois que tudo ocorreu ela ainda mantinha um pouco das suas atitudes de rato , mesmo ela começou a mudar e no fim pude dizer que simpatizei com ela .

Pra resumir , o livro é ótimo , nunca tinha ouvido falar desse autor e fiquei encantada com a forma como ele conta uma estoria e de como ele desenvolveu a estoria através dos olhos de Shelley , adorei o livro e super recomendo .