O último jurado

O último jurado John Grisham

Resenhas - O Último Jurado

Vanessa1409 03/10/2023

Suspense Cansativo
Narrado em primeira pessoa, o texto tem toques divertidos, um humor inteligente que cativa. Na cena do julgamento, o patologista discorre sobre os ferimentos da vítima com detalhes técnicos precisos, voz fria, detalhes angustiantes para os leitores. Um dos destaques é o racismo que reinava no Mississipi na década de 70, e o autor deixa o fato bem explícito em vários capítulos. A linguagem coloquial é carregada de acuidade, com algumas palavras arcaicas, porém, condizentes com a época em que a história se passa. O começo do livro é enfadonho, cansativo. Depois, tudo se agita, ao ponto de instigar o leitor a absorver os capítulos com uma sede ansiosa. E novamente tudo volta ao ponto maçante. Descrições desnecessárias, que nada acrescentam à trama principal. Quando, já nos últimos capítulos, tudo parece trazer uma grande surpresa, aquele clímax que um leitor voraz adora, a decepção se faz presente. Tudo é muito óbvio, muito previsível. Os pontos altos ficam no meio do livro, e nenhuma surpresa nos é apresentada no desfecho, deixando muito a desejar. Para ser sincera, eu tinha esperanças de que o autor me provocasse a sensação de ?plot twist?, fato que não aconteceu, infelizmente. Acho que coloquei uma expectativa alta... Há o esboço de um romance entre Willie e Ginger, irmã de Rhoda, a vítima. Mas é tudo muito superficial, e nesse ponto concordo com John, um gênero de suspense não tem muito espaço para romance. Para finalizar, o autor deixou pontas soltas que poderia ter explorado melhor, crimes não solucionados e abordados superficialmente. O paradeiro final de Lydia Vince, testemunha álibi de Danny Padgitt, ganharia um toque interessante, bem como o desvendar do assassinato de Malcom Vince, ex-marido de Lydia, que refutou o testemunho da ex-mulher com veemência. E tudo ficou no ar, decepcionante e insuficiente para o mesmo autor de Tempo de Matar.

GRAMÁTICA: A tradução e a revisão foram muito bem feitas, meticulosas, exemplares. Se o enredo atendesse às expectativas, teríamos um conjunto delicioso para enriquecer a literatura. Grisham elaborou boas frases impactantes, chamativas, pecando apenas na parte criativa. Não tenho muito o que dizer sobre esse quesito, a equipe de edição fez o seu trabalho de maneira exímia e merece os aplausos. Ênclises e próclises em perfeitas colocações, fazendo-me vibrar com esse cuidado da revisão. Encontrei até as ?famigeradas? mesóclises corretamente alocadas nas falas do promotor durante o julgamento, um êxtase aos amantes da língua portuguesa. Um único incômodo, porém, não um erro: numerais. Prefiro quando são escritos por extenso, faz mais sentido para mim, prefiro que a matemática fique com os números, e o português, com as letras. No entanto, como já disse, não é um erro, apenas um senso de estética que grita aos meus olhos.

NOTA FINAL: Para quem leu Tempo de Matar ? ou assistiu ao filme ?, não espere pelo mesmo nível de trama. Ainda estou tentando entender se o título tem a ver com Willie como testemunha final de uma vida ou se está entrelaçado com um dos assassinatos. Não é uma leitura que eu indicaria sem as ressalvas certas. É um suspense cansativo, decepcionante... e o pior: sem suspense! Tudo é previsível, escancarado, sem aquela epifania deliciosa. O ponto alto, além do assassinato principal, é a afronta ao racismo, e isso o autor explorou devidamente. De zero à cinco, minha nota é dois (pelo racismo denunciado nas páginas).

Tiago Doreia 25/03/2024

Mais um livro de John Grisham pra conta.
Outra história divertida, muitíssimo bem escrita, rápida e envolvente.

A linguagem é simples, porém muito bem escrita, de tal forma que é fácil se envolver no enredo e nas aventuras dos personagens construídos pelo autor.

Tem um enredo menos voraz, acelerado e caótico que outras obras já lidas, mas um pouco mais bucólica, tranquila.

A cidade em si é um dos pontos altos da obra, é quSe como se fosse um personagem vivo, que interage com o narrador a medida que a história avança.

A história tem características fogem um pouco do padrão das outras obras. Nessa vemos detalhes mais cotidianos, a cidade pequena, os habitantes e sua rotina.

É uma obra curta, divertida e envolvente. Recomendo.

Carolina Santana 24/03/2020

Que história!
Eu amo os livros do John Grisham então sou suspeita para falar desse. Que livro, que história! Desde o início já fui conquistada pela união do jornalismo com a criminologia, duas coisas que amo. Mas além disso, fui conquistada por todos os tópicos abordados nesse livro. Discussões raciais, Guerra do Vietnã, corrupção, amizade, religião, e muito mais. Uma verdadeira aula de história sobre os pequenos condados dos Estados Unidos nos anos 70. O final me pegou desprevenida e foi perfeito para encerrar com 5 estrelas e favoritado.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/02/2020

Em uma área de mata densa e coberta por pântanos, no mississipi, a Familia Padgitt, desde sua Origem, notória por feitos ilícitos: vários anos de fabricação de uisque ilegal, contrabando, roubo, suborno, poostituição.

sem Spoiler ----

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8532518117

Pedro.Henrique 01/11/2017

Minha experiência com o livro O Último Jurado
Sempre tive uma certa curiosidade com a vontade de aprender sobre o Direito, sendo este livro um dos primeiros na minha caminhada como estudante dessa ciência. Ótimo livro porém deve ser lido com observância no quesito de não abandoná-lo pois têm em seu enredo diversos detalhes que podem ser esquecidos se o fizer. Bom ler este livro como Maratona de leitura Completo.

Amanda.Gabriela 31/10/2016

O último jurado
O autor investe em um cenário de advocacia, livro te deixa totalmente curioso para saber o que pode acontecer. O que vai acontecer quando o filho caçula de uma família que nunca forá acusada de crime nenhum pelo seu grau social é acusado de estupro e assassinato de uma jovem viúva?

Matheus.Augusto 30/04/2016

o último jurado
Apesar de ouvir várias críticas ruins,eu gostei do livro. Não é um best seller que mudou a história da humanidade ,mas é um livro divertido,ele perde um pouco de força na transição da primeira fase pra segunda fase da história,mas no geral é interessante

Helysson.Palheta 11/12/2013

Mais ou Menos
Esse foi o meu primeiro contato com o autor, eu posso dizer que não foi um dos melhore. Gosto muito de livro com temas juridicos, e queria uma história surpriendente de que tantos falavam condizendo sobre john grishan, mas confesso o livro foi um verdadeiro fiasco pra mim, o autor remoeu muitos os seus personagens até o mázimo de minha paciencia e além do mais voce tem um criminoso que não é lá essas coisas e além do mais o autor da muitas pistas de quem é o culpaso e voce descobre rápido (no meu caso foi assim), e além de que voce pode pular várias páginas e sem se preucupar de perde algum fato, enfim o livro eu não recomendo.

Paulo Silas 25/09/2013

Mais uma história de John Grisham envolvente e que prende a atenção do leitor.

Nesta obra (narrada em primeira pessoa pelo protagonista), a trama central é o estupro e assassinato de uma mulher de uma cidadezinha singela na década de 70 e o impacto que tal crime causou na comunidade, passando por toda a questão do julgamento pelos tribunais, cuja típica forma de enredo e narrativa aponta para o fato de que o autor se trata de John Grisham.

O autor consegue desenvolver bastante a história sem pecar no cansaço ao leitor (no livro todo se passam em média 10 anos de história).

Também aborda-se (mais uma vez, já que em outras obras do autor o mesmo assunto também é trazido ao leitor) a questão do conflito entre brancos e negros ainda existente nos Estados Unidos naquea época após o fim da segregação racial.

Por fim, o autor surpreende com o desfecho da história. Vale a pena conferir!

Mari 23/04/2012

Sempre existiu e sempre existira a corrupção. Cabera a cada um analisar e tomar sua postura, ter bom senso que ainda há tempo de consertar! A pena de morte põe em risco apenas uma vida, que na maioria das vezes é o culpado. Mas vale a pena o risco pela vulnerabilidade de todo o resto. A lei estando viva amedronta, intimida!
Neste livro, a revolta pela falta de punição fez surgir mais um marginal, mais vitimas inocentes, mais medo.
Recomendadissimo!

Silva Júnior 27/06/2010

O melhor de Grisham
Em nossa opinião a obra possui uma trama muito envolvente, que consegue aliar de forma intensa o jornalismo e o Direito. Como ponto negativo destacamos que alguns dos 44 capítulos poderiam ser retirados para deixar a trama mais concisa

Mesmo assim, merece nota 10!

Gisele (gisa) 29/05/2009

Concordo com a avaliação de E. Dantas
É um bom livro para quando estamos presos no trânsito, esperando em alguma fila etc.