Nêmesis Philip Roth

Resenhas - Nêmesis

Igor.Veras 20/02/2023

A temática histórica é interessante, principalmente do ponto de vista distinto da época da 2ª Guerra. É interessante ver como era o contexto sanitário e a forma de pensar da sociedade mediante uma epidemia em que não se tem noção de onde vem. Porém, a narrativa é fraca e não se tem muito mistério ou empolgação do próximo passo do autor.

"A consciência é um atributo importante, mas não quando começa a fazê-lo pensar que é culpado de alguma coisa que está muito além do limite de sua responsabilidade."

Kaue Garcia 20/02/2023

Segundo livro do Desafio Bookster do ano
Este foi o segundo livro do desafio Bookster de 2023, mais um livro que me tirou da zona de conforto e que é difícil dizer que amei! A história é emocionante e é impossível não relacionar o que foi vivido com a pólio em 44 com o que vivemos durante a pandemia de COVID nos últimos anos. Mas a maneira como o protagonista lida com a questão nas páginas finais incomoda e revolta o leitor de certa forma. Entendo e respeito o posicionamento dele mas não consigo de maneira nenhuma concordar com as atitudes por ele tomadas

Mari.Polli 19/02/2023

Culpa, dor, autopunição
Mais uma leitura com o Bookster (Pedro Pacífico)

Forte, bem detalhado, simples de ler. E foi me dando medo junto, agonia, desespero, esperança.

Um bom livro para identificar sentimentos, para entender a compaixão consigo mesmo, para refletir sobre nossos limites, responsabilidades e intenções.

Gostei muito e recomendo!

Isadora 19/02/2023

Uma leitura que flui bem e rápida, que se passa em um momento difícil da humanidade, conhecemos um pouco como foi esse momento acompanhado a vida do protagonista e como isso afetou a sua história.

Karina Greco 19/02/2023

Tenso do início ao fim
É impressionante como nossa forma de ver o mundo muda quando passamos por uma pandemia. E isso ficou escancarado no livro pra mim.

Quantas vezes ficamos tensos com a possibilidade de contraírmos uma doença sem nem saber de quem. Pior ainda de transmitir sem saber. A tensão de descobrir que alguém com quem tivemos contato teve a confirmação da enfermidade. Os dias aguardando um possível início dos sintomas, imaginando todas as pessoas que estiveram com você e o início dos sintomas também nelas. O sentimento de culpa é inevitável. A ansiedade é companheira em tempos de pandemia.

E todos nós passamos por isso!
Alguns com o mesmo sentimento de responsabilidade do personagem, outros com remorso algum, outros que passam a idealizar um futuro que nunca aconteceria depois da doença e outros tantos sofrendo suas perdas.

Depois desses últimos anos que vivemos, esse livro com certeza é lido de uma maneira completamente diferente de quando foi lançado. Impactante para sobreviventes dos anos 2020.

Bruna 18/02/2023

Um grande escritor conhecemos pela habilidade de contar histórias as vezes simples, de uma forma absolutamente especial e interessante ao leitor. Phillip Roth estava na minha lista de ?leituras urgente? há muito tempo e já estou bem doida pra ler várias outras obras. Nêmesis é um livro simples e ao mesmo tempo profundo. Um livro triste! Diz respeito a epidemia de poliomielite no início da década de 40, quando a vacina ainda não era conhecida e como doenças que são transmitidas pelo contato humano, invariavelmente tornam-se doenças que perturbam profundamente o psicológico de quem vivência.

Michelle.Steinhoff 16/02/2023

Um livro necessário
Durante o quente verão de 1944, o jovem professor de educação física ?Bucky? Cantor cuida de um pátio com atividades de férias enquanto seus amigos lutam na guerra.

Bucky se ressente com o fato da sua miopia não deixar ele cumprir com o dever do seu país. O que ele ainda não sabe, é que a poliomielite irá se instalar na sua cidade vitimando cada vez mais seus conhecidos.

A alegria de Bucky vai ruindo, conforme a doença avança.

Ele questiona o seu papel nesse contexto. Questiona Deus por ter permitido tal doença se espalhar sem explicação.

Impossível não fazer um paralelo com a pandemia de Covid.

Esse livro deveria ser obrigatório para os pais. Principalmente aqueles que se negam a vacinar seus filhos.

#desafiobookstern

Fernanda 16/02/2023

Nêmesis
Livro indicado pelo @book.ster para o desafio do mês de fevereiro. Não conhecia o autor e, muito provavelmente, novamente não estaria no meu radar de leitura se não fosse por essa indicação.
Em alguns momentos é exageradamente detalhista, os capítulos são muito extensos, mas ao mesmo tempo bastante envolvente.
Não temos como não traçar um paralelo entre a polio e o covid19, principalmente pela sensação de impotência, a desconfiança dos propósitos de Deus, a oscilação emocional entre acreditar na cura e o medo profundo, tudo envolto na mais completa ausência de informação.

lucianem 16/02/2023

Nêmesis
Livro de fevereiro do DesafioBookster2022.
A obra se passa nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. No verão de 1944, uma epidemia de poliomielite se alastra pela cidade de Newark.
Não se sabe ao certo como a doença é transmitida, o que causa grande temor na comunidade.
Nesse contexto, um professor de educação física, responsável pelo pátio de recreação do bairro, tenta proteger seus alunos da forma como acha correta.
Porém com o agravamento da epidemia, ele aceita um trabalho na colônia de férias nas montanhas onde sua namorada está trabalhando.
Mas sua consciência não fica tranquila, achando que abandonou seus alunos...
O livro mostra como é difícil decidir o que é certo em situações limites como a de uma epidemia em que quase tudo é desconhecido...
Um bom paralelo com a epidemia de COVID-19 pela qual estamos passando.

Rafaelly42 14/02/2023

Pandemia
Narra a história do Sr. Cantor um rapaz de 23 que não pode ir para a guerra, mas acabou enfrentando uma guerra em casa mesmo, uma pandemia de poliomielite, a história mostra que o verdadeiro desespero em uma situação como essa é a falta de informação.

Juliana 12/02/2023

Impactante
Philip Roth é considerado um dos melhores sutores de ficção da atualidade. Nao à toa. Ele escreve muito bem! Que história bem contada! Leitura envolvente. Conta sobre um surto de poliomielite em Newark, nos Estados Unidos, no ano de 1944. O personagem principal é Eugene "Bucky" Csntor, um jovem e atlético professor de educação física, judeu, que trabalha orientando e inspecionando meninos em pátios de escola numa comunidade judaica. Como se não bastasse a Guerra, há uma epidemia de poliomielite, que traz medo e desespero à comunidade. O livro faz refletir sobre culpa e responsabilidade, vida e morte, faz refletir sobre Deus. Muita reflexão. Um grande livro!

Robtavares 12/02/2023

Gostei
Indicação do @bookster para o desafio de fevereiro. Achei triste do inicio ao fim. Mas a leitura flui é sempre dá vontade de ler um pouquinho mais. Perpassa pela 2a guerra mundial.

Thalia58 10/02/2023

Epidemia: temática interessante visto que enfrentamos uma pandemia atualmente
O livro fala sobre uma epidemia de poliomielite em uma cidade nos Estados Unidos, num período em que não se sabia muito sobre as formas de contágio e não existia uma vacina. E para piorar a situação, a história tem como plano de fundo a II Guerra Mundial.

As primeiras páginas não me prenderam muito e achei alguns trechos ao longo do livro um pouco desnecessários, mas o livro me chamou muito atenção pelo fato de tratar sobre uma epidemia, visto que enfrentamos uma pandemia recentemente do covid-19. Muitas das precauções que foram tomadas são parecidas com as que precisamos tomar hoje em dia.

Achei interessante ler a reação das pessoas ao lidar com esse “inimigo silencioso”, ainda mais porque não se tinha muitas informações sobre o vírus da pólio. E me fez pensar que apesar de ter tido uma colaboração e esforço mundial para estudar sobre o vírus da covid-19 e desenvolver a vacina, achei muito semelhante a forma que as pessoas reagiram, a questão do preconceito, de que tal grupo social ou étnico espalhasse mais o vírus (no caso da história, os judeus), disseminando notícias falsas. A forma como a classe social e o dinheiro interfere nessas situações. E tudo isso me fez pensar que mesmo com o avanço da tecnologia e ciência, como sociedade, não temos evoluído muito e temos a propensão de repetir os mesmos erros.

Para mim, o mais chocante é saber que existem pessoas atualmente que não acreditam nas vacinas ou na ciência, mesmo com todas as provas e evidência de que elas são eficazes, e que concentraram seus esforços em atrasar a vacinação da Covid-19. E não somente isso, pais que escolhem não vacinar seus filhos, acho que esse livro é uma ótima opção para essas pessoas.

Aprendi que o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt contraiu a doença já adulto, e apesar das crianças serem as mais afetadas, poderia afetar adultos também. Depois disso, F.D.R. criou campanhas e uma organização para arrecadar dinheiro, impulsionar as pesquisas sobre o vírus e a doença e para ajudar no tratamento das pessoas.

Outros temas no livro são a questão da mortalidade e como as pessoas lidam com isso, tendo que viver com essa ameaça invisível o tempo todo, o pânico e medo generalizado e a amargura de quem sobrevive, mas precisa lidar com as consequências e sequelas como a paralisia.

No começo fiquei um pouco confusa em relação ao narrador da história porque a história tratava sempre com a 3ª pessoa do plural - nós - e não era o personagem principal, o Bucky Cantor. Apesar do narrador aparecer ainda na primeira parte do livro, ainda fiquei na dúvida do porquê ele estava contando a história, mas tudo é explicado na última parte.

Meus sentimentos em relação ao personagem principal Bucky Cantor são um pouco contraditórios. Ao mesmo tempo que senti empatia por ele, no final acabei me irritando um pouco com o fato dele se martirizar tanto e querer abraçar toda a culpa, mesmo que nessas situações não existam culpados, todos são vítimas. E mesmo entendendo suas motivações para as decisões que ele toma, fiquei triste pela pessoa que ele se tornou.

É uma leitura que vale a pena porque traz muitas reflexões, mas estou dando essa avaliação porque achei arrastado em alguns momentos e acho que o autor poderia ter se demorado um pouco mais na parte final do livro. Não é uma leitura que faria novamente.

#DesafioBookster2023

Icaro 08/02/2023

Muito bom!
Segundo do ano do desafio do Bookster! Gostei bastante, bem escrito, profundo e com um último capítulo maravilhosamente bem escrito. Que profundidade em descrever a dor humana, aquilo que poderia ter sido e nunca foi.