Nêmesis Philip Roth

Resenhas - Nêmesis

Rafaela.Garcia 07/02/2023

?Não seja seu próprio inimigo. Já há crueldade suficiente no mundo?. Uma escrita diferente sobre a epidemia da Poliomielite que nos remete muito ao período do Covid. O personagem principal garra um sentimento de culpa pela vida sem si. Gostei bastante.

Liliana 06/02/2023

Epidemia de poliomielite
Um livro marcado por uma epidemia de poliomielite que transforma a vida dos moradores de uma cidade em tragédia, tema parecido com a epidemia de corona vírus, sendo em proporções menores. O personagem principal, Sr. Carton, é consumado no seu interior por ter sido um agente transmissor da doença. Ele não consegue se livrar dessa culpa e perde tudo o que tem de melhor na vida por causa disso. Vemos também a culpa que o personagem coloca em seu Deus, um Deus vilão que traz doenças para crianças saudáveis. No geral, a leitura é bem interessante, assunto atual, mas achei a trama seria desenvolvida de outra maneira e não gostei muito do final. Dou 3,5 estrelas.

jdelisiario 05/02/2023

Nêmesis
Segundo livro do #desafiobookster2023.

Nele temos a história de alguns personagens, mas foco no que podemos chamar de principal: Buck Cantor.

A história se passa em um dos anos em que a poliomielite não tinha cura e se alastrou com muita força, causando deficiências e até a morte. Além de citar momentos da segunda guerra mundial.

Que forte, que triste e intenso.

#leituraTerapia
Gisele.Lima 08/02/2023minha estante
Tbm estou lendo pelo desafio

jdelisiario 08/02/2023minha estante
Espero que goste, Gisele! ??

Carol 04/02/2023

Mais um do desafio do @book.ster! O livro me prendeu bastante no começou, mas do meio pra frente achei muito monótono... e no final achei que as partes mais importantes, ou mais interessantes pra mim, foram descritas muito rapidamente... um bom livro, mas não me ganhou...
Natalie Jolie 04/02/2023minha estante
Tenho a mesma opinião.

Thalia58 10/02/2023minha estante
Também concordo contigo

Robson68 02/02/2023

Escrita esplendorosa
Mais um desafio do @book.ster, agora do mês de fevereiro. A temática histórica desse desafio me deixa ansioso pelas leituras e não posso deixar de dizer que essa me agradou demais. Embora nunca tenha lido Philip Roth, de primeira já me encantei pela escrita. Suas primeiras páginas me levaram ao choro, sendo eu pai, ler o desespero de outro pai que perdeu o filho, me doeu. É um livro precioso, que trata a epidemia de poliomielite nos EUA da década de 40 de forma muito própria. No meio perde um pouco a mão no ritmo, mas ao final a gente devora na curiosidade para saber como tudo fundou. Obrigado, @book.ster!
Paulo.Jose 04/02/2023minha estante
Roth é fantástico!

Robson68 04/02/2023minha estante
Primeiro livro dele que li. Qual você indica?

Paulo.Jose 04/02/2023minha estante
Ano passado li A Marca Humana e gostei muito. Complô contra América tb é bacana. Li tb O Complexo de Portnoy e achei bom. Desses, o primeiro foi o melhor.

Robson68 04/02/2023minha estante
Anotado

Mamarinovic 01/02/2023

Avassalador e muito bem desenvolvido
Nêmesis retrata a realidade da epidemia de poliomielite durante os anos de 1940 e traz muito bem como as pessoas se sentiam às vítimas, as pessoas próximas a elas, aqueles que se sentiam impotentes por não conseguirem fazer nada.
Além disso traz o retrato do personagem principal e como ele foi se deteriorando com a situação toda.
Muito bem escrito, com muita informação real sobre os dados de polio.
O único empecilho, pra mim, foi o fato te ter capítulos muito grandes, porque não gosto de parar no meio do capítulo, mas tirando isso o livro é realmente muito bom.

Caroline 29/01/2023

#DesafioBookster2023
O começo do livro me prendeu de várias formas ao abordar sobre o surto de polio e sobre as desenvolturas da guerra, porém no meio achei que começou a ficar um pouco repetitivo e monótono. Já no fim tudo se desenrolou muito rápido e ficaram muitas perguntas. No geral foi um livro bom, mas não é um livro que me marcou ou que releria.

Guynaciria 13/01/2023

Nêmesis- Philip Roth
@taglivros @companhiadasletras
Nota

O livro já começa tratando de um assunto sério, a poliomielite, suas causas e consequências, a forma como as pessoas lidavam com a situação quando ela surgiu, sem saber ao certo como tratar os doentes e sem ter uma cura.

O livro nós mostra em diversas passagens, como o senso comum e nocivo para a convivência em sociedade, formando ideias perigosas, sem nenhuma base consistente que as justifique, um bom exemplo no livro é o boicote realizado a pessoas ou locais onde as pessoas que adoeceram estiveram em algum momento.

Logo uma mentira e propaganda e essa torna-se verdade absoluta e inquestionável, pondo em risco a economia do pequeno empreendedor e mesmo a integridade física de determinadas pessoas.

Também vemos a maldade do ser humano, que não sabendo como a doença se propagava, não tomava os cuidados necessários para não contaminar terceiros, muitas vezes até tomavam atitudes com o único intuito de discriminar a doença entre grupo de pessoas no qual não estavam inseridos socialmente.

Nesse livro temos a história narrada a partir da visão do Sr. Cantor, um professor de educação física, responsável por diversas crianças. Ele organiza jogos e brincadeiras, mesmo estando no verão, com altas taxas de calor e um número crescente dos casos de poliomielite na cidade.

Esse homem, tem um senso de responsabilidade gigantesco, está sempre tentando ajudar a todos, mostrando solidariedade, mas isso não impede que a comunidade se volte contra ele em vários momentos.

Que livro meus amigos, só posso dizer a vocês que leiam essa obra. Vai ajudar muito a entenderem o clima que estamos vivendo atualmente com a pandemia de covid.

Já leram a obra? Quais os cuidados que tomam para não espelhar o covid pela cidade?

#pandemia #doencacontagiosa #contagio #poliomelite #segundaguerra #taglivros

Luci 09/01/2023

Sempre tive curiosidade de ler algo do Philip Roth e devo dizer que não me decepcionei. A linguagem é mais direta do que eu esperava, contudo os conflitos morais são muito interessantes, principalmente quando se conhece um pouco da biografia do próprio autor.

É impossível ler esse livro, que trata da epidemia de poliomielite, sem comparar com a pandemia de Covid-19, com tantas passagens que me fizeram pensar sobre situações que vivemos na atualidade, tais como o negacionismo, a falta de informações, o medo, a culpa do sobrevivente, o preconceito racial, entre outros elementos marcantes na história.

Mas o que fez Nêmesis ser especial para mim foi o conflito tão marcante da moral desse protagonista, herói de sua própria história e, portanto, um desafortunado. A masculinidade parece ser um ponto importante na literatura de Roth e aqui aparece como crucial para compreender os conflitos diante da Culpa sentida pelo personagem. Gostei bastante do livro, que tem uma reviravolta angustiante, embora previsível pelo tom do texto.

Ana Peres 07/01/2023

Uma perspectiva diferente.
Além da qualidade do texto, traz uma reflexão interessante sobre a propagação de uma doença. Nunca tinha tido a reflexão sobre a poliomielite antes da vacina. Valeu muito a leitura.

milton_rocha 03/01/2023

A guerra que travamos na nossa própria jornada
O livro me marcou não somente por tratar de uma pandemia e por termos vivenciado enquanto população um caso global recente, mas também por demonstrar como a ciência evoluiu nos últimos 80 anos e o que deixamos de vivenciar de tragédias por vacinas.

Não somente isso, creio que o livro passa uma experiência completamente diferente para quem gosta de histórias de heróis da própria jornada, de livros que retratam de epopeias da própria história.

Bucky é um ser que se culpa diariamente por não ter participado da Guerra (Segunda Guerra Mundial) assim como seus outros amigos, por problemas de visão. Isso faz com que Bucky se sinta menos afortunado, menos homem e menos cidadão por não ter a capacidade de contribuir nesta Guerra tão importante.

Entretanto, decide travar a sua própria guerra como bastião da calma e serenidade para jovens durante a epidemia de pólio na década de 40 em um bairro judeu. O que creio ser interessante é que, enquanto o personagem se mostra firme e forte na batalha, a sua culpa por não participar com seus amigos de momentos de batalha parece de alguma forma ceder, como se ao traçar o objetivo de fazer o que está ao seu alcance para combater a epidemia, estivesse indo para a Guerra de uma forma ou de outra, bastante inspirador.

Claudia.Correia 01/01/2023

Nêmesis
1944, segunda guerra mundial e o jovem Bucky Cantor, um professor de educação física que apesar de ser um atleta com físico perfeito é dispensado do exército por sua miopia. Com seus melhores amigos no front, Bucky se torna uma liderança para meninos da escola onde trabalha como fiscal de recreio. No entanto no verão a já conhecida Poliomielite ressurge num surto e acomete seus alunos. Bucky se vê em meio ao pânico e o preconceito e o medo do contágio, até que aceita um convite para ir trabalhar numa colônia de férias onde sua namorada trabalha e junto a oportunidade de deixar pra traz a poliomielite e a morte de seus meninos e o medo. No entanto Bucky passa a conviver com um drama e perseguido por um senso de obrigação e autorresponsabilidade.