Diário de um Banana

Diário de um Banana Jeff Kinney

Resenhas - Diário de um Banana: A Verdade Nua e Crua

emmanuel_arankar 31/10/2023

"Diário de um Banana 5" de Jeff Kinney

"Diário de um Banana 5: A Verdade Nua e Crua" é mais um capítulo das hilárias aventuras de Greg Heffley, o personagem principal da série escrita e ilustrada por Jeff Kinney. Este quinto livro é uma continuação da trajetória de Greg, um pré-adolescente que compartilha sua vida e experiências em seu diário. À medida que ele narra seu cotidiano, somos levados a um mundo repleto de situações cômicas e desventuras, nas quais os leitores podem se identificar e rir das trapalhadas de Greg.

A história começa com Greg enfrentando o fim de sua amizade com Rowley Jefferson, seu ex-melhor amigo. A amizade entre os dois personagens tem sido uma parte central da série, e agora, com a separação deles, somos levados a uma jornada que explora as complexidades das relações infantis e as mudanças que ocorrem durante a transição da infância para a adolescência.

A amizade desfeita entre Greg e Rowley é uma fonte inesgotável de risadas. Greg, em sua busca por um novo melhor amigo, nos leva por uma série de situações engraçadas, enquanto tenta preencher o vazio deixado pela ausência de Rowley. Essas tentativas de encontrar um substituto para Rowley são marcadas por desastres e situações constrangedoras, nas quais Greg faz de tudo para chamar a atenção e se destacar.

Este livro concentra-se na passagem de criança para adolescente, um período repleto de mudanças e desafios. Sem seu amigo de longa data ao seu lado, Greg enfrenta sozinho essa transição e todas as confusões e dilemas que ela traz. Ao mesmo tempo, ele tenta lidar com as pressões e expectativas de crescer, o que inclui preocupações com sua imagem e popularidade.

O estilo de escrita de Jeff Kinney permanece consistente com os livros anteriores, misturando texto e ilustrações para criar uma narrativa leve e divertida. O uso das ilustrações é uma parte fundamental do charme da série, já que elas complementam o texto, oferecendo aos leitores uma visão visual das situações e das expressões dos personagens.

"Diário de um Banana 5" continua sendo uma leitura ideal para crianças. O livro é ricamente ilustrado, e a fonte de texto é grande, tornando-o acessível e atraente para leitores em formação. A combinação de texto e imagens permite que crianças mais jovens mergulhem na história, enquanto o humor do livro mantém as crianças mais velhas e adultos entretidos.

Ao longo da narrativa, Greg é submetido a diversos episódios embaraçosos e trapalhadas públicas, algo que se tornou uma marca registrada da série. Suas situações desastrosas e vexames proporcionam momentos de comédia, nos quais os leitores podem se identificar com as experiências e erros de Greg. A maneira como ele lida com essas situações é um reflexo do espírito da série, que mostra como é normal cometer erros durante o crescimento e como o humor pode ser uma forma eficaz de lidar com eles.

Um aspecto importante da narrativa é a dinâmica da família Heffley. A ausência temporária de Susan, a mãe de Greg, enquanto ela retorna à faculdade, coloca a responsabilidade da casa sobre os ombros dos homens da família. Frank, o pai de Greg, não se sai bem nas tarefas domésticas, o que cria situações caóticas e cômicas. A chegada da empregada Isabella também adiciona um toque de humor, já que ela tem seu próprio conjunto de peculiaridades.

Um dos pontos altos do livro é o "Lock-In" da escola, uma festa do pijama supervisionada. No entanto, a empolgação de Greg com a expectativa de conhecer garotas e se divertir é frustrada quando os professores confiscam os dispositivos eletrônicos dos alunos. O evento se transforma em um desafio de sobrevivência noturna, cheio de momentos hilariantes.

O crescimento e as mudanças são temas recorrentes em "A Verdade Nua e Crua". Greg começa a se preocupar com sua puberdade e quando ele alcançará seus colegas de classe em termos de desenvolvimento físico. Essa é uma parte normal do processo de crescimento, e o livro aborda essa questão com sensibilidade e humor.

No que diz respeito à relação de Greg com Rowley, é evidente que ele sente falta de seu amigo. No entanto, seu orgulho adolescente o impede de tomar a iniciativa para resolver o problema. A mensagem subjacente é a importância da amizade e como é necessário tomar medidas para reconstruí-la, em vez de simplesmente esperar que o tempo resolva tudo.

"A Verdade Nua e Crua" mantém o estilo único de humor e ilustrações que complementam a narrativa. No entanto, os leitores podem perceber uma sutil mudança no tom deste quinto livro. Greg está amadurecendo e se tornando mais consciente de sua própria evolução, o que adiciona camadas à história.

Em relação à comédia, este livro continua a oferecer muitas risadas, mas pode não ser tão engraçado quanto os primeiros livros da série. O humor se torna mais sutil e, em alguns momentos, as situações são mais exageradas do que o habitual. No entanto, Jeff Kinney ainda mantém sua capacidade de fazer os leitores rirem e se identificarem com as situações absurdas vividas por Greg.

No geral, "Diário de um Banana 5: A Verdade Nua e Crua" é uma leitura que cativa, diverte e oferece uma visão cômica das lutas e desafios que os pré-adolescentes enfrentam durante a transição para a adolescência. A série continua a ser um sucesso entre os leitores jovens, e a capacidade de Jeff Kinney de criar histórias engraçadas e envolventes brilha mais uma vez. É uma leitura ideal para crianças que estão começando a explorar o mundo da literatura, bem como para aqueles que já são fãs da série. Jeff Kinney conseguiu criar um universo cativante que mantém os leitores voltando para mais aventuras de Greg Heffley.

oariellucas 13/11/2022

Talvez nem tanta verdade
Só o Greg destilando a frustração de nunca conseguir fazer nada do que ele praneja mesmo assim é engraçado

Bellah 09/04/2021

Diário de um banana
Esse livro igual todos os diários de um banana um bom passatempo fácil de ler bem divertido eu gosto bastante da coleção diário de um banana e o li como era de uma escola que tinha biblioteca e eu quero comprar o box dele para ler de novo que é muito divertido

bot.3- 04/12/2022

entre todos que tenho da série, esse é o mais chatinho, acho o Rowley chato, mas ele nesse livro se supera de tão insuportável, de resto é bem meh

cattess 08/03/2022

nua e crua
nunca sei o que escrever aqui, mas quero completar o desafio KSKSK vou continuar maratonando os livro, é uma vibe mt boa
Mi :) 08/03/2022minha estante
Adorei a sinceridade, vou te seguir só por isso LSLKDLSK

Thalita312 26/01/2024

A leitura é bem gostosa e agradável..os personagens com suas personalidades e mudanças..mas confesso que eu esperava mais do livro,não me prendeu como eu esperava.

Iamketlyng 20/03/2023

O melhor livro de diário de um banana que eu já li até agora
Li esse livro antes de terminar o terceiro livro e antes de ler o quarto, mas tudo bem.
Este livro é o que mais me fez rir e é o que mais me identifiquei, não sei se é porque eu li os outros pela internet, mas eu achei os outros bem sem graça, esse livro para mim foi o melhor.

Erica201 26/12/2022

Iniciando a leitura de crianças
Um ótimo livro para introduzir crianças para o hábito da leitura, as minhas sobrinhas amam esses momentos. A gente conversa sobre o que elas acharam de cada livro e depois partimos para o próximo

Lindybooks 08/11/2021

Um banana e sua trama
Kkkkkkkkk, livro super engraçado e divertido, e nunca tinha visto uma amizade como está, fui surpreendida e amei o resultado, recomendo sem nenhum receio

Giih 04/01/2023

Mais brigas
Bom, Greg não sabe se quer crescer e ainda por cima briga com seu único amigo Rowley e fica cheio de mais responsabilidades

aevin 29/07/2020

Fazia realmente muito tempo que eu nao lia esse estilo de livro, com figuras e uma escrita de diário, eu havia esquecido o quão facil flui a leitura.

Helooo__Costa 22/07/2020

Gostei
Um livro muito bom, li ele enquanto lia outro livro e consegui compreendê-lo mesmo assim.

Nirley 11/06/2020

Leitura da hora de dormir da minha filhota!
Greg está crescendo e seu corpo passando por mudanças. Quem passou pela adolescência sabe o quanto essa fase é difícil, para completar, o "Banana" se vê passando por essas transformações longe do seu melhor amigo, após uma grande briga...Drama e risadas são garantidas nesse volume!!