A redoma de vidro

A redoma de vidro Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

lenattog 17/06/2024

é um daqueles livros tão avassaladores que vc sente vontade de escrever uma resenha cringe sobre a sua própria repulsa a maternidade e a busca de conforto na inexistência mas isso não combina com a sua estética então vc só faz piada de si mesmo

sshwlaura 16/06/2024

é um livro para sentir
Meu primeiro contato com a autora. me surpreendi muito! a escrita é fácil e muito linda, mas é um livro difícil de ser lido, devido aos temas que ele aborda. em alguns momentos fiquei confusa a respeito do tempo em que se passa os acontecimentos (talvez tenha sido até proposital para mostrar as nuances da depressão?) mas nada que interferiu muito na leitura. demorei pra pegar o ritmo, mas quando peguei li td de uma vez mkkkkkk tiveram vários quotes que eu amei, mas vou destacar só um:
?me vi sentada embaixo da árvore, morrendo de fome, simplesmente porque não conseguia decidir com qual figo eu ficaria. eu queria todos eles, mas escolher um significava perder todo o resto, e enquanto eu ficava ali sentada, incapaz de tomar uma decisão, os figos começaram a encolher e ficar pretos e, um por um, desabaram no chão aos meus pés.?

leobalarin 16/06/2024

A REDOMA DE VIDRO
Antes de qualquer coisa, faço um alerta de gatilho desse livro com assuntos referente a suicídio, se esse for um ponto pra você, aconselho não ler ou ir com calma.
Foi um livro difícil de ler, mas não por ele ser ruim, muito pelo contrário, ele é maravilhoso, mas ele traz temas pesados e a forma com que é narrado as vezes se tornava incomodo e angustiante pra mim.
Conhecemos Esther, que saindo do subúrbio ela passa a trabalhar em uma revista de moda em Nova York, e isso começa a mexer com a forma que ela vai vivendo a vida, ela passa a frenquentar festas, conhecer pessoas, e ela lidar com o futuro vai a deixando sufocada.
Ela após não conseguir passar por uma espécie de teste/processo seletivo, volta a morar com sua mãe e após esses pontos é onde as coisas vão ficando mais pesadas na vida da personagem.
Nesse período ela entende que precisa de ajuda, passa por alguns tratamentos e pelo momento que o livro foi escrito, não é nada semelhante a forma com que a gente entende e trata questões relacionadas à saúde mental hoje em dia, então a história narra todo esse enfrentamento da personagem em passar por esse momento conturbado.
Um plus é que dei uma pesquisada sobre a autora, então muitas pessoas conseguem relatar que o livro que foi escrito antes dela morrer, passa a ser quase que autobiográfico, o que se torna ele ainda mais intenso e emocionante.
Uma leitura forte e difícil e ainda assim um ótimo livro, recomendo demais.

DebsMonte 16/06/2024

Muito bom!
Esse livro me causou, além de tudo, uma sensação de ser engolida pela vida.

Esther, uma jovem, que sempre foi uma boa aluna, universitária, estagiária em uma revista super disputada de New York, namorando um estudante de medicina, aparentemente tinha tudo para ser feliz. E por que não era? O livro nos conta sobre a redoma de vidro pela qual Esther se via envolta. Abordando sobre a pressão social que as mulheres sofrem e a sensação de sermos engolidas pela vida.

Em vários momentos me senti ?sugada? pelo livro, pelas sensações da protagonista. Somos lançados nos devaneios de Esther, sua autocobrança, autosssabotagem, a síndrome da impostora, medo do futuro, pressão social, perfeccionismo e distanciamento. Depressão. Assuntos delicados. É uma leitura intensa, por vezes indigesta, dolorosa, mas ainda assim muito comovente e sensível.

Saber a história da autora deixa a leitura mais pesada ainda, saber que o livro é uma ?semi-autobiografia? é triste.

clara.rozeno 15/06/2024

Muito bom 10/10
Ainda não tinha feito a resenha desse livro. Porém, cá estou eu para fazer. Mesmo após meses de ter lido essa obra, eu ainda penso todos os dias sobre como a Sylvia foi genial ao escrever essa obra.

Me vi na protagonista, tanto no começo quanto no final do livro (sim, mesmo após eventos traumáticos) o livro é muito bem escrito.

É um verdadeiro clássico. 10/10.

gabsribsaoquadrado 15/06/2024

Eu sou eu sou eu sou
É incrível o modo como Sylvia Plath retratou em "A redoma de vidro" como é difícil "crescer". Durante a leitura, senti como se estivesse de frente para um espelho. Sylvia trouxe assuntos como auto-cobrança, autoconhecimento, comparação, medo do futuro, perfeccionismo e depressão. Um romance detalhista, autobiográfico que trouxe uma perspectiva profunda da mente de uma jovem. Esse livro fala sobre relações, sobre o papel social de mulheres, sobre a vida ao lidar com uma condição mental como a depressão e também aborda o materialismo nas relações. Sylvia, nos deixou essa obra incrível um pouco antes de cometer suicídio aos trinta anos. Um livro extremamente necessário.
FAVORITADO!

Camila Felicio 15/06/2024

Não deu nem um pouco de liga, vai para as piores leituras do ano!
Um livro bem exagerado com muitos probleminhas ainda que bem escrito, não me conectei em nada com a protagonista!

fabzuz 14/06/2024

Cara, honestamente sem palavras
Esse livro é uma jornada metafórico-poética tão linda de se ler e mais linda ainda de se aprofundar, mergulhar de cabeça e deixar-se sentir, apenas
de verdade acho que alterou a minha química cerebral justamente por se tratar de algo tão íntimo que, querendo ou não, torna-se quase impossível de não se colocar em paralelo com suas próprias vivências
a temática universal é tão bem explorada e não consigo tirar minha cabeça do momento em que li que, quem está fora da redoma de vidro nunca, de fato, saberá o que lá se passou

evelyn84 13/06/2024

Bom mas não é tudo isso
Esse é um livro que eu sempre vejo pessoas comentando ser emocionante, triste ou que muda nossa vida e eu realmente criei bastante espectativa, até por saber sobre a história de Sylvia Plath, mas pelo menos pra mim essa foi uma leitura bem básica. É muito interessante ler sobre a trajetória de Esther, os indícios da depressão desde o princípio do livro, quando tudo em sua vida estava indo bem mas mesmo assim ela não conseguia ESTAR BEM, a auto sabotagem, o distanciamento, a dificuldade de fazer atividades normais do cotidiano. Aescrita de Sylvia é algo que me conquistou muito também. Realmente você consegue se sentir no lugar de Esther, entender as suas ações, mas pra mim não me chocou tanto quando pensei que chocaria. A redoma de vidro é uma história bem real e crua, é uma leitura clássica indispensável.

Laysa.negrelli 13/06/2024

É um clássico, mas não foi extraordinário para mim. Achei entediante e meio ??? em alguns momentos. Tipo, qual é o objetivo dessa leitura?
Li pq me interessei pela história de vida da Autora, tenho a biografia dela inclusive.
A escrita é linda

Tati 12/06/2024

Leitura pesada, assuntos delicados. A narrativa em primeira pessoa deixa a história mais interessante porque entendemos melhor os pensamentos e sentimentos da personagem e todos os conflitos que vive. Gostei bastante, mas não é um livro fácil de ler.

ruane 11/06/2024

Uma leitura que realmente mudou algo dentro de mim.

?[?] Eu via minha vida se ramificando à minha frente como a figueira verde daquele conto. Da ponta de cada galho, como um enorme figo púrpura, um futuro maravilhoso acenava e cintilava. Um desses figos era um lar feliz com marido e filhos, outro era uma poeta famosa, outro, uma professora brilhante, outro era Ê Gê, a fantástica editora, outro era feito de viagens à Europa, África e América do Sul, outro era Constantin e Sócrates e Átila e um monte de amantes com nomes estranhos e profissões excêntricas, outro era uma campeã olímpica de remo, e acima desses figos havia muitos outros que eu não conseguia enxergar. Me vi sentada embaixo da árvore, morrendo de fome, simplesmente porque não conseguia decidir com qual figo eu ficaria. Eu queria todos eles, mas escolher um significava perder todo o resto, e enquanto eu ficava ali sentada, incapaz de tomar uma decisão, os figos começaram a encolher e ficar pretos e, um por um, desabaram no chão aos meus pés. [?]?

Isabelly866 10/06/2024

Livro que todos deveriam ler um dia
"A Redoma de Vidro", de Sylvia Plath, é um poderoso romance semi-autobiográfico que mergulha nas profundezas da saúde mental e da identidade feminina. A história segue Esther Greenwood, uma jovem brilhante que ganha um estágio em uma revista de Nova York, mas logo se vê afundando em uma espiral de depressão.

Plath descreve de maneira visceral e poética a luta de Esther contra seus demônios internos, capturando a sensação de isolamento e desespero com uma precisão angustiante. A "redoma de vidro" metafórica representa a opressão mental que a sufoca, impedindo-a de se conectar com o mundo ao seu redor.

A narrativa é crua e introspectiva, oferecendo um olhar íntimo sobre as pressões sociais e expectativas que pesam sobre as mulheres. O livro é uma leitura intensa e muitas vezes desconfortável, mas também profundamente comovente e reveladora.

Iraneide 10/06/2024minha estante
Este livro é maravilhoso. Lembro bem deste trecho. Que reflexão profunda.