A redoma de vidro

A redoma de vidro Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

Paulo.Ratz 16/08/2022

Eita!
Há vários anos que vinha pensando em fazer essa leitura, desde antes de criar o canal, inclusive. E ao descobrir a facilidade de ouvir o audiobook em português achei que era a hora.

Que porrada! Eu já sabia que a autora tinha se suicidado depois de concluir a escrita, mas não imaginava que me veria tanto na descrição que ela faz sobre a depressão. Entendo completamente a sensação de ter todas as razões para estar bem, mas algo te impedindo de conseguir.

O livro tem alguns momentos com nada muito relevante acontecendo e que pode ser de leve entediante, mas acho uma forma muito interessante de conhecer a autora e entender melhor como a doença trabalha.
After The Books 17/08/2022minha estante
onde você ouviu o audiobook? bjos

Sara.Vasconcelos 17/08/2022minha estante
Nossa ? sabia não

Monalysa 25/08/2022minha estante
A redoma de vidro é um dos meus livros favoritos da vida, mas nao recomendo a leitura para todo mundo, por conter muitos gatilhos. De tempos em tempos sempre releio essa historia, porque a Esther é uma personagem que me vejo um pouco em certas situaçoes. Adoro as reflexoes que a escritora faz sobre escolhas e ate mesmo sobre o machismo da época. Acho tudo absolutamente fantástico nessa obra

GiseleGilink 27/08/2022minha estante
Seu vídeo foi ótimo!!!!!

Aline Bento 29/08/2022minha estante
Estou ouvindo por causa do seu video

Vampiro da Rua XV 18/01/2023minha estante
Comecei esse livro por indicação tua

Alice.Cristina 20/04/2023minha estante
comecei esse livro por sua causa

Tatiana268 29/06/2023minha estante
Onde tem o áudio livro com qualidade de narração?

@mcrcs 20/07/2023minha estante
Oi paulo. Você por aqui

Luiza2490 08/11/2023minha estante
Oii, Jesus te ama??

Gianne C 05/12/2023minha estante
Um livro atemporal. Porém necessita de cuidado ao ser lido, muitos gatilhos e reflexões.

Joyce603 18/01/2024minha estante
Realmente em alguns momentos o livro é muito arrastado, mas quem convive com a depressão sabe bem que é meio assim mesmo?

gabisandre 19/03/2024minha estante
Compartilho do comentário da Joyce, a descrição introspectiva e o ?Nada? me parece ser ambientação da personagem

Marlonbsan 24/08/2021

A Redoma de Vidro
Alerta para possíveis gatilhos.

Esther Greenwood sai dos subúrbios de Boston para uma prestigiada universidade para moças, de lá para um estágio em uma revista feminina em Nova York. Portas são abertas para uma vida social badalada, mas isso gera reflexões e situações que são gatilhos para uma crise.

O livro é narrado em primeira pessoa e traz os acontecimentos que ocorrem com Esther, assim conhecemos a fundo seus pensamentos e atitudes, a linguagem é simples e bem fluída.

Existe uma diferença muito grande entre a primeira metade do livro e a segunda, já que a construção inicial não condiz tanto com a seriedade apresentada na segunda metade. Por isso senti mais dificuldade em prestar atenção na reta final da leitura. Até porque o início já não prendeu tanto assim.

O livro trata de temas importantes e bem delicados, mas ao mesmo não senti um peso tão grande com os acontecimentos por conta das situações narradas, assim como a relação sobre alguns assuntos pertinentes à época, que não faz me aproximar tanto da narrativa.

Mas Sylvia Plath mostra uma capacidade muito boa na forma de contar, já que Esther possui uma personalidade bem definida e segue com suas ideias e pensamentos ao longo da história que é bem interessante, tem nuances, reflexões e percepções sobre a vida e as pessoas. Há todo um debate sobre encontrar um lugar e escolhas de vidas, além de todo amadurecimento e o relacionamento com as pessoas.

Há algumas abordagens preconceituosas inerentes à época que gera certo incomodo, mas que consigo entender como parte do contexto, mas de qualquer forma acho interessante mencionar.
Jeane Nunes 24/08/2021minha estante
Comprei essa semana.Estou aguardando chegar.Confesso que estou com receio de ler ...

Nila 25/08/2021minha estante
Na maioria dos livros do king que eu li, ele da alguma referência sobre esse livro, fiquei muito curiosa agora rsrs

Marlonbsan 25/08/2021minha estante
Nila, eu não li tantos livros do King então não sei dessa referência kkkkk mas o próprio King tem um livro Sob a Redoma, mas aí não sei a relação kkkkkk

Marlonbsan 25/08/2021minha estante
Jeane, olha, achei a leitura bem mais tranquila do que me falaram, então, só lendo mesmo haha

Nila 25/08/2021minha estante
Eu tbm não li muitos kk mas se não tô enganada Salem tem essa referência e outro que não tô lembrando agora

Marlonbsan 25/08/2021minha estante
Nossa, li Salem esses dias, minha memória não é muito boa, daí não lembro de ter percebido alguma referência kkkkk

Jeane Nunes 25/08/2021minha estante
Obrigada pelo feedback Marlon

Henrique_ 02/12/2016

Livro rápido para ser lido, leitura boa e interessante. A narrativa em primeira pessoa é despretensiosa e permeada indicações a respeito do surgimento da depressão que, quando se vê, já tomou conta da narradora. A visão de mundo de uma pessoa que sofre depressão não é compreendida e nos chama a atenção pela peculiaridade, anomalia, disfunção, por fugir ao padrão psico-social aceito e impedir o convívio social, matando cada vez mais o indivíduo. Não poderia ser diferente neste livro. O que atrai o leitor é o mesmo interesse que se passa quando se vê um feto morto num vidro em laboratório. No entanto, "para a pessoa dentro da redoma de vidro, vazia e imóvel como um bebê morto, o mundo inteiro é um sonho ruim. Um sonho ruim."
edu basílio 03/12/2016minha estante
O assunto é tabu, né, Rique... Linda a forma como você manifestou sua percepção e sua empatia em sua resenha. Deixou-me interessado pelo livro.

C Henrique 03/12/2016minha estante
Está sendo fazendo uma adaptação, dirigida pela Kirsten Dunst.
Merecia 5 estrelas, só acho. :)

Henrique_ 03/12/2016minha estante
Pois é, CH, eu quase dei 5 estrelas, mas o livro ñ me envolveu tanto. Eu gostei da leitura, mas a própria temática depressiva deixou o livro depressivo, melancólico, um mérito que, por si só, confere à obra as 5 estrelas. Mas particularmente me deu uma certa exasperação....por isso tirei 1 estrela. Rsrsrs. Que você achou? Vejo que muita gente se identifica com ele. Ele é um livro bem controverso. Acho temos de ter um limite nas reflexões a respeito de grandes temas da vida justamente para ñ nos colocarmos em xeque, como a própria Esther se colocou. E talvez esteja aí o grande ponto do amadurecimento dela, que era adolescente, que se cobrava muito: ter sabedoria para saber lidar com coisas que ñ pode controlar.

C Henrique 03/12/2016minha estante
Falei brincando. Quem sou eu pra dizer quantas estrelas alguém deve dar a um livro... :) Eu gostei muito, único romance da Sylvia Plath que é uma poeta que eu gosto bastante... Me identifiquei com algumas coisas. Gostei da escrita, do jogo com palavras que ela faz na poesia e transpôs para prosa. Ela passou por tudo aquilo que a personagem Esther, isso deu um tom de genuíno e tocante à história... que realmente não deve ser pra qualquer um, ou qualquer estômago. Quem quiser uma leitura pra se sentir bem deve fugir desse livro. Li no original, mas qualquer dia (quando tiver com coragem pra encarar de novo) vou ver se leio a tradução.

Henrique_ 03/12/2016minha estante
Kkkk eu ñ a conhecia. Foi meu primeiro contato com autora. Pois é, e por fim, ela acaba se matando...Bem ao estilo Virginia Wolff, que ainda ñ tive coragem de encarar. Rsrsrs

C Henrique 05/12/2016minha estante
Pois é, mas os livros da VW não são tão pesados assim, não. Pode encarar. :)

melzinha 21/08/2022

"A redoma de vidro" vivida por Esther Greenwood nos mostra um recorte da realidade de uma pessoa que não se sente pertencente a lugar algum e dedica sua vida a parecer normal.
A intensidade dessa leitura se torna cada vez maior enquanto vemos a protagonista se afundar em seus sentimentos; ficamos totalmente imersos em sua depressão. E saber dos eventos que aconteceram com a autora (pré e pós o lançamento do livro), deixa a leitura ainda mais reflexiva.
Mas não me entenda mal, apesar de uma história cativante e bem escrita, o livro carrega todos os preconceitos que a autora nem se deu ao trabalho de esconder (gordofobia, racismo, etc.), entendo o contexto da época, mas acho importante não esquecermos disso.

Apenar de tudo, foi o melhor livro que eu li esse ano
eyeswonce 21/08/2022minha estante
la vai vc me fazer ler outro livro

eyeswonce 21/08/2022minha estante
vc gostou = automaticamente ta na minha lista

melzinha 21/08/2022minha estante
KSKSKKSJSKSKDKKDKD AMOO

eyeswonce 21/08/2022minha estante
nosso gosto eh mt engual eu amoo

melzinha 21/08/2022minha estante
tirando o meu desvio de personalidade chamado dark romance ?

eyeswonce 23/08/2022minha estante
vamo deixar baixo

Siane 28/12/2021

É possível morrer estando vivo ?
A redoma de vidro é romance que nos tira da zona de conforto, com apenas 200 e poucas páginas, mas com um peso enorme, não é uma leitura fácil, pelo contrário. A personagem principal entra em declínio, e a depressão é mostrada de maneira visceral, Esther não consegue comer, ler ou dormir, em meio a tudo isso é tratada com uma boneca de pano na mãos de especialistas, é doloroso ler tudo o que a Esther passou durante sua depressão, acompanhamos a morte em vida de Esther. Em meio a tudo isso é abordado ainda questões envolvendo a mulher na sociedade, reflexões sobre a vida e sobre as pessoas.

É possível alguém ter "tudo" para ser feliz e ainda assim não consegui ? Esse é um questionamento muito importante abordado em redoma de vidro, afinal o tudo é relativo e aqui podemos ver a descrição da depressão de Esther não é algo que aconteceu do dia pra noite, é um processo, são acontecimentos e atitudes gerais que podem gerar um declínio até em "pessoas que tem tudo para ser felizes".

É um livro muito bom, mas não é pra qualquer pessoa, é necessário muita atenção e o momento tem que se propicio para a leitura, a minha experiência com o livro poderia ter sido melhor, mas me perdi em algumas partes, algumas atitudes e pensamentos da protagonista ficaram meios confusos para mim, mas acredito que seja uma experiência individual. Recomendo a leitura, mas antes de atente aos gatilhos.

"Para a pessoa dentro da redoma de vidro, vazia e imóvel como um bebê morto, o mundo inteiro é um sonho ruim."
Ester479 28/12/2021minha estante
Com certeza vou ler em 2022

Siane 29/12/2021minha estante
Leia amiga ??

milereadss 29/12/2021minha estante
Esse livro parece trazer tantos ensinamentos. E realmente, nem um pouco fácil de ler. Pretendo lê-lo, ainda

milereadss 29/12/2021minha estante
Resenha PERFEITAAA?

Siane 29/12/2021minha estante
Sim, Millie. Não é um livro fácil de ler, até pro ser um clássico e pelo conteúdo. Quando for dá uma chance para leitura, leia com calma e reflita bastante! ?

Fernando Lafaiete 05/04/2017

Monótono, mas MUITO reflexivo!

Existem duas maneiras de se ler um livro. Você pode fazer uma leitura superficial (o que infelizmente é o tipo de leitura que a maioria das pessoas costumam fazer), absorvendo somente o básico e não realizando muita reflexão após o desfecho. Ou você pode realizar uma leitura mais analítica, que te cause algum tipo de ensinamento/impacto ao finalizá-la.

Redoma de vidro é o tipo de livro onde o método superficial dificilmente irá se aplicar. A escrita da autora é simples e muitas vezes monótona. O livro não traz uma narrativa ágil, super envolvente e na minha opinião, não traz nem uma protagonista de fácil conexão. Devido aos aspectos citados, eu acabei demorando pra engrenar na leitura e durante muitas páginas eu achei este livro um saco! Demorei alguns meses para digeri-lo e para conseguir entender a grandiosidade e a importância desta obra na literatura. Mas por que a "análise superficial" não se aplica à esta história? Porque a mudança no comportamento da protagonista é tão real e sútil, que é praticamente impossível não gerar algum tipo de reflexão no leitor.

Pra quem ainda não está familiarizado com este clássico moderno, a autora nos apresenta uma protagonista que se vê em volta com a depressão. Esther Greenwood é uma jovem que trabalha em uma revista de moda e que vai nos apresentando o seu dia-a-dia chato e desinteressante. Mas o que me chamou a atenção, foi o momento em que fica claro que a personagem está de fato depressiva. A mudança comportamental é tão repentina (de um parágrafo para outro), que na hora que acontece, eu senti que havia perdido alguma coisa, e me senti obrigado a voltar alguns capítulos e relê-los.

Neste aspecto o livro consegue ser excepcional. A maneira que a autora deixa claro que a linha que separa o normal do depressivo, é muito tênue e que depressão não é frescura e muito menos brincadeira.

O livro de fato não me cativou, mas eu seria muito sem noção se dissesse que ele não é importante e que não deve ser lido.

Além do fato de toda a situação central ser muito verossímil, tem também o fato desta obra ser meio auto-biográfica. Sylvia Plath sofreu de depressão e devido à isto, acabou se suicidando. O que me deixou meio chocado e que eu também achei incrível, são os sinais que a autora vai liberando aos poucos; como por exemplo, a protagonista ficar falando e pensando o tempo inteiro em se suicidar!

Não é uma leitura fácil... Mas é uma leitura necessária!
Bruna 28/09/2017minha estante
Eu acabei abandonando o livro, achei ele muito enfadonho, mas concordo contigo em relação a reflexão e a importância que o mesmo traz.

Fernando Lafaiete 28/09/2017minha estante
Ele de fato é muito enfadonho. Nunca relerei este livro... Pelo menos não por iniciativa própria.

Bruna 28/09/2017minha estante
Rsrs somos dois. Livro chato demais. Me arrependo de ter comprado

Daiane.Favorino 08/10/2017minha estante
Pensei que só eu havia passado por isso com essa obra, a leitura não engrenava nunca. Fiquei com ressaca literária por um bom tempo. ?

Fernando Lafaiete 08/10/2017minha estante
Rrsrsr... Fazemos parte do mesmo grupo Daiane. Eu acho este livro MUITO parado. Ele é tão lendo que chega a dar dor de cabeça. :/

beIinha 11/11/2023

Mehhh
Ler esse livro eh um eterno "nasceu aqui branquinha, bonitinha, playboyzinha, nasceu com a vida no very easy e conseguiu ser uma incompetente em TUDO? na cabeça enquanto lê. zero pena de racista e familia de nazi.
Fabíola 11/11/2023minha estante

tamo junto amiga !!

lynxsn2001 21/12/2023minha estante
CONCORDO DEMAIS MEU DEUS

Gabi 18/07/2022

Um relato real sobre a depressão
Escrevi e reescrevi mil vezes essa resenha. É difícil falar sobre um livro como esse.
Coloquei a classificação, pois só assim poderia escrever a resenha.
Na realidade, não há classificação para um livro como este. Trata-se de um relato extremamente pessoal e triste.
Sylvia Plath escreveu este livro para relatar sua experiência com a depressão clínica e aliviar, nem que fosse um pouco, a dor. A trama fala sobre desespero, dor e desesperança. A história de Plath teve um final infeliz.
Atualmente, a psiquiatria evoluiu, a barbárie ficou um pouco de lado e as mentes ficaram mais abertas. Mas ainda temos um longo caminho pela frente... Por mais informação, ciência e empatia.
Fran 10/08/2022minha estante
Vc é uma excelente resenhista Gabi, não sei se já te disseram isso

Gabi 03/09/2022minha estante
Muito obrigada!! Estive fora por um tempo... Só vi seu comentário agora. Agradeço de coração!

Fran 05/09/2022minha estante
Eu tbm as vezes demoro mto pra voltar aqui... fico feliz em dizer ? li algumas resenhas suas e gostei bastante

Gabi 05/09/2022minha estante
Obrigada!!

Isadora880 01/01/2024

A redoma de vidro
Feliz ano novo, comecei o ano com a finalização desse livro incrível que conta a história de Esther, uma garota que tem depressão. Conta desde seus primeiros sintomas e em como ela lida com eles até conseguir sair da clínica de reabilitação.
Greice 01/01/2024minha estante
Feliz ano novo! ?
Coloquei na minha meta desse ano este livro ?

Nicole868 01/01/2024minha estante
Feliz ano novoo ??

Isadora880 01/01/2024minha estante
Ele é muito bom Greice ??

Isadora880 01/01/2024minha estante
Feliz ano novo Nicole ???

Eduardo1927 01/05/2024

Coração em chamas
Estou completamente apaixonado pela sylvia plath!!! a leitura foi super fluida, a escrita criativa e com detalhes que enriquecem e tornam a história viciante

cada detalhe é importante para sentirmos a mudança chegando, e quando a virada de chave acontece, é enlouquecedor, porque já nos apegamos a protagonista e tudo que queremos é que ela se encontre e fique bem

e esse final? são tantas perguntas?

mas a minha interpretação é que a chama da vida foi rescindida e agora o coração da esther arde para viver
Luma101 02/05/2024minha estante
Oie, qual seu insta?

Taina.tas 02/05/2024minha estante
Meu livro favorito da vida!!!

Eduardo1927 02/05/2024minha estante
entrou para os meus favs da vida também! quero ler ariel agora

Eduardo1927 02/05/2024minha estante
oie! é @leduardoaquino

Raquel.Serafim 03/04/2021

Um livro que me prendeu do começo ao fim, primeiramente pela identificação com a personagem, aliás toda mulher se iguala a ela em alguma passagem do texto. Posteriormente, pelos acontecimentos que sucedem sua vida. Transmutando o significado de "redoma de vidro", lemos os relatos de uma observadora sagaz sobre o que rodeia sua vida, na qual ela se sente enclausurada e impotente, subjugada por uma sociedade que abusa e objetifica as mulheres.
@leituras_e_blablabla 08/04/2021minha estante
Lendo alguns poemas da Plath parece a mesma escritora?

Raquel.Serafim 08/04/2021minha estante
Não mesmo. A linguagem dos poemas é complexa enquanto esse é bem mais acessível. Imagino que seja porque ela escreveu com o intuito de vender, acaba sendo comercial.

Fernando 24/12/2021minha estante
No que você se identifica com a personagem?

Raquel.Serafim 25/12/2021minha estante
Vivemos na mesma sociedade.

Nico 21/06/2020

Nada de resenha, alguém precisa falar sobre como esse livro é racista. Escrita fluida nenhuma salva.
Carolina.Rozeira 25/06/2020minha estante
Concordo.

Rose, Cams 27/06/2020minha estante
Você pode expressar melhor? Por que ele é racista?

lari 28/06/2020minha estante
sim vei!!!!! eu dei uma estrela quando li por conta da mesma percepcao que tive ao ler. mesma coisa com o livro carol, que li mais ou menos na mesma epoca.

Suzana 01/08/2021

Eu e minha figueira
Bom, isso vai parecer mais um desabafo do que uma resenha propriamente dita, mas sendo eu a leitora e esse o livro, isso não é de se estranhar. Talvez esse não tenha sido o momento ideal para ler A redoma de vidro, e talvez por isso tenha demorado tanto lendo, mas está lido.
Desde o início me identifiquei profundamente com a Esther, o que imagino seja fácil de acontecer, afinal ela é uma personagem extremamente humana, mas especificamente, eu pareço estar vivendo um momento semelhante ao de Esther no início do livro, não por acaso a metáfora da figueira me assombra desde que a li.
Assim como Esther, tenho uma multiplicidade de desejos, interesses e sentimentos mutuamente excludentes e ultimamente não consigo escapar da sensação de inadequação para com todos eles. Assim como Esther, sempre que um homem entra na minha vida passo pela frustração de começar a me entediar logo quando eles começam a gostar de mim. Assim como Esther, já consigo ver os figos secando e caindo aos meus pés, e permaneço faminta.
Não é uma experiência muito prazerosa ler esse tipo de livro, mas penso que a cada experiência desse tipo, eu me torno mais consciente dos meus próprios sentimentos e desejos e de que eles são válidos, e de que eu sou uma pessoa válido, com sucesso ou com fracasso, o que é o legado inestimável dessa leitura
Craotchky 01/08/2021minha estante
Belo texto, Suzana. Adoro resenhas que partem do livro para refletir e dialogar. Mais ainda quando a resenha contém um conteúdo pessoal, uma dimensão real que se relaciona de alguma forma com o que foi lido.

Suzana 02/08/2021minha estante
Muito obrigada! Com esse livro pra mim é quase impossível evitar essa abordagem haha

grs.neto 02/08/2021minha estante
Ótimo texto

Suzana 02/08/2021minha estante
Obrigada!

Dani 24/01/2022

Melancolia
Nossa, eu devorei esse livro.
Conta a história de uma jovem promissora, Esther, que começa a desenvolver problemas mentais, como a depressão clínica.
Que escrita profunda e poética, dentro da mente depressiva da personagem.
Assuntos fáceis de se relacionar pra nós mulheres. Fala das expectativas e obrigações que temos, da pressão da sociedade e de como isso nos limita.
Mesmo sendo de 1963, várias pautas ainda são atuais.
Além disso, vai ficando cada vez mais cru e intimista a medida que avança, sofri junto com a protagonista.
Interessante a abordagem da autora numa época em que doenças mentais eram extremamente estigmatizadas.
E depois que eu soube um pouco mais sobre a autora deu pra entender como ela escreveu um retrato tão verdadeiro.
Vários gatilhos nessa leitura, mas recomendo muito que leiam essa obra.
ara 04/02/2022minha estante
Quero leeer

Dani 04/02/2022minha estante
Não vai se arrepender ?

ara 04/02/2022minha estante

Fla 30/03/2020

A redoma de vidro | Sylvia Plath
Obra semi-biográfica, A redoma de vidro foi publicado em 1963, semanas antes da escritora cometer suicido em seu apartamento. Esther Greenwood (pseudônimo utilizado por Sylvia), está fazendo um estágio em uma editora em Nova Iorque. Ela e mais algumas garotas estão passando uma temporada no hotel Amazon onde apenas mulheres podem ficar hospedadas. Durante esse período Esther está rodeada de grandes eventos e conhecendo pessoas importantes.

Passando por um período de transição, onde mulheres estavam mudando seu ponto de vista sobre casamento e filhos, Esther encontra-se confusa sobre quais são seus objetivos para o futuro. Ao termino do estágio ela descobre que não foi selecionada para continuar na editora e retorna para sua cidade e volta a morar com sua mãe.

Esse retorno veio carregado de dúvidas e incertezas sobre qual rumo Esther deve tomar na vida e isso acarreta em uma série de eventos que a levam a uma depressão profunda.

Esse foi o primeiro livro do ano a ser sorteado na leitura coletiva do clube Oxebook Cariri e fiquei bastante animada pois esse livro já estava na minha estante a bastante tempo e era uma leitura que queria muito fazer em 2020. Apesar de já ter um conhecimento sobre o que a obra se tratava, fiquei um pouco surpresa com alguns acontecimentos narrados.

A História é narrada em primeira pessoa e nela vamos mergulhar na mente dessa personagem e no declínio em que sua vida foi se tornado. Contudo, por mais que seja um clássico da literatura mundial, preciso fazer um alerta de gatilho para a depressão e suicídio.

site: https://resenhasdaflablog.com.br/a-redoma-de-vidro-sylvia-plath/
Camila 31/03/2020minha estante
A conclusão da sua resenha diz tudo! Estava lutando contra uma crise depressiva quando li esse livro. Não recomendo para quem está em crise também.

Camila 31/03/2020minha estante
A conclusão da sua resenha diz tudo!

Eu estava no meio de uma crise depressiva quando li esse livro. Não recomendo para quem está nessa situação, apesar de ser uma ótima leitura.

Fla 01/04/2020minha estante
Com certeza é um livro que não indico para qualquer pessoa. A leitura é bastante densa e tem várias camadas da depressão.?