A Redoma de Vidro (eBook)

A Redoma de Vidro (eBook) Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

alesxls 13/03/2024

"Para a pessoa dentro da redoma de vidro, vazia e imóvel como um bebê morto, o mundo inteiro é um sonho ruim."

Confesso que gostaria de ter aproveitado mais a leitura, parece que eu não consegui compreender muito bem tudo que aconteceu (e eu também paro pra pensar se a gente precisa realmente entender tudo o tempo, tipo, às a gente só precisa aceitar). É de fato uma leitura difícil e uma jornada dolorosa ver a Esther se deteriorando conforme o livro vai chegando ao fim. Saber da história da Sylvia após a publicação também provoca uma sensação de tristeza terrível.

A forma como a autora se expressa é linda e sensível, e também trágica e às vezes cruel com ela mesma. Definitivamente é uma leitura recomendada, em especial para aqueles estudantes ou profissionais da área da saúde, com ou sem experiência em instituições psiquiátricas (e digo isso como uma estudante de Psicologia que acabou de começar um estágio clínico). Não é uma leitura fácil, por isso acho importante dizer que sua mente deve estar bem cuidada ao se aprofundar em leituras assim.

bizibs 13/03/2024

Infelizmente acho que esse livro mudou a minha percepçao da vida pra sempre lamento mas esther greenwood sempre sera a minha maior diva juro bucetonica

Tutu1301 12/03/2024

A redoma de vidro
Sylvia Plath, com esse livro, prova que não escreve só poesia, mas também romances. E um romance com uma narrativa original, e feito com muita maestria. Uma história que nos faz refletir sobre a vida das mulheres nos anos 60 e sobre a forma terrível que os pacientes de clínicas psiquiátricas eram tratados. Plath domina a língua inglesa e se mostra habilidosa nas descrições, de forma que podemos imaginar perfeitamente a cena através das palavras empregadas pela autora. Mas, essa narrativa original causa também certas confusões ao leitor, muitas vezes ela parte em pensamentos da personagem e flashbacks do passado de Esther, que as vezes nos perdemos nessa escrita complexa da autora. Mas globalmente um livro muito interessante que nos prende e faz com que a cada página que lemos nós desejamos ler a próxima.

Khyane.Pilat 12/03/2024

Ensaiei muito para começar a ler esse livro, pois em todas as resenhas que vi falavam que era pesado, deprimente e causava gatilhos. Achei ok. Em algumas vezes me identificava com a Esther, outras até dei risada com seu humor ácido. Acho que na verdade foi criada toda uma atmosfera pesada sobre esse livro pelo fato de a Autora ter se suicidado logo após publica-lo, mas achei a narrativa bem envolvente e fluída.

Luana 12/03/2024

Não achei tudo isso
O livro trata de um tema importante, mostra a chegada sútil da depressão na vida da personagem, e seu agravamento gradativamente.
Não achei a leitura tão fluída, foi um pouco arrastada. O que me incomodou foi a forma como a personagem pensava dos outros, sempre classificando alguém pelo seu peso, aparência, características físicas que ela considerava negativas. Me deu uma sensação de preconceito.

Gabriela 11/03/2024

Eu sou, eu sou, eu sou?
Esse livro é poético e melancólico, triste e irônico, com temas importantes e atuais, mesmo tendo sido escrito na década de 60.
Me senti quebrada lendo sobre quanto a depressão paralisou Esther e torci por ela durante todo livro. Penso em quantas pessoas, na vida real, sofreram com essa doença e tiveram tratamentos tão inadequados como os que ela sofreu.
A escrita de Sylvia é impecável. Conhecendo um pouco da história da autora, é impossível não ligá-la a personagem. Para mim, Sylvia escreveu sobre alguém que ela gostaria de ter sido.

recassara 11/03/2024

Sincero, palpável e sensível
A redoma de vidro, de Sylvia Plath, me tocou de uma forma única. Um relato tão genuíno, sincero e real sobre a depressão e o lugar da mulher na sociedade patriarcal é mais que um apelo por mudanças, é revolucionário em si mesmo. Digo isso porque tamanha franqueza da autora faz possível acreditar que, se as experiências e sentimentos relatados podem ser, ao mesmo tempo, tão individuais e coletivos, ao ponto de tocar em aspectos comuns a todas nós, a luta também pode ser comum, unitária e social. É quase impossível não se identificar com a personagem em algum ponto da trama. Em vários, inclusive, me senti ridiculamente exposta, como se estivesse lendo meus próprios pensamentos, vasculhados e arrancados de algum lugar onde se escondem. Desse lugar de sombra, infelizmente, a Sylvia entende como ninguém. Certamente para aqueles que não temem as profundezas, e aquilo que é tão sórdido porque é real, vale muito a leitura.

Laura Hempfling 11/03/2024

Incrível
O livro é maravilhoso e me fez ter outra visão sobre condições como ansiedade e depressão. É difícil de explicar, mas ao mesmo tempo fácil de ver como muda a cabeça de muita gente que não tem qualquer divergência nesse aspecto.

Manu 10/03/2024

Doloroso
Saber que esse livro foi inspirado na vida da escritora e saber o final de sua vida muda completamente a leitura. Nunca entrei tanto na cabeça de um personagem, uma personagem crua que não esconde os pensamentos mais absurdos que tem. Ainda assim, dolorosamente me identifiquei com alguns aspectos e é um choque isso. Não poderia dar outra nota, se não 5 estrelas e favoritado.

Lailla4 10/03/2024

A redoma de vidro
Um livro para refletirmos sobre a saúde mental e o quanto evoluímos na tratativa e o quanto ainda precisamos avançar

Lorena831 09/03/2024

'Dentro da redoma de vidro, o mundo inteiro é um sonho ruim'
Não tenho palavras para descrever, simplesmente amei desde a primeira página e tive que ler tudo em um único dia porque queria saber o que aconteceria com a Esther...

A personagem principal, é uma jovem de 19 anos que aparentemente tem todos os motivos para estar feliz, mas não está e não sabe o motivo de se sentir assim. Acho que por ser um livro semi-biografico, já que a autora cometeu suicídio poucas semanas após o lançamento, tudo fica mais pesado, mas é exatamente por isso que a forma como ela descreve os sentimentos e as mudanças gradativas de Esther são tão realistas. Além disso, o livro traz uma discussão sobre o papel da mulher na sociedade e sobre o que fazer da própria vida, pois a Esther tinha um plano, mas em determinado momento fica sem saber se realmente quer aquilo e qual caminho deve seguir (algo que em identifico). Nesse sentido gostei muito do livro porque em várias partes parecia que a autora conseguia colocar em palavras coisas que eu sinto mas não sei como expressar.

Então eu com certeza recomendo sua leitura, mas com atenção aos gatilhos que são muitos.

"Eu sabia que devia ser grata à sra. Guinea, mas não conseguia sentir nada. Não teria feito a menor diferença se ela tivesse me dado uma passagem para a Europa ou um cruzeiro ao redor do mundo, porque onde quer que eu estivesse fosse o convés de um navio, um café parisiense ou Bangcoc, estaria sempre sob a mesma redoma de vidro, sendo lentamente cozida em meu próprio ar viciado."

Ingryd58 09/03/2024

É instigante e envolvente, apesar de tratar temas sérios. A escritora escreve com uma sutileza que faz você acabar digerindo tudo de uma vez. A personagem principal é bem construída e você acaba criando uma empatia de imediato - talvez isso se deva ao fato de não ser apenas uma história fictícia, mas uma combinação do irreal e do autobiográfico. Esse livro é muito mais do que um relato sobre os problemas mentais e as questões do amadurecimento na vida adulta. A redoma de vidro é um convite à reflexão, para refletir sobre a sociedade e seus problemas.