Homem Que Chora

Homem Que Chora Paulo Siqueira

Resenhas - Homem Que Chora

Lee Nunes 11/10/2011

DOR
O que dizer diante de uma narrativa dessas hein? Paulo? Ficamos sem palavras tamanha dor, tamanha é a indignação pela tamanha impotência do homem, e homem chora? Quem foi que disse que não? Qualquer ser por menos humano que for deixa cair uma lágrima perante esta situação.
Hoje já não se pode dizer que homem não chora. Homem ama, homem sangra, homem tem sentimentos e sensibilidade, ainda mais se este homem for pai.

Acabei de ler seu livro Paulo e estou movida pela emoção, por isso deixo meus parabéns por mais está obra e muito sucesso nas vendas para que cheguem as pessoas estas reais e dolorosas palavras, mas que fezem as pessoas aprender que de nada adinta ter poder, se somos tão frágeis.
Abraços, Lee Nunes.

Elder Prates (Escritor) 19/09/2011

Imperdível!
Bom... Por ser parceiro e amigo deste escritor, sou suspeito em discorrer aqui meu veredito, mas diremos que neste momento sou um leitor imparcial, leitor que clama salvas e milhares de palmas para este "Homem que chora", pois se não fez-me chorar, foi por pouco, só porque fiz-me de forte e segurei as lágrimas que pediram pra sair, afinal, duvido algum leitor que leia e não se emocione com o drama do pai João, da mãe Maria e, da curtíssima vida do pequeno William.
Recomendo a todos mas, quando abrirem este livro, preparem os vossos corações para o sangrar dos sentimentos humanos.
Boa leitura e, parabéns meu amigo Paulo Siqueira. Muito sucesso a você!!!!

Elder Prates.

Paulo Siqueira 11/09/2011

Opnião de Aparecido Raimundo de Souza,
Homem que chora nos faz cativo da sua sensibilidade

(*) Aparecido Raimundo de Souza.

Paulo Siqueira magistralmente deu vida e forma a João, como Eróstrato, no século IV a.C., incendiou o templo de Diana em Éfeso, uma das sete maravilhas do mundo.

Não contente engrandeceu Maria tal como o Visconde de Cambronne, General Pierre Jacques Étienne se auto promoveu a famoso em Waterloo, em 1815, não por ter lutado como um soldado, mas por ter dirigido aos ingleses inimigos, segundo Victor Hugo, em Os Miseráveis, um palavrão de cinco letras, hoje citado eufemisticamente como “mot de Cambronne”.

Juntou, depois, o casal, numa historia simples, ambientalizada no cotidiano de cada um de nós, sem banalizar a vida ou deixar de lado seus dramas e desassossegos mais corriqueiros.

É isso que faz de Um homem que chora um romance único, ímpar, formal, versátil, não só por seus nuances e delicadezas, como igualmente pela construção das falas que, no seu poder de persuasão, prende o leitor do começo ao fim do enredo.

Singelo e bucólico, Paulo Siqueira prima pela lealdade da trama. Encanta pela solidariedade do sofrimento compartilhado entre os personagens, e, sobretudo, envolve pelo lirismo transparente da sensibilidade na construção do tema central que se desenvolve sem meios termos e nos envolve literalmente falando.

Dona Raimunda de semblante suave e sério é uma personagem intocável, apesar da sua decrepitude. Como a velha Brastemp azul e o cachorrinho Kid pidão, que nos transporta, de repente, as aventuras de Sandokan, de Emílio Salgari, ou pelas de capa e espada dos Pardaillans, de Michel Zevaco, ou ainda, pelos roubos de Arsène Lupin, de Maurice Leblanc.

A gravidez de Maria, o nascimento das gêmeas faz parte de um mundo encantado e intransponível, mágico e envolvente, onde só João tem o direito de entrar e viver intensamente os seus melhores momentos ao lado da sua Maria, a mulher amada. A história, como um todo complexo, é, portanto real, dentro, claro, de um imaginário inverossímil. Revela a rota intermediária do homem pela conquista do seu espaço dentro do contexto da irreverência do amanha que lhe afigura incerto.

No geral, o que no livro se constata, é o aumento expressivo da solidificação do homem Paulo Siqueira como um escritor de futuro brilhante e politicamente promissor.

(*) Aparecido Raimundo de Souza, 58 anos é escritor e jornalista.