S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Fernando1355 24/04/2023

São Bernardo
Paulo Honório tem uma vida difícil na fazenda São Bernardo, mas tudo muda quando ele conhece Madalena, uma jovem professora muito mais jovem que ele, com a qual decide se casar, sendo de dois mundos diferentes, muitos desafios surgem dessa relação.

Cacá 13/03/2021

Estilo Graciliano
Leitura com misto de sentimentos de ciúmes, valor dos sentimentos e o como eles direcionam a vida, em um contexto político na década de 30.

Isabela.Carvalho 13/04/2021

é um livro clássico, antigo, e com isso apersar de ser simples para a época é bem complicada pra quem, como eu, não tem o habito de ler livros mais antigos... não consegui gostar! Apesar de o intuito ser mostrar a visão de um homem amargurado, o personagem principal, os secundários e nem o próprio enredo conseguiu me cativar... queria muito ter gostado, fui com a mente aberta mas não rolou :(

stillwoozy 21/04/2021

Como é possível um regionalismo sem terra com um protagonista detestável ser amado? Só Graciliano Ramos mesmo.

Gaby 27/04/2021

SÃO BERNARDO
Um livro clássico e anoso, que exige muita atenção dos leitores que não estão acostumados com a literatura antiga. Narrado em primeira pessoa, conta a história do personagem principal Paulo Honório com uma linguagem bruta e direta. O mesmo descreve suas aventuras e desventuras, através de momentos vivenciados durante toda sua vida, além de trazer consigo características marcantes da geração ignorante em que viveu, tornando-se um homem rude, solitário e violento.

A obra também trata-se de uma denúncia social do momento de seca, violência e miséria do nordeste brasileiro.

Uma ótima leitura para quem deseja conhecer e entender um pouco mais dos problemas ocorridos na década de 30.

Diogo 14/05/2021

Difícil de descrever a sensação de ler esse livro
Foi a primeira obra de Graciliano Ramos que li, e o jeito que ele te prende nessa história é um tanto quanto diferente... O protagonista da história é Paulo Honório, um cara extremamente imbecil. Em grande parte do tempo senti raiva dele. Porém, em determinados momentos também senti pena de como seu comportamento afastava todos a sua volta. Enfim, é um livro diferente... Curti demais o estilo do Graciliano, certamente vou ler outras obras desse autor.

Babi 30/06/2021

Gostei muito da forma que o livro foi escrito e a história é realmente muito interessante. Achava que não ia gostar, pois meus amigos falaram que o livro não era muito bom. Acho que as baixas expectativas fizeram eu aproveitar mais a leitura e ficar mais impressionada por estar gostando da leitura.
Em geral, recomendaria esse livro pra quem quer ler mais livros da literatura brasileira.

Cleto_48 09/07/2021

Confesso que no início eu estava um pouco desanimado. Do nada, Graciliano escreve uns 10 nomes de uma vez só sem desenvolver nenhum personagem. Porém, à medida que a leitura foi se desenvolvendo, percebi que o foco estava apenas no protagonista e na relação que ele mantinha para com as pessoas ao seu redor.

leonardson 23/07/2021

EU VI ESTRELAS
Comecei a ler por pdf > cheguei com ódio na página 40 > estava odiando > comprei o físico > continuei > amei.

Durante a leitura eu fiz diversas comparações com Dom Casmurro (livro que eu amei), e gostaria de dizer que a experiência de ler esse foi mil vezes melhor que a de ler o outro. Quando cheguei no capítulo 31 (que é o ápice do livro) não acreditei que já estava no final. Realmente, foi uma história que me prendeu.

luizaslike 29/07/2021

Um bálsamo... tocante!
-Quatro anos depois da primeira leitura do autor (vidas secas) e me reencontro com a escrita do graciliano. Aqui Paulo Honório me despertou um misto de sentimentos, sobretudo raiva. Pela brevidade da narrativa, tem uma explosão de assuntos interessantes. Desde a escolha da linguagem até a mensagem sobre revolução, luta de classes, autoritarismo, educação, imprensa etc. É mercado pela dualidade e o desenvolvimento dos personagens é tocante. Pausa pra falar da madalena: a frente do seu tempo. forte e humana. boa e sensível à realidade social... o oposto de Paulo. não deixa de ser bonito a forma como gradativamente o PP se reconhece e se questiona percebendo a inutilidade do utilitarismo que marcou sua existência. E as coisas terminam tão ruins como começaram...

Inhazinha 15/08/2021

não é nada pessoal
Como fui obrigada pela escola a ler esse livro, a minha disposição para gostar dele automaticamente abaixou 50%. Apesar disso, é sim uma literatura de altíssima qualidade, e aprecio as marcas da oralidade na escrita, que são um reflexo do narrador e do jeito mais apropriado que ele encontrou de contar sua história.

Ana Bia 20/09/2021

Sinceramente eu não tenho uma opinião exatamente formada sobre esse livro. A linguagem é muito diferente da que estou acostumada, então estranhei muito a escrita e o tanto de palavras que eu não fazia a mínima ideia do que significavam, mas na verdade eu meio que gostei. Achei a leitura bem fluida e me adaptei depois ao formato, mas eu achei o enredo em si bem maçante. Não acontece nada demais na historia e o Paulo é EXTREMAMENTE INSUPORTAVEL. Muito babaca, arrogante e tosco, que fudeu com a vida dele e reconhece sua babaquice no final. Não foi uma leitura ruim, mas não leria de novo.

An3owl 29/09/2021

São Bernardo é um livro interessante. Paulo Honório nos apresenta por escrito sua história de vida, o caminho que o levou a ser um fazendeiro bem sucedido, porém amargurado e (bastante) desagradável.

Esse livro mistura algumas marcas da oralidade, em uma narrativa boa, com um narrador detestável. Particularmente, achei a história maçante em determinados momentos.

Reus 13/12/2021

A queda foi grande.
Sinceramente, eu não entendi porcaria nenhuma do que tava acontecendo até o capítulo X, mais ou menos. Mesmo assim, me senti fisgado, interessado na história, curioso pra saber até onde ia a filha da putice do narrador e em que momento ele começava a se foder. Também demorei a notar que se tratava da época do coronelismo, mas se tivesse, teria percebido que o momento de sua queda seria simultâneo à queda da oligarquia. Achei um livro ótimo, que realmente me instigou a continuar suas páginas e a tentar descobrir que tipo de história ele queria me contar. Mal senti o tempo passando, e isso pra quem estava a um tempo com preguiça de leituras é um grande salto. Continuarei lendo as obras do Graciliano, espero que Vidas Secas seja o primor que todos falam, e que supere a passagem que S. Bernardo fez em mim.

Henrique.Andrade 20/01/2022

Queria esquecer que li, pra ler denovo
Paulo Honório, tal como todos os homens, reconheceu a síntese brutal das coisas: a desconfiança e a profissão lhe estragaram a vida. Entretanto, é da profissão que a desconfiança nasce, apontando inimigos por toda a parte.

Entretanto, o protagonista reconhece o pior de tudo: mesmo sabendo disso, faria tudo denovo, da mesma forma, sem tirar nem pôr, pois somos isso: bichos perdidos, torpes pecadores

O que separa a nós de Paulo Honório? O poder e a supervisão, mais nada.

Talvez a desconfiança em excesso envenene o a alma, e a falta dela, o corpo.

Obra incrível.