Leite derramado

Leite derramado Chico Buarque

Resenhas - Leite derramado

Monique 11/04/2010

Surpreendente
Nunca fui fã do Chico, nem de suas músicas, nem de seus romances. Cheguei a Leite Derramado por uma indicação e me surpreendi com o que vi.

O livro é a narrativa das memórias de um velho centenário. Eulálio Montenegro D'Assumpção, nascido em 1907, vem uma linhagem antiga de figurões importantes da elite brasileira, que remonta a príncipes europeus. O pai havia sido um senador da República Velha e bastava dizer seu nome para que as portas da política carioca e brasileira se abrissem aos seus. Eulálio nasceu e cresceu em meio a isso, frequentando a alta sociedade e, mesmo que sem o brilho de Eulálio Pai, se valeu muito dos privilégios herdados da importância política familiar. Sua mãe falava francês em casa e estava acostumada a promover banquetes no palacete da família.

Entretanto, quando conhecemos Eulálio, ele já está velho, deitado num leito de hospital e se queixando de dores. O livro é narrado todo em primeira pessoa por ele, conforme conta a quem quiser ouvir os episódios de sua infância e idade adulta. Tudo é descrito como a memória de um velho delirante, que se lembra claramente dos episódios passados há mais de 80 anos, mas por vezes não reconhece nem os próprios netos. Pelo mesmo motivo, as memórias não são lineares, como se elas se atropelassem na mente do velho, que ao falar da mulher Matilde, por vezes confunde episódios reais com desejos não realizados, por exemplo de que ela voltasse para casa um dia.

As informações são apresentadas em capítulos curtos, de forma concisa, alternando presente e passado na mesma ideia, sendo que às vezes seja preciso avançar páginas e páginas até entendermos exatamente do que o narrador falava lá atrás. A memória é cheia de buracos e, conforme vamos avançando, alguns deles vão sendo preenchidos, mas outros são simplesmente substituídos por novas informações que tornam tudo ainda mais confuso. É o caso de Matilde, a esposa de Eulálio. A personagem aparece durante todo o romance, mas a verdade é que até o final as informações a respeito dela são bastante contraditórias.

Outra parte legal é rumo que toma a descendência de Eulálio. Conforme o narrador conta a saga de sua família, caminhamos pela decadência dos Assumpção, que de moradores de palacetes perdem um pouco de cada vez até chegar a um barraco de um cômodo só em uma favela carioca qualquer e ao leito de hospital público.

O livro é realmente MUITO BOM. O que tem de melhor é o estilo da narrativa guiada pela inconstância do velho e pela sua memória imperfeita e contraditória. A ironia de seu discurso também é algo muito refinado, o que me fez dar mais de um risinho ao longo da leitura. Para não falar da própria história da família em si, que deixaria a pobre mãe de Eulálio xingando em francês se tivesse vivido para ver. Foi uma leitura surpreendente, que conquista o leitor de mansinho, que é confusa demais em alguns momentos, mas cheia de subentendidos em outros.

Vale super a pena.

Texto completo: http://oaragornehlindo.blogspot.com/2010/03/review-leite-derramado-chico-buarque.html

Laura Regina - @IndicaLaura 12/07/2020

Uma viagem entre o Rio e o âmago de uma família
Um senhorzinho está internado num hospital e começa a contar sobre a história de sua família, para quem queira ouvir.

Eu nunca tinha lido Chico Buarque, mas já conhecia algumas músicas e sua história pessoal - então a deixa do Desafio foi providencial.

Este livrinho tem rememorações, tem abusos, tem preconceitos, tem morte, tem vida, tem renascimento, tem o Rio de Janeiro durante os séculos XIX e XX, e tantos tantos outros temas imperdíveis.

A escrita é deliciosa, impactante, fisgante, fiquei viciada e parei as demais leituras e séries e qualquer outro compromisso que podia só para ler mais um pouquinho dos causos de Eulálio - um personagem que narra sua própria história, que não nos dá muita segurança de que a vida aconteceu daquele modo mesmo, mas ainda assim que nos arrasta com muita vivacidade e paixão para os turbilhões da sua família.

Mai indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/

Heidi Gisele Borges 10/09/2010

Nunca tinha lido nada de Chico Buarque além das letras das músicas, mas a oportunidade surgiu quando, no Clube do Livro que participo com alguns amigos, foi sugerida a leitura de Leite Derramado. Todos aceitaram.

Trata-se de um homem, em seu leito, no hospital, com sua história, mas ninguém parece querer ouvir, ou simplesmente todos têm algo a fazer, qualquer coisa era melhor do que parar para ouvir um velho. Percebe-se ai a solidão e o isolamento que os idosos sentem, todos estão muito ocupados para partilhar das experiências alheias. As pessoas hoje estão muito individualistas. Então não somente os idosos têm problemas em serem ouvidos, mas também todas as pessoas, mas todos querem dizer algo, nem sempre relevante.

Confesso que este tipo de leitura não me agrada. É uma história que não evolui. Quando estava na metade, pensava qual o motivo de insistir na leitura? Mas lembrava da discussão que teríamos e segui em frente.

Os amigos do Clube do Livro gostaram. Eu não.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros
www.mundodefantas.blogspot.com

Felipe Albiero 16/01/2010minha estante
Concordo plenamente, Celly.

Mari Lopes 07/06/2022

Sensível e íntimo
Estou apaixonada pela escrita do Chico Buarque! Que livro poético e sensível. Aqui, vamos conhecer a história da família Assumpção - e não Assunção - pela única voz do Eulálio, um ancião que tem por volta de 100 anos de idade. Eulálio se perde em suas memórias indo e voltando no passado, na medida em que voltamos à sua realidade, um senhor que vive em um hospital. Acompanhamos a história de uma família tradicional, sua influência e seu poder, mas que decai conforme passam-se as gerações. Leite Derramado é uma narrativa íntima, um retratado da sociedade brasileira dos séculos XIX e XX, com críticas sociais e morais implícita e explicitamente. Uma leitura leve e aconchegante.

Amanda 22/04/2022

Muito bom!
Aquele tipo de livro com uma história cheia de significados e uma leitura leve, gostosa. Personagens cativantes!

Tarcísio 20/07/2010

Existem artistas cujo nome em qualquer tipo de produto já significa sucesso. Um destes artistas é Chico Buarque, que faz sucesso há muito tempo na música e lançou recentemente seu último romance Leite Derramado.

Houve extrema badalação no lançamento de Leite Derramado. Cobertura muito grande da imprensa, um ti-ti-ti imenso. Isso já me chamou a atenção à obra mas resolvi comprá-la mesmo depois de ver uma reportagem na Globo News onde alguns críticos literários analisaram o livro e teceram inúmeros elogios. Eu já havia lido há alguns anos Budapeste, também de Chico Buarque. Achei Budapeste um livro legalzinho, agradável ... e só.

Leite Derramado me deixou a mesma impressão. Sabe aqueles livros que você pergunta à alguém - "E aí, gostou do livro "X" ?" - e a pessoa responde - "Nooooooossa, adorei !" ? Definitivamente, na minha opinião, este não é o caso dessa mais recente obra de Chico. Uma resposta mais apropriada à pergunta acima seria - "É ... Gostei ...", sem muito entusiasmo.

O livro é narrado em primeira pessoa, um senhor já morimbundo em um hospital que, à espera da morte, relembra parte de sua vida, em especial àquela em que viveu junto ao seu grande amor, a Matilde. Alternando lembranças reais com alucinações imaginárias, Eulálio ao mesmo tempo em que parece estar contando tudo para uma enfermeira do hospital já se transporta pra a história, como se conversasse com os personagens. Esse "jogo no tempo" acaba sendo divertido, mas pode se tornar confuso para alguns leitores.

Como é um livro de leitura muito rápida, poucas páginas e capítulos curtos, indicaria sua leitura. Mas não esperem algo realmente inspirador e motivante.

Ulysses 23/05/2011

Um livro para beber
Chico Buarque era um ídolo meu por suas composições. Não deixou de ser, mas devo admitir que com este livro ele conseguiu alcançar um outro nível lírico dentro de meu coração. O livro é o relato de um homem moribundo que vai traçando suas memórias de modo complexo e confuso, porém de maneira bela e elegante.
As histórias de sua família e a de sua vida vão brotando das páginas do livro e nos atingem do mesmo modo que atingem o narrador: Rápidas, fortes e completamente passionais. Creio que Chico Buarque escreveu seu melhor romance com este livro.

Cássio F B 19/11/2021

Leite Derramado
"Sure thing grandpa now let's get you to bed" - o livro. .

Laila 26/03/2022

Amor e ódio
Quase ao mesmo tempo que não estava gostando do ritmo do livro começava a gostar da forma sagaz com que a história foi contada. Demorou a engatar, mas ao fim gostei da forma propositalmente confusa como as coisas foram narradas.

Lara 30/03/2022

Eu gostei. Quando você passa o olho na versão física, o livro tem tudo pra desanimar a leitura: não tem parágrafos, é um monólogo de um velho metido a antigo rico de Copacabana. Mas a leitura surpreende.

Na verdade, o Chico mostra como a maestria do domínio da língua portuguesa pode fazer milagres num enredo de história. Eu cansei de me deparar com best sellers de literatura contemporânea brasileira que não chegam aos pés da escrita do Chico nesse livro (que é o primeiro que leio do compositor).

Então é isso, eu gostei do livro. Entendo quem não tenha gostado, eu mesma se tivesse lido em formato digital teria abandonado porque acharia a ausência de parágrafos algo abominável. Mas como li a versão física, só me resta recomendar para quem gosta de ler coisas bem escritas.

Juliana @julianaaf 05/07/2020

O livros nos apresenta o monólogo de um homem em seu leito de morte, revivendo o passado e o presente de uma maneira em que não consegue separar as camadas. Em suas narrativas percebemos um homem enfadonho, que por possui uma família com bens no passado, acha que no presente todos devem servi-lo e ponto.

"Se soubesse como gosto das suas cheganças, você chegaria correndo todos os dias"

A escrita de Chico é muito rica e cheia de poesia entrelinhas. Demorei um pouco pra ler o livro por ter outras prioridades na frente e por não ter me prendido o suficiente, um bom livro, mas me faltou o encanto que Budapeste me proporcionou.

pampamcviana 07/06/2022

Livro muito bem escrito. É como se eu tivesse conversando com meu avô, ou um senhor qualquer que realmente existe. Por diversas vezes me peguei viajando pelas lembranças do personagem, em alguns momentos as tomei como minhas. Mas, não sei se foi a grande expectativa que colocaram em mim, achei super estimado. É uma história boa, de leitura fácil, ótima para passar o tempo. Não acrescentará nada em sua vida. Como se realmente fosse uma conversa com alguém delirante. Porém é boa.

Indico.

Iago 16/08/2022

Decadência e orgulho.
Um personagem idoso relembra sua vida enquanto definha em seu leito de morte. Algo que poderia carecer de originalidade, mas a forma que Chico Buarque nos oferece essa narrativa, direta dos lábios e de uma memória moribundos, sentimos mais pelos sofrimentos de nosso narrador. De uma família tradicionalíssima, segundo ele mesmo, se vê diante da ruína de sua família e de seu nome, o qual não mais abre portas. Tocante.

Nat K 15/07/2009

"Leite Derramado" apresenta uma boa e envolvente estrutura narrativa, oferecendo ao leitor um belo passeio pela consciência falida de uma sociedade (ou seria a consciência de uma sociedade falida?). O personagem, cuja memória pouco confiável imbrica o leitor em um verdadeiro labirinto, retrata como poucos a história do Brasil -parcial e recheada de preconceitos - e sua historiografia, pois reiventada, reinterpretada a cada página. Mais consistente do que "Budapeste", com certeza nos faz esperar pelos próximos livros para, finalmente, podermos firmar ao lado do nome de Chico também mais uma qualidade: a de competente romancista.