Lodir 11/12/2011Roberto Shinyashiki, palestrante brasileiro, é conhecido por livros de sucesso que estão numa linha tênue entre auto-ajuda e negócios. Algumas obras suas são simplesmente auto-ajuda, abordando o caminho para se chegar à felicidade, o sucesso, etc. Outras, como é o caso de “Problemas? Oba!” (atualmente na lista dos mais vendidos), são mais voltadas ao mundo corporativo. Faz todo o sentido, já que boa parte de suas palestras são em empresas ou destinadas a executivos.
“Problemas? Oba!” é um livro curto e de rápida degustação que deveria se tornar leitura obrigatória em toda empresa, ou pelo menos nas grandes, onde geralmente há uma preocupação com o atendimento ao cliente e a produtividade dos funcionários. Deveria ser indicado por gerentes, diretores e presidentes, assim como por professores universitários. O livro é uma lição importante sobre o surgimento e a resolução de problemas, que, pensando bem, é a base de qualquer empresa. Como o próprio autor aponta, a maioria dos produtos e serviços nada mais são que algo criado para resolver algum problema do cliente. Parece óbvio, é claro, mas muitas vezes esse conceito é tão simples que acaba esquecido.
Quem nunca tentou resolver um problema pelo call center de uma empresa, mais conhecido como 0800, e ficou vários minutos sendo transferido de um atendente ao outro enquanto ouvia uma musiquinha irritante e ultrapassada? Essa é outra importante questão abordada por Roberto. A maioria dos funcionários, principalmente nas grandes empresas, tende a não se empenhar para resolver problemas, geralmente alegando que não há solução ou que ela não está em suas mãos. Passam a batata quente para outra pessoa e fogem assim que o problema apresenta os primeiros sinais. Esta é uma cultura intrínseca que envenena toda empresa e sua relação com os clientes, afastando-os e prejudicando as vendas, e consequentemente o faturamento.
Para os funcionários, então, Roberto dá um conselho básico: torne-se o resolver de problemas da sua empresa. Para ele, um novo problema é uma oportunidade para o profissional crescer, mostrar competência, utilidade e até mesmo receber uma promoção ou aumento de salário. Se você passar a procurar pelos problemas que precisam ser resolvidos – não só os seus, mas também os dos outros – acabará sendo reconhecido como um exemplo e colherá os frutos depois. Para ajudar a exemplificar o poder desse tipo de profissional, o autor aponta diversas conversas que teve com um amigo próximo, que custou a entender esse conceito, e que acabou se saindo bem após aplicá-lo em seu trabalho.
Claro, com as regras e tudo mais, o livro algumas vezes penca para o lado do auto-ajuda. Mas, como leitor eclético, não há nenhum ponto negativo para se encontrar nessa questão. Pelo contrário: os ótimos ensinamentos de “Problemas? Oba!” podem ser aplicados não só no seu trabalho, mas também em todos os aspectos da vida, de uma forma geral. Roberto utiliza uma linguagem leve e acessível até mesmo para quem não está familiarizado com a literatura do mundo corporativo, assim como também usa metáforas para facilitar o entendimento. Em outras palavras, esse é um excelente livro que pode – e deve – ser lido por todos e que seguramente fará diferença após a leitura, desde que o leitor se esforce para aplicar seus conceitos.
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