Legend Marie Lu

Resenhas - Legend

Lets 08/10/2012

The truth will become Legend
Apenas pra começar, eu já vou falando o quanto eu amei esse livro. Totalmente diferente de todos os outros que eu já li, Legend toma um rumo diferente das novas distopias futuristas que estão aparecendo cada vez mais nas prateleiras da livrarias.

Legend conta a estória de Day, um garoto de 15 anos que aprendeu a sobreviver nas ruas de Los Angeles junto com sua amiga Tess. É procurado pelo governo por vários crimes contra a República da America (o que outrora foi o oeste dos EUA). Sua mãe acha que está morto, apenas seu irmão mais velho John sabe sobre sua sobrevivência, após seu fracasso na prova que toda criança de 10 anos tem que fazer pra assim ser decidido o que será de sua vida, se fracassa eles vão para os "campos de trabalho". Mas seu mundo desmorona quando alguém de sua família fica infectado pela praga. Tudo o que ele precisa fazer é conseguir a cura, mas tudo dá errado, e um Capitão é morto.
June é a pupila do país. Aquela que teve a nota perfeita em sua prova. Aquela que acabara de perder o irmão quando alguém invade o hospital e o assassina. Agora June vai fazer de tudo para achar o culpado.

"I will hunt you down. I will scour the streets of Los Angeles for you. Search every street in the Republic if I have to. I will trick you and deceive you, lie, cheat and steal to find you, tempt you out of your hinding place, and chace you until you have nowhere else to run. I make you this promise: your life is mine"

É aí que o caminho deles se cruzam, e a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda.

A escrita de Legend é gostosa e me prendeu tanto que li três vezes. Não tem nenhuma parte cansativa e que enrola, como alguns autores fazem. Amei cada personagem...ou não. Day é desses criminosos que não agem para machucar alguém. Só para conseguir o que precisa. E ele é um fofo, o modo como ele age com a June e a Tess é de derreter o coração, agil e esperto.
June, a prodígio, cada vez que ela olha para alguém ela consegue contar segredos, de como a pessoa está favorecendo a mão esquerda, ou o pé direito. Ou como ela observa cada detalhe, e lembra de cada um quando precisa. Ela é impressionante! Tess é como o mascote, que ajuda June e Day a se comunicarem no começo, quebrando o gelo. E é claro que tem aqueles personagens que odiamos, como a Commander Jameson e o Thomas. E também aqueles momentos em que choramos, porque claro que alguém tem que morrer, é disso que se constrói bons escritores, pra fazer os leitores sofrerem.

June e Day são perfeitos, e não é fácil encontrar personagens principais que me agradam (principalmente se forem como a Katinnis do Jogos Vorazes, ou a Saba do Caminhos de Sangue) “I don’t know if anyone’s ever told you this”, he begins. He doesn’t blush, and his eyes don’t dart away. Instead I find myself starring into a pair of oceans - one perfect, the other blemished by that tiny ripple. “You’re very attractive.”
I’ve been complimented on my appearance before. But never in his tone of voice. Of all the things he’s said, I don’t know why this catches me off guard. But it startles me so much that without thinking I blurt out, “I could say the same about you.” I pause. “In case you didn’t know.”
A slow grin spreads across his face. “Oh, trust me. I know.”

O livro foi inspirado pelo filme Les Miserables, e Lu procurou recriar o conflito entre Valjean e Javert em uma versão adolescente. E deu MUITO certo!
Legend se tornará filme: Os direitos cinematográficos foram vendidos para CBS Films, com os produtores de Crepúsculo, Wyck Godfrey e Marty Bowen para produzir. Jonathan Levine, diretor de 50/50 está definido com Andrew Barrer e Ferrari Gabe para escrever o roteiro.
O segundo livro da trilogia terá o nome de Prodigy, que será lançado dia 29 de Janeiro de 2013 nos EUA. Mal posso esperar!!!
"... muitos livros distópicos estão enchendo as prateleiras, mas este livro
se destaca."
-LMC, Starred Review

carol fontes 09/06/2023

Legend
Precisei ler o livro para um trabalho de escola, no começo achei que seria bem chato, mas me surpreendi conforme fui me aprofundando mais na história de Day e June, dois mundos tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão próximos.
Eu adorei o livro, por mais que não tenha sido a leitura mais rápida e fácil q já tive, foi uma ótima experiência, já que o livro faz uma crítica ao governo, fazendo com que eu perceba o que está em jogo e que lutar pelo o que é certo é sempre a melhor opção

luh lantsov 10/01/2021

ótimo
Legend é uma das minhas trilogias favoritas desde 2016, tenho um amor enorme por essa trilogia, recomendo muito!!!

Rafa251219 18/07/2021

Legend
Gostei bastante do livro. Achei bem interessante ??? personagens muito bons. Bem legal a história..

Ynara 29/10/2012

"Outra distopia? Ahã...sei..."
Hoje em dia a impressão que se tem é que vale a expressão:"Li uma distopia, li todas!", pois as referências entre elas são semelhantes, a temática, a ambientação e bla-bla-blá. Mas eu preciso declarar que "Legend" é uma ótima exceção à regra. A estória da menina-gênio-militar e do menino-criminoso-prodígio é rápida, vertiginosa, com personagens consistentes e carismáticos, e toda a narrativa possui identidade própria. June é uma personagem na medida certa, nem durona demais, nem "pobre menininha que perdeu o irmão" demais. Day é o anti-herói que me causou empatia imediata, assim como Metias, irmão de June, que é um excelente personagem mesmo morto. Tudo na narrativa flui muito bem, as cenas de ação são ágeis mas sem causar confusão na mente de leitor, com final de tirar o fôlego! Todas as perdas e sacrifícios pessoais dos personagens são descritos de uma maneira direta, sem apelar para momentos sentimentalóides, que nada teriam a ver com a narrativa, mas que mesmo assim comovem pela crueza. E desde o primeiro encontro entre June e Day deu pra notar que havia química entre os personagens, o casal funcionou bem, o romance é totalmente verossímil mesmo acontecendo um pouco rápido demais. No geral fiquei animada com série e feliz por ver que ainda existe fôlego criativo no mundo das distopias. Vida longa a elas!
Gabriel 02/02/2015minha estante
Concordo com você, principalmente quando diz que as cenas são ágeis sem causar confusão na mente do leitor.
Por vezes encontramos autores e autoras que querem colocar tantas idéias e cenas ao mesmo tempo, que o leitor precisa reler alguns trechos para encontrar explicações.
Marie Lu foi muito feliz nas sequências de atos entre os personagens, e criou uma distopia realmente boa de ler.

gabi 18/09/2021

Que distopia incrível...
Eu amei esse livro, a cada momento q eu lia, mais eu entrava na história, tiveram umas partes que eu fiquei pensando q poderiam facilmente descrever os tempos atuais, e isso me deixou estupefata, por isso +4??

Lany 22/10/2012

(Resenha publicada em http://poressaspaginas.com)

Legend, primeiro livro de Marie Lu, ainda não é muito conhecido aqui no Brasil. A Sabrina, do Café com Blá Blá Blá, me indicou esse livro e como eu adoro distopias, fiquei muito curiosa. E realmente, ele não me decepcionou! Terminei a leitura em dois dias já que eu não conseguia largar o livro… Foi uma leitura frenética, com inúmeras cenas de ação!

O que era uma parte dos Estados Unidos, agora é a República, uma nação que está sempre em guerra com os seus vizinhos, as Colônias. E é nesse mundo que se encontram nossos dois protagonistas, June e Day, que estão em lados completamente opostos. June nasceu em uma familia da elite e é uma menina prodígio: ela foi a única pessoa que conseguiu 1500 pontos no seu teste, a nota máxima! Já Day nasceu na área mais pobre e é o crimoso mais procurado na cidade (mesmo só tendo 15 anos). Ele é uma lenda e ninguém entende muito bem quem ele é e os seus motivos…

O livro começa com uma cena digna de final, com muitas cenas de ação e perseguição! E é nesse momento que June e Day se encontram pela primeira vez. Na verdade, a sinopse do livro já conta o que acontece nessa cena. Eu não sabia e eu achei muito melhor assim, portanto não irei comentar. Mas acreditem: sabe a Suzanne Collins? Acho que as duas autoras fizeram a mesma aula de “Não tenho pena dos meus personagens”!

Os dois protagonistas se revezam como narradores em cada capítulo. E é assim que conhecemos a base dessa nova sociedade. Enquanto com June nós conhecemos a elite e os círculos militares da República (com acontecimentos bastante marcantes), com Day nós conhecemos como é fazer parte da área oprimida dessa sociedade. E é incrivel como a opinião dos dois pode ser tão diferente, exatamente pela forma que eles cresceram e os conhecimentos que foram dados a eles. Os dois personagens são muito bem construídos e a evolução deles foi muito bem planejada. Infelizmente, eu não posso comentar muito sobre as características da sociedade (porque são spoilers) mas eu adorei o fato de que nessa série a biotecnologia tem um destaque!

Eu só tenho uma crítica a fazer e esse foi o motivo de eu não ter avaliado o livro como cinco estrelas: o desenvolvimento do romance. Achei abrupto demais e acredito que, com acréscimo de poucos capitulos, ela conseguiria ter desenvolvido essa parte melhor. E claro que esse comentá rio vem de uma leitora que ama romances, então outras pessoas podem não compartilhar dessa mesma opinião.

As cenas de ação são muito bem escritas. Você fica ali na ponta da cadeira tentando descobrir o que vai acontecer na proxima página. Quando acabei a leitura, logo fui procurar o próximo – mas, infelizmente, Prodigy só sera lançado em janeiro de 2013.

dudis7 02/12/2021

"doesn't merely survive the hype, it deserves it"
Esse livro virou um dos meus favoritos, inclusive pq descobri q se eu já pudesse fazer o ENEM, podia citar ele como uma referência KKKK
Enfim, é muito bom , a história é muito bem construida, o plot twist foi perfeito com muitos detalhes pequenininhos q se vc não prestar atenção vão te surpreender no futuro. Os personagens foram muito bem construidos, o livro é narrado em dois pontos de vista, o que te permite ver como cada um pensava.
É muito bom, tô muito curiosa pra ler o próximo, recomendo ?

alice1579 28/02/2022

marie lu e sua icônica obra prima
O primeiro volume da saga ?Legend? chega com tudo! Logo na primeira página a história te prende, juro. A trama se desenvolve de um jeito maravilhoso, que não deixa brechas e elementos esquecidos. É incrível o contexto que o livro se passa, com uma vibe tanto de ?Rainha Vermelha? quanto de ?Jogos Vorazes?. Tem política, tem romance e ainda uma pitadinha de mistério. Os personagens são complexos, tem uma história bem caminhada, e a autora consegue explorar exatamente o que nós, leitores, queríamos saber sobre a vida deles.
Estou louca pra ler o próximo!!

Biah @garotapaidegua 16/06/2012

[Quinta Em Outra Língua #5] Legend - Marie Lu
*Resenha originalmente postada no blog Garota Pai D'égua (www.garotapaidegua.com), na coluna do título.

Distopia RULES! Legend RULES! Sim, desde que eu conheci esse gênero não lembro de ter lido nenhum livro distópico do qual não tenha gostado. Com Legend não foi diferente! Não tinha me sentido tão empolgada com uma distopia desde que li Jogos Vorazes.

Um pouco sobre a República: ela ocupa o lado ocidental do que antigamente eram os Estados Unidos, e vive em guerra com os Patriotas, que vivem na parte oriental. Todas as crianças, ao completarem 10 anos, são submetidas a um teste, tipo um teste de Q.I e habilidades físicas, e o resultado desse teste, cuja nota máxima é 1500, define se eles serão treinados para serem militares ou se trabalharão em outras áreas da República. O país também tem um grave problema com uma praga que atinge várias áreas de vez em quando.

June e Day são adolescente super talentosos, mas com passados totalmente diferentes. June foi criada em uma família abastada, repleta de profissionais dos altos escalões dos comandos militares da República. A garota é um prodígio, tirou 1500 no seu teste, algo extremamente raro de acontecer, e agora é a melhor aluna da melhor universidade militar da República. Day nasceu na área pobre e sempre teve que lutar pela sobrevivência de sua família, e apesar de toda sua inteligência e talento, não foi aprovado em seu teste. Ele fugiu antes que fosse mandado para 'os campos de trabalho' e desde então vive na clandestinidade.

Se eu contar mais estraga a estória, mas durante uma tentativa de assalto, Day acaba machucando o irmão de June, Metias. Em busca de vingança June vai atrás de Day e aí muitas, muitas coisas acontecem.

Gente, esse livro é muito bom e yes, faz parte de uma série. Pena que o segundo livro só será lançado no final do ano =/. Enfim, a autora escreve muito bem e nos envolve totalmente na estória de June e Day. É impossível não torcer pelos dois ao mesmo tempo, apesar de um estar perseguindo o outro. Os capítulos são alternados entre o ponto de vista de Jay e o ponto de vista da June, o que nos dá uma visão melhor de ambos os ambientes em que eles cresceram e a concepção que têm da República.

E quando vamos descobrindo mais sobre a República, a raiva é tanta, tanta! O final foi de tirar o fôlego, e trágico também. Credo, que raiva dos governos das distopias. Capitol, República, ambas me tiram do sério. Depois da minha experiência com Jogos Vorazes, nem me atrevo a esperar um final feliz.

Recomendo esse livro a todos os fãs de distopia! Vocês vão adorar!
Richard 12/09/2012minha estante
Pessoal, o livro já está em prevenda nos sites..

vivifanali 22/01/2024

Legend
Li esse devagar porque li em inglês, mas amei muito ele, várias vezes fiquei com raiva de alguns personagens pelas atitudes deles. Amei a June e o Day, eles merecem melhor. Ansiosa pra ler o próximo.