Legend

personagens: 4
andamento: 5
final: 4
____________________________________________

[What could hurt her so badly that she, with all her privileges, would turn against the Republic?]

faz muito tempo que não leio uma distopia então meio que desacostumei, mesmo se eu tivesse frequentemente lendo e comparando esse livro a outras, ainda manteria as 4 estrelas;

é sim a "mesma fórmula", mas gostei do desenvolvimento, dos personagens, das suas motivações e de como os primeiros capítulos na perspectiva dos dois protagonistas mostra as diferentes facetas de uma mesma pessoa;

mas pra mim o romance não desceu, eu com certeza teria gostado mais se os dois apenas tivessem sido amigos, achei forçado também várias situações por eles terem apenas 15 anos, eu entendo que eles super tem uma maturidade forçada por conta da República, mas mesmo assim não conseguiu me convencer 100%;

sobre os personagens, algumas falas de "pegador" do Day (bem pontuais) foram mto cringe senhor m0rr1, e gostei como ele era tão parecido com a June na questão das habilidades e também em caráter e personalidade, coisa que vamos percebendo durante a leitura, não são tão diferentes assim não;

dos personagens secundários, jesus passei mal com o pedófilo nojento do Thomas, morre cão satanás inferno sujo espero que se f0d4 nos livros seguintes @rr0mb4d0 do c4r4lh0;

espero ter mais desenvolvimento do Elector Primo e do filho no próximo livro, estou bem curiosa quanto a isso.

arthurnumeriano 08/07/2012

O livro do ano, sem mais!
Talvez não seja uma boa ideia começar uma resenha com tamanha euforia, afinal não quero que ninguém ouse se decepcionar com este livro. Mas não consigo. Legend é o melhor livro que eu li em 2012 (o ano nem acabou, mas sei que não há como outro livro me conquistar tanto quanto este), um dos melhores que li na vida e certamente está agora entre as minhas cinco séries favoritas. Fazia muito tempo, mas muito tempo mesmo, que um livro não me deixava tão envolvido e me prendia tanto como Legend.

O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

A história se passa em 2130, no que antes era o ocidente dos EUA, que agora estão divididos em duas nações: a República e as Colônias. Não se sabe o que exatamente levou a essa mudança, sabe-se apenas que houve desastres naturais no passado. O funcionamento da sociedade não é diretamente explorado, mas é assim que Legend funciona: conhecendo os protagonistas, conhecemos a sociedade.

Dois personagens se revezam a cada capítulo para contar, a partir de seu ponto de vista, a história de Legend: Day Wing e June Iparis. Marie Lu conseguiu criar dois protagonistas tão humanos (no sentido intrínseco da palavra) que você tem que reconhecer os ideais, mesmo que contrários ao correto, a que ambos vez ou outra se agarram. Enquanto Day é o povão, June é a República. Day se tornou facilmente um dos meus personagens preferidos da literatura: o cara é simples, decidido, sabe se impôr e comanda! Já June, inicialmente, teve todo o meu ódio. Sei que ela tem como base os conceitos que a República lhe passou durante toda sua vida e foi nisso que ela sempre acreditou, mas não dá para gostar dela quando, por exemplo, ela não percebe que seus atos vão levar à morte de uma pessoa próxima a Day!

Entretanto, como June é a personagem influenciada pelo governo, é nela que vemos as maiores transformações internas entre todos os personagens. Aos poucos e a partir das investigações em que ela decide se envolver, June vê que muito do que ela acreditava ser bom ou correto é na verdade apenas bom ou correto de acordo com as necessidades do governo da República, que é um grande filho da mãe. Além de manter uma política rigorosa contra as Colônias e os Patriotas, impõe uma divisão social baseada nas Provações (tradução livre para “Trials”), para as quais as crianças da República se preparam até os dez anos de idade e, caso sejam aprovadas, podem ter um futuro promissor nas melhores universidades da nação; caso reprovem, não terão absolutamente nenhuma perspectiva de vida.

Além de Day e June, somos apresentados a diversos outros personagens, como a inocente Tess, o maria-vai-com-o-governo Thomas, a comandante Jameson, os irmãos John e Eden… Este primeiro livro da trilogia Legend não tem um extenso número de personagens, o que é um ponto positivo, já que assim sobram mais páginas para conhecermos e adorarmos e odiarmos e torcemos e mandar para a ponte que caiu todas essas pessoas.

Legend tem um ritmo veloz e até mesmo os capítulos em que nada acontece deixam o leitor sedento pela próxima página. Em diversas ocasiões, Marie Lu escreveu cenas que eu não consegui digerir, o que me lembrou o que Suzanne Collins fez com dois personagens em Mockingjay. São momentos que pegam você de surpresa, são rápidos e você não consegue acreditar no que acabou de acontecer! Não fiquei revoltado com a Marie como muita gente ficou com a Suzanne (nem com esta eu fiquei revoltado), mas ainda me pergunto: por que você fez isso, Marie Lu?!

Eu estou apaixonado pelo livro – com certeza esta resenha não consegue expressar como Legend conseguiu me conquistar. Eu estou mais do que ansioso para ler Prodigy, a continuação, que, caramba, só sairá em 2013! Eu quero que todo mundo tenha o prazer de ler um livro tão bom quanto este. E quero Legend publicado no Brasil! Não há previsão de lançamento e, até onde eu sei, nenhuma editora brasileira comprou os seus direitos. Portanto, se alguém aqui tem contatos com alguma boa editora ou faz parte de alguma boa editora, posso garantir que Legend não vai desapontar. Não vai desapontar a qualquer leitor. Para mim, Legend é definitivamente uma lenda!

Desi Gusson 25/09/2012minha estante
É, essa sou eu gastando dinheiro que não tenho na pré-venda de Legend...
rsrs

Layla l @bookdipity 07/12/2021

3,5

A Layla de 2011 iria gostar MUITO mais do que a Layla de 2021. É uma historia legal, interessante, mas previsivel. Depois de tantos livros de fantasia/distopia lidos, acabou não se destacando muito. Mas fiquei curiosa a nivel de querer terminar de ler a trilogia.

luh lantsov 10/01/2021

ótimo
Legend é uma das minhas trilogias favoritas desde 2016, tenho um amor enorme por essa trilogia, recomendo muito!!!

Sales 21/02/2021

Porque cada dia significa novas vinte e quatro horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro
Esse livro é tudo!
No começo você tenta escolher entre Day e June, mas no final você percebe que eles são igualitariamente perfeitos; o jeito que o romance é introduzido à obra é sutil necessário, literalmente a cereja do bolo.
Espero que nos próximos livros eles possam trabalhar mais o conceito de República e Colônias, mas do resto, cinco estrelas favoritado!!

Luuh_hs 16/04/2022

As informações que nos são dadas nem sempre são a verdade, é importante pensar sobre elas.
Primeira releitura - ainda é um 5 estrelas favoritado!

Uma coisa interessante de ler esse livro 7 anos depois é que, depois de ler 1984 consigo ver diversas referências à esse grande clássico. Aqui, se tratando de um livro jovem, a autora consegue atingir um público talvez diferente do que Orwell atingiria mas continua levando sua mensagem, o que me agrada muito. Diversas distopias surgiram por volta de 2010 mas essa era (e continua sendo) uma das minhas favoritas - junto com Jogos Vorazes - porque é um livro dinâmico, rápido e fácil de ler mas com uma mensagem importante. Além disso, os personagens principais são extremamente cativantes.

Rick 28/03/2020

Reading this book again brings me some good memories about 7 years ago. I remember lying on a hammock in the early hours of the day looking out the window of a flat I was staying in during a holiday. I could see the beach, the never-ending sky and the Sun make its way up and down. I must've read about 8 books during those 2-3 weeks and these books are loaded with good memories. I remember reading Legend into the cold nights while I was lying on the hammock with 2 blankets covering me so that I could stop shaking all over. And after waking up in the same place, I'd pick up the book again and read it as fast as I could, curious of what would happen next.

Just some days ago I reviewed Looking For Alaska, and I strongly mentioned The End Of The Fucking Wolrd in that review. Maybe I'm going too far, but it seems I'm having a hyperfocus on couples stories. After reading and watching LFA and TEOTFW, I couldn't find much else to read, but I knew what I wanted. I wanted something that depicted a story of two people who only had each other to fend for themselves. And I'm glad I remembered Marie Lu's trilogy.

I love Romance, oh, my, I do. But as romance novels go, the less romance-wise they are, the better they become. I like romance where one of the lovers or a relative dies(so many examples, but I'd rather not spoil), where people are closest to reality because of their scared, reckless, or even (un)predictable actions take place(Alaska), or where the couple's destiny is far from reality for the sole reason they are impulsive, unlike in real life (TEOTFW).

The characters are good, not amazing, but they're always developing. Two things that could be better are: 1) as two very smart prodigies, genius, etc., Day and June are shown to be, they can be so dumb sometimes. I get it that most of those moments where they were completely stupid, they were like that to provoke surprise for the reader or even make the characters act out more in face of trust/distrust, but still, most of the times they were 20IQ, their genius trait was questioned by the reader, I'm sure. 2) June has every right to feel as she feels, and she does; Day has every right to feel the same as June but he actually doesn't. If there's anything you don't want to do to a couple is to make the reader hate one of them.

I don't necessarily remember the second book (back when I read the two books I don't think there was third yet), but I find it extremely impossible for Marie to have created some sort of love triangle. So that's a plus nonetheless. I hate love triangles so much.

About the story now, I like it. The books ends with Day and June being the fortress to each other, but the means of that happening are not just absurdly made up or forced; the plot is knitted very carefully so that every step taken takes place with a good amount of reason up until they unite.

I also love the way that Day and June's memories are brought into light by Marie Lu, she writes really well those flashbacks and it makes me feel like I'm watching them as they unfold. I know, I know, reading a book does that to everyone, but I've always found it easier for films and TV Series to show flashbacks than books.

I feel like June is at a disadvantage though. Day lost more than June, but he still has someone out there to save and someone out there to finally (maybe) show up. These unfinished tales increase my desire to read Prodigy ASAP. I can't stop trying to guess what will happen from now on. I like books that give out this energy after being finished.

4.7, just not enough to be a favourite, I guess. I'm highly influenced by this one though. I have a humble dream of becoming a writer someday and most of the plots I've managed to get together, so far, include couples that are broken, couples of people with missing parts. And the way Marie Lue made Day and June become two lonely souls bounded together is glorious, also I love her cute way of writing emotional stuff.

Juju 26/04/2021

INCRÍVEL!
Como descrever legend?A única palavra que vem em minha mente é perfeito. Esse livro é simplesmente incrivel. No início eu não estava colocando muita fé, poreeem eu me apaixonei tanto. Durante esse livro senti muitas emoções, eu ri, surtei, me apaixonei, me estressei e entre muitas outras coisas.

Blog MVL - Nina 31/03/2012

Marie Lu deixa seus leitores lutando para respirar em uma narrativa que prende a atenção desde as primeiras páginas.

O universo distópico de “Legend” é ambientado em terras americanas. Após o apocalipse que modificou todo o sistema da civilização mundial, os Estados Unidos da America se dividiu em “Republica” e “Colônias”. A primeira se estenda por todo o território da costa Oeste do país. Ambas as sociedades vivem em guerra. A República é um lugar hostil, onde a escala social é definida por um teste, realizado na primeira década de vida de cada criança. Os pontos alcançados definem se o indivíduo terá a oportunidade de cursar uma das três maiores universidades locais. Caso você tire a nota mais baixa, não terá esse direito e será sempre um trabalhador braçal. Alguém sem perspectivas futuras. Não é permitido questionar o governo que é extremamente ofensivo e cruel, solidificado nas bases militares ao redor do “país”.

É nesse cenário assustador e opressivo que conhecemos a estória de dois jovens completamente opostos. Day foi criando na periferia, pobre, e revoltado com as autoridades ele se torna, aos quinze anos, o criminoso mais procurado. Day quer assegurar a vida de sua família, e quando um vírus atinge seu irmão caçula, ele precisa da “cura”, que apenas os militares possuem. June é irmã de um oficial respeitado, filha de um cientista que ajuda a descobrir vacinas para os vírus que acometem incessantemente o povo da República. A jovem cursa uma das grandes universidades e está treinando para se tornar um perfeito soldado, já que os resultados de seu Teste foram os maiores já alcançados. Ela é um prodígio da República, e Day o maior inimigo da nação. O que pode acontecer quando, guiados por forças e intrigas a serem descobertas, os dois se encontram e se apaixonam?

“Legend” é uma distopia pós-apocalíptica muito, muito assustadora. Todo o sistema criado pela autora nos traz à memória um capítulo sombrio da história do Brasil. A ditadura militar não é muito diferente das normas e exigências da República no livro. A ideia é interessante, e a narrativa – compartilhada entre os dois protagonistas – leva o leitor a extremos a todo o momento. Day e June, apesar das diferenças, possuem relacionamentos familiares estreitos e profundos. Day com sua família, e June com o irmão, que é praticamente um pai. Ambas as personagens são intensas, Day é um malandrinho que parte o coração do leitor a cada lembrança que tem do irmão caçula. June é uma garota forte, extremamente focada e ao mesmo tempo alguém que enfrenta uma luta épica entre suas emoções e tudo que aprendeu durante a vida. Enfim, não precisa muito mais para o leitor compreender que esses dois não são tão diferentes assim. Ambos são leais e lutam pelo que acreditam. O romance não acontece logo de cara, apesar de que as fagulhas voam e a química entre eles é óbvia. Gostei muito desse aspecto da obra, já que a autora não utilizou nenhum clichê para unir seus protagonistas. É um relacionamento contraditório pois ambos estão em lados opostos, e há muito mágoa e rancor a ser trabalhado até que eles possam realmente ficar juntos.

A trama é magistralmente desenvolvida. Reviravoltas, ação de tirar o fôlego, e um clímax e tanto. “Legend” é realmente lendário e uma das melhorias distopias dos últimos tempos. Mal posso esperar para conferir o próximo volume do que promete ser uma série distópico ideal para adaptação cinematográfica.

Amandha 18/12/2011

Incrível(ment)e Único.

Legend não é como nenhuma outra distopia que eu já li. Sim, fala sobre uma garota que no início do livro era meio cega em relação ao sistema, mas que acaba amadurecendo e enxergando a brutalidade do meio onde vive. Sim, narra uma luta contra o governo autoritário. Sim, é praticamente a garota e o garoto contra o mundo. MAS em nenhum momento do livro eu parei e pensei "ok, isso está ficando velho" (e olha que as distopias dominaram 2011). Marie Lu trabalhou tão bem em sua história que cada personagem e suas motivações eram únicas e incríveis.
Amei, amei e amei o casal Day e June. Os dois são perfeitos um para o outro! Eles são lindos, são extremamente ágeis, talentosos, inteligentes e cautelosos. Eu me lembrava muito de Sherlock Holmes enquanto lia Legend, do jeito que Day e June prestam atenção nos detalhes e calculam cada passo que dão. Muito bom que Marie narrou o livro no ponto de vista dos dois, assim conhecíamos cada um melhor - mas sem perder o mistério, pois já li livros que mostrando o ponto de vista dos dois personagens principais de um jeito que faz perder toda a graça. Ah, e outra coisa, adorei que a garota é tão foda quando o garoto. Demais! Os dois são lendas. June, a garota prodígio que tirou a nota máxima no seu teste, e Day, o criminoso mais procurado da República.
Em Legend há tudo que eu procuro num livro: aventura, ação, originalidade, escolhas, amizade, traição, corrupção, família, lealdade, mistério, honra e um amor improvável. Posso ver que Marie Lu trabalhou e se dedicou muito ao escrever essa história, não foi apenas escrevendo as páginas. Os leitores irão admirar June, se perguntar se também conseguem descobrir quem é canhoto e quem é destro com apenas um olhar, roer as unhas por preocupação, se indignar com os comandantes e, é claro, as garotas irão se apaixonar por Day.
Legend foi tão bom que tenho medo do próximo livro! Por favor, que seja tão bom quanto.

Para mais resenhas, visite o nosso blog!
www.shelfjunkies.tumblr.com

Maria.Eduarda 22/10/2022

Amei!
Achei esse livro na biblioteca da escola e não me aguentei, tive de pegar emprestado. Já tinha ouvido falar dele a muito tempo e devo dizer que é maravilhoso.
Uma leitura fácil, personagens incríveis, a narrativa me deixou fascinada e a química entre aqueles dois...
Não consegui parar de ler até o último segundo e quase chorei quando pensei não ter a continuação na biblioteca (mas tem?)

Paula 23/12/2012

E a verdade se tornou lenda...
Marie Lu chegou arrasando com esse livro de estreia, simplesmente fantástico!
E meus caros leitores, nada melhor do que encerrar o ano com um livro arrebatador. Posso estar exagerando um pouco, mas não há como negar, o livro é AMAZING demais!

Fiquei apaixonada pelo Day, e pela June. Ambos são corajosos e tem aquele gostinho pelo perigo.
Um casal apaixonante, com uma estória super legal e com um desenrolar com gostinho de quero mais.

Ok, apenas que fique claro: SUPER RECOMENDO!

Lima218 15/05/2022minha estante
Tô lendo esse livro e tava procurando spoiler se ele perdoava ela. N creio cara. A garota levou a família dele pra morte, plmr

Lets 08/10/2012

The truth will become Legend
Apenas pra começar, eu já vou falando o quanto eu amei esse livro. Totalmente diferente de todos os outros que eu já li, Legend toma um rumo diferente das novas distopias futuristas que estão aparecendo cada vez mais nas prateleiras da livrarias.

Legend conta a estória de Day, um garoto de 15 anos que aprendeu a sobreviver nas ruas de Los Angeles junto com sua amiga Tess. É procurado pelo governo por vários crimes contra a República da America (o que outrora foi o oeste dos EUA). Sua mãe acha que está morto, apenas seu irmão mais velho John sabe sobre sua sobrevivência, após seu fracasso na prova que toda criança de 10 anos tem que fazer pra assim ser decidido o que será de sua vida, se fracassa eles vão para os "campos de trabalho". Mas seu mundo desmorona quando alguém de sua família fica infectado pela praga. Tudo o que ele precisa fazer é conseguir a cura, mas tudo dá errado, e um Capitão é morto.
June é a pupila do país. Aquela que teve a nota perfeita em sua prova. Aquela que acabara de perder o irmão quando alguém invade o hospital e o assassina. Agora June vai fazer de tudo para achar o culpado.

"I will hunt you down. I will scour the streets of Los Angeles for you. Search every street in the Republic if I have to. I will trick you and deceive you, lie, cheat and steal to find you, tempt you out of your hinding place, and chace you until you have nowhere else to run. I make you this promise: your life is mine"

É aí que o caminho deles se cruzam, e a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda.

A escrita de Legend é gostosa e me prendeu tanto que li três vezes. Não tem nenhuma parte cansativa e que enrola, como alguns autores fazem. Amei cada personagem...ou não. Day é desses criminosos que não agem para machucar alguém. Só para conseguir o que precisa. E ele é um fofo, o modo como ele age com a June e a Tess é de derreter o coração, agil e esperto.
June, a prodígio, cada vez que ela olha para alguém ela consegue contar segredos, de como a pessoa está favorecendo a mão esquerda, ou o pé direito. Ou como ela observa cada detalhe, e lembra de cada um quando precisa. Ela é impressionante! Tess é como o mascote, que ajuda June e Day a se comunicarem no começo, quebrando o gelo. E é claro que tem aqueles personagens que odiamos, como a Commander Jameson e o Thomas. E também aqueles momentos em que choramos, porque claro que alguém tem que morrer, é disso que se constrói bons escritores, pra fazer os leitores sofrerem.

June e Day são perfeitos, e não é fácil encontrar personagens principais que me agradam (principalmente se forem como a Katinnis do Jogos Vorazes, ou a Saba do Caminhos de Sangue) “I don’t know if anyone’s ever told you this”, he begins. He doesn’t blush, and his eyes don’t dart away. Instead I find myself starring into a pair of oceans - one perfect, the other blemished by that tiny ripple. “You’re very attractive.”
I’ve been complimented on my appearance before. But never in his tone of voice. Of all the things he’s said, I don’t know why this catches me off guard. But it startles me so much that without thinking I blurt out, “I could say the same about you.” I pause. “In case you didn’t know.”
A slow grin spreads across his face. “Oh, trust me. I know.”

O livro foi inspirado pelo filme Les Miserables, e Lu procurou recriar o conflito entre Valjean e Javert em uma versão adolescente. E deu MUITO certo!
Legend se tornará filme: Os direitos cinematográficos foram vendidos para CBS Films, com os produtores de Crepúsculo, Wyck Godfrey e Marty Bowen para produzir. Jonathan Levine, diretor de 50/50 está definido com Andrew Barrer e Ferrari Gabe para escrever o roteiro.
O segundo livro da trilogia terá o nome de Prodigy, que será lançado dia 29 de Janeiro de 2013 nos EUA. Mal posso esperar!!!
"... muitos livros distópicos estão enchendo as prateleiras, mas este livro
se destaca."
-LMC, Starred Review

Gabriel Lima 24/10/2013

Legend - Resenha
Esse livro foi escrito nas visões dos dois personagens principais, uma hora na visão da June e outra na visão do Day esse livro conta a história do Day, que é um garoto de 15 anos que é o criminoso mais procurado do república, e da June, uma menina-prodígio-favorita-da-republica (como é descrito no livro) de uma grande escola militar, que comete um "crime"e June vai investigar esse crime.

Leia mais no post do meu blog

site: http://myespetacularworld.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-legend.html