O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

MarcosQz 04/05/2024

Filhos de mil homens e mil mulheres
"nunca limites o amor, filho, nunca por preconceito algum limites o amor."

Crisóstomo é um homem de quarenta anos e acha que tudo em sua vida é pela metade, só um filho tornaria tudo completo. Então surge Camilo, um jovem que perdeu seu último parente e Crisóstomo o leva para casa como um filho.
Uma anã, em uma vila, é vista por todos como uma coitadinha, com pena. Até que engravida, então passa a ser vista de outra forma. Morre ao ganhar o bebê, Camilo. Isaura se entrega ao amor de seu prometido e os arrependimentos e danos vêm. Isaura caía para dentro dela mesma. As vidas de Crisóstomo, Camilo, Isaura e Antonino se entrelaçam entre medos, incertezas, preconceitos, desejos e amor uns pelos outros.

Mãe vai costurando as narrativas, colocando um personagem na vida do outro, lapidando os encontros e a solidão individual de cada um deles, até que da solidão exista uma família. O desejo de amar é acompanhado pelo medo, amar assusta, ainda mais quando se trata de um amor que não é compreendido. O amor é a grande espera de cada um e parece alcança-los.
O filho de mil homens é uma história sobre solidão e amor, sobre como o amor é a felicidade, sobre como limitar o amor é trágico, sobre como amar muda o mundo.
Que sejamos mais como Crisóstomo e Antonino, que amam sem preconceitos.

Rahgm 01/05/2024

É um livro lindo, que fala muito de sofrimentos cotidianos e como a vida poderia ser mais fácil se fôssemos mais gentis e menos julgadores.

Jacy.Antunes 01/05/2024

25 de abril de 1974
"Em uma aldeia no interior de Portugal vivia um homem que era só metade", é assim que começa a saga de Crisostomo , ao redor de quem os enjeitados da aldeia se unem por afeto.
O livro tem vinte capítulos curtos onde são apresentados os principais personagens São personagens bem construídos : o homossexual rejeitado pela mãe , a moça desprezada pelo noivo e o homem que queria um filho.
Assim era Portugal até abril de 1974 : um pais atrasado, analfabeto e com censura quando a Revolução dos Cravos acabou com os 50 anos da ditadura de Salazar .
Alguns anos atrás estive na Praça do Carmo onde além das ruínas da igreja há o Quartel do Exército português onde o levante começou . Sem ele até hoje Saramago , Valter Hugo Mãe e Antônio Lobo Antunes estariam proibidos .

Gabriel1994 30/04/2024

POESIA, SOLIDAO E FAMILIA
Simplesmente perfeito, um livro que constrói personagens com relações não sanguíneas, mas que se vêem como uma família. Carrego comigo esses personagens principais para minha vida.

Isabel.Hygino 29/04/2024

Achei chato
Demorei imenso tempo para terminar.
Acabei interrompendo outras leituras porque esse livro me desanimava.

Enfim forcei e não gostei.

Carolina.Perdigão 26/04/2024

Gente, que lindeza este livro e que riqueza este autor. Quanta beleza e poesia numa história. Me senti tão bem lendo essa obra!

Ciça 22/04/2024

O Filho de Mil Homens
Uma história sobre esperança, empatia e sobre como o senso de pertencimento pode reverter as maiores amarguras que um ambiente provinciano e conservador pode implantar no coração de alguém. Sinto que essa foi a escrita mais sensível e emocionante que eu já li em muito tempo. Recomendo fortemente.

Toledo 21/04/2024

Empatia
Valter Hugo Mãe e sua linguagem envolvente. Leitura leve, fluida. História bem construída, com personagens únicos e muito bem explorados. Há tempos não tinha contato com tantas lições de vida e tanta empatia em tão poucas páginas.

?Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós.?

Se a empatia não puder transformar o mundo inteiro de uma só vez, com certeza pode transformar o mundo de cada um de nós aos pouquinhos.

?Abraçaram-se como amigas, como família, sabiam que precisavam uma da outra para serem melhores. Sabiam, já tão claramente, que juntas poderiam ser muito mais felizes.?

Danielle.Nardez 20/04/2024

Magnífico
O filho de Mil Homens foi minha primeira experiência de leitura desse autor. E acho que não poderia ter começado melhor .
Um livro com intensidade no amor e na dor.. sobre felicidade e tristeza e creio que, principalmente, sobre escolhas.
Amei todos os capítulos, mas o de número 15 fez meu coração desabar .. ?deve nutrir-se carinho por um sofrimento sobre o qual se soube construir a felicidade.?
Leiam , apenas leiam ..

Olívia Saldanha 20/04/2024

Primeiro livro que li do autor, gostei muito, é uma leitura rápida e agradável. Muito interessante a forma que o autor da dignidade aos excluídos socialmente, abordando seus traumas mas também problemas comuns do dia a dia. A leitura é inspiradora. Vale a pena

Laura.Assis 18/04/2024

Lindo, lindo, lindo!
Quando iniciei a leitura, não imaginei que fosse me apaixonar tanto assim pelo livro. Que delicadeza e que sensibilidade no desenvolvimento das histórias e no entrelaçamento que se dá aos personagens. Esse livro me emocionou como poucos!

Paula1735 15/04/2024

Cinco estrelas
Maravilhoso, me senti grata por enxergar e saber ler para poder ter a experiência de ler esse livro. O que esse cara faz com as palavras não é brincadeira!
Déa 18/04/2024minha estante
Que belo e generoso relato??
Me tocou bastante no agradecimento que faço todos os dias: enxergar e saber ler? é uma dávida??

Deivis.Freitas 14/04/2024

Chorei de soluçar
Um livro arrebatador. De uma delicadeza absurda, com personagens tão reais que é impossível não fazermos paralelos com os personagens que compõem nossa vida real, talvez daí tenha me comovido tanto. Mas o primor estético com o qual VHM escreve tem toda glória também, por esse feito! Tornou-se um dos meus livros favoritos da vida!

Juliana2931 14/04/2024

Achei a construção dos personagens muito bem feita. Sem dar detalhes da características físicas, o autor nos deixa íntimos de cada um deles só mostrando os seus pensamentos.
Cada personagem tem sua definição de felicidade de acordo com a dor que vivência.
É um romance muito poético.