O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Luizinho 31/03/2020

O que te falta para ser feliz?
Aquele autor que da vontade de ler até a lista do supermercado

Diferentes tramas de diversos personagens complexos e muito bem construídos, que se entrelaçam e nos deixam cada vez mais envolvidos por suas histórias e cotidianos.

Personagens esses em busca da felicidade nas coisas mais corriqueiras da vida, como um casamento dos sonhos, um filho perfeito e a aceitação e o afeto da mãe...

*Quote: "Deve nutrir-se carinho por um sofrimento sobre o qual se soube construir a felicidade... ...Nunca cultivar a dor, mas lembrá-la com respeito, por ter sido indutora de uma melhoria, por melhorar quem se é."

**Resenha editada a partir do histórico de leitura no skoob.
Leticia 09/04/2020minha estante
Migo, não sabia que tu tinha lido esse. Tô louca pra ler

Luizinho 09/04/2020minha estante
É perfeito, amo esse autor

Leticia 09/04/2020minha estante
Vou ler assim que terminar o que eu tô lendo

Ana 20/12/2021

Eu entendo que o Valter Hugo Mãe queria que a gente entendesse bem os problemas e preconceitos de cada um dos personagens. Mas era necessário ser preconceituoso com o Brasil? Não fez sentido. Fora isso, o livro parece tedioso, mas se torna a coisa mais linda do mundo nos últimos 3 capítulos.

Talita.Lobo 24/01/2022

? Fundamental é mesmo o amor?. ?
De primeira não entendi a estrutura do livro. O primeiro ?conto? é lindo! Apresenta a história de Crisóstomo e de Camilo. O desejo do protagonista em ser pai, seu sentimento de plenitude ao achar o seu filho? lindo. O segundo e o terceiro contos me parecerem deslocados. Demorei a entender que todas aquelas histórias iriam se direcionar a apenas um enredo, que todas aquelas estórias iriam se entrelaçar. Mas quando, finalmente, entendi o ?plano? do livro ele se revelou em sua potência. Cada história traçada é marcada e demonstrada pela busca do amor, mas principalmente pelas cicatrizes causadas pelas dores encontradas no caminho. O livro fala de assuntos delicados, fala do lado sombrio do ser humano, fala de sentimentos de raiva, discriminação, intolerância, mas também fala de amizade, de empatia, de construção, de união.

daniel25tomaz 25/09/2020

Que leitura foi essa?!
VHM consegue em um texto não tão longo nos trazer tantas reflexões sobre nosss vida e os pensamentos que ainda permeiam a sociedade, que ler este livro deveria ser uma regra.
Demorei um pouco a entender a escrita do autor, mas foi gratificante, mesmo quando eu precisava de um tempo para digerir algum capítulo lido.
Espero novas leituras de VHM.
Fernanda Sleiman 25/09/2020minha estante
Esse livro me marcou muito. É lindo

Maria Claudia 21/05/2020

Família
Mais um livro fantástico de VHM. A história aborda o conceito de família de um jeito incomum, repleta de personagens cujo únicas coisas que tem em comum são a solidão e o desejo de pertencer.

Poético, profundo e melancólico. Vale cada segundo da leitura.

"[...] De qualquer modo, já não precisavam de falar. Pertenciam-se e comunicavam entre si pela intensidade dos sentimentos. Tinham inventado uma família."

Nathalia 19/02/2023

"O que nos muda também nos aumenta"
Paternidade, pertencimento e afeto são as palavras-chave deste romance. "Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós" - este trecho resume bem esta obra de Valter Hugo Mãe.
O livro é composto por 25 contos, se passa numa cidade litorânea e as narrativas acabam se entrelaçando.

Mandark 26/03/2022

A simplicidade da vida.
Eu esperava por lágrimas, mas só encontrei o silêncio. O olhar distante buscava na solidão do quarto, o sentido e a felicidade que parece oculta pela passagem lenta do tempo. Crisóstomo sou eu, é também quem eu gostaria de ter sido e quem eu gostaria de ser. Camilo, Isaura, Antonino, Matilde... Todos facetas de uma mesma história, a minha história de dor, silêncio, fome e busca por completude. Agora só posso ser grato por ter tido a felicidade de me tratar do colesterol com essa grande dose de amor e poesia criada do VHM.

jaquesant0s 01/02/2021

Um livro sobre afeto e construção de família e de como o amor pode salvar as pessoas das suas tristezas. A escrita pode ser um pouco difícil no início mas é uma questão de tempo para se acostumar.

Andréa G. 26/06/2021

Uma obra cheia de significados, marcante em diversas partes, profundo e ao mesmo tempo de uma simplicidade grande. O que mais me chamou atenção foi a incompletude de cada personagem, que depois vai sendo preenchida pelo sentimento em comum de formação familiar, que é algo bem bonito. O livro possui uma linguagem poética que não é meu estilo e por isso não me empolguei muito com a leitura e acabei me estendendo pra chegar ao fim.

Kari 18/07/2020

Perfeito!
Primeiro livro que leio do autor e eu to completamente arrebatada por essa escrita. É tão poética e simples ao mesmo tempo, mexe mesmo com a gente. Esse livro toca em assuntos profundos ao abordar os dilemas que cada personagem enfrenta ao longo da vida. É duro, mas também muito suave ao todo. O modo como cada personagem que não se tinha por "inteiro" vai conhecendo os outros semelhantes e juntos, aos poucos, constroem uma família com amor e aceitação é tão lindo! Recomendo demaaaaaaaaaais esse livro!

Alyne 10/12/2023

É o primeiro livro que leio de Valter Hugo Mãe e já estou ansiosa pelo próximo. Agora entendo por que Saramago o chamou de "tsunami linguístico". A prosa poética de Mãe é única e arrebatadora. Não há como não se emocionar com o modo como Mãe descreve seus personagens, suas dores, incompletudes, a hipocrisia que os oprime e, magistralmente, costura a narrativa entrelaçando os destinos desses personagens. Ao terminar a leitura, é impossível discordar que todas (os) somos Filhas (os) de mil homens e mulheres compondo essa louca família na qual tentamos nos encaixar.

suellen 25/05/2022

A questão poética do livro tinha tudo pra ser cativante, na verdade os primeiros capítulos até foram. Depois a história começou a fazer nenhum nexo e a leitura foi arrastada e completamente tediosa. Esperava bem mais do autor, mas aí a culpa foi minha por ter colocado tantas expectativas.

Felipe 05/09/2021

Valter Hugo Mãe, nos apresenta um microcosmo de uma sociedade com medos, sonhos, desejos e aprendizados.

Acompanhamos histórias que no início parecem dispersas, mas que vão se entrelaçando e formando algo muito maior. Algo heterogêneo e em constante mutação. O filho de mil homens, somos todos nós, que carregamos os traços de ancestralidade e vamos deixar nossa contribuição para que esse ciclo continue (até quando, jamais vamos saber).

Um livro bem poético, em que muitos momentos parece algo simples, mas com muitos sentimentos intensos descritos. Dá pra rir sim em determinadas situações dele, para chorar, talvez, mas principalmente refletir sobre quem somos, enquanto indivíduo e sociedade.

Deivis.Freitas 14/04/2024

Chorei de soluçar
Um livro arrebatador. De uma delicadeza absurda, com personagens tão reais que é impossível não fazermos paralelos com os personagens que compõem nossa vida real, talvez daí tenha me comovido tanto. Mas o primor estético com o qual VHM escreve tem toda glória também, por esse feito! Tornou-se um dos meus livros favoritos da vida!

Rebeca_Moledo 28/06/2022

Que livro perfeito!
Não esperava nem um pouco tudo o que acontece nesse livro.

Valter Hugo tem uma sensibilidade tremenda em cada palavra, e em "Filho de mil homens" ele traz uma sociedade cheia de preconceitos, que reflete totalmente o mundo como o é. Mas também traz a humanidade que há dentro de casa indivíduo, de cada cotidiano. Há beleza imensa dentro desse livro.