O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Juliana.Franz 26/12/2020

Uma história de amor, tristeza, amizade.. Não estamos no mundo sozinhos e a nossa história é parte da história de alguém, não somos ninguém sozinhos! Gostei, somos as experiências que vivemos e que compartilhamos !!

@juliaavictorino 15/03/2021

Bom, mas não é pra mim
O começo é bem difícil e achei a leitura penosa. A escrita do VHM é bem diferente do usual e alguns termos causam estranhamento. Mas a história vai avançando, os personagens começam a se conectar e tudo começa a fluir. É claro que tem alguns altos e baixos. Alguns capítulos voltado para os personagens de que gostava mais me despertavam mais curiosidade e aqueles que criei menos afinidade se arrastavam um pouco.

É um bom livro e é fácil entender a fama do autor, mas não é o tipo de livro pra mim. Fui ficando desanimada e cansada com o avançar da leitura. Talvez a história nunca tenha realmente me cativado. ?????
Justi 15/03/2021minha estante
Gostei bastante, mas cada pessoa tem suas preferências e se envolvem de forma diferente. Abraco2

antoniofortes 07/04/2021minha estante
Te entendo perfeitamente. O livro não funcionou para mim também.

Monica.Fusco 28/08/2021

O filho de mil homens
O filho de mil homens é um livro sensível, bem emotivo. Com personagens únicos e com histórias bem marcantes!

May 23/12/2020

Gostoso demais de ler
Esse livro foi um dos livros mais gostosos que li na vida, de escrita muito pura e simples, ele me encantou. Acho que a palavra que mais representa ele é encantador mesmo. Uma delícia de leitura, recomendo muito.

Benaia 18/04/2021

?O que nos muda também nos aumenta?
O autor sabe construir com maestria frases concisas e profundas. É um livro curto, mas pela construção da narrativa e linguagem poética e metafórica, demora um pouco mais a ser lido.

Cada personagem ganha um trecho, um capítulo e a história vai se desenrolando sem pretensão, mas com intensidade. As descrições das paisagens, pessoas, sentimentos são tão bem feitas que, em alguns momentos, parei para refletir e reli o trecho para captar melhor a mensagem.

Recomendo muitíssimo o livro, pretendo ler todos do autor, pois realmente me encantei com a forma que ele escreve.

?Porque a felicidade não se substituía ao resto, a felicidade acumulava - se. Era do acumulado do que se fez que se podia alcançá - lá.?

ana 25/09/2022

Somos todos filhos de mil homens
O livro é construído a partir de várias histórias, começando com a do Crisóstomo. Ele queria muito ter um filho e por um acaso acaba encontrando Camilo, mais tarde encontra outras pessoas. Valter Hugo Mãe nos mostra inúmeros personagens, todos com histórias tristes e lindas. Chorei em todas. Antonino, Isaura, a filha da p mãe do Antonino, etc
Essa obra vai te deixar embasbacado. Me deu vontade de ler todos os livros do autor!
Mostra que família não é só a de sangue, você escolhe!

“O Crisóstomo explicava que o amor era uma atitude. Uma predisposição natural para se ser a favor de outrem. É isso o amor. Uma predisposição natural para favorecer alguém.”

“O Crisóstomo disse ao Camilo: todos nascemos filhos de mil pais e de mais de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. Como se nossos mil pais e nossas mil mães coincidissem em parte, como se fôssemos por aí irmãos, irmãos uns dos outros. Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós.”

Kaju 16/06/2022

Faz algum tempo que eu flertava com esse romance do Valter Hugo Mãe e a leitura foi fascinante! Pura poesia e simplicidade pra contar a história de um homem que queria ser pai, um menino que queria ser filho e toda a trama que se desenha ao redor deles. Porque ?quem tanto pede o que lhe pertence assim o mundo convence?.
Delicado e bonito!

Alini10 10/07/2022

Esse livro não me prendeu muito, tive uma leitura um pouco arrastada. Não sei se foi porque eu imaginava algo diferente, centrado mais em um dos núcleos de personagens ou se foi pelo momento. Talvez não fosse uma leitura para agora. Não gostei muito.

Bianca 18/08/2020

Ser o que se pode é a felicidade.
Que livro lindo! A prosa poética de Valter Hugo Mãe é forte, doída e ao mesmo tempo acalentadora, como se cada palavra fosse costurada para deixar uma marca no coração do leitor; e o faz com maestria. Profundamente emocionante, tangível e encantador.

"Todos nascemos filhos de mil pais e de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. Como se nossos mil pais e as nossas mil mães coincidissem em parte, como se fôssemos por aí irmãos, irmãos uns dos outros. Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós."

Mirelle Ehrardt 11/08/2021

Um livro para aquecer o coração...
Valter Hugo Mae é um destaque na literatura portuguesa da atualidade, tendo alcançado prestígio internacional após conquistar o Prêmio Literário José Saramago em 2007. Em sua obra O filho de mil homens, Mãe narra a história de Crisóstomo, um pescador que chega aos quarenta anos e tem um vazio gigantesco em seu peito por nunca ter tido um filho. No decorrer da história, Mãe trata da solidão e tristeza que Crisóstomo e outros personagens que cruzam seu caminho carregam em si. A medida que se conhecem e dividem seus conflitos e desafios uns com os outros, suas histórias se entrelaçam e eles aprendem a transformar esse vazio em felicidade e amor, em sua forma mais pura e sincera, e os desencontros e solidão se tornam laços de uma família que não precisa ser de sangue para cumprir seu papel de carinho e acolhimento. Por fim, o que mais se destaca na obra de Mãe é a escrita extremamente poética e carregada de sensibilidade e profundidade, que consegue abordar assuntos inerentes ao ser humano e ao que é ser humano com simplicidade e beleza única.
Chorei e sorri, torcendo por cada personagem durante toda a leitura. Mesmo sem passar pelo mesmo, a escrita de Mãe faz com que nos identifiquemos muito com o que cada personagem sente. É um livro muito tocante e recomendo muito a todos. Não vejo a hora de ler mais obras do autor!

"O Crisóstomo explicava que o amor era uma atitude. Uma predisposição natural para se ser a favor de outrem. É isso o amor. Uma predisposição natural para se favorecer alguém. Ser, sem sequer se pensar, por outra pessoa."

samuca 21/08/2021

O caminho se faz caminhando
Terminei de reler O filho de mil homens e já com a certeza que irei revisitar esse livro. Além de poético, sensível, as vezes doloroso, mas surpreendente.

RESENHA DA RELEITURA 02 01 2022

Se eu pudesse ler apenas um livro pelo resto da minha vida, esse seria o livro!

Poético, comovente, certeiro.  Uma história não linear, cheia de encontros e desencontros interligados a vida do pescador Crisóstomo, homem de 40 anos que sonha em ter um filho para chamar de seu.

Ao longo  dessa jornada conhecemos personagens que buscam o  seu lugar no  mundo, trilhando as dores para construir o próprio  destino, uma  redenção construída pelo  amor que transforma a vida desses filhos mil mulheres e de mil  homens.
@LuanLuan7 15/04/2022minha estante
?Poético, comovente e certeiro?, de fato. O livro é apaixonante. Essa é umas das obras que levo no coração.

samuca 16/04/2022minha estante
Concordo com tudo que disse! Tenho ele na cabeceira para folhear as vezes

gimellomiranda 05/09/2020

Valter Hugo Mãe construiu uma história linda, sensível, que aborda o passado, os traumas e o íntimo dos personagens, trazendo ao leitor reflexões muito interessantes sobre o amor, a solidão, o necessitar do outro, o conceito de família e tantos outros temas delicados.
É impressionante o quanto o texto é fluido e sensível, prazeroso de ler.
A mensagem principal, ao meu ver, é que somos resultado das pessoas que passam pela nossa vida e pelas experiências que temos. Somos metade, mas com os outros somos inteiros. Deixar-se permitir conhecer o próximo e estar aberto a fazer parte de um conjunto é magico, muda a vida (como a do Crisóstomo).
Enfim: que livro lindo!
Alê | @alexandrejjr 08/09/2020minha estante
Lindas considerações, Gioavana.

Emerson Gouveia 26/09/2022

Precioso
Reler esse livro tocou em lugares que antes não haviam sido visitados. é incrível como a narrativa do Valter, cheia de nuances e poesia flui de maneira verossímil e afetuosa.
incrível como algumas palavras tomam um lugar tão importante da sua vida, como uma espécie de mantra.
entender os enlaces familiares, e as constituições destes, mostram que o amor com o próximo e o respeito são sempre imprescindíveis.
Ainda continua sendo meu livro favorito.

Barbara Hellen 21/07/2021

@cactosliterarios
Por meio de uma narrativa original e simbólica, conheci finalmente a escrita de Valter Hugo Mãe, um dos principais autores da atualidade. O escolhido foi “O filho de mil homens”- que, inclusive, foi um livro muuuito indicado. Ele fala sobre solidão, acolhimento, família, preconceito, esperança e amor.

No mundo de Crisóstomo, Isaura, Camilo e Antonino encontramos o amor verdadeiro e genuíno por quem se é e por quem os outros são. Vemos claramente as consequências da rejeição, estigmas e preconceitos nos sentimentos dos personagens, tão bem descritos por Valter Hugo Mãe. É uma leitura diferente, por vezes até difícil, mas a medida que a história vai se conectando, ficamos impressionados e também encantados com todas as mensagens que esse livro traz.

"Ser o que se pode é a felicidade."