O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

E. Dantas 02/05/2009

Faça o teste.

Chegue para aquele seu amigo viciado em livros de ação/suspense/policial, que tenha seus 25, 30 anos, aponte pra ele e diga apenas:
- Escaravelho do diabo!
Eu aposto um galo que a resposta dele será:
- PÔÔÔÔÔ ESSE LIVRINHO É F***!!!"
E a partir daí ele vai passar o resto do dia falando em besouros, ruivos, assassinatos e etc.

Esse é sem dúvida o melhor livro infanto-juvenil de mistério, se você já cresceu e não leu, leia. Talez o livro lhe pareça ingênuo ( na verdade você é que deixou de ser ) mas apresente ele a seu filho, irmão mais novo, neto e eu aposto que quando ele terminar de ler você ouvira dele:
- PÔÔÔÔÔ ESSE LIVRINHO É F***!!!"

Beijos e inté!

OBS: Ok, apenas as crianças desbocadas falarão isso...
Thata 20/03/2010minha estante
Um dos livros mais marcantes da época de escola!

RH 16/11/2010minha estante
Esse livro me marcou quando eu li anos atrás... hoje nem me lembro da história direito mas me lembro do sentimento de adoração quando terminei o livro... Vou ter que lê-lo de novo e redescobrir!

warley torres 05/08/2011minha estante
Tai um livro que merecia um filme. Daria um bom roteiro!!!

renatademetrio 05/10/2011minha estante
E os ruivos que se cuidem! rsrsrs

Miss Ariane 22/11/2011minha estante
Concordo plenamente :-D

Cidalia 21/01/2012minha estante
Foi o melhor livro de suspense que lí, em minha juventude!!

Flávia 11/02/2012minha estante
Hehhe, sem dúvida alguma eu gritaria: Pôôôô, ESSE LIVRO É F***!!! Amei quando li na infância!

kiwi 25/02/2012minha estante
Lembro que fiquei muito impressionada (e com medo) quando li esse haha

Luh! 26/02/2012minha estante
Dantas, é verdade, esse livro é muito massa cara. Eu li e tenho ele até hoje. Adorei esse livro, gosto muito desse tipo de leitura.
Bom com isso ja da pra imaginar a minha idade né?!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Camilla 18/03/2012minha estante
nossa li esse livro a muitos anos hehe, muito bom nao tem como esquecer! esse livrinho é foda mesmo!

Daniel 01/04/2012minha estante
pow, muito bom esse livro...acho que se eu fosse ruivo, eu ficaria com medoo! rs

Sayonara 09/11/2012minha estante
Eu tenho esse livro e já reli diversas vezes. Realmente é muito bom e é o tipo de leitura que mais gosto: mistérios e investigação

Daniel 16/01/2013minha estante
Marcante mesmo. Até hoje lembro dos personagens: as vítimas, quem era o assassino...

Raquel 15/05/2013minha estante
nossa... essa coleção vagalume.. devorava na epoca da escola...mt bom!!! apesar ter lido esse, me lembro que a maioria que lia e curtia eram os do Marcos Rey

Rodrigo S. 20/05/2014minha estante
Essa coleção era o sonho de consumo dos leitores da minha geração.Curiosamente só cheguei a ler um deles quase aos 30 anos, mesmo tendo sonhado em lê-los ainda criança quando nem sequer sabia ler, só me deliciava com as ilustrações esplêndidas das capas.

Letssi 19/06/2016minha estante
DISSE TUDOOOO

Elton124 07/04/2020minha estante
Série vaga lume inesquecível li vários

renreis 13/06/2020minha estante
Reli hoje após mais de 15 anos da primeira leitura. Muito nostálgico!

paraondealeiturameleva 05/06/2021minha estante
Li aos 14anos e foi marcante, não só ele como outros muito bons da coleção vagalume

Vanessa 26/06/2021

Esperava mais
Desde meu tempo de escola tinha vontade de ler esse livro, mas sempre surgia outra leitura que me interessasse mais. Confesso que fiquei decepcionada, o plot era interessante, só que a história se desenvolveu de uma forma um tanto que apressada, sem margem para uma melhor construção dos personagens e enredo. Creio que o padrão de histórias curtas e infanto juvenis da série vagalume tenha influenciado nisso.
A solução dada de bandeja ao protagonista, sem maiores explicações e a motivação do criminoso me decepcionaram ainda mais.
Que pena!

Vanessa 26/06/2021minha estante
Foi mesmo
. É raro eu não agradar de uma leitura, mas faz parte.

Michela Wakami 26/06/2021minha estante
Sim, acontece com todo mundo, faz parte da vida literária.

Michela Wakami 26/06/2021minha estante
Eu não me lembro mais nada da história, e nem se gostei kkkkkk.

Vanessa 26/06/2021minha estante
Pois é. Teve um livro que eu li um tempo atrás e havia gostado muito, um dia resolvi relê-lo e não gostei tanto como da primeira vez. Kkkk

Michela Wakami 26/06/2021minha estante
Tem isso também, as vezes tenho medo de reler por isso.

@tigloko 06/09/2023

Mistério interessante e divertido na medida certa
Gostei muito do livro, tenho certeza que se tivesse lido na infância teria amado. Fluiu tanto que não vi a hora passar, muito devido ao mistério apresentado. Achei a experiência de leitura bem divertida, sempre mantendo um equilíbrio em dar pistas para a solução mas sem entregar o ouro, assim mantendo o interesse. Apesar de ser um livro tranquilo e de escrita simples, conseguiu me surpreender, apresentando momentos de tensão e suspense em um nível que não esperava encontrar.

O único ponto negativo para mim foram as partes de romances, que ficaram meio deslocadas durante a investigação e o andamento do caso. Mesmo assim me despertou a vontade para outros títulos da coleção vaga-lume, foi um ótimo primeiro contato.
Brujo 06/09/2023minha estante
Esse livro me dá uma baita nostalgia pq li ele na coleção vagalume, lá pelos meus 12 anos !!! Preciso ler novamente!

@tigloko 06/09/2023minha estante
Imagino que tenha sido uma baita experiência, na época :)

Brujo 06/09/2023minha estante
Foi mesmo !!! Principalmente pra um garoto fã de Agatha Christie.

Fred 08/09/2023minha estante
Lá no começo dos anos 90, eu não curtia ler, era molequinho que só queria brincar e ver desenho ? mas lembro do meu irmão mais velho e os amigos colecionando os livros dessa coleção. Eles trocavam igual figurinha. Ano passado peguei alguns pra ler (incluindo o escaravelho) e me surpreendi com a qualidade das histórias. Mesmo sendo leituras mais juvenis, elas me prenderam de uma forma bem gostosa e nostálgica. Recentemente li A Turma da Rua Quinze e adorei.
Hoje eu entendo pq todo mundo curtia esse coleção naquela época.
Assim como você, se eu tivesse lido na infância/adolescência, com certeza adorado.

@tigloko 08/09/2023minha estante
Pode crer Fred, me passou essa vibe nostálgica tbm. Quem dera ter lido mais novo. Mas tá valendo conhecer agora :D

Nono 05/03/2024

Esse tem valor emocional!!!
Um dos primeiros livros que li na vida, tenho muito ciúme dele e da coleção vaga-lume, eles literalmente marcaram minha vida literária KKKKKKKK como podemos ver, desde os 8 anos eu sou viciada em qualquer coisa que envolve True Crime ? amava livros desse tipo, com suspense, crimes, MEU DEUS EU AMO ISSO, os livros dessa série são maravilhosos, que saudade e que nostalgia!!
FernandaPianca 05/03/2024minha estante
Eu amo!!

Yasmin.Rodrigues 05/03/2024minha estante
Somos duas! Nunca ouvi falar desse livro em específico. É um crime de assassinato mesmo ou... Sei lá, sequestro?

Nono 05/03/2024minha estante
simmmm, se trata de uma série de assassinatos duvidosos, tipo um serial killer a solta sabe?? ele é muito interessante, fiquei bem presa na história quando li, recomendo!!!

Yasmin.Rodrigues 05/03/2024minha estante
Entendi! E é uma série de livros?

Nono 05/03/2024minha estante
simmmm, vaga-lume é o nome da série, mas escaravelho do diabo é um dos melhores da série toda KKKKKKKKKK

Clio0 29/03/2024

Mais um livro de Lúcia Machado de Almeida que envolve insetos.

Em O Escaravelho do Diabo, a morte de pessoas ruivas é investigada pela dupla Pimentel e Alberto.

Como a maioria dos livros da série Vaga-Lume, o intuito dessa história é provocar o prazer de ler. Assim, possui uma narrativa ágil e leve para que crianças na faixa dos dez anos possam acompanhar.

A minha edição é uma das primeiras, então veio com um suplemente de leitura que acompanha exercícios para compreensão de texto.

Recomendo.
preta velha 29/03/2024minha estante
li na adolescência e adorei, clio!
um abraço! ?

Bia Calixto 29/03/2024minha estante
Quero ler esse livro e os demais da série Vaga-Lume. Só li na época da escola o "Éramos seis", amei.

Luå 29/03/2024minha estante
Li esse livro quando tinha uns 10 anos, até hoje lembro da história. Eu gostei, achei interessante.

Brujo 02/04/2024minha estante
Eu li quando era criança, mas a capa era diferente.

Ualace 16/03/2024minha estante
Reli esse livro semana passada, e estou com projeto de reler quantos livros da série vagalume eu aguentar, mas confesso que estou passando pelo mesmo mal de rever conceitos dessas histórias. Mantive as 5 estrelas que esse livro tinha pra mim por causa da pesquisa sobre besouros pra fazer essa obra funcionar, mas a história não tem um enredo tão bom hoje em dia...

AliJu 16/03/2024minha estante
Eu fui morrendo a cada página @Ualace kkkkk Pior que quase dei esse livro para uma pessoa que estava aprendendo português, mas não o encontrei. Por sorte minha, né? Evitei o mico de recomendar algo ruim kkkkkk

Ualace 16/03/2024minha estante
Kkkkk dependendo da idade a pessoa vai apreciar poxa... Hahahaha

AliJu 17/03/2024minha estante
Kkkkkkk Dificilmente viu, é mais adulto que eu ?

Maria 10/08/2021minha estante
O pior é que, ainda assim, adorei o livro na época em que o li (era bem jovenzinha :P).

anoca 11/08/2021minha estante
eu li junto c meu irmão de 13 anos, ele não apenas nem deu conta desse furo, como amou a estória. se eu tivesse lido mais nova, provavelmente teria ocorrido o mesmo cmg. a idade nos deixa amargas KKKK

Maria 11/08/2021minha estante
Ah, a inocência da juventude ...

anoca 11/08/2021minha estante
sim..... há livros que se perder o timing não é a mesma coisa né :( mas apesar disso, gostei bastante

Laura.Bircke 25/08/2022

Livro revolucionário, divertido, leve e surpreendente
Escaravelho do diabo é um livro que te prende do começo ao fim. Com personagena divertidos e únicos, e uma reviravolta clássica de ótimos livros criminais. O foco principal da aniquilação de ruivos e escaravelhos como sua assinatura faz com que esse assassino doentio seja ainda mais especial. E possui DESENHOS NO MEIO! EU AMO DESENHOS EM LIVROS!!! Muito obrigada mae por guardar essa obra de arte de 1977 para que eu pudesse ler no futuro. Sou eternamente grata.
Lindas palavras

beatriz 13/09/2022minha estante
Com certeza vou ler depois dessa resenha

Parabéns

phddelavia 08/03/2020

Machismo
Sei que estou sendo anacrônico, mas se vc quer ensinar seu filho ou filha a ser um escroto dê livros assim pra eles lerem, onde a mulher é tratada como "umazinha" e objeto. Esqueça o enredo, é cheio de falhas, furos, absurdos e incoerências. Não leia. Perdi algumas horas do meu dia. Infelizmente.
Laiane19 29/03/2020minha estante
Bom saber. Valeu!

Luiza 14/05/2020minha estante
Concordo super, odeio esse livro acho o personagem Alberto muito chato

phddelavia 14/05/2020minha estante
Hahahaha. Obrigado, Miranda!

regifreitas 27/10/2016

O enredo, a trama em si, é bem interessante e criativa, embora os personagens sejam meio estereotipados. Mas o final... isso foi o que mais frustrante! Não dá para comentar nada sem entrar em spoilers, mas decepcionou muito! Mesmo levando em consideração ser uma obra para o um público jovem, iniciando na literatura, não há como não considerar um final “preguiçoso”.
Marta Skoober 27/10/2016minha estante
Não tem a ver com o período em que foi escrito? É só uma ideia. Não li o livro, fugi dele no colégio. (rs)

regifreitas 28/10/2016minha estante
muita coisa no livro realmente ficou meio datado, Marta. a primeira edição é de 1973, logo isso é normal. mas o final nem tem relação com isso. é fraco mesmo!

lembro que li no colégio e amei o livro! mas agora talvez seja mais uma questão de maturidade como leitor, de já ter lido muita coisa depois disso. para leitores iniciantes (que é o alvo da Série) talvez isso seja tão relevante.

Marta Skoober 28/10/2016minha estante
O seu olhar agora é crítico antes não era, é que penso. Não que seja um defeito ou um problema é uma mudança de posição.
Quando lê tem análise, teoria literária, tudo vai junto em nossa leitura.
Por um lado é bom, por outro a gente perde parte do encantamento. :(

Deise.Maria 17/04/2018

O Escaravelho do diabo muito bom
Amei a história muito bem desenhada, embora n concorde com a morte do assassino e tb n foi definido pq ele morreu mas achei interessante, um livro que envolve mistério o trmpo todo. Amei
Andy.Wanzeller 12/07/2018minha estante
Coloca um anúncio de spoiler

Deise.Maria 13/07/2018minha estante
Querida li esse livrp a um tempao e como eu nao tinha tanta habilidade de escrever resenhas ate pq nao era muito ligada nessas coisas entao nao podia imaginar que estava dando spolier

pietrarebeca 08/10/2023

"O que para um significa prazer, para outro representa futilidade."

Totalmente apaixonada por esse livro!
O assassino apenas mata pessoas ruivas, e antes de por em ação seu trabalho, deixa uma referência ao presente mandado a mesma.
Leitura muito rápida e acessível.

Gostei de tudo que envolveu este livro. A trama é perfeitamente escrita, e o plot twist é calculado, fiquei chocada com o final!
Aconselho a todos este livro, realmente muito bom!
Maria Eduarda 09/10/2023minha estante
Eu sabia que você ia gostar!!

pietrarebeca 09/10/2023minha estante
Muito bom! Obrigada pelo indicação! ;))

Adriana 01/02/2015

Desafio literário 2015
O início do livro foi bem chocante, e não esperava pois o mesmo é direcionado para um público bem mais jovem. A história em si, tem algumas lacunas e até mesmo algumas incongruências. Mas gostei muito.
Marta Skoober 01/02/2015minha estante
Não lembro de mais nada, Adri. Li no colégio.
Mas, acho que gostei.

Adriana 05/02/2015minha estante
Marta, vc viu que vão lançar um filme baseado neste livro?

Luiz Santiago 28/02/2024

Uma das piores releituras que eu já fiz
Quando criança, eu simplesmente ADORAVA esse livro. Tive que reler agora, por conta de um projeto, e olha... que decepção! O livro tem algumas partes boas, especialmente entre os dois últimos assassinatos, mas o restante está entre medíocre, estranho, vergonhoso ou ruim. Tô até com medo de revisitar outros livros da coleção vaga-lume agora!

[Plano Crítico]
planocritico.com
AliJu 28/02/2024minha estante
Exatamente a minha experiência! Fiz uma review muito parecida com a sua kkkkkk

Luiz Santiago 28/02/2024minha estante
Eu já tive percepções diferentes em releituras, mas essa aqui foi demais. Aquela parte final, com o protagonista numa louca de idas e vindas pra casar... meu Deus, que troço sem graça. E o filhinho ruivo, depois de tudo o que aconteceu? Até um mal gosto da autora em criar uma cena só pra isso!

Ana Ira! 20/01/2015

Meu mistério favorito!!!!!
A resenha de hoje é queridíssima minha! (aiiii, como eu amoooooo usar superlativos kkkkk).
Estou falando dele mesmo. Um dos melhores livros de mistério de todos os tempo. Que com certeza, nossos pais, primos, irmãos, vizinhos, tios, já leram, releram, ou no mínimo, ouviram falar, e muito bem!!!
O Escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeira, aliás, uma grande escritora brasileira, já li vários livros dela e são todos maravilhosos, muitooooooo criativos e cativantes! ;)
Então, bora pr'à resenha!!!!

Tudo começa na cidade de Vista Alegre, quando o jovem querido e alegre Hugo, mais conhecido como Foguinho por causa de seus cabelos cor de fogo, é assassinado brutalmente em seu quarto por uma espada espanhola antiga!!!
Não tem explicação. Ele não tinha inimigos. Não há pistas. Só tem uma caixinha contendo um besouro diferente, chamado escaravelho, que pelo jeito, foi tirado de uma coleção (onde estava embalsamado) e que também está transpassado por uma agulha.
Como se demostrasse a morte de Hugo.
Alberto, seu irmão, inconformado, luta em busca de descobrir e fazer justiça à morte do irmão. Mas não é nada fácil sua busca, ainda mais levando em conta, as outras mortes que se sucedem.
Uma cantora famosa, um animal raro de um zoológico local, um ataque a uma moça de família nobre, a morte brusca e totalmente estranha de um rapazinho... Enfim, mortes sem explicação, porém, com apenas UMA conexão! Os cabelos vermelhos cor de fogo e as sardas no rosto!!!

Alberto, corre em disparada, à procura de alertar os ruivos naturais e em busca de novas pistas para prender o assassino, juntamente com o inspetor Pimentel e o subinspetor Silva.

"O moço prometera a si mesmo esclarecer a morte do irmão e tinha frequentes encontros com o inspetor Pimentel. Decidira não falar nada sobre o besouro de chifre na testa. Para quê? O policial iria rir-se dele, com certeza..." - P. 17

Há alguns personagens secundários que também fazem parte da lista de "suspeitos", o suíço quieto, comilão e "adorável", Mr. Graz, o americano sisudo, Gedeon, e sua amada Verônica, que não dá a miníma para ele, mas é uma moça de personalidade forte e determinada, que passa durante a trama por alguns perrengues não muito fáceis, embora tenho um final lindo.

É um livro incrível. Leitura fluidíssima. E o final é realmente surpreendente e muito real!

"-Meu amigo, você ainda não ouviu dizer que, em relação aos desígnios de Deus, nós só vemos o "avesso" do bordado? Um avesso confuso e feio?" - P. 63

Vou dar uma dica: o assassino é um homem. E o inspetor está certo sobre aonde ele pode ser encontrado! Aeeeh, não é spoiler, se você ainda não o leu, assim ficará mais fácil de você descobrir antes da leitura, sem revelar o enredo (porque todos são boas pessoas, sem algumas dicas, fica bem dificultado para se descobrir antes do final, na primeira vez que o li, minha mãe me deu essa mesma dica, e por isso, consegui saber antes do fim!!!!!!).

"-Tenho o palpite de que o "inseto" virá de onde menos se espera - comentou Silva - Talvez alguém cujo nome ainda nem tenha sido pronunciado por nós..." - P. 70

Esse livro é muito especial para mim, pois é o segundo livro que li na vida! Li com 10 anos!!! kkkk
Eu só tinha lido até então livros de princesas, alguns da Bíblia, e fui para A Ilha do Tesouro, o primeira grandinho já, depois vem O escaravelho do diabo, e daí não parei mais kkkkk
Faz parte da coleção Vaga-Lume, que eu AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DE PAIXÃO!!!!! Meus livros preferidos são dela. Já li vários e continuo lendo. O mais legal dos livros da Vaga-Lume, é que eles não envelhecem, as histórias são eternas, viram lendas! kkkkk
Alguns minha mamy leu, eu li, minha irmã, enfim, são maravilhosos e criativos demais!!!!

Leiam muitoooo!!! Vocês vão amar se ainda não conhecem!!!

Quem já O escaravelho?? O que achou?? Vai ler??
Deixe seu comment!!! Quero saber sua opinião!!

site: http://anairados.blogspot.com.br/2014/09/dica-de-livro-resenha-o-escaravelho-do.html
Gui W 19/06/2015minha estante
Vai até para minha lista de leitura em...já! Amei a resenha

Ana Ira! 19/06/2015minha estante
Ebaaaaa!!! É muitoooooooooooo incrível, vc não para até chegar a última página!!!!