O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

maryurcat 15/12/2022

o escaravelho do diabo
eu li esse livro de pouco em pouco, então deve ser por isso que para mim não foi tão bom como imaginava, mas tirando isso, a leitura é muito fluida e a história é um verdadeiro mistério

lugandolfi 30/08/2016

Trama, suspense e emoção.
O escaravelho do diabo traz Alberto, estudante de medicina, começa a investigar o assassinato de seu irmão, mas sua única pista é um escaravelho deixado com seu irmão antes de falecer.
Contando com a ajuda do inspetor Pimentel, Alberto começa a encontrar um padrão aos assassinatos nas redondezas, todas as vítimas eram ruivas e eram presenteadas com o famoso escaravelho.
Livro que prende a atenção e se torna cada vez mais interessante principalmente quando um romance aparece no meio da trama.

Duda1340 28/12/2022

Bem legal
Quando li achei esse livro bem legal e eu também li esse livro bem rápido para a época, mas como sempre adivinhei o plot

Livia.Alexandra 23/05/2017

O ESCARAVELHO DO DIABO
surpreendente!o escaravelho do diabo foi alem de minhas expectativas.
Na historia temos Alberto,um jovem que cursa medicina que faz de tudo para solucionar o motivo por trás do assassinato de seu irmão Hugo ,rapaz ruivo e sardento ,que fora morto com uma espada cravada em seu coração .
Porém Alberto não associa o homicídio com o besouro que seu irmão havia recebido dias antes.O mesmo somente percebe a relação após descobrir a especie do besouro "PHANAEUS ENSIFER" ,que significa "portador da espada ".
Quando mais o tempo passa, mais assassinato .E Alberto e a policia já percebem o alvo do assassinato :pessoas ruivas e sardentos (outro fato que o mocinho não relaciona quando seu irmão foi morto).
Não gosto dos livros da serie vaga-lume , mas esse romance me envolvem a ponto de me interessar muito por ele e querer chegar ate o final (fiquei pasmo com o mesmo ),recomendo muito a quem gosta de livros de mistério e desfecho surpreendente.

Glo 24/03/2022

O Escaravelho do Diabo - Resenha
A história do livro é super interessante, bem puxada para o estilo dos casos de Sherlock Holmes. Eu amo quando os livros tem esse aspecto que faz o leitor pensar e formular hipóteses tanto quanto os próprios personagens. Recomendo para pessoas com uma veia "detetivesca" e para quem quer passar o tempo com uma história de suspense.

Edilene 10/06/2020

Suspense policial, representa muito bem a literatura brasileira. Quem ainda não leu tá perdendo muito!!!! Quem leu sabe que o livro é maravilhoso.!!!!

Miza 23/07/2020

Muito potencial
Quando vc lê logo percebe que ele é mais voltado p um publico pre adolescente/ adolescente, pela forma simples como é escrito e como as coisas vao se desenvolvendo. No entanto o livro mantém o padrão interessante, deixa curioso, e empolgado sobre o final. Ele é bem bolado, avaliando o publico que quer cativar, mas se vc for um adulto irá se divertir com a leitura da mesm forma, percebendo uma simplicidade maior, o que não é um defeito, pode ser até algo bom. Se vc conhece ou é uma pessoa que gosta de um bom suspense ou alguém que está começando o hábito de ler, pode escolher esse, sem medo de ser feliz, ele é pequeno, fácil de entender, e muito divertido. Recomendo!

Guilherme 14/08/2020

Tem alguns problemas
Li esse livro após assistir um pouco do filme e achar a premissa interessante, o livro narra um serial killer que só mata ruivos e que tem como marca deixar um escaravelho antes de matar o cidadão.
Li esse livro em um dia e fiquei um pouco chateado por achar que o leitor é burro, eu entendo que o livro é infanto juvenil, entendo que foi publicado nos anos 50 e toda sua história e publicação dessa década
Em certa forma a proposta do livro é muito boa porém mal executada ou pode ter sido também a versão que eu li .Eu tenho mais criticas que coisas boas a respeito como o protagonista que é estudante de medicina do nada vira um policial, entra na investigação e vai pra cena de crime junto com o investigador(vira parceiro até), o protagonista descobre tudo e o policial só ta lá pois toda a descoberta é feita pelo protagonista, todos os assassinatos e acontecimentos com fatalidade aparece vários médicos na hora.
O nosso herói em certa parte descobre o motivo dos escaravelhos por acaso, ele instiga mais que os policiais a ponte dos suspeitos confrontarem ele e conseguir uma arma para se defender ao invés de aceitar a escolta policial.
O livro tem proposta boa mas é mal executada e em certas partes fica sem sentido se paramos para analisar os atos das personagens.

site: insta:@vamossler

Cida Lucena 16/10/2020

Experiência boa para quem quer iniciar em romance policial
Como decidi ler os livros da série vagalume que não li durante a minha infância/ adolescência estou cá eu lendo agora depois de adulta, esse é o segundo livro que compõe a coleção e as minhas impressões em relação ao livro são positivas e indico a quem está querendo iniciar no tipo de leitura de romance policial em que os personagens vão reunindo pistas para desvendar quem é o assassino e por que está matando tantas pessoas, em alguns momentos achei que a escrita deu uma enrolada, mas no mais é uma leitura que prende a atenção e não deixa explicações soltas no final. Rápido para ler e uma ótima pedida para quem está procurando uma leitura simples.

Karol 18/10/2020

Frustrante.
"O escaravelho do diabo" é um desses livros que todos leem na escola e do qual guardam lembranças agradáveis. Como eu tive medo do título quando era adolescente, não li. Decidi reparar esse erro agora e tive uma tristíssima surpresa: há tanto machismo, tanto preconceito contra os empregados domésticos, tanta gordofobia, tantos personagens fúteis e desinteressantes, tanta exaltação do estrangeiro em detrimento das pessoas do nosso país que nem a divertida trama é capaz de compensar.
Certamente, um livro que envelheceu muito mal. E o pior: continua sendo indicado nas escolas, ratificando conceitos que já deveriam ter sido mudados na nossa sociedade há tempos.

Roberta 06/01/2021

Saudosismo
Livro bom pra quando dá vontade de reler clássicos leves do passado...

Marcio Garcia 03/05/2022

Um mistério muito misterioso
Mais um livrinho muito bacana que a coleção vaga-lume nos trouxe nos idos de 1970.

Dessa vez um mistério que se passa lá pela década de 1950 - pelas indicações do próprio texto, que cita caneta tinteiro, experiência da última guerra, fuscão - na cidade fictícia de Vista Alegre.

A trama, apesar de boa de se ler, não apresenta muitas possibilidades de chegarmos ao "inseto", que vem matando sistematicamente pessoas ruivas e com sardas, aparentemente sem motivação alguma. É possível desconfiar de um personagem ou outro e apostar em um ou outro somente através de alguns "sinais" de quem tem alguma experiência em outros livros de mistério mas, pelas pistas apresentadas, o mistério é deveras misterioso mesmo.

De qualquer modo, foi e continuará sendo uma primeira leitura de mistério para muitos jovens por muitas gerações ainda.