Smith of Wootton Major

Smith of Wootton Major J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

Davi.Paiva 20/12/2022

O canto do cisne de Tolkien
Link Amazon: https://amzn.to/3v3jloO

Comprar este livro e fazer a leitura do mesmo não estava em meus planos. Só o comprei e li por conta de um momento de sorte: passei por uma unidade da Promolivros (franquia de livros a preços acessíveis, com lojas e quiosques em vários shoppings e estações de metrô) e vi um exemplar à venda. Comprei e o levei para ler em um dia que precisei sair de casa e pegar uma longa fila. Em tal lugar e mais dois dias indo trabalhar, terminei a leitura.

Primeiro, deixa eu fazer o bom e velho elogio de sempre para o trato editorial: fonte Garamond e papel pólen já são uma ótima escolha. Com capa dura, formato pequeno e as belas ilustrações de Pauline Bayles, ficou melhor ainda! Harper Collins, você é 10!

Agora sobre o livro: uma das coisas que mais gosto na linha de obras infantis do Tolkien é ver como elas foram criadas. Ele não escrevia contos infantis do nada. Sempre havia algum incidente. E no caso desta obra, ela era para ser a apresentação de um livro, "A Chave Dourada" de George MacDonald. Só mesmo uma pessoa como Tolkien para apresentar uma história... com outra história!

E o que achei de "Ferreiro do Bosque Maior"? A princípio, quando você lê a sinopse na contracapa, pensa que Ferreirinha será um jovem aventureiro. E quando vai vendo o começo da narrativa meiga com toda a apresentação da vila e como a tal estrela mágica foi parar nas mãos do jovem, fica seduzido a querer ler mais. No entanto, para mim, a leitura perdeu um pouco da empolgação. Ferreirinha se torna um adulto e pai, o que tira aquela imagem de jovem aventureiro cultivada antes. E por mais que ele viva algumas aventuras encontrando lugares e seres mágicos, nem se compara ao que estava sendo cultivado.

Para mim, "Ferreiro do Bosque Maior" não é só o último conto de Tolkien. É também o canto do cisne de um escritor que já havia criado jornadas magníficas e não precisava provar mais nada. Lembra até os últimos jogos de um atacante que não consegue marcar gols, mas ninguém o critica porque sabe que ele, no auge, foi capaz de feitos inacreditáveis.

Pelo menos eu consegui vender o meu exemplar a um grande amigo que sei que não só apreciará a obra muito mais que eu como também vai compartilhar as belas ilustrações com os filhos. Boa leitura, Lucas!

Invarious_Fandoms 16/12/2022

Simplesmente lindo
É um dos livros do Tolkien que eu tive coragem de ler pelo seu tamanho kkkkk

A história é interessante, as vezes confusa, mas muito legal.

O universo onde se passa é um pouco diferente do universo Hobbit mas continua tendo seu encanto de mesmo modo.

Filipe378 13/12/2022

A importância de feéria
Nesse livro vemos claramente uma homenagem feita por Tolkien à George MacDonald. Quem já leu o livro Fantastes do autor não deixará de notar.
Esse livro conta a história de uma vila que tem uma festividade de 24 em 24 anos onde o mestre cuca da cidade prepara o seu melhor bolo para 24 crianças. Esse é o evento principal da cidade e é muito esperado.
Em um desses festivais um bolo é feito e dentro é colocado uma estrela mágica que leva quem a "come" para feéria, a terra das fadas.
Pra mim esse livro nos mostra como o contato com as histótias de fantasia pode nos tornar melhores ( isso é visto no personagem do Ferreiro) e como o esquecimento de feéria nos torna pessoas descrentes, amarguradas e incapazes de ver a beleza no mundo. Deixa nosso coração duro ( podemos ver isso no personagem do Carvalheiro).
Eu amei a história e achei ela de uma profundidade e riqueza caracteristicas de Tolkien.
Recomendo o livro demais.
Tarciele.Guizilini 14/12/2022minha estante
Incrível como você conseguiu fazer uma leitura tão profunda da história... A galera subestima as histórias infantis. Se formos ler essa história apenas pela história , seremos todos cavalheiros ?

Thamyres 10/12/2022

Um bom conto para crianças, você consegue ler rapidinho, em algumas partes tem lindas imagens que representa o que estar acontecendo no momento da história

Nick 10/12/2022

Minha primeira experiência com a escrita do Tolkien e eu achei bem divertida, ainda mais por ser um conto infantil. Um ótimo conto para passar o tempo e ver um pouquinho de magia! Ansioso para ler a tão famosa saga do autor!

Silvana 09/12/2022

Ótima Escrita
Primeiro livro do Tolkien que consegui terminar, acho que já consigo tentar ler O Hobbit novamente . Tem algumas frases e pensamentos de reflexão, mas a história, depois do primeiro bolo fica morna....
Pretendo reler daqui uns anos, para tentar ter um impressão melhor.

melina30 08/12/2022

ferreiro do bosque maior
Este livro é bem curto e rápido de ler, uma história fantasiosa que eu gostei bastante e me lembra aquelas sagas que todo mundo assiste um dia, sabe? Por exemplo, Harry Potter, Crônicas de Nárnia, etc. Apesar de eu geralmente não gostar de livros curtos, pois não consigo me conectar com a história direito, eu gostei desse, foi uma leitura fluida e interessante.

Aline B. 07/12/2022

Leitura fofinha
Achei o livro todo fofo! A edição é linda e o conto é aconchegante. A magia sem grandes pretensões dá um tom muito gostoso. Não é um livro memorável e um ou outro defeito me desagradou, mas é uma leitura válida pra quem gosta de Tolkien e pra quem curte fantasia.

Bruno Meneghello 06/12/2022

A história é um pouco confusa como no livro Roverando. Uma criança recebe uma estrela na festa da cidade e acaba recebendo também o dom de cantar. Isso abre portas para ela, que mais tarde fica conhecido como "o Ferreiro" devido seu trabalho com ferro.

Rochelly 30/11/2022

Um conto bonitinho
Bosque Maior é uma vila conhecida por suas delícias culinárias e pela tradicional festividade das boas crianças.
Acabei de perdendo um pouco nas descrições, mas gostei desse passaporte para Feéria.

PaulinhaGuedes 30/11/2022

Um livro infantil de Tolkien
Um livro infantil legalzinho, sem muitas emoções, mas que diverte. É incrível como o Tolkien ama feéricos!(risos)

site: insta: @paulinha_leitora

Larissa.Ohana 29/11/2022

O último do Tolkien meu primeiro dele
O livro é bem curtinho, mas senti meio arrastado cheio de detalhes e bem paradinho, não sou o público alvo, mas acho que não agradaria muito as crianças também, mas o capricho do livro e edição compensa ter na estante.
A história contada é a aventura de um filho de ferreiro que por sorte recebeu uma estrela encantada e através do presente pode viajar para um lugar encantado vizinho do bosque maior.