Ferreiro de Bosque Grande

Ferreiro de Bosque Grande J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

Lah Chase 11/04/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkk tu começou a ler Tolkien por este pq??

Kayra 11/04/2022minha estante
Lah Chase: Obrigada por comentar! Res: É porque esse é um livro mais infantil dele, e como eu nunca li nada dele preferi começar por um mais fácil, entendeu?

Lah Chase 11/04/2022minha estante
Saqueeeiii! Espero que não desista dele e ame cada jornada inesperada no mundo Tolkien ^^

Kayra 11/04/2022minha estante
Espero não desistir também kkk, todo mundo fala que é incrível, então vou ler mais! ?? Alguma hora eu entendo as histórias né kkk!?

Lah Chase 11/04/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkk se quiser algo da literatura infantil, leia O Senhor Boaventura. Mas se quiser ir pros melhores trabalhos dele, começa O Hobbit

Kayra 11/04/2022minha estante
No caso eu só quero algo que eu entenda kkkkk se eu não entendi esse aqui imagina o Hobbit!???? Mas eu quero muito ler o Hobbit, senhor dos anéis e tals, é só questão de me adaptar!

Livia790 11/12/2021

Acho que tenho que reler.
Não entendi muito.
Fiquei realmente confusa com a história e os personagens.
Kayra 11/04/2022minha estante
Eu achei o mesmo Lívia! Conseguiu reler?

Livia790 13/04/2022minha estante
Não reli. Dei pro meu marido que tá relendo O Senhor dos anéis pela milésima vez.

Kayra 14/04/2022minha estante
Entendi!

Elexandra.Amaral 06/09/2022

Para crianças dos 2 aos 200 anos
É um livro de J. R. R. Tolkien, o que significa que é bem escrito, bonito e singelo, pois evoca no leitor as mais doces lembranças e expectativas.
Editado pela Harper Collins, que tem feito um trabalho primoroso com a diagramação e o acabamento das obras do autor, o livro contém graves e variados problemas gramaticais, que denotam um absurdo descaso com a revisão da tradução, com o leitor e o próprio texto de Tolkien.
Apesar disso, Ferreiro merece, precisar ser conhecido.

P.S.: Se possível, adquira a versão da Martins Fontes.
Ádila 27/10/2022minha estante
Acabei de comprar em um sebo a edição da Martins Fontes. Ainda bem.

Bernal 12/11/2023minha estante
Me passou batido. Poderia comentar um exemplo desses erros que encontrou?

Elida Kassia 07/01/2024

Conto de fadas infantil
Não queria começar o ano com uma leitura pesada, então optei por esse conto de Tolkien. Gostei, a leitura é leve e descontraída.
Acredito que é uma história excelente para ser lida para uma criança, e de pano de fundo, estão os ensinamentos de consideração e respeito pelo próximo, além do ensinamento da crença na magia nas pequenas coisas ??
@bibliotecagrimoria 07/01/2024minha estante
Que resenha feérica...

Elida Kassia 07/01/2024minha estante
Kkkkk

Pavozzo 25/02/2024

Você acredita em magia?
É uma verdade universalmente reconhecida que, após a leitura de dois ou três livros de um certo autor cuja obra nos agrada, suas expectativas diante de qualquer material novo do mesmo que lhe chega às mãos sejam bastante elevadas - ainda mais tratando-se de uma obra da maturidade, que tem clássicos como "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis" como predecessores. Talvez seja esse o motivo pelo qual não achei este conto grande coisa.

Lembremos, é claro, de que se trata de uma história infantil, da qual não se espera muitas explicações para os acontecimentos narrados. Não obstante, sendo Tolkien, pode-se sempre apostar na presença de pérolas de sabedoria e no uso de alguma linguagem simbólica.

Na vila de Bosque Maior acontece a tradicional "Festividade das Boas Crianças" a cada 24 anos, na qual 24 crianças são convidadas (nem sempre justamente) para comerem uma fatia do "Grande Bolo" - principal iguaria da festa. Nesta edição do festival que acompanhamos, o filho de um ferreiro acaba comendo junto, sem saber, uma pequena estrela oriunda de um lugar semi-desconhecido chamado "Feéria". Ao fazer isso, o garoto passa a ter "acesso" a esse reino, explorando-o e, por tal, tornando-se mais sábio e mais afável às outras pessoas.

Convém refletir aqui, brevemente, no que a dita estrela poderia significar. Uma estrela é um ponto luminoso no céu que permite que nos orientemos à noite. Ao mesmo tempo, ela não faz parte de nossa realidade "física" como uma árvore ou um rio, por exemplo. É intocável, etérea mesmo. Tal estrela permitiu que Ferreirinha visitasse um reino fantástico e saísse de lá mais sábio e "maior", contrastando enormemente com o então Mestre-Cuca, um homem prático e indolente que não acredita em fadas ou magia.

Tolkien parece fazer aqui uma defesa da fantasia e dos contos de fada, sem os quais não só o mundo perderia a graça mas também nos emburreceria, limitaria e nos faria insolentes. A "estrela" seria uma disposição e boa vontade para procurar, acreditar no fantástico e aprender com ele - tanto é que, uma vez ciente de que a ingerira, a mesma vai parar na testa de Ferreirinha, como um "terceiro olho", que o permite ver coisas que os outros não veem.

Uma pena ser tão curta e Tolkien não ter, aparentemente, se interessado em trabalhá-la de modo mais profundo. Para os fãs de Tolkien, para as crianças, e... não; melhor dizendo: para todos que estejam precisando se (re)lembrar de que o limite entre o real e o fantástico é bastante tênue, vale a leitura.
edu basílio 25/02/2024minha estante
que elegância para se exprimir você tem ?

Thiago275 27/02/2024minha estante
Adorei a resenha!

Bia Loiola 30/07/2023

É um livro infantil, então não é de se esperar uma história complexa, mas ainda assim, os detalhes singelos e a forma como o mestre Tolkien conduz a narrativa é que deixa tudo tão lindo. Vale a pena ler várias vezes e ir pegando detalhes que não foram percebidos anteriormente. Amei as referências bíblicas!
Bernal 12/11/2023minha estante
Oi Bia, poderia comentar quais referências bíblicas você encontrou?

Filipe378 13/12/2022

A importância de feéria
Nesse livro vemos claramente uma homenagem feita por Tolkien à George MacDonald. Quem já leu o livro Fantastes do autor não deixará de notar.
Esse livro conta a história de uma vila que tem uma festividade de 24 em 24 anos onde o mestre cuca da cidade prepara o seu melhor bolo para 24 crianças. Esse é o evento principal da cidade e é muito esperado.
Em um desses festivais um bolo é feito e dentro é colocado uma estrela mágica que leva quem a "come" para feéria, a terra das fadas.
Pra mim esse livro nos mostra como o contato com as histótias de fantasia pode nos tornar melhores ( isso é visto no personagem do Ferreiro) e como o esquecimento de feéria nos torna pessoas descrentes, amarguradas e incapazes de ver a beleza no mundo. Deixa nosso coração duro ( podemos ver isso no personagem do Carvalheiro).
Eu amei a história e achei ela de uma profundidade e riqueza caracteristicas de Tolkien.
Recomendo o livro demais.
Tarciele.Guizilini 14/12/2022minha estante
Incrível como você conseguiu fazer uma leitura tão profunda da história... A galera subestima as histórias infantis. Se formos ler essa história apenas pela história , seremos todos cavalheiros ?

Victor225 16/03/2024

O livro é uma boa pedida para quem deseja sair de uma ressaca literária ou somente passar um tempo numa leitura fluída e gostosinha.

Não tem muitos plots, ensina valores que hoje estão perdidos na sociedade e conta as aventuras de um menino sorteado por um presente fabuloso de Feéria, um Reino mágico de criaturas incompreensíveis como fadas, mas dominada pelos Elfos.

É uma leitura rápida se você se empenhar, confesso que eu esperava mais do final e só demorei à terminar, só porquê sou um bom procrastinador kkk... A qualidade do livro é ótima e com belas artes durante o livro todo, espero que divirta-se tanto quanto eu me diverti.
Eduardo721 30/03/2024minha estante
????????????????

Nat 02/04/2017

Como sempre, ler livros de Tolkien é um prazer. Não somente porque eu sou fã declarada, mas porque eu simplesmente adoro a quantidade de detalhes que vem em cada publicação. Não é somente a história título, mas as notas informativas sobre primeiras publicações, a escrita da história e seus rascunhos, e o que eu mais gostei neste livro, os fac-símiles com a versão rascunhada da história. Além, é claro, das ilustrações. A melhor parte (eu acho) é quando Verlyn Flieger fala do que Tolkien definia e considerava histórias de fadas e seu conceito, e as considerações sobre a qualidade da história. A própria história em si é bem leve, mas não é só por isso que eu recomendo o livro, tanto para fãs quanto para qualquer um; as notas e considerações dos editores acerca da criação da história valem muito a pena.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2017/03/ferreiro-de-bosque-grande-jrr-tolkien.html
Alcio 29/05/2017minha estante
undefined

Bianca.Tederich 09/01/2023

Poder me julgar
**é mais um comentário do que uma resenha mesmo**
Eu n entendi prr nenhuma KKKKKKKKKKKK povo doido
Agora sendo séria, foi uma leitura rápida e eu diria confusa, pelo menos ao meu ver. Já faz tempo que li, talvez eu releia e volte pra comentar se eu que devo ter tdah pq não achei o livro interessante e só li s prestar atenção ou se o autor fumou algumas antes de escrever esse bagulho.
Ingrids.arts 26/04/2023minha estante
Kkkkk me senti acolhida pq to vendo o povo avaliando super bem, fom interpretações super filosóficas de lição de vida e eu tô só tipo ???

Reccanello 25/12/2021

A vida passa...
Difícil escrever sobre esse livro! Mesmo sendo bem curtinho, o fato de ser o último livro escrito por Tolkien dá à obra um ar mais triste, um tom sombrio e reflexivo, como se fosse uma história de despedida (segundo consta, o próprio autor teria dito que era ?o livro de um velho, já oprimido com o pressentimento da privação?). Não que, claro, Tolkien soubesse que fosse seu último livro, mas, apesar de ser lindo e muito agradável de ler, é uma história sobre escolhas, sobre o fato de que, em determinado momento da vida, faz-se necessário reconhecer que algumas coisas devem ser deixadas de lado, ou passadas adiante, por mais doloroso que isso seja. Por outro lado, também nos traz um sentimento de urgência, de tentar viver e aproveitar a vida ao máximo enquanto possível, pois a vida é um ciclo que, se acaba para uns, recomeça para outros.

site: https://www.instagram.com/p/CX5_QpErNb-/
Brujo 25/12/2021minha estante
Gostei da sua análise, me deixou curioso !!! Adoro Tolkien, mas não li esse ainda ...

Mariane.Gonzales 01/08/2020

Uma linda história infantil
A história mágica de fadas e homens e reinos fantásticos é contada de maneira exemplar. O livro ainda traz os manuscritos originais com tradução e longos textos sobre as interpretações da história.
laloarauxo 24/10/2020minha estante
??

Marcus 17/07/2023

Bom livrinho!!
Gostei de ler este com minha garota (jhe jhe)!! É meio rasinho e bobinho, e eu daria 2.5 ??, mas como é do Tolkien eu dou 3, porque o velhinho já começa com 0,5 extra né. Enfim, recomendo pras crianças é claro!!
jhecarolina 18/07/2023minha estante
te amo, concordo com sua resenha, foi otimo ler com vc ir marcus

Iluvcaua 27/01/2023

Fronte-estrelada
Foi uma leitura simples, rápida e bastante agradável.
Adorei todas as pequenas experiência que o Ferreiro teve, a pequena amizade com o rei, a forma que ele lidou com a perda e a estrela. Me senti leve depois de ter lido esse livreto, é como se tivesse sido para recarregar as energias para um outro livro. Recomendo muito, mas não espere algo com uma história incrível, espere apenas uma história para ler antes de dormir.
P.K 27/01/2023minha estante
Fofo

Krishna.Nunes 24/08/2021

"O livro de um velho, já oprimido com o pressentimento da privação."
É uma verdadeira maldade o que a Harper Collins tem feito com seus leitores, lançando esses contos de Tolkin na forma de miniaturas de livros, em vez de fazer uma coletânea deles em um volume só, de tamanho convencional. Este aqui não passaria de 30 páginas em um livro com as dimensões d'O Senhor dos Anéis ou O Hobbit publicados pela editora. Em vez disso, foi publicado num volume individual de tamanho reduzido, apesar de muito bonito, bem ilustrado, bem diagramado e bem traduzido.

Aqui, Tolkien demonstra experiência e maturidade no que seria seu último conto. Diz a apresentação que essa história foi escrita para servir de introdução a um livro de George MacDonald, mas acabou não sendo utilizada e ganhou vida própria. Ainda bem, pois se trata de uma narrativa bonita, sutil e com várias camadas de profundidade. Daquelas que o leitor termina e já tem vontade de começar de novo, para ver se compreendeu todas as suas nuances. Realmente encantadora.

Edit: a edição da Martins Fontes, além do texto do conto e o prefácio, traz um posfácio e outra versão da história, obtida através de manuscritos de Tolkien e com algumas notas de revisão. Vale a pena ler pra ver as diferenças.
JaqueCabral33 29/08/2021minha estante
Eles copiaram o padrao de uma coleção de bolso... acho que delas só salvam a capa e a ideia de livros como enfeites. Prefiro mil vezes as edições antigas da Martins Fontes, e ainda não me conformei com as traduções desses títulos (prefiro também os títulos antigos).