Memórias da Casa dos Mortos

Memórias da Casa dos Mortos Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Memórias Da Casa Dos Mortos

Camelo's 26/02/2021

Memórias
Esse foi o primeiro livro russo que eu li. E eu tinha bastante preconceito com a leitura e ela foi bastante fácil.

arthur966 13/02/2021

todos esses anos, no fundo tão semelhantes, desfilaram uns atrás dos outros, tediosos, longos, tão monótonos como a água que, depois de uma chuvarada, continua a escorrer gota a gota sobre um teto.

Fernanda.Zaccaria 02/02/2021

Um pouco arrastado, mas vale a pena.
Um livro de memórias, mas contado como um romance. Nele, um personagem encontra um diário e nesse diário está a história de Alieksandr Pietróvitch, um homem que foi condenado à prisão na Sibéria. Nele, Alieksandr nos conta seu cotidiano na prisão, desde o primeiro dia até o último, nos contando suas impressões, os trabalhos forçados, os colegas de cárcere, os castigos sofridos, a divisão de classes dentro do presídio, a solidão e o abuso de autoridade cometido pelos funcionários da prisão.

Um relato cheio de impressões e sentimentos, que nos levam a refletir sobre a falta de empatia, a violência humana e como, até hoje, as prisões ainda são extremamente violentas, sem infraestrutura para o bem estar e pensadas apenas para encarcerar pessoas, não para reintroduzi-lás na sociedade.

Achei a leitura um pouco arrastada e confusa, com termos difíceis para leitores da nossa época e com muitos personagens. Mas é uma leitura que nos leva à reflexão e por isso vale a pena.

Paula.Mello 01/02/2021

Memória da casa dos mortos
Uma ironia, sobre as experiências vividas por presos e pelo próprio autos do livro Fiódor. Um paradoxo do mundo sofrido e desigual que vivem , relato dos acontecimentos do dia a dia dos sofrimentos físicos e mentais e com relatos críticos os sistema Russo da época Czarista.

João 25/01/2021

Memórias muito vivas da casa dos mortos.
Num dia você é um dos escritores mais promissores de seu país, no outro se vê condenado a anos de prisão com regime de trabalhos forçados em função de posicionamentos políticos.
Nesse romance autobiográfico, através da jornada do fidalgo Alexandr Petróvich, Dostoiévski conta como foram seus anos nessa experiência, faz reflexões sobre a sociedade extremamente dividida em classes na qual vivia, sobre sistema político da época bem como o regime de trabalhos forçados, o sistema carcerário da Rússia dos anos 1800 e ainda sobre a incrível (ou seria terrível?) capacidade de adaptação do ser humano às mais horríveis situações. O incrível é como diversas dessas reflexões cabem ao nosso cotidiano brasileiro em 2021!

Rafa 12/01/2021

Monótono, porém profundo.
A diagramação é um pouco densa, e a narrativa é bem monótona, sobretudo a primeira parte. Contudo, o livro tem uma profundidade imensa e vale a pena ser lido!

Erika 31/12/2020

Recordações da Casa dos Mortos é uma leitura incomoda, mas incrível. O livro tem descrições detalhadas dos personagens, das brigaas, dos acontecimentos, das festas e dos castigos físicos. A forma como a narrativa é construída faz com que a leitura seja rápida e fornece ao leitor um experiência imersiva e intensa.

Felipe 18/11/2020

Memória da casa dos mortos - resenha
O autor, um mestre da escrita, com talento nato para a psicologia, conta eventos de uma prisão siberiana, através da narrativa de uma personagem. O mesmo teve como inspiração um período de sua vida no qual ficou realmente preso num presídio na Sibéria, após ter uma pena capital comutada para alguns anos de trabalhos forçados.

Will 15/11/2020

Um livro assaz triste
Repleto de reflexões acerca da natureza humana e da vida carcerária. Este livro não é oq eu pensava, ele é algo além... Imaginava algo como um romance, mas me enganei. Memórias da Casa Dos Mortos é isso, Memórias kkk. Mas muito boas e profundas. O livro tem um linguajar mais difícil (eu mesmo, que já havia lido outros livros do autor, me vi relendo algumas partes para absorver melhor) esse linguajar torna o livro meio lento em algumas partes, mas creio que era isso que Dostoievski queria, fazer-nos sentir como era estar naquela situação, coisa que faz com maestria.

Tellys 05/09/2020

Relatos de uma experiência carcerária
Um livro tão autobiográfico quanto romanceado. Uma história de um tempo obscuro passada na vida de Dostoievski que ele soube tão bem transferir para as páginas desse livro fantástico. Alguns relatos são das páginas mais pesadas e belas da história da literatura universal. Interessante pensar que em pleno Século XXI encontramos presídios que não só ainda reproduzem as péssimas condições da Casa dos Mortos, como até as pioraram em certa maneira. Uma obra que vale a pena ler.

Alineígena Alien 30/08/2020

Narrativa inspirada na experiência pessoal do autor, que passou um período de sua vida preso, por razões políticas, na prisão da Sibéria conhecida como Casa dos Mortos, onde aconteciam trabalhos forçados e punições corporais. O narrador conta detalhes físicos e emocionais sobre a prisão e sua estrutura administrativa, sobre sua relação com a liberdade (e a falta dela), sua relação com outros detentos e algumas histórias contadas ou vividas por outros prisioneiros.

Julia 28/05/2020

Pensar que esse livro foi escrito a partir das observações do próprio autor, durante seu tempo no presídio, torna a narrativa ainda mais melancólica. As observações e as experiências registradas dizem muito sobre as pessoas, suas relações e a própria vida em si. É definitivamente um livro que te leva a refletir!