Viagem solitária

Viagem solitária João W. Nery

Resenhas - Viagem Solitária

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Niehauz 05/06/2020

Viagem solitária é um livro que a leitura flui e em varios momentos tive a sensação de estar sentado no quintal da casa de João tomando um café enquanto ouvia as histórias dele.

Kaprãn 06/08/2021

Luta
Primeira vez que vi o João foi em uma entrevista no Programa do Jô e automaticamente fiquei encantado e assustado com toda a sua história de vida, nunca tinha ouvido falar em trans-homem.
Nesse livro João relata toda a sua luta para conseguir afirmar socialmente quem ele sempre foi e tudo isso tendo como cenário um Brasil na ditadura. Resistiu e lutou muito e com isso não só conseguiu reconhecimento mas ajudar inúmeros trans com o seu "pioneirismo".

Erika.Almeida 30/07/2021

'Viagem Solitária - A trajetória pioneira de um transexual em busca de reconhecimento e liberdade' de João Nery foi devorado em três dias. Leitura viciante, que coloca o leitor no campo do amigo íntimo.
Recomendo essa autobiografia a todos que queiram saber sobre questões de gênero e, sobretudo, aos que amam, exercem a empatia, se sabem humanos.

Porto 16/07/2021

A dor e a delícia de ser quem se é
É um privilégio poder conhecer a história tão inspiradora de João W. Nery e toda as batalhas que ele passou pelo direito de ser quem ele é.

Carolina Corrêa 06/06/2020

Uma lição de humanidade.
?Leia e humanize-se?, logo no prefácio.
Uma oportunidade excelente para compreender melhor a transexualidade e o processo de transformação.
Uma história de luta, perseverança e superação.
Impressionante.

Aline221 03/05/2021

Pra mim é um clássico
Já li esse livro duas vezes, de 2018 pra cá. É tão bem escrito e tão envolvente que a pessoa acaba em dois ou três dias.. é muita coragem e integridade do João de ter lutado para ser ele mesmo. Pra entender realmente o que é e como é ser transgênero. Vou ler e reler quantas vezes mais quiser, deveria virar filme a história dele haha

Tiago Conejo 14/07/2016

Muito além do falo.
Indicado por uma amiga minha o livro é muito bem escrito e te envolve a cada página. A história de vida de João traz vários questionamentos em torno não só da identidade de gênero mas da sexualidade como um todo. Sem restrições conta em detalhes suas batalhas e se rasga em um ato humano permitindo o outro sentir a sua história.
Confesso que como estudante de psicologia me incomoda saber que teve que deixar a profissão por conta da mudança de identidade.
Incômodo maior é saber que a maioria dos cursos de graduação em Psi não traz matérias específicas sobre sexualidade/diversidade sexual. Mal estar seria a palavra mais apropriada.

Juca Fardin 04/11/2020

Corajoso, bem escrito, esclarecedor, trazendo-nos a empatia. Que todos aprendam a respeitar a diversidade. Livro essencial e humano.

Cibele 15/06/2020

Para pensar
Ótimo livro para começar a entender como funciona a transsexualidade, faz que lê se colocar no lugar do outro.

Morais18 25/04/2023

Que história!?
Uma história incrível, contada de um modo sensível, mas real, dura, mas gentil, dolorosa, mas compensatoria. Viva João! Que homem, meus amigos, que homem...

Rafa 22/12/2016

Um livro encorajador!
Este livro, além de contar a história de vida dessa grande pessoa, nos mostra o quão importante é irmos em busca da nossa realização pessoal e que a vida é justamente isso, lutar pela nossa liberdade emocional! Foi livro revelador para mim e que me ajudou muito com questões que se relacionam a minha sexualidade. Só tenho a agradecer ao autor por dividir conosco a sua história.

luizdgv 18/07/2023

Viagem Solitária, de João W. Nery
Que livro! Muito emocionante acompanhar toda a trajetória do João, que, certamente, não foi fácil. Se hoje ainda há muita transfobia e desconhecimento acerca de mulheres e homens trans, imagina na década de 70/80? O livro nos faz refletir que ainda temos muito que aprender.

AdemarSilveira 17/08/2020

Viagem Solitária - João W. Nery- Nota 9,5/10
Posso dizer com todas as minhas palavras que é o livro mais incrível que eu li esse ano, cada capítulo um aprendizado novo.

Ao ler os comentários aqui no Skoob fiquei um pouco receoso de começar a ler esse livro, mas se você faz parte do público LGBTQIA+ é um livro imprescindível, quase uma leitura obrigatória.

O livro conta a história de João W. Nery, o primeiro transexual masculino de que se teve notícia no Brasil. Especialmente dedicado a todas as pessoas que se reinventam para achar um lugar no mundo, narra a infância triste e confusa do menino tratado como menina, a adolescência transtornada, junto com o crescimento dos peitos e fazia de tudo para esconder. A maior parte do livro fala sobre o processo de autoafirmação e a paternidade.

É uma leitura incrível, sem dúvidas entrará para minha lista de livros favoritos, porém não é um livro que posso indicar para qualquer um, pois até hoje as pessoas do público LGBTQIA+ sofrem muito preconceito até mesmo dentro do próprio meio.

letAcia1172 05/06/2022

é possível sermos o que desejamos
esse é um livro autobiográfico de um homem trans. no entanto, muitas vezes, eu senti como se estivesse ouvindo um amigo falar sobre o que sente, sobre o que pensa, sobre as próprias vivências, sobre a própria história... enfim, o que eu quero dizer é que a história de joão w. nery é linda, e eu o admiro por ter tido a coragem de compartilhá-la e eternizá-la em uma obra literária.

"estes percorreres por aí à balda,
nestes saudosos antigos eus.
qual deles deixei no meio da estrada
e em que sombra,
me perseguem até onde sou?"

esse trecho, de um poema do próprio autor, está na epígrafe do capítulo 18, que traz a visão dos amigos trans de joão sobre "o homem grávido". acho que diz muito sobre o que é profundamente tratado no capítulo e na obra como um todo: as mudanças pelas quais passamos e a diferenciação do outro, ambas situações inalienáveis à experiência humana.

é isso. a vida é um constante processo de tornar-se. nessa dialética entram os eus que deixamos para trás, os eus que mantemos conosco não importa quanto tempo passe e os novos eus que surgirão. a verdade é que nunca estamos prontos, somos reféns da imutabilidade. (acho que viajei)

Yuri Capi 20/10/2020

O título é perfeito para descrever está história.
Foi uma transformação impensável num momento da história política do país e numa era de acesso à informações dispar dos dias de hoje. João W. Nery fez o que sentia que deveria ser feito e contou com a ajuda de poucos disponíveis para quebrar a barreira do legal e convencional. Mais fabuloso de tudo foi João generosamente ajudar outras pessoas que seguiram o mesmo caminho que ele. Nada como contar com alguém que verdadeiramente vivenciou aquilo que tu planejas. Para fechar, este é um livro leve que reforça a necessidade de tolerância.

1 | 2 | 3 | 4 | 5