Viagem solitária

Viagem solitária João W. Nery

Resenhas - Viagem Solitária

1 | 2 | 3 | 4 | 5

murieel 29/12/2020

recomendo a leitura. esse livro é a caminhada de João Nery em busca da liberdade de gênero.

Vilamarc 04/11/2019

Pioneirismo sofrido
Li Viagem Solitária e foi muito importante para mim como pessoa.
É um livro bastante instrutivo sobre a vida das pessoas trans. Especialmente por ter sido ele, um pioneiro, um bandeirante que começou a fazer trilha onde não havia.
Tudo o que enfrentou demonstra a angústia de pessoas que nascem prisioneiros em um corpo no qual não se reconhecem e sofrem.
O livro demonstra todo o percusso, verdadeiro calvário a ser percorrido, com o agravante que cada etapa vencida, mesmo na ilegalidade, gerava novos desafios imprevistos e sem exemplos em que se apoiar.
Tudo virou desafio... o corpo feminino, a menstruação (monstruação), a família, o trabalho e o emprego, os amigos, a sociedade, o vestuário adequado, os relacionamentos (contei 7 esposas), a prática do sexo, a falta do saco escrotal após a cirurgia, a adoção do filho, a separação, a guarda judicial do filho, a falta de documentos civis...
Uma vida realmente difícil, mas encarada com muita perseverança.
Do ponto de vista literário é uma autobiografia com capítulos breves, sem muito requinte, até com repetições, que requer sempre desconfiança do leitor. P. Ex. As separações não são esclarecidas. Não deu mais, virou a página... outra, há um machismo implícito nas atitudes em relação as parceiras, e a escrita em retrospecto tenta construir a ideia de sempre fui um menino que contrasta com a própria ideia da construção do gênero.

Jeferson 18/06/2016

Muito além de Autobiografia
No final de 2015 assisti a um seminário sobre a condição da população trans na atualidade, compunha a mesa de debate o grande escritor João Silvério Trevisan, que no seu discurso apresentou o gênero como um rio que alguns tinham a necessidade de atravessar.
Depois de participar deste evento, comecei a encarar a questão do gênero como uma perspectiva totalmente nova. O livro do João W. Nery me expôs ainda mais a este mundo nada binário da transexualidade.
Autobiografia nunca foi o tipo literário que mais me agradou, mas a história de João Nery (quem o conhece pelo livro é incapaz de chama-lo de Joana), vai muito além da autobiografia. O texto é desenvolvido com uma pegada poética que enriquece todas as passagens, toda a angústia que sentida por João no corpo de Joana, todo o sofrimento da transição, os relacionamentos, o sucesso como pai, enfim, tudo que João passou até nascer e como levou a vida depois de nascido é lindo e poético.
Viagem Solitária coloca na pauta a discussão sobre a binariedade social do gênero e a sua pluralidade real.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

Viagem solitária, livro que narra a corajosa jornada de um dos maiores símbolos da liberdade de gênero, chega em nova edição que homenageia a força e a trajetória de seu autor, João W. Nery (1950-2018), que, em 1977, foi o primeiro trans-homem a realizar uma cirurgia de redesignação sexual no Brasil. Quase dez anos depois do seu lançamento, ainda é um livro à frente de seu tempo.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580443240

Isa 15/03/2022

Viagem solitária.
Livro lindo, biografia de João W. Nery, que me emocionou em muitas partes, onde conta toda a evolução de uma época e do autoconhecimento de João, amei o livro.

Juliana 06/03/2022

Emocionante
Que livro bonito. Me emocionei com a trajetória de João Nery! Todos deveriam ler essa obra, especialmente quem ainda insiste em manter preconceitos e transfobia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5