Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Grazielle.Assis 01/02/2024

Nostálgico
Já tinha visto os filmes e sempre tive curiosidade para ler os livros, finalmente li e me senti uma adolescente novamente lendo essa distopia, foi uma ótima leitura para o início do ano.

arebecalopes 01/02/2024

Livro bem escrito
Gostei dessa leitura, apesar de já ter visto os filmes então não foi muito novidade, algumas coisas são diferentes e ver o filme e ler o livro são coisas distintas, mas no geral é a mesma história então nada surpreende muito. Apesar disso, gostei dessa leitura, queria uma distopia e ela cumpre o que promete. A linguagem é bem fácil, e eu amo que o livro é em primeira pessoa. Os conflitos são bem legais também bem colocados, eu gostei. Achei uma boa leitura.

Maria13201 31/01/2024

Divergente
Oh my god, eu estou tremendamente encantada com essa saga, nunca vi os filmes e sinceramente acho até melhor assim, mesmo imaginando os personagens ainda tive uma base com os da adaptação.
Eu nunca li um livro tão... completo quando esse, tem de tudo, ação, romace, mistérios, trama familiar, luta,choro, dilemas e ainda de quebra uma distopia muito bem pensada.
Sem dúvidas o quatro é o meu personagem favorito, o mais intenso sem sombras de dúvidas e clarente um homem escrito por uma mulher, ele meio que foi feito para ser amado , e meu ódio mortal está diretamente aplicado na janine e no Eric, eu também amava o Al, ele era tão cute cute que não consegui odiá-lo.
A Cristhina me deu nos nervos, e em relação a tris eu penso que ela é uma protagonistas perfeita, e que apesar de ser forte e fodona ela também mostra a humanidade dela a todo tempo, não sei se fui clara ao descrever o que penso, mas ela é incrível, apesar de não me identificar com ela ainda consigo viver as experiências e sensações do livro por ela.

Thaynth 31/01/2024

DIVERGENTE. ?
Quando assistir a adaptação primeiro e gostei dos filmes, logo fui atrás dos livros cheia de expectativa para lê-los e agora que terminei a leitura do primeiro volume eu digo, Divergente superou todas minhas expetativas.

Divergente é um livro de ficção distópica, ação, ficção científica e romance que conta a história de Triss, uma garota inteligente que quer ir além das barreiras que lhe são colocadas, sua facção. Então, ao longo do livro vemos a sua evolução através de seus atos e escolhas e, como aos poucos ela se adapta no novo cotidiano que lhe cerca ao deixar sua antiga facção e entrar para a Audácia onde ela faz novas amizades, inimigos, experimenta novas experiências e se aventura.

"Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo."

Divergente é um livro promissor por si só e por ser apenas o primeiro dentre os quatro volumes, acredito que é um ótimo início para fazer o leitor querer mergulhar no mundo distópico de Chicago que ambienta toda a história.

Debora 31/01/2024

Eu li esse livro pois amei o filme . Como se esperado o livro é muito bom . A Tris e o Tobias são um dos meus casais favoritos da literatura . Recomendo a leitura é super fluida. É bom para uma pessoa que , assim como eu , está vindo de uma ressaca literária.

Juana.Carolina 29/01/2024

Livro> Filme
Já gostava do filme, então curti ainda mais o livro, a escrita é simples mas que faz vc devorar as páginas rapidamente.
Vemos como a Tris, ao final do livro, resolve aceitar o fato dela ser Divergente, e que é possível você ser corajoso e altruísta ao mesmo tempo.
Me irritou um pouco o fato da Tris falar A TODO MOMENTO que ela é pequena, se eu tivesse 14 anos provavelmente não seria tão cringe. Gosto do romance dela com o Four, mas senti o desenvolvimento deles um pouco rápido demais.
No geral é uma leitura prazerosa e rápida.

Giovanna1977 29/01/2024

Divergente
O livro carrega uma história muito interessante.
Mesmo que o começo seja um pouco chatinho conforme a história passa ele vai ficando mais interessante.
A tris e o quatro são perfeitos.
Eles são muito lindos eu adoraria ler um romance deles que não seja nesse universo.
Sem eles serem divergentes, eles sendo apenas seres humanos comuns.
O livro é maravilhoso.
Estou ansiosa pra ler os próximos.

tots ! 29/01/2024

"O altruísmo e a coragem não são tão diferentes assim."
Que livro! Confesso que, não tinha tantas espectativas, até por ser um livro mais voltado pro público pré adolescente e por eu estar no fim da adolescência. Mas eu acabei gostando bastante!
A escrita é bem fluída e faz você esquecer muito facilmente que o livro tem 500 páginas de tão rápido que lê. A história é envolvente e emocionante, fruto perfeito de uma distopia.
Tris é uma personagem altruísta e corajosa (e às vezes chatinha, mas só as vezes) e nos carrega por essa jornada incrível. Confesso que tenho uma quedinha pelo Quatro, um maravilhoso que acabou virando meu personagem favorito daí.
Em alguns momentos eu parava e pensava "isso foi meio previsível" ou adivinhava algum plot com muita antecedência, mas aí me lembrei que é um livro lançado em 2011 e voltada pra pré-adolescentes, então não deixei isso influenciar tanto na minha avaliação KKKKKKK.
Enfim, adorei o livro e mal posso esperar pra ler o resto!
sofia 29/01/2024minha estante
Vdd amor concordo te amo ??????????

tots ! 29/01/2024minha estante
@sofia te amo

Yhasmin 29/01/2024

"Uma escolha pode te transformar."
Divergente se passa em um futuro distópico onde a sociedade se divide em cinco facções: Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição.

A escrita é fluída e te prende durante toda a leitura, mesmo com um começo um pouco lento. Para quem conheceu a trilogia pelos filme, como foi o meu caso, não terá muitas surpresas, já que os plots principais se mantiveram bem parecidos.

A Tris é uma personagem altruísta e corajosa, que não hesita em fazer o que é necessário. A trajetória dela de se desvencilhar dos costumes da Abnegação enquanto tenta se encaixar na Audácia até aceitar a sua divergência foi muito bem construída.

O livro vai falar sobre identidade, sociedade e controle. Os personagens são bem desenvolvidos e as cenas de ação são bem escritas. Indico o livro para quem gosta de distopias cheias de reviravoltas.

Juliana2885 28/01/2024

Só li por conta do filme :)
gostei mas não é uma leitura uau. é ótimo para quem tá começando a ler e gosta de algo mais fictício

Lau_bia 26/01/2024

Nesta releitura, eu acredito que continua permanecendo o meu livro favorito da série. É incrível ver Tris descobrindo quem ela é e quem ela pode ser, assistir ela se apaixonar por Quatro da um friozinho gostoso na barriga.

Nathalia717 26/01/2024

Decepção meus amigos
Vendo os filmes pensei, essa construção de mundo seria um ótimo livro pro meu gosto, darei uma chance, com certeza será melhor que o filme.
Meu amigos, eu me ferrei.
A escrita é de má qualidade e repetitiva, de 10 parágrafos 7 sao iniciados com palavras repetidas ou por ações no mesmo tempo verbal(falo,vejo,penso). Há beleza em um autor colocar a essência da maturidade do protagonista na escrita, afinal é esse mesmo personagem que estará narrando sua história, sua maturidade deve ser condizente com a forma que vê as coisas naquela realidade, um belo exemplo seria Rick Riordan que faz isto com maestria, mas a autora tenta e peca na escrita, se assemelhando a um adolecente que acha que é autor e escreve orgulhosamente no wattpad. Eu tinha tudo para amar, porém quando se sabe oque é bom nos tornamos críticos, queremos o melhor, e nessa obra não tive minha fome saciada.

Pequenas diferenças:
Os pais de Beatrice terem personalidades marcantes, Quatro tendo mais profundidade(camadas), Cristina ser ativa quanto amiga da protagonista, a fraqueza mental de Al ser retratada constantemente, entre outros.

Comprei os dois primeiros livros sem saber oque me esperava, infelizmente vão para algum sebo qualquer para serem trocados por bons livros.
1 estrela apenas em honra a ideia de mundo e pelo romance adolecente que me divertiu e tornou a leitura menos maçante.