Divergente

eveyyy 28/04/2024minha estante
é só o começo ?

Malu Melo 26/04/2024

LIVRO x filme
Depois de anos que li os livros, e muito tempo sem revisitar os filmes, decidi voltar a essa distopia.
Minhas primeiras considerações ao iniciar pelo livro foram: história com uma ideia interessante, mas que poderia ter sido melhor executada.
Pra mim, existe uma grande falha na narrativa, um erro bem crasso mesmo, já que todo o processo de iniciação da Audácia gira em torno de superar covardias, como é que a Tris ser descoberta como divergente não aparece nas suas paisagens do medo? Sendo que é uma de suas maiores preocupações em quase 100% da história, sendo inclusive o plot principal... não tem lógica.
Agora, comparando a adaptação cinematográfica com a narrativa original, tenho muitas críticas (quando transformam livros em filmes, acredito que seja importante considerar as diferenças tanto necessárias para concretizar a adaptação, como as injustificáveis e sem sentido que sempre fazem). Então, nessa lógica, existem muitos diálogos deturpados, desaparecimento de personagens (como os "amigos" de Tris da Abnegação que no início do livro ela considera que seria o fim amoroso dela, e do irmão também), além de muitas informações serem passadas por pessoas, as quais nem deveriam saber delas (como o Will simplesmente soltar que o Quatro foi quem ficou em primeiro lugar na iniciação dele, assim que todos chegam na Audácia, fato o qual não tem muito sentido, mesmo que ele fosse da Erudição antes, não teria como saber disso), mudanças que considero até ok para o progresso do filme, apesar de serem transformações que afetam a história em algum grau.
Mas tiveram muitas mudanças de características de personagens que de fato me incomodaram, a exemplo da mãe da Beatrice, nos filmes, não permitir que ela se observe no espelho antes da grande escolha da vida dela, o que no livro é retratado quase como um presente da mãe para a filha permitir que ela se olhe num dia tão importante (quebrando com a característica de sua mãe deixar as regras de lado para mostrar que a filha vale mais), ou então como nos filmes simplesmente apagaram a inveja e o egoísmo, tantas vezes, mostrado pela Christina em relação a Tris (como assim mudaram a cena da captura da bandeira pra ela cedendo para a Beatrice a glória de uma coisa que no livro, ela diz, inclusive, que a Tris já tinha tido a ideia, então era justo que ela pudesse ter essa vitória), e pior ainda... o que fizeram com o Caleb, na adaptação quem não leu o livro sente até raiva dele por acreditar na Erudição ao invés da integridade da própria família, e tiveram traços de personalidade um pouco menos relevantes que também foram tiradas, mas que pra mim quebraram um pouco o impacto de ações relevantes de personagens (como o Al gostar da Tris, amorosamente falando, e depois trair ela, coisa que foi parcialmente retratada nos filmes, fazendo o peso da trairagem se apagar).
Também considero algumas cenas dos filmes completamente descartáveis, que foram inventadas para dar um ar de superação pra Tris, mas que na minha opinião só tomaram tempo de coisas realmente importantes (por exemplo, criarem momentos dela indo treinar antes dos outros, de forma separada pra mostrar que ela se esforçava mais que os adversários dela, coisa que nunca foi retratado nos livros, inclusive, ela era claramente mais fraca do que seus oponentes na parte física da iniciação o que foi feito para ter um contraste maior quando mostrassem a capacidade mental dela, ou então, o momento que também não acontece no livro, do Eric impedindo a Tris de participar da captura da bandeira -totalmente aleatório- pra ter aquela cena dela correndo atrás do trem como uma guerreira disposta a quebrar ordens; e colocaram isso no filme ao invés das cenas dela ter sido muito machucada pelos 3 meninos que tentaram matá-la, tiraram as cenas de importunação sexual que sofreu tanto do Peter como da Molly, que pra mim foram muito impactantes e conferiram um ar mais fidedigno do que realmente acontece em disputas por um prêmio na vida real), também não entendi a cena inicial de quando eles chegam na Audácia e o Quatro diz que o banheiro das mulheres é o mesmo dos homens, tipo? Que coisa nada a ver eles terem o vaso sanitário um do lado do outro e os chuveiros também, não sei de onde tiraram isso... Além de cortarem as primeiras lutas e só colocarem as da Tris com a Molly e o Peter, tirando a dor do Al em machucar seus colegas de iniciação e o quão forte ele era e não usava dessa vantagem porque não achava justo. Não mostraram o quanto o Peter era bom em lutar e cortaram a cena dele se livrando do primeiro lugar enfiando uma faca no olho dele (o que achei que tirou o impacto da crueldade dele em relação aos demais competidores, ficou quase como se ele fosse um cara inconveniente metido a engraçado do que o ser humano terrível que ele realmente era). Além disso, apagaram totalmente a relação antiga do Eric com a Erudição, não mostraram a cena dele interrogando a Tris sobre ter visitado outra facção e a situação constrangedora/ inteligente do Quatro cobrindo a Tris, tendo ela supostamente fugido por conta de um beijo, ao invés de falar com o irmão a pedido da mãe dela (outra cena modificada de uma forma sem sentido nenhum, acharam por bem cancelar o dia de visitas e tudo de complexo que girava em torno dele sobre ser negado pela própria família por uma cena aleatória da mãe dela se infiltrando num trabalho da Audácia junto a Amizade -coisa sem pé nem cabeça- pra contar a ela que era Divergente, também retirando o pedido da mãe pra falar com Caleb sobre o que eles queriam injetar nas pessoas da Audácia, sem contar que não mostraram que a Tris ficou em primeiro lugar na iniciação da Audácia, assim como o Quatro, que era um momento importante na história).
Outra coisa que me incomodou foi a carência em mostrar a dificuldade que a Tris teve em se livrar das suas roupas da Abnegação (simbolizando o quão difícil foi pra ela manter a escolha que ela tinha feito, de deixar a família pra trás - também cortando o quanto a Christina foi importante em ajudá-la a se sentir confortável com sua aparência, usando maquiagem e vestimentas que mostravam mais do corpo dela), e tudo isso ao mesmo tempo que ela se sentia segura em ter saído da antiga facção a qual ela desde sempre sabia que não pertencia.
E por último, o que acredito que foi um dos principais erros do filme em relação ao livro foi a importância que deram a Janine, a qual definitivamente ela não tinha nos livros. Parece que tudo foi centrado nela, já que aparece em tantas cenas na adaptação, sendo que no livro o leitor só a conhece no final. Também me irritou como ela é falsa e dissimulada nos filmes, sendo que na história original ela é uma personagem marcada pela nudez de sua crueldade e até quase robotizada como se tudo fosse um experimento e ela só tivesse que executar. Realmente foi uma das personagens que mais perdeu seus traços originais, o que considero lamentável.

Sara 25/04/2024

Perfeição
Personagens:?????
História:?????
Fluidez:?????
Plot:?????

Eu simplesmente estou surtando com esse livro, sério é muito bom mesmo.
Eu me identifiquei muito com a protagonista principalmente na parte da insegurança dela, não muito da coragem porque eu sou meio sensível kkkkk mas no geral eu amei muito a Tris, foi a protagonista que eu mais amei na vida. E adorei o Tobias............que homem perfeito. E os amigos da Tris também eu adorei eles, a Marlene o Uria e principalmente a Christina.
Maria 25/04/2024minha estante
Meu Deus eu li isso quando eu era tão nova, e amo a tris até hoje

Biemoraes 24/04/2024

Amo muito
Relendo esse livro depois de anos, relembrei muito da história e continuo apaixonada! Divergente foi um dos meus livros favoritos da adolescência e segue sendo ótimo pra mim ?

KemillyA 23/04/2024

Não é ruim, mas assim... eu n leria de novo, foi uma perca de tempo? Não, mas pensa em um livro chatinho

Luluu08 21/04/2024

Alguns pontos que eu quero destacar ao fazer uma comparação entre o livro e o filme:

1) O grande plot do livro é a questão da Erudição com a Abnegação no poder; é muito maior do que apenas resumir tudo a crueldade da Jeanine;

2) Eu nem sei o porquê do grande destaque que a Jeanine ganhou no filme, já que no livro ela quase não aparece;

3) O Tobias é muito bom tanto no livro quanto no filme, só que no livro ele é simplesmente surreal (homem da minha vida);

4) POR QUE APAGARAM TOTALMENTE A HISTÓRIA DELE COM A ABNEGAÇÃO NOS FILMES?;

5) O romance da Tris com o Tobias é infinitamente melhor no livro do que no filme;

6) O desenvolvimento da Tris durante a história é infinitamente melhor no livro; uma diva que incomoda o sistema só por não pensar do jeito horrível deles;

7) A Tris do filme é muito boa, mas nem se compara com a do livro.

É isso. No mais, não poderia deixar de comentar o quanto estou apaixonada no Tobias. ?

Bruna3136 20/04/2024

Eu já tinha assistindo os filmes, então já li sabendo algumas coisas que iriam acontecer, mas me surpreendi. O livro sem dúvidas é perfeito comparado ao filme.
A história te prende do início ao fim e a leitura acaba sendo bem fluída. Tem momentos que vc vai amar alguns personagens e outra hora vc vai ficar com ódio deles, mas do mesmo jeito é uma história perfeita.
Ler este livro foi meio que um misto de emoções por conta de certos personagens, mas amei.

apearlash 19/04/2024

A escrita e bem fluida e a história e meio mé, e um ngc mais fanfic dono do morro, a menina diferente das outras garotas, mas no geral eu gostei. tenho um mini apego aos filmes e sla eu gostei, mas talvez seja um livro bem duvidoso.

Nih. 17/04/2024

Adoro essa serie
Pretendo ler a continuação, mas infelizmente antes de eu começar a ter o gosto de ler eu já tinha visto todos os filmes (e amado) então acho que vou gostar dos livros também.

Sarah587 16/04/2024

Divergente
Gostei bastante do livro!! A escrita é muito boa, envolvente, a trama é incrível, inovadora, e as sequências são muito boas.

Giovana.Vilarinho 15/04/2024

Um romance adolescente, e clichê...
É uma realidade interessante, e infelizmente digo isso porque sou muito apegada à futuros distopicos como tema principal de uma trama literaria ou cinematográfica, com adolescentes passando por provas e desafios que testam suas habilidades psicológicas e físicas, e no final acabam tendo algum trauma muito forte com um "governador" ou chefe, e eles se revoltam contra o governo.
E sim, foi muito interessante a criação desse mundo distopico, a forma de vida, a separação por facções e como cada uma das facções tem uma personalidade e modo de vida, o que muitas vezes é vinculado o nosso instinto (vulgo do ser humano) de sempre querer se encaixar em algum grupo, nesse caso, as facções.
No entanto, foi bem mais clichê do que eu esperava, e os filmes já dão uma ideia mais clichêsão. A Tris é desprovida de inteligente emocional em muitos momentos, a história de amor dos dois personagens foi bem confusa e mal construída, algumas partes me irritaram profundamente, mas não foi lá, o caos.
É uma leitura romântica que muitos devem gostar, e eu mesma teria gostado bem mais há alguns anos atrás, nos meus 13 anos e toda a época das fanfics, mas hoje, com a maturidade literaria que eu tenho, temo dizer que foi uma obra muito pobre no desenvolvimento.
Obs.: achar uma obra com falhas técnicas não signifique que seja ruim, na verdade é divertido e um filme de conforto aliás, eu ainda gosto, só estou fazendo uma crítica construtiva e técnica, como gosto de fazer com todos os livros.

Tayna.Ortega 14/04/2024

Excelente leitura
A leitura foi bem fluida, a história te prende, te faz se apaixonar e odiar um personagem com a mesma intensidade. Não há nenhum pudor em ?matar? um personagem querido ou mudar a trama para uma situação inesperada. Primeiro livro que li da autora e gostei muito!!

NAY 14/04/2024minha estante
Li ele eu estava no ensino médio e até hj depois de anos tenho essa mesma sensação de leitura maravilhosa! Amoo

lliabunn 14/04/2024minha estante
poxa, simm!! tive a oportunidade de ler enquanto estou no ensino médio e não tenho dúvidas que é a melhor época pra ler