O Caso dos Exploradores de Caverna

O Caso dos Exploradores de Caverna Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Anna 16/02/2022

Culpados ou inocentes?
Li esse livro por conta da faculdade e realmente me surpreendeu.
O autor, por meio dos votos traz
críticas ao Direito Natural, e me levou a pensar e tambem questionar alguns preconceitos em relação ao próprio.
Uma ótima leitura por nós fazer pensar e ver
como uma situação pode ser encarada e
julgada de diversas formas.
O julgamento em questão nos mostra o veredicto de 5 juízes, que exercem seus votos baseados em argumentos que do meu ponto de vista são muito válidos... todos diferentes, mas todos com coerência diante de seus próprios fatos levantados.

Gigio 15/02/2022

Atemporal
Cheguei até essa obra navegando aleatoriamente pela Amazon e foi uma grata supresa.
Uma narrativa escrita no passado mas que se passa no futuro, entretanto, traz reflexões atemporais. Trata de um julgamento da suprema corte do caso de 4 indivíduos que ficaram presos em uma caverna e assassinaram um colega para sobreviver à fome (canibalismo). São cinco juízes, cada um deles tecendo seus argumentos a favor ou contra a sentença de primeira instância, que havia condenado os 4 à morte por enforcamento.

vilu 14/02/2022

acabei gostando
O problema que envolve um grupo de exploradores que ao se verem em apuros descidem sobreviver a base de carne humana, foi em si chocante, e muito nem apresentado para simular casos onde a lei não tem preparo para julgar, me prendeu de um jeito que eu não esperava, e acabei me entregando aos debates expostos pelos juízes.

Celaro 06/02/2022

A difícil tarefa de julgar e condenar
Um fato trágico, ocorrido em um ponto no futuro distante é analisado e discutido à luz de diferentes pontos de vista jurídicos e filosóficos. Este pequeno livro mostra a dificuldade que é julgar e condenar.

assiscg 05/02/2022

Primeiro livro que li para a faculdade, minha professora de teoria geral do direito montou um júri simulado baseado na obra. Gostei da leitura, apesar de ainda estar "crua" quando se trata de obras do mundo jurídico, mas esse é um clássico, não poderia faltar.

Vitorugo 04/02/2022

Justo e o injusto, justiça não é algo pronto.
O que é justiça? O que é justo? O que é injusto? Quem pode determinar as leis, regras? Até onde vai o contrato social em que estamos inseridos? Cada espaço possui um contrato social? Cada situação possui o seu próprio contrato social?

Tantas questões.

O estudo se dirige a análise de uma questão extrema, um julgamento intrigante, ímpar.

O justo ao meu ver não prevaleceu. Os votos pela absolvição são mais completos, mais lúcidos, mais humanos.

Justiça, é a justa medida. O desafio para qualquer humano, qualquer sociedade.

Sempre foi assim, sempre será!

Mackatoo 28/01/2022

Culpados ou inocentes?!
Uma ótima leitura por nós fazer pensar e ver como uma situação pode ser encarada e julgada de diversas formas.
O julgamento em questão nos mostra o veredito de 5 juízes, que exercem seus votos baseados em argumentos que do meu ponto de vista são muito válidos... todos diferentes, mas todos com coerência diante de seus próprios fatos levantados.
Uma grata surpresa essa leitura.

Carisia 25/01/2022

Achei um livro fantástico, ele levanta muitos pontos interessantes, bem legais para serem debatidos e serem relacionados com vários teóricos do direito.

tete.taylors 25/01/2022

Introdução ao Direito
Li este livro para um trabalho da disciplina de Introdução ao Direito e assim como meu primeiro contato com o curso eu fiquei bastante intrigada. O autor, por meio dos votos traz críticas ao Direito Natural, e me levou a pensar e questionar alguns preconceitos em relação a ele.

Muito bom para fazer calouros quebrarem a cabeça e traçarem sua interpretação.

Karine 22/01/2022

Melhor livro lido na escola!
Li esse livro a 2 anos para uma aula e adorei! Foi o único livro pedido por algum professor que eu comecei e terminei, recomendo muito para quem tenha interesse!

Detetive Zanescoâ¤â 10/01/2022

O melhor livro????
Eu estou HIPERMEGA apaixonada nesse livro que vocês nem fazem ideia.
Vou ser promotora futuramente e esse livro me abriu a mente de tantas formas que acabei me apaixonando ainda mais pela profissão.
Dou 5 estrelas eternamenteeee??????

Cortina 10/01/2022

Bom livro
Acredito ser uma leitura muito importante para todos aqueles que possuem interesse na área do direito, recomendo por ser um excelente livro introdutório!

Pedro 06/01/2022

Excelente iniciação ao estudo do Direito. Acabo de sair do ensino médio, iniciarei a faculdade de Direito um mês após a data desta resenha, e, apesar de ser filho de advogado, me considero um leigo no Direito. Mesmo assim, esse livro foi de fácil compreensão, e abordou várias perspectivas diferentes a respeito da lei